Review GamaKay MK61

Teclados minimalistas e com dimensão reduzida tem se popularizado quase tanto quanto os teclados mecânicos são procurados pelos gamers. Hoje você confere a review completa do GamaKay MK61.

É um teclado mecânico com switches ópticos e layout de 60% muito bonito. Confira a nossa análise aprofundada nas próximas linhas!

Especificações Técnicas do GamaKay MK61

Teclado Mecanico KamaGay MK61
GamaKay MK61
CorBranco
Cor do SwitchVermelho
Tipo de SwitchÓptico
KeycapPlástico PTB
Layout do Teclado60%
ConexãoCom fio, porta USB-C
Número de teclas61
Iluminação RGB, 16 milhões de cores
Nível de ImpermeabilidadeIPX4
Efeitos de Luz13 efeitos
CompatibilidadeWindows, Linux e MAC OS
PreçoR$ 307,44
Cupom de DescontoBGraton
Onde ComprarVer na Banggood

Aproveite grandes Eventos

A Banggood está promovendo o evento PRICE STORM, dando promoções excelentes em produtos super procurados na loja contando com 72 Horas de Frete Grátis e parcelado em até 6X sem juros.

Aviso!

O Geek360 é um portal de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2017.

Nossas reviews são transparentes e apresentamos claramente os pontos positivos e negativos de cada produto que avaliamos.

Deixamos um agradecimento especial ao pessoal da Banggood, que forneceu o teclado para nós produzirmos esse artigo.

O que vem na caixa?

O aparelho veio em uma caixa branca estampando a logo da marca no topo e nas laterais. Dentro da caixa encontramos:

  • 1x Teclado
  • 1x Cabo USB para USB-C de 1,5m
  • 1x Manual do usuário
  • 2x Switches mecânicos extras (um marrom e um azul)
  • 1x Ferramenta para extração das keycaps
  • 1x Ferramenta para retirar o switch do teclado

Qualidade de Construção

O teclado tem apenas 570 gramas e tem excelente qualidade de construção em um layout muito compacto com carcaça inteira em um plástico preto ou branco, dependendo da cor escolhida.

Contando com dimensões bem reduzidas, o Gamakay MK61 tem apenas 29,5 cm de comprimento x 10 cm de largura e 4 cm de altura e por contar com apenas 61 teclas, ele se enquadra como um teclado 60%.

Enquanto na parte superior encontramos apenas uma entrada USB-C para conectar o cabo que acompanha o teclado, na parte inferior já temos um acabamento mais reforçado em sua estrutura.

Notamos ainda 4 pés de borracha antiderrapante para maior estabilidade do teclado, esteja você utilizando ele sobre o mousepad ou sobre uma mesa.

Para uma maior ergonomia ao utilizar o teclado, a fabricante também tomou o cuidado de incliná-lo em 8.5º, assim as mãos ficam em uma posição mais confortável.

Keycaps

As-keycaps-do-teclado-da-GamaKay-
As keycaps do teclado da GamaKay deixam visível a iluminação por baixo das teclas

Suas 61 teclas possuem keycaps muito bonitas e bem trabalhadas em plástico PTB, que é mais durável, resistente e bonito que as tradicionais keycaps confeccionadas em plástico ABS.

Sendo semi transparentes, as keycaps “vazam a luz” RGB das teclas, criando um efeito muito bonito e chamativo no teclado, ainda mais no escuro.

Vale comentar também que mesmo na cor branca, as teclas não irão ficar amareladas como acontece com alguns outros modelos por conta do plástico PTB, que não perde a cor por conta dos óleos corporais.

E caso ainda seja do seu interesse, você pode adquirir keycaps alternativas que sejam compatíveis com esse modelo para alterar e customizar do seu jeito.

Layout do Teclado

O layout do teclado adota o padrão americano então alguns acentos estão em locais diferentes do habitual e você não contará com a tecla “Ç” nesse modelo.

Mas isso não quer dizer que você não possa utilizá-lo, basta você manter o seu computador ou notebook no padrão ABNT-2 e poderá utilizar ele normalmente, ele só não estará aparecendo no teclado fisicamente, mas ele continuará lá, basta apertar a tecla “;”.

Layout completo do teclado
O teclado da Gamakay adota o layout no padrão americano

Além disso, por ser caracterizado como um teclado com layout 60%, isso significa que ele terá apenas 60% das teclas que você “normalmente veria” em um teclado completo.

A diferença mais marcante é a ausência total de um teclado numérico e de teclas dedicadas a navegação (as famosas setinhas do teclado).

Para utilizar as “setinhas” você precisará pressionar em conjunto a tecla FN que está localizada no canto inferior direito da foto acima.

Ela servirá de atalho para você executar várias funções que em teclados com tamanho normal teriam teclas exclusivas.

Abaixo vou deixar uma listinha dos atalhos e como você pode fazer para executar os comandos eles no teclado óptico MK61.

  • Page down: FN + >
  • Page up: FN + L
  • Scroll lock: FN + I
  • Home: FN + K
  • Delete: FN + M

Além disso, você pode travar a tecla FN pressionando FN + Espaço.

Switches

O Gamakay MK61 é um teclado mecânico que conta com switches de ativação óptica que são diferentes dos convencionais teclados mecânicos que vemos por aí.

Ao contrário de modelos mais antigos que tinham uma ativação mecânica, por contar com switches ópticos, a ativação do teclado é feita através de um laser localizado na placa do teclado.

Esse laser faz a leitura do clique sem precisar ter o atrito/contato entre duas peças físicas.

Isso trás dois grandes benefícios, sendo eles:

  • Um tempo de resposta muito mais rápido e quase instantâneo de 0.2ms
  • Uma maior durabilidade do switch com durabilidade de até 100 milhões de cliques
O Gamakay que chegou para nós tem os switches na cor vermelha

O switch que acompanha o Gamakay MK61 que recebemos é o Gateron Red (vermelho), um dos mais rápidos e precisos do mercado hoje em dia.

Além disso, você também pode adquirir esse modelo com o switch nas seguintes cores: marrom, verde, azul e amarelo.

Como o MK61 tem a característica de ser um teclado “Hot Swappable”, isso garante que você conseguirá trocar os switches e colocar modelos compatíveis da cor que quiser.

Ao contrário de alguns modelos que mentem sobre essa especificação, realmente tiramos os switches para conferir que eles não são soldados a placa e ele tem pontos positivos nisso, pois tudo está de acordo com as especificações.

Iluminação

Sua iluminação RGB tem suporte a 16 milhões de cores e possui 13 modos pré-configurados de iluminação, que você pode alterar facilmente pressionando as teclas FN + \.

Iluminação fixa na cor azul do Gamakay MK61

Os 13 modos são os seguintes:

  • Estilo Onda
  • Respiração
  • Ciclo
  • Estrela
  • Encontro
  • Chuva
  • Pulsação
  • Formato de cruz
  • Trigger
  • Ondulação
  • Florescer
  • Modo Jogo
  • Iluminação Fixa

Além disso, você ainda pode customizar a iluminação da forma que quiser no software.

Software

O software do Gamakay MK61 apesar de ser bem modesto e não muito intuitivo de se utilizar, cumpre o seu papel.

Você pode procurar a versão mais recente para download no site da Banggood clicando aqui e instalar ela em seu computador.

Software do teclado óptico Gamakay MK61

Nele você vai conseguir customizar vários quesitos da iluminação do teclado, alterando parâmetros como velocidade, cores e opacidade das luzes do teclado.

Ainda no software, em outra aba você também consegue criar MACROS para seus jogos favoritos ou para automatizar tarefas do dia a dia.

Quanto Tempo Demorou para Chegar?

Como já é comum por aqui, já que esse teclado foi importado, é importante deixar claro quanto tempo levou e qual foi o estado que o produto chegou em nossas mãos.

O produto foi despachado pela Banggood no dia 17 de Janeiro e chegou em nossas mãos no dia 3 de Março, ou seja, o produto chegou em 45 dias, quatro dias após a data prevista no site da loja.

O produto veio bem embalado e a caixa do teclado está inteira, apenas com leves batidas que devem ser decorrentes do transporte.

O produto chegou completo e com tudo funcionando, estando pronto para uso logo após retirar ele da embalagem.

Pontos Positivos e Negativos

Pontos Fortes

  • Design minimalista e compacto
  • Bom custo x benefício
  • Muito bioonito
  • Switchs ópticos de excelente qualidade
  • Boa qualidade de construção
  • Pés emborrachados
  • Cabo USB-C de tecido

Pontos Fracos

  • Layout de 60%, demora um tempo até acostumar
  • Disponível apenas no padrão americano então nada de ABNT-2
  • Software sem muitas customizações

Avaliação Final: O Teclado Gamakay MK61 Vale a Pena?

Com certeza o Gamakay MK61 é um teclado que vale super a pena!

Se você está procurando um teclado compacto ocupar menos espaço na sua mesa e útil, certamente que esse é um dos modelos que você deve ficar de olho.

Além disso, por contar com switches mecânicos ópticos, esse é um dos teclados com menor tempo de resposta atualmente, se saindo muito bem tanto como um teclado gamer quanto um teclado para trabalhar.

O ponto mais negativo dele sem dúvida é a falta de um ABNT-2 mas não é nada impossível e basta um pequeno tempo utilizando ele que você já se acostuma com o padrão americano e aprenderá coisas novas nesse processo, com certeza.

Por fim, recomendamos sim que você adquira esse teclado e agradecemos a Banggood novamente pela parceria e pelo envio desse modelo.

Onde Comprar o Teclado Óptico Gamakay MK61?

Utilize o cupom de desconto abaixo e consiga um desconto!

BGraton

A partir de R$ 307,44

Giordano Berwanger
Criador de Conteúdo
Especialista em:
Tecnologia em geral
Notebooks
Celulares
Formação acadêmica:
Engenheiro de Computação pela UTFPR
Engenheiro de computação apaixonado por tecnologia e especialista em gadgets. Além de criar conteúdo informativo, ele também faz reviews de produtos em diversas plataformas como Instagram, YouTube e TikTok. Com um amor genuíno pelo que faz, Giordano se destaca não apenas em sua expertise técnica, mas também em sua vontade de ajudar os outros. Fora do âmbito profissional, ele é um entusiasta de tênis de mesa e jogos de tabuleiro. Sua abordagem engajada e apaixonada o faz um comunicador eficaz no mundo tech.

4 comentários em “Review GamaKay MK61”

  1. Olá eu tenho uma dúvida acabei de comprar meu teclado mk61 e nao sei como usar a interrogação ahahshsah to quebrando minha cabeça aqui

    Responder
    • Olá Anna!
      Tranquilo, também tive essa dúvida quando comecei a utilizar ele haha.
      Para usar o ponto de interrogação, você precisa pressionar ALT (o do lado direito do teclado, que é a seta pra esquerda) + W.
      Abraço!

      Responder
  2. Olá tenho uma dúvida na bangood o teclado white não tem o switch amarelo mais tem um chamado switch amarelo v2 queria saber se tem uma diferença.

    Responder
    • Olá Erick!
      É esse mesmo, está certinho.
      O Switch Yellow V2 (amarelo V2) que aparece lá é uma versão com melhorias no switch da cor amarela, pode comprar sem medo, é uma excelente aquisição.
      Abraço!

      Responder
Deixe um comentário