Início / Softwares e Apps / A Era dos GIFs: Como Usar e Criar as Imagens Animadas

A Era dos GIFs: Como Usar e Criar as Imagens Animadas

Geralmente, eles são feitos de cenas de filmes, séries ou reality shows e já estão na internet para a gente usar como preferir. A questão é que, muitas pessoas, não sabem exatamente onde encontrar os GIFs certos para o que pretendem fazer. Ou, então, gostariam de poder criar as suas próprias imagens animadas. É isso que explicamos neste post! Se você quer saber tudo sobre uso e criação de GIFs, continue lendo esse texto.

O Que é um GIF?

Como você provavelmente já sabe, os GIFs são aquelas imagens animadas, muito utilizadas em sites, blog posts, email e redes sociais. Eles se encaixam em muitas situações: para fazer um comentário engraçado no Facebook, responder uma mensagem no WhatsApp ou ilustrar algum texto que você publicou em um blog, de forma mais interessante. Os GIFs, quase sempre, são muito mais divertidos que imagens estáticas.

Antes das dicas, uma curiosidade: a maioria das pessoas pronunciam essa palavra como “guif”. Mas, segundo o próprio criador do formato, o correto seria “jif”, com som de j. O que importa é que, na internet, você pode chamar essas imagens dos dois jeitos.

Como usar GIFs?

Os GIFs nada mais são do que imagens normais, com a diferença de que elas geralmente são animadas. Então, se você achar alguma interessante nas redes sociais ou em suas pesquisas na internet, é só salvá-la e mandar onde quiser, como você faz com qualquer outra imagem.

Entretanto, existem algumas ferramentas pelas quais você pode pesquisar mais GIFs: as principais são o Tenor e o Giphy. Dentro desses sites, há ferramentas de busca para você encontrar as imagens que quiser por temas.

Geralmente, elas são classificadas de acordo com adjetivos ou sensações que elas expressam, como “risada” ou “surpresa”. Além disso, se você entende um pouco de inglês, pesquisar neste idioma pode trazer resultados mais interessantes. Também dá para achar muitos GIFs no próprio Google Imagens: é só digitar o termo que você quer com a palavra GIF, como “cachorrinhos gif”, por exemplo.

Agora, se você quiser usar um GIF nas redes sociais — como o Twitter, WhatsApp ou o Facebook — também é possível usar a própria ferramenta de busca embutida nesses aplicativos. Quando você estiver escrevendo um post ou um comentário, selecione a opção “GIF” e escolha sua imagem.

Como criar um GIF?

Se você desejar criar sua própria imagem animada, existem ferramentas para isso. Uma das mais interessantes é o Giphy, que você pode acessar pelo seu navegador de internet ou nos aplicativos disponíveis para Android e iOS.

Para começar, é só clicar no botão “create”: você pode fazer seu GIF a partir de várias imagens ou usando um trecho de algum vídeo. Você pode selecionar a duração de cada trecho e da animação inteira facilmente, arrastando as barras de rolagem na tela. Depois, você pode colocar legendas no seu GIF, personalizá-lo com figurinhas ou filtros e até rabiscar em cima dele. Por mais que a ferramenta seja em inglês, todos os menus são bem visuais e fáceis de usar: basta clicar nos botões para testar cada função.

Para terminar, você sabia que também dá para criar GIFs no WhatsApp? Isso mesmo: você pode fazer imagens animadas com vídeos gravados na própria câmera do aplicativo ou com filmes salvos no seu celular. Assim que você clicar para enviá-lo, o WhatsApp vai dar a opção de mandar como vídeo ou como GIF. O único porém é que a ferramenta só funciona com filmes de até seis segundos, mas é mais uma opção simples para você criar seu GIF.

Como todos os aplicativos, para ter um bom uso é preciso de uma excelente conexão banda larga. Afinal, depois de fazer o GIF, queremos compartilhar com o máximo de pessoas possíveis, né? Então, verifique se sua velocidade de internet está compatível para compartilhamentos com estabilidade.

Atualmente, as operadoras contam com um bom número de planos de internet para que você possa usar sem preocupação, como Claro, Vivo e TIM. Alguns desses planos oferecem pacotes com vantagens que vão desde o dobro de internet até acesso a aplicativos ilimitados.

Claro Wi-Fi: assine 120 Mega e leve mais 120 Mega por 1 ano, acesso ao Claro NOW e Wi-Fi Plus

Esperamos que, com essas dicas, você possa se divertir muito usando GIFs onde quiser!

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário