E finalmente, após anos de espera, começamos a ver a famosa assistente pessoal da Amazon chegando no Brasil em português, a Alexa. Projetado e desenvolvido para ser o speaker inteligente mais acessível com integração oficial a Alexa no Brasil, a terceira geração do Echo Dot é a nossa indicação para você.
O Que Vem na Caixa?
A primeira coisa que temos contato ao abrir a caixa quadradona da Amazon é o Echo Dot.
Notamos claramente que é um speaker bem mais robusto e bonito que a versão anterior, substituindo sua lateral de plástico por um tecido bem semelhante (mas inferior) ao encontrado em algumas Caixas de Som Bluetooth.
Além de um design mais refinado, a terceira geração do Echo Dot é também mais pesada e larga, mas ainda assim é extremamente compacta.
Acompanhando o speaker também encontramos um manual de instruções bem básico ensinando você a dar os primeiros passos ao conectar o seu celular ou tablet com a sua nova assistente pessoal.
Além disso também já temos o primeiro contato com o carregador da Echo Dot.
Ele vem com o padrão de tomadas brasileiro com as duas ponteiras redondas e possui um adaptador que é um pouco maior do que esperávamos.
Design e Aparência
O Echo Dot 3ª geração segue o mesmo padrão circular de seus antecessores, com alguns refinamentos e melhorias.
A lateral do aparelho é envolvida em tecido com várias cores derivadas de cinza, algumas mais claras e outras mais escuras.
A Amazon acabou pecando um pouco nesse ponto, poderiam oferecer opções mais coloridas para fugir um pouco do padrão de cores “neutras”.
Nossa dica: Evite as cores mais claras, elas tendem a manchar e ficarem sujas e encardidas mais rápido.
Rotacionando um pouco a Echo Dot vemos que a Amazon trocou sua tradicional entrada de energia, substituindo o já conhecido micro-USB por uma porta em formado circular a esquerda.
A direita temos uma porta auxiliar (P2) caso deseje conectar ela a um speaker externo via cabo. Vale lembrar que essa conexão pode ser feita via Bluetooth também.
Em sua parte superior, o Echo Dot possui 4 microfones e 4 botões, sendo 2 deles de controle de volume, 1 para ativar a Alexa manualmente e um outro para silenciar o aparelho.
Quando silenciado, a parte iluminada na borda do aparelho fica vermelha, indicando que o aparelho está mutado.
Na parte inferior do Echo Dot temos uma área emborrachada que garante boa aderência e não deixa o aparelho ficar deslizando facilmente de um lado para o outro.
Qualidade Sonora Melhorada
Um dos diferenciais desse modelo é a famosa promessa do som em 360 graus.
Utilizando um único alto falante de 1.6 polegadas que propaga o som pelas laterais do dispositivo, ao contrário do modelo anterior que disparava o som na parte de plástico superior do aparelho.
Apesar de não ser um alto falante top de linha, é uma boa aquisição pelo seu preço, sem contar que com esse speaker, consegue se sair melhor que o seu concorrente direto, o Google Home Mini que deve chegar ao Brasil nos próximos meses.
Assim como o esperado de speakers mais comuns, o Echo Dot não conta graves muito marcantes sendo “mais do mesmo” e apresenta distorções quando em volumes mais altos.
Funcionalidades da Alexa
Ao adquirir o seu Echo Dot, você vai ter em mãos o hardware que faz a coisa toda funcionar em conjunto com a Alexa, sua nova assistente pessoal.
Por ainda ser algo recente aqui no Brasil, muitas pessoas ainda tem dúvidas quanto a o que a Alexa pode fazer para elas.
Pensando nisso, elaborei uma lista bem interessante com algumas das coisas que a Alexa pode melhorar na sua vida.
- Tocar músicas;
- Gerenciar dispositivos inteligentes (falamos mais disso daqui a pouco);
- Recitar as notícias do dia, da semana e do mês;
- Configurar alarmes, lembretes e timers;
- Jogar jogos que podem ser instalados através do aplicativo;
- Contar piadas;
- Falar a previsão do tempo;
- Responder algumas perguntas que envolvem pesquisas na internet;
- E muito mais;
A Alexa ainda é capaz de interagir com uma série de aplicativos externos que podem ser ativados através do aplicativo.
Principais Skills e Habilidades da Alexa
Dentre os aplicativos, encontramos vários como:
- Entretenimento: Porta dos Fundos, Amo Trocadilhos;
- Utilidades: Uber, Nestlé (para controlar suas cafeteiras), Cinemark
- Jogos: Akinator, O Vortex, Show do Milhão, Jokenpo;
- Notícias: Olhar Digital, Rádio CBN, Canaltech News, G1, Estadão, Abril;
- Casa Inteligente: Smart Life, Positivo Casa Inteligente, Phillips HUE, Mi Home, TP-Link KASA, Ring;
- Música: Amazon Music, Spotify, Apple Music e Deezer;
Vale lembrar que a Alexa é uma assistente pessoal que faz a integração com uma grande quantidade de aparelhos na intenção de transformar a sua casa em uma “casa inteligente”.
Concorrência: Google Assistant vs Alexa
O Google Home também está chegando no Brasil oficialmente e isso significa uma concorrência maior para a Echo Dot, visto que o Google também tem o seu modelo de entrada, o Google Home Mini.
Já avaliamos inicialmente as diferenças entre os dois modelos e ainda assim mantemos a nossa recomendação que a Echo Dot é a melhor opção, ficando bem a frente no quesito integração e qualidade sonora e deixando somente a desejar na hora de responder perguntas muito específicas, coisa que a assistente do Google tira de letra.
Vantagens e Desvantagens Echo Dot
- Design simples mas atraente
- Som limpo e consideravelmente alto
- Microfones são sensíveis e funcionam bem
- Aplicativo é muito útil
- Conector de energia na tomada é grande
- Falta de graves, aposte em um speaker externo
- Tecido apresenta manchas de sujeira com o tempo
- Poderia ser um pouco mais em conta
Preço
O speaker Echo Dot está no momento saindo por R$349 e já chegou a ser vendido por R$249 reais durante a sua pré venda aqui no Brasil.
A nossa dica agora é aproveitar que a Black Friday está chegando e ficar de olho em nosso artigo pois acreditamos que o Echo Dot acabará entrando em promoção também, favorecendo ainda mais o investimento nele.
Verificar disponibilidadeVeredito Final: Vale a Pena?
Os auto-falantes inteligentes apesar de não serem extremamente necessários, são úteis e tornam o nosso dia a dia mais prático.
O Echo Dot é sim uma boa opção de compra e vale a pena, principalmente se esse é o seu primeiro contato com a Alexa.
É um dispositivo fácil e simples de se utilizar e já te proporciona um bom primeiro contato com as assistentes pessoais.
A qualidade sonora não é nem perto de ser perfeita, deixando a desejar nos graves mas se saí muito bem se você não pretende utilizar o aparelho com volume acima dos 70% pois é a partir daí que começam as distorções.
É notável que por ser um gadget novo aqui no Brasil, a Amazon fez um excelente trabalho fechando parcerias com fabricantes como Sony, LG, Bose, Phillips, Intelbras, JBL e outras.
Tais parcerias acarretam em skills (ou habilidades) novas para a Alexa brasileira e agregam ainda mais para a assistente se consolidar em nosso país.