Início » Áudio » Caixa de Som Bluetooth Portátil vs Caixa de Som Inteligente

Caixa de Som Bluetooth Portátil vs Caixa de Som Inteligente

Apesar das caixas de som inteligentes serem mais recentes em comparação às caixas de som Bluetooth portáteis comuns, elas já foram lançadas há alguns anos.

Apesar disso muitas pessoas ainda não conhecem as diferenças existentes entre elas e nem o que levar em conta para escolher uma ou a outra.

Assim como qualquer outro item, cada um dos modelos apresenta características específicas e por isso possui algumas vantagens e desvantagens.

Na hora de escolher são as suas necessidades e exigências que determinarão qual produto é mais indicado.

Mas para te ajudar nessa decisão, a seguir você verá informações a respeito de ambos os modelos e também a comparação entre eles. Acompanhe!

Conheça Melhor a Caixa de Som Bluetooth Inteligente

Melhores caixas de som inteligentes

Esse tipo de equipamento chegou para mudar o conceito das caixas de som e revolucionar de vez esse mercado.

Isso porque elas não foram criadas simplesmente para permitir que você ouça suas músicas, mas também para facilitar a sua vida por meio da utilização de diversas funções.

  • Os Headset Sem Fio são um grande diferencial para quem gosta de praticar esportes ou ouvir suas músicas prediletas sem se preocupar com fios.
  • Um bom café além de ter vários benefícios pode ser uma boa dica para começar o dia com muito mais energia, confira nossas dicas das Melhores Máquinas de Café Nespresso.
  • Se você é um estudante saiba que escolher um bom notebook para suas necessidades não é uma tarefa simples, nesse artigo separemos as melhores dicas e os Melhores Notebooks para Estudantes.

A principal característica de uma caixa de som inteligente é o comando por voz. Ou seja, você não tem que deixar as suas atividades de lado para ajustar o volume ou trocar de música, por exemplo.

Mas as suas funcionalidades não param por aí. Existem outras facilidades como a criação de alarmes, agendas, buscar informações na web, pedir comida via aplicativos específicos e até mesmo solicitar um taxi.

E para que isso seja possível basta que você faça as configurações e ajustes necessários por meio de seu smartphone de maneira simples e rápida.

No brasil esse tipo de dispositivo ainda não é tão comum, mas já existem bons modelos disponíveis no mercado.

Por isso na hora de escolher você deve ficar atento às características específicas de cada um dos modelos e escolher aquele que suprir melhor as suas necessidades.

Por que Comprar um Alto Falante Inteligente?

A maior vantagem de ter uma caixa de som inteligente é o fato de que ela se conecta à internet e isso amplia muito as possibilidades de uso.

De maneira extremamente simples você pode solicitar que a sua caixa troque a música que você está ouvindo. Basta dizer: “toque Mozart” e imediatamente você poderá relaxar com um pouco de música clássica.

Mas se você conhece estações de rádio internacionais, pode solicitar que uma delas seja sintonizada apenas informando a sua frequência.

Além disso a sua caixa de som pode ser integrada aos programas que tornam possível apagar a luz ou controlar a temperatura do ar condicionado.

Assim você poderá fazer isso usando apenas a sua voz, sem precisar parar o que está fazendo para mexer nas configurações pelo seu smartphone.

Vários autofalantes espalhados pela sua casa ou empresa também podem ser conectados à mesma caixa e assim em todos os ambientes tocará a mesma música.

Outra possibilidade que as caixas de som inteligentes proporcionam é o entretenimento, por meio de jogos e curiosidades, por exemplo.

Benefícios e Desvantagens das Caixas de Som Inteligentes

Sem dúvidas o principal benefício desse tipo de caixa de som está relacionado justamente com as funções smart que permitem uma série de ações utilizando apenas o comando por voz.

Algumas delas são bem discretas e compactas, podendo ser carregadas facilmente, mas sempre observe a capacidade do áudio. Afinal, apesar de suas funcionalidades, o objetivo principal ainda é tocar música, certo?

Apesar de elas serem muito versáteis, possuem a desvantagem de serem mais sensíveis e por isso terem uma qualidade inferior com relação às tradicionais.

Escolha a Caixa de Som Inteligente Perfeita

No mercado existem diversas marcas e modelos de caixas de som inteligentes, que apesar de terem funcionalidades em comum, podem ter características bem distintas.

Sendo assim, quando você for comprar a sua, não leve em consideração apenas a estética e o valor, se atente às características técnicas também. Compare:

  • Qualidade do som e especificações dos alto falantes;
  • Funções que ela apresenta;
  • Veja se a aparência combina com o seu estilo e o ambiente em que ela será colocada;
  • Funcionalidades disponíveis da função smart;
  • Custo benefício.

Por que Comprar um Alto Falante Bluetooth Portátil?

Melhor caixa de som portátil

Obviamente o principal motivo que te leva a adquirir um equipamento desse tipo é justamente a possibilidade de carrega-lo para qualquer lugar de maneira simples.

Com uma caixa desse tipo você pode ouvir suas músicas onde quiser, seja no parque, praia, no quintal ou enquanto faz suas atividades físicas ao ar livre.

Nesse caso a portabilidade fica mais fácil quando a caixa de som não é inteligente, pois assim não há necessidade de permanecer conectada à uma rede wi-fi mesmo estando fora da área de cobertura.

Portanto nesse caso o intuito não é se conectar à rede e ter acesso a novas possibilidades, mas sim apenas ouvir suas músicas com um áudio de qualidade.

Então basicamente quando você quiser ouvir algo especifico, terá que fazer a busca manualmente e clicar em play.

E isso pode até não ser uma desvantagem em alguns casos, como quando você ouve podcasts. Tentar buscar esse tipo de arquivo por meio de um comando de voz pode ser extremamente difícil.

Esse tipo de equipamento costuma ser muito mais simples de mexer e configurar. Além disso qualquer dispositivo pode se emparelhar de forma rápida, sem a necessidade de configurações extras.

Quais são os Benefícios das Caixas de Som Bluetooth Tradicionais?

A tecnologia bluetooth foi incorporada em diferentes tipos de equipamentos, oferecendo aos usuários muitas possibilidades de conexão.

Então a primeira vantagem de usar uma caixa de som bluetooth tradicional é justamente a facilidade em conectar outros dispositivos sem a necessidade de fazer configurações específicas e mais complicadas.

Além disso esse tipo de equipamento geralmente possui uma qualidade de áudio superior com relação às caixas inteligentes.

Apesar disso uma desvantagem que pode ser mencionada é que a qualidade ainda é inferior com relação às caixas comuns, que usam cabos.

Apesar de haver modelos maiores, com capacidade superior, a maioria delas é criada de modo que possa ser portátil.

Por fim vale ressaltar que o principal benefício é o fácil transporte para qualquer lugar. Inclusive algumas são resistentes à agua e poeira, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso.

Acerte ao Adquirir a Sua Caixa de Som Bluetooth Tradicional

Você já deve ter percebido que existem centenas de modelos de caixinhas de som desde tipo, de variadas cores, tamanhos, formatos e configurações.

Isso pode dificultar muito a escolha porque se você não souber analisar as características fundamentais pode acabar com um equipamento ruim que não será capaz de suprir as suas necessidades adequadamente.

Muitas vezes as pessoas se deixam levar tanto pela conversa do vendedor que tenta empurrar um determinado modelo, quanto pelo preço do produto.

Mas existem vários fatores que você deve considerar e que te ajudarão em sua escolha. Veja abaixo os principais:

  • Avalie qual é a versão do Bluetooth disponível, pois existem variações;
  • Qual é o alcance da conexão;
  • Tamanho do equipamento;
  • Peso;
  • Duração máxima da bateria;
  • Tipo de pareamento. Analise se é possível parear vários dispositivos ao mesmo tempo.

Principais Diferenças Entre Alto-Falante Bluetooth e Alto-Falante Inteligente

Como você pode perceber por meio da leitura desse texto, existem algumas diferenças básicas entre os dois tipos de equipamentos.

Na hora de fazer a sua escolha e compra, é preciso saber diferenciar corretamente para não errar e acabar comprando uma caixa de som que não atenda às suas necessidades e expectativas.

Então, veja abaixo as principais diferenças entre elas agora sintetizadas.

Funcionalidades

Um alto-falante Bluetooth tradicional é capaz de reproduzir qualquer informação de áudio proveniente de seu smartphone, tablet ou computador desde que eles estejam emparelhados.

Dessa forma a caixa de som passa a fazer parte do sistema do outro equipamento e reproduz qualquer som emitido, até mesmo os toques e notificações.

Por outro lado as caixas de som inteligentes além de reproduzir músicas também oferecem outras funções graças à sua conexão com a internet.

Além disso tudo pode ser acessado usando apenas os comandos de voz, sem a necessidade de parar as suas atividades para executar a ação.

Tipo de Conexão

As caixas de som Bluetooth tradicionais se conectam a outros equipamentos apenas por meio do bluetooth.

As caixas de som inteligentes por sua vez se conectam à redes wi-fi e por isso são independentes de outros tipos de dispositivos como um smartphone.

Mas vale ressaltar que a configuração dela deve ser feita por meio de um aplicativo e nesse caso sim você precisa de um smartphone.

Facilidade de Configuração

As caixas de som Bluetooth tradicionais não necessitam de configurações específicas, bastando que você faça o emparelhamento entre os dispositivos para começar a usar.

Por outro lado, os equipamentos inteligentes precisam ser configurados por meio de um aplicativo específico, o que requer um pouco mais de trabalho e conhecimento nesse sentido.

Facilidade de Transporte

Os alto-falantes Bluetooth tradicionais costumam ser pequenos e leves podendo ser transportados facilmente.

Mas a principal característica que possibilita essa portabilidade é a alimentação por bateria e independência de redes de internet domésticas (wi-fi).

O mesmo não acontece nos alto-falantes inteligentes que dependem de uma conexão wi-fi para seu funcionamento, o que dificulta o seu transporte para qualquer região onde ela seja inexistente.

Além disso até os dias de hoje são poucos os modelos com bateria integrada que possibilite o transporte.

Qualidade do Áudio

Apesar de ainda terem uma qualidade inferior com relação as caixas de som comuns, com fios, os auto-falantes Bluetooth tradicionais em geral oferecem uma qualidade de som superior em comparação aos modelos inteligentes.

Conclusão

Como você pode perceber, existem muitas diferenças entre as caixas de som Bluetooth tradicionais e as inteligentes e por isso é necessário analisar as suas necessidades específicas.

Se por um lado as tradicionais te dão a possibilidade de ouvir suas músicas em qualquer lugar, as inteligentes permitem que você peça comida ou chame um táxi sem usar as mãos.

Visto isso cabe a você avaliar as suas necessidades e fazer a melhor escolha. Mas existe uma terceira possibilidade que é ter as duas.

Hoje em dia existem muitas opções de ambos os tipos disponíveis no mercado e os preços estão cada vez menores. Sendo assim é possível comprar equipamentos de qualidade sem gastar muito.E aí, qual é a sua opção?

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

Deixe um comentário