Início » Blog » Remote Play Steam: Como Funciona?

Remote Play Steam: Como Funciona?

Atualizado em 21/01/2020 por Giordano Berwanger

Se você é um amante das tecnologias e, principalmente das maneiras mais modernas de jogar alguns games, com certeza já ouviu falar em Remote Play Steam.

Essa é uma forma de se utilizar um computador com configuração inferior para jogar, enquanto o jogo propriamente dito roda em uma outra máquina bem mais potente que geralmente é maior e mais desajeitada.

Sendo assim, utiliza-se a potência de um computador e a praticidade de outro, de forma a aproveitar as vantagens de cada um para melhorar a experiência com jogos.

Então, se você quiser saber mais sobre como fazer isso, acompanhe este artigo pois ele com certeza te fornecerá muitas informações úteis.

Explicando Melhor o Steam Remote Play

Anteriormente o Steam Remote Play era também conhecido como Steam In-Home Streaming.

Por meio dessa tecnologia é possível que você utilize um computador para jogar e outro para executar a aplicação em si.

Isso pode funcionar muito bem mesmo em cômodos mais distantes dentro de sua casa.

Assim, por meio do Steam, as informações de vídeo e áudio referentes ao jogo são capturados pelo computador chamado de remoto e enviados imediatamente ao computador que o jogador utiliza para jogar.

Por outro lado, todos os comandos dados pelo jogador em seu mouse, teclado ou gamepad conectados ao computador são enviados ao computador remoto para que sejam processadas.

Nessa altura pode ser que você esteja se perguntando qual é a vantagem de se utilizar dois computadores para executar um único jogo.

Bom, uma delas que é muito apreciada pelos usuários desse sistema é que você pode utilizar um computador Apple títulos que sejam normalmente disponíveis apenas para o sistema operacional Windows.

Além disso, você pode utilizar um computador portátil para jogar, devido à sua praticidade, mas utilizando uma máquina mais potente para executar o jogo.

Assim, você pode ficar no conforto de sua cama, jogando com um notebook qualquer enquanto um computador bem melhor faz a leitura de seu jogo em outro local da casa.

Como o Remote Play Steam Funciona?

Gostou dessas possibilidades e deseja utilizar esse sistema? Então a primeira coisa que você precisa fazer é instalar um aplicativo em seu PC.

Além de ser responsável pelo download e instalação dos jogos no computador, é também o aplicativo que promove a interação entre os usuários durante as sessões de jogos.

Então, sempre que você quiser jogar, será necessário antes iniciar o aplicativo em seu computador.

Por fim, o aplicativo é responsável também pela atualização de todos os jogos que você já possui salvos em sua máquina, sem que você precise ficar se preocupando com isso.

Veja como Jogar por Meio do Remote Play

Antes de mais nada você deve acessar o aplicativo em seu computador e fazer o login na área do cliente Steam, por meio de dois computadores, mas usando a mesma conta, bem como a mesma rede.

Feito isso, você deve entrar em sua biblioteca e selecionar o jogo desejado. Então, é só dar início ao game por meio do computador de sua preferência.

Dessa forma, quando você iniciar a sessão no Steam por meio de dois computadores, eles serão automaticamente conectados.

Veja Quais as Principais Vantagens do Remote Play

Para quem não entende muito de jogos e tecnologia, pode parecer estranho utilizar dois dispositivos ao mesmo tempo, mas o Remote play tem suas vantagens, como:

  • Poder jogar em dispositivos que tenham sistemas operacionais não compatíveis;
  • Você pode jogar em um computador Linux, macOS e SteamOS, ou ainda utilizar um aplicativo Steam Link para jogar em Andoid ou iOS.
  • Por mais que os jogos sejam pesados, você consegue utilizar um computador menos poderoso;
  • Apesar de haver requisitos do sistema, eles são válidos apenas para a máquina que vai rodar o jogo e não para o computador em que você vai jogar. Sendo assim, não há limitações nesse sentido.

Mas as vantagens não param por aí.

Jogue com o seu Laptop Onde Você Quiser.

Por meio dessa aplicação, os seus jogos Steam ficam disponíveis onde você quiser.

Assim, é só você fazer a transmissão da máquina mais potente, para o seu HTPC ou laptop por exemplo.

Continue Jogando a Partir de Onde Parou

Mesmo que você mude de lugar dentro de sua casa ou ainda troque de dispositivo para jogar, o Steam não fecha o seu jogo.

Sendo assim, quando você acessa outro dispositivo o seu jogo é transmitido a partir do ponto em que ele ficou pausado em seu computador.

Uma Vez que seu Jogo Foi Baixado, não Precisa Reinstalar de Novo

Por meio desse sistema, basta que o jogo seja instalado apenas uma vez, no computador que você usará para rodá-lo.

Sendo assim, não é necessário que haja a instalação em cada um dos dispositivos utilizados.

Faça Cópias de Segurança e não Perca Seus Dados

Por meio desse sistema é possível reinstalar seus jogos mesmo que você tenha perdido o seu sistema operacional.

Mas isso pode ser trabalhoso e demorado. Por isso, existe a opção de fazer backups dos seus jogos no PC. Então, você pode deixá-los salvos em um CD por exemplo.  

Além disso, o aplicativo mantem os seus perfis online. Sendo assim, se por acaso você perder o seu HD, é possível de forma simples instalar o Steam e continuar jogando normalmente.

Como é Possível Melhorar a Experiência de Streaming?

É Necessário Ter um Hardware Potente

Apesar de haver jogos com requisitos mais modestos, muitos deles são bastante pesados e exigem um desempenho elevado de sua máquina para que rodem adequadamente.

Então, opte por computadores com configurações modernas e bastante potente.

Por outro lado, o dispositivo usado para jogar pode ser mais simples, com uma configuração básica.

Não Basta um Bom PC, é Preciso Ter uma Rede Eficiente

Não é necessário dizer que para que a sua experiência seja boa é preciso ter uma rede de qualidade, não é mesmo?

Mas além disso, é recomendado que se jogue com redes com fio, pois de modo geral elas possuem uma eficiência melhor.

Mude Opções Dentro do Seu Jogo

Para que a transmissão dos jogos seja mais eficiente, acesse as configurações de seus jogos e faça a desativação da sincronização vertical, bem como a redução da resolução;

As Configurações de Seu Steam Remote Play Também Podem ser Alteradas

Dentro de seu Steam existem diversas configurações de reprodução remota que quando alteradas podem alterar a sua experiência.

É possível por exemplo mudar a qualidade de reprodução, a velocidade e a banda da rede.

Debata Sobre a Aplicação em Grupos Online

Existem milhares de jogadores que fazem parte da comunidade Steam Remote Play. Dentro dela você pode debater e tirar dúvidas sobre os diversos recursos disponíveis.

Além disso, existe a opção de jogar com os seus amigos online para que vocês tenham confrontos virtuais.

Pode Formatar Seu Computador Sem Medo!

Por meio do Steam, mesmo que você precise formatar seu computador, é possível fazer o download de seu jogo novamente e continuar jogando de onde parou.

E para facilitar, o site exibe a lista de todos os jogos que já foram baixados em sua máquina.

Aqui adiciono uma informação importante. O sistema possui um mecanismo de segurança para impedir que várias pessoas joguem ao mesmo tempo por meio do mesmo usuário.

Por isso apesar de ser possível usar o jogo em várias máquinas, não é possível jogar ao mesmo tempo em mais de um computador.

Sendo assim, pela leitura deste texto você pode perceber que o Remote Play Steam possui diversas vantagens, que melhoram muito a experiência dos jogadores que o utilizam.

Então, se você for um amante dos jogos e ainda não conhece essa forma de jogar, não perca mais tempo!

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

Deixe um comentário