Início / Dicas / Home office: Conheça as Ferramentas Essenciais para Trabalhar em Casa

Home office: Conheça as Ferramentas Essenciais para Trabalhar em Casa

Nesse artigo vamos abordar quais são as melhores ferramentas para complementar o seu Home Office, confira tudo que você precisa saber.

Nesse ano de 2020, um novo desafio afetou toda a população: A jornada de quarentena como medida para o combate à COVID-19 exigiu mudanças drásticas a todos, desde estudantes a nível escolar até diretores de grandes empresas. O isolamento social é uma medida essencial e indispensável, e muitas vezes obrigatória, e portanto, a jornada de trabalho como conhecemos foi dramaticamente afetada.

Dessa forma, o papel da tecnologia em nossas vidas foi dobrado, servindo como recurso para dar continuidade aos trabalhos e estudos, ao sustento, e à sobrevivência de diversos negócios através do computador. Assim, milhares de pessoas encontraram no home office a solução para seus problemas, e hoje buscam maneiras eficientes de garantir a produtividade e ergonomia na hora de trabalhar em casa.

A equipe do Geek 360 selecionou uma série de dicas para otimizar seu ambiente de trabalho e computador, evitando a maioria das dores de cabeça que podem afetar quem depende do trabalho digital.

Antes das dicas propriamente ditas, é fundamental destacar que embora a natureza da internet e computadores facilite uma gama imensa de atividades e permita a segurança de nossa saúde em casa, expor nosso ganha pão aos riscos de vazamento de dados e ataques de malware pode nos trazer mais problemas do que soluções.

Por isso, recomendamos que a rede de internet sendo usada para o trabalho seja protegida por criptografia através da instalação de uma VPN Windows, que de quebra ainda reduz os problemas de instabilidade na conexão, importante para reuniões em vídeo. 

Melhorando seu ambiente de trabalho

Organize uma bancada limpa, aconchegante e focada

  • Mantenha suas ferramentas essenciais ao alcance das mãos – mas evite objetos desnecessários ou de pouco uso. A poluição visual dificulta o raciocínio e atrapalha a manipulação do que realmente precisamos.
  • Atente-se à altura da mesa – confira um guia de ergonomia para sua altura, certificando-se de que a altura do monitor e mesa favorecem uma postura correta e circulação das pernas. Se achar necessário, invista em uma mesa que pode ser utilizada de pé, para evitar o prolongamento do tempo sentado.
  • Adicione plantas, incenso ou brinquedos anti-estresse – além das ferramentas de trabalho, é importante garantir a harmonia e conforto em seu ambiente, com válvulas de escape para a tensão acumulada. Uma planta de baixa manutenção, como um cacto, ajuda a filtrar o ar e naturalmente nos acalma.

Invista em uma cadeira ergonômica

O que um motorista de Fórmula 1, uma pessoa escrevendo um relatório em seu computador e um piloto de avião têm em comum?

Todas essas pessoas passam horas sentados em uma cadeira. É por isso que hoje em dia existem diversos modelos de cadeiras gamers e office que garantem um conforto muito maior que o tradicional, inspiradas no design de cadeiras para carros automobilísticos e aeronaves.

E não é somente o conforto, uma boa cadeira garante a postura correta da coluna, alinhamento dos braços, suporta o peso do pescoço e evita o deslocamento do centro de gravidade do corpo para a lombar.

Para qualquer um que passa mais de uma hora sentado em frente ao PC, é fundamental o uso de uma cadeira com ergonomia adequada. A boa notícia é que não é necessário gastar muito dinheiro com isso, e nós já possuímos uma seleção das melhores cadeiras ergonômicas no mercado.

Otimizando o seu computador

Uma vez que já garantimos que no mundo real estamos confortáveis e seguros, precisamos também nos certificar de que no mundo digital nossos computadores estarão com funcionamento adequado.

Ative a proteção contra malware

O aumento do trabalho em casa aumentou drasticamente o número de vírus circulando pela rede, alguns com o expresso objetivo de tornar arquivos importantes reféns mediante a um pagamento, que são os ataques de ransomware que podem bater recorde nesse ano.

Para evitar isso, ative a proteção antivírus em seu computador. No Windows, basta ativar o recurso Windows Defender no aplicativo de configurações, e garantir através do Windows Update que o banco de dados de segurança está atualizado. No macOS o aplicativo recomendado é o MalwareBytes juntamente ao Gatekeeper, nativo do sistema.

Evite a fadiga visual

Outro efeito nocivo do aumento do trabalho no computador está relacionado à nossa saúde.

Um estudo concluiu que a luz azul afeta o sono, uma vez que nosso corpo interpreta essa cor como o sinal do início da manhã, e portanto inibe a liberação da melatonina que é o hormônio que nos permite dormir.

Infelizmente, os monitores de computador emitem grande quantidade de luz azul, causando dores de cabeça, cansaço visual e principalmente a insônia.

Para resolver o problema, basta usar um filtro de luz azul que gradativamente deixa a tela mais amarelada ao longo do dia, preservando o sono.

No Windows, o recurso se chama Luz Noturna e está disponível nas configurações do sistema. No macOS, a opção é conhecida como Night Shift, e no Linux, é possível instalar o aplicativo f.lux para obter o mesmo resultado.

Ative a criptografia

Em muitos ramos profissionais os dados que são produzidos são confidenciais.

É o caso de fichas cadastrais de clientes, históricos médicos, estratégias de marketing, fluxo financeiro de uma empresa, e por aí vai.

Para garantir a proteção desses arquivos, principalmente em casos de furto ou acesso indesejado ao computador, é importante ativar a criptografia – técnica matemática que protege os arquivos com uma senha, impossível de ser quebrada.

Para tal, é preciso ativar o BitLocker no Windows e escolher as pastas ou discos a serem protegidos. Uma dica boa é ativar o recurso em pendrives. No macOS, a criptografia é ativada no momento em que o usuário escolhe uma senha para seu usuário na tela de login.

Conclusão

Agora você já sabe como melhorar a eficiência, saúde e produtividade quando precisar entrar em regime de home office, garantindo a continuidade dos trabalhos mesmo em tempos conturbados como a pandemia que vivemos atualmente.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário