Melhores Câmeras Mirrorless

Procurando a melhor câmera mirrorless? Então continue lendo pois esse é o assunto do artigo de hoje.

As câmeras mirrorless são excelentes câmeras para quem busca equipamento de qualidade para fotos e filmagens.

Elas possuem uma série de vantagens sobre outros tipos de câmeras e, muito embora, sejam câmeras de um investimento financeiro um pouco maior, entregam imagens com muito mais qualidade. 

Porém, acertar na escolha da melhor câmera mirrorless para você pode não ser uma tarefa tão simples.

Para tanto, é necessário conhecer as principais características das mirrorless e avaliar a necessidade de cada função.

Nesse artigo, trouxemos para você informações sobre as características, além de uma lista com as melhores câmeras mirrorless do mercado. Confira!

Melhores Câmeras Mirrorless de 2024

Melhor Câmera Full-Frame para VloggerCâmera Sony Alpha a7IIIMelhor Impressora Térmica não FiscalR$ 11.700,00 na Amazon
Melhor Câmera Mirrorless Custo BenefícioICÂMERA FUJIFILM X-T30Melhor Câmera Mirrorless Custo BenefícioVerificar disponibilidade
Melhor Câmera Mirrorless ProfissionalCâmera Fujifilm X-T3Melhor Câmera Mirrorless ProfissionalVerificar disponibilidade
Câmera Mirrorless BarataCâmera Olympus OM-D E-M10 Mark IIICâmera Mirrorless BarataVerificar disponibilidade
Melhor Câmera Mirrorless 4KCamera Panasonic Lumix DC-GH5 DigitalMelhor Câmera Mirrorless 4KR$ 10.127,00 na Amazon
Melhor Câmera Mirrorless para VídeoCâmera Panasonic Lumix DMC GH5Melhor Câmera Mirrorless para VídeoVerificar disponibilidade

Qual é a Melhor Câmera Mirrorless?

Conhecendo melhor quais são as principais diferenças e vantagens de uma câmera mirrorless, você está pronto para ir às compras.

Porém, escolher a melhor câmera mirrorless para você, pode ainda assim ser um desafio. Exatamente por isso, trouxemos uma lista exclusiva com as candidatas a melhor câmera mirrorless do mercado.

Conheça abaixo os modelos: 

Melhor Impressora Térmica não Fiscal

1. Câmera Sony Alpha a7III

Melhor Câmera Digital Mirrorless

Se você é do tipo de pessoa que procura pelo melhor produto do mercado, não deixe também de conferir a melhor câmera digital mirrorless, sendo uma excelente câmera profissional mirrorless.

Com a câmera Sony Alpha a7III é possível tirar fotos incríveis, ter boas respostas e também uma facilidade na utilização.

Dentre as diversas características da Alpha a7III, uma delas é a possibilidade de oferecer imagens de alta qualidade. Isso porque ela possui um sensor CMOS Exmor E com um full frame de 24,2 megapixels.

Além disso, seu processador BIONZ X também contribui diretamente para isso, assim como também influencia positivamente em sua velocidade de funcionamento.

Quem procura por boas qualidades nas gravações, saiba que a melhor câmera digital mirrorless é possível gravar em formato UHD 4K. Essa gravação pode ocorrer em diferentes taxas de quadros, porém somente até 30 qps.

Para garantir um bom sistema de foco a Sony utiliza o sistema 4D FOCUS. São ao todo 693 pontos de detecção que conseguem mapear mais de 90% da imagem.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com imagens que não estão focadas ou até mesmo com lentidões no momento de troca de foco em filmagens ou fotografias. 

Em termos de estabilidade no momento da utilização, a Alpha a7III também não deixa a desejar. Isso porque são 5 eixos que conseguem garantir que possíveis movimentos bruscos nas filmagens sejam suavizados.

Por fim, as conectividades apresentadas são o Wi-Fi integrado que permite um compartilhamento instantâneo com dispositivos móveis.

Assim como o Bluetooth que permite, por exemplo, a possibilidade de registar dados de localização.

Câmera Sony Alpha a7III Mirrorless (Corpo)

  • Tamanho (L x A x P): 126,9 x 95,6 x 73,7 mm
  • Peso: 650 g
  • Tipo de Sensor: Full Frame 35mm
  • Pixels: 24,2 MP
  • Intervalo de ISO: 100 a 51200
  • Bateria: 610 a 710 fotos
  • Gravações: 4K HDR

CÂMERA FUJIFILM X-T30

2. CÂMERA FUJIFILM X-T30

Melhor Câmera Mirrorless Custo Benefício

Para quem procura por uma câmera mirrorless custo benefício, uma boa escolha é a X-T30 da FUJIFILM.

Além de ter um tamanho agradável e ser mais leve que muitas câmeras, ela também tem uma ótima qualidade de imagens.

A X-T30 foi projetada com o sensor CMOS X-Trans 4. Esse sensor juntamente com os 26,1 MP oferecidos pelo sistema garantem boa captação de imagem, sem ruídos ou possíveis distorções.

Para aumentar ainda mais as possibilidades, a FUJIFILM oferece um ISO de 160 até 12800, podendo ser expandida para 80 a 51200.

Apesar de não atingir os maiores valores nativos de ISO, quando se analisa o conjunto, o resultado é muito satisfatório. 

Já as filmagens realizadas na melhor câmera mirrorless custo benefício segue vários modelos do mercado. Isso porque é possível filmar até em 4K a 30 qps. 

Pensando na velocidade da câmera e também na qualidade da câmera, a X-T30 apresenta o processador X-Processor 4.

Com ele o sensor ganha mais potência, além de uma maior qualidade no momento de foco, que consegue abranger 100% do quadro. 

Para quem procura por boa conectividade,  esse modelo de câmera possui porta hotshoe, microfone interno estéreo, alto falante mono, entrada para microfone e micro HDMI.

Além disso, para um melhor compartilhamento também é possível estabelecer  conexões via Wi-Fi e Bluetooth.

Fujifilm Câmera digital sem espelho X-T30, preta (apenas corpo)

  • Tamanho (L x A x P): 118,4 x 82,8 x 46,8 mm
  • Peso: 383 g
  • Tipo de Sensor: X-Trans CMOS (APS-C) 4 de 23,5 mm
  • Pixels: 26,1 MP
  • Intervalo de ISO: 160 a 12800
  • Bateria: Aproximadamente 380 quadros 
  • Gravações: 4K

Câmera Fujifilm X-T3

3. Câmera Fujifilm X-T3

Melhor Câmera Mirrorless Profissional

Para quem está em busca da melhor câmera mirrorless dentre as profissionais, a fujifilm x-t3 certamente irá impressionar.

Trata-se de uma mirrorless construída em material de excelente qualidade. Isso porque ela é totalmente pensada de forma a potencializar as qualidades da câmera. 

Em termos de desempenho, a fujifilm x-t3 traz ao mercado o exclusivo sensor X-Trans CMOS 4, além do mecanismo de processamento de imagem X-Processor 4. 

Todo esse poder de processamento auxilia na excelente reprodução de cor, resolução de imagem e na velocidade do processamento delas. 

Já em relação a seu poder de filmagem, essa foi a primeira câmera mirrorless a trazer ao mercado a possibilidade de gravar em cartões SD de 4K/60P 4:2:0 de 10 bits.

Outro ponto em que esse é um modelo pioneiro é a inovação de trazer ao mercado um sensor APS-C ou superior. Com ele é possível utilizar uma saída HDMI de 4:2:2 de 10 bits 4K/60P.

São suportados os seguintes formatos de vídeo:  H.264/MPEG-4 AVC, e também  H.265/HEVC que auxilia na compactação de dados. 

Em seu design ela mantém sua aparência clássica. Os controles são todos táteis e o visor eletrônico OLED com resolução de 3,69 m de ponto facilita todo o trabalho de fotografia e filmagem.

Além disso, o visor proporciona também uma excelente ampliação de até 0,75x.

Fujifilm Câmera digital mirrorless X-T3 (apenas o corpo) - Prata

  • Tamanho (L x A x P): 203 x 142 x 163 mm
  • Peso: 1,41 g
  • Tipo de Sensor: X-Trans, CMOS (APS-C) 4
  • Pixels: 26,1 MP
  • Intervalo de ISO: 160 a 12800
  • Bateria: Aproximadamente 390 quadros 
  • Gravações: 4K

Câmera Olympus OM-D E-M10 Mark III

4. Câmera Olympus OM-D E-M10 Mark III

Câmera Mirrorless Barata

Se você procura por modelos de câmera mirrorless mais baratas,  porém não quer investir em um produto de má qualidade, confira a câmera Olympus OM-D E-M10 Mark III.

Ela não só apresenta um preço bem abaixo de outros do mercado, como também consegue entregar fotos de qualidade.

Para garantir bons vídeos, com parâmetros competitivos com o mercado, a Olympus equipou a câmera com um sensor Live MOS de 16 MP.

Além disso, seu processador TruePic III é o mais avançado da empresa e consegue aumentar a qualidade das imagens. 

Já nas gravações, as características são mais avançadas. Isso porque é possível realizar a captura de vídeos em 4K/UHD em 24p e também em 30p.

Também é possível configurar a câmera para um velocidade maior de quadros: 120 fps. Entretanto, essa possibilidades está disponível apenas para vídeos em HD 720p.

Por fim, em termos de foco e estabilizadores, a melhor câmera mirrorless barata também consegue atingir resultados satisfatórios. São ao todo 121 pontos de foco e 5 eixos de estabilização embutidos no corpo da câmera.

Ou seja, com esses parâmetros e configurações automáticas do sistema, é possível tirar fotos com maior qualidade e nitidez sem pagar uma fortuna por isso, optando por uma mirrorless barata.

Camera Digital Olympus OM-D E-M10 Mark II Sem Espelho Micro 4/3 com Lente 14-42mm II R

  • Tamanho (L x A x P): 121,5 x 83,6 x 49,5 mm
  • Peso: 410 g
  • Tipo de Sensor: Sensor Live MOS 33,8 mm
  • Pixels: 17,2 MP
  • Bateria: Aproximadamente 330 imagens
  • Gravações: 4K UHD

Camera Panasonic Lumix DC-GH5 Digital

5. Câmera Panasonic Lumix DC-GH5 Digital

Melhor Câmera Mirrorless 4K

Algumas câmeras apesar de possuírem a função de fotos e de filmagens são voltadas para a utilização de filmagens  Isso porque seus recursos e componentes que estão envolvidos no processo de filmagem são mais trabalhados.

Se a sua procura é por esse tipo de câmera mirrorless, confira a melhor da categoria filmagem em 4K, a Panasonic Lumix DC-GH5 Digital.

Para garantir a possibilidade de gravações em alta qualidade, a Panasonic equipou sua câmera com processador de alta qualidade, Venus Engine.

Com ele é possível garantir filmagens tanto em 4K com 60 fps quanto em 6K. Além disso, seus 5 eixos de estabilização presentes tanto no corpo quanto nas lentes, também conseguem minimizar até mesmo movimentos bruscos.

Para garantir imagens nítidas é oferecido um sensor de  20,3 MP do tipo Micro 4/3. Já para garantir um bom foco, o sistema oferece aproximadamente 225 pontos de foco.

Dessa forma, as imagens de qualidade são possíveis até mesmo em velocidades de disparo de 12 quadros por segundo.

Sua conectividade também é ampla. Isso porque estão disponíveis conexões via Bluetooth, Wi-Fi e também NFC.

Camera Panasonic Lumix DC-GH5 Digital Sem Espelho Micro 4/3 (corpo)

  • Tamanho (L x A x P): 138,5 x 98,1 x 87,4 mm
  • Peso: 725 g
  • Tipo de Sensor: Digital Live MOS
  • Pixels: 20,3 MP
  • ISO: Até 25600
  • Bateria: Aproximadamente 400 imagens
  • Gravações: 4K e 6K.

Câmera Panasonic Lumix DC-GH5 Digital

6. Câmera Panasonic Lumix DMC GH5

Melhor Câmera Mirrorless para Vídeo

Por fim, para quem está em busca da melhor câmera mirrorless para vídeo certamente a melhor opção será Lumix DMC GH5 é uma excelente opção. 

Estamos falando de um câmera mirrorless que foi totalmente reprojetada para trazer os melhores recursos para quem busca excelência em fotografia e em videografia.

Ela possui um sensor exclusivo, o Digital Live MOS de 20.3MP, além de um processador bastante poderoso, o Venus Engine. Com esse conjunto, o processamento acontece em tempos bastante aprimorados. 

A resolução dos vídeos é feita em 4k em até 60 qps. Sua gravação interna é de 10: 4: 2: 2 de 10 bits.

Outra possibilidade é a filmagem em Full HD, e até 180 qps. Em relação às possibilidades de ISO, o intervalo chega a 25600.

Possui também a vantagem de fazer disparos contínuos de 12 quadros por segundo, o que facilita o clique de fotos em movimento.

Para melhorar ainda mais a experiência filmográfica, a Lumix DMC GH5 possui ainda uma excelente estabilização de sensor em 5 eixos integrados capaz de auxiliar na melhora da qualidade da filmagem. 

Essa câmera traz ainda um sistema de foco automático, o Advanced DFD rápido e muito preciso, possível de ser travado em apenas 0,05 segundos. Sua tela possui 8,1 centímetros, o que é um tamanho bastante confortável para as necessidades de foto e vídeo. 

Panasonic GH5 Lumix 4K Mirrorless, 20,3 MP, Wi-Fi + BT, 3,2 polegadas com H-HSA12035 12-35 mm, lente Dual I.S. 2.0 256 GB

  • Tamanho (L x A x P): 129 x 60 x 62 cm mm
  • Peso: 263 g
  • Tipo de Sensor: Digital Live MOS
  • Pixels: 20,3 MP
  • ISO: Até 25600
  • Bateria: Aproximadamente 400 imagens
  • Gravações: 4K e 6K.

Câmera Digital DSLR ou Mirrorless?

Os dois tipos mais comuns de câmeras utilizadas para fotos profissionais são as câmeras DSLR e as Mirrorless.

Entre elas existe uma série de diferenças básicas que fazem com que cada um desses equipamentos seja mais ou menos adequado para o seu perfil de fotografia.

Vamos conhecer as principais diferenças:

Tamanho e Design

A primeira diferença bastante perceptível entre as DSLRs e as câmeras fotográficas mirrorless é o tamanho, e consequentemente o design delas. 

Devido a construção interna das DSLRs, o tamanho delas costuma ser bem maior do que as Mirrorless. Essa diferença não se limita ao corpo da câmera mas também às lentes que são necessárias para trabalhar com elas. 

Nesse sentido, quem busca uma câmera para trabalhar com fotografia de rua, casamentos, festas e outros eventos, certamente deverá optar por uma mirrorless. 

Um exemplo claro da diferença entre os pesos das câmeras e lente é o comparativo entre uma lente de 35mm para cada tipo de câmera.

As lentes da Canon de 35mm DSLR chegam a pesar cerca de 500g. Já as câmeras mirrorless da Fuji, por exemplo, tem a opção de lente 35mm de menos de 200g.

Quando estamos falando do conjunto corpo da câmera, com lente e flash, a economia de peso é crucial. 

Com o tamanho menor, o design também é modificado. Claramente, trata-se de uma preferência dos próprios usuários.

De modo geral, temos um design mais robusto e pesado nas DSLRs e um design mais compacto e essencialista nas câmeras Mirrorless. 

Qualidade das Imagens

A qualidade de imagens, principalmente JPEG das mirrorless câmera e DSLR também se mostra diferente. 

O fato de as câmeras mirrorless serem mais modernas faz com que elas possuam um poder de processamento de imagem melhor do que as DSLRs. No que diz respeito às imagens jpeg, certamente as mirrorless possuem vantagens sobre as DSLRs. 

Facilidade de Atualização

Para quem não se dá muito bem com as atualizações das câmeras, a facilidade de atualizar uma mirrorless vai surpreender.

Isso porque de modo geral, as câmeras mirrorless não dependem muito de funcionamento mecânico.

Sendo assim, toda a sua atualização acaba sendo simplificada. É bastante comum que aconteçam atualizações para a melhora da estabilização, para a correção de aberrações cromáticas e correções de pontos de focos. 

Crop 

Outro fator que pode ser um excelente ponto a favor da escolha pelas Mirrorless é o crop. Trata-se de uma função que possibilita que a lente tenha uma profundidade de campo maior, quando comparada a uma lente DSLR na mesma luminosidade.

Com isso, torna-se muito mais simples acertar o foco e mantê-lo ainda que em ambientes com baixa luminosidade. 

É importante estar atento a esse ponto pois ele pode ser um ponto negativo a depender do tipo de foto que será feita com a câmera. De modo geral, fotografos de eventos costumam gostar bastante do crop. 

Além disso, o preço das lentes para câmeras cropadas costuma ser menor do que o de DSLRs, já que as lentes são menores e utilizam menos materiais. 

Simplicidade no Funcionamento

Para quem é amante da fotografia, muitas vezes a quantidade de funcionalidades das DSLRs pode ser dispensável.

De modo geral as mirrorless são feitas pura e simplesmente para fotografar. Seu menu costuma ter botões e dials diretos e muito simples de serem utilizados.

Na medida do possível, será encontrado apenas aquilo que é necessário para um boa fotografia: configurações do ISO, do tempo de exposição, da abertura, além da fotometria e do disparo. 

Guia de Compras: Como Escolher a Melhor Câmera Mirrorless? 

Para acertar na escolha da melhor câmera mirrorless para você é preciso estar atento à algumas características dela. Saiba mais sobre essas características: 

Resolução

Esse é um dos pontos que conta bastante na escolha da melhor câmera mirrorless para você.

De modo geral, as câmeras de maior resolução tendem a ter um maior número de pixels, consequentemente conseguem entregar maior qualidade de imagem.

A depender do modelo de câmera escolhido é possível chegar a 40 megapixels de resolução. 

Porém, é importante lembrar que a qualidade da imagem não depende exclusivamente do número de megapixels que a câmera entrega.

Outros fatores como tempo de exposição, poder de foco, e até mesmo o processamento da imagem também contam no momento da fotografia. 

Qualidade de Filmagem

Outro ponto bastante importante para quem não quer se limitar a fotografias, é a possibilidade de fazer vídeos e qualidade a qualidade deles.

O que deve ser observado aqui, basicamente diz respeito a funções como estabilidade da imagem e resolução do filme.

Alguns modelos entregam ao usuário filmagens em HD e até mesmo em 4k.

Apesar de HD já ser uma excelente resolução, a nova tecnologia 4k possui uma série de melhorias que faz com que as filmagens fiquem ainda melhores. 

Bateria

A bateria é um fator que deve ser levado em consideração especialmente para quem filma em ambientes abertos.

Longe de uma tomada, ter uma câmera que tem baixa autonomia de bateria pode ser um grande problema.

Para evitar de precisar carregar um sem número de baterias extra na mochila, o ideal é buscar por uma câmera que possua autonomia de bateria suficiente para algumas horas de evento.

Ainda assim, em muitas vezes será necessário ter algumas baterias extras. Um número bastante confortável de baterias extras é 2 baterias. 

Conectividade

Quanto mais fácil for conectar a sua câmera com outros dispositivos, melhor para o usuário. Muitos fotógrafos buscam por câmeras que facilitem o processo de transferência de arquivos seja para um computador, notebook ou tablet.

Já existem diversos modelos candidatos a melhor câmera mirrorless do mercado que oferecem fácil conectividade via Bluetooth e Wireless.

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens de uma mirrorless, certamente poderá acertar em cheio na escolha da melhor câmera mirrorless para você.

Não deixe de conhecer cada um dos modelos que trouxemos neste artigo. Eles foram criteriosamente selecionados para que você pudesse escolher entre as melhores câmeras mirrorless do mercado. 

Elemar Berwanger
Especialista em:
Áudio e equipamentos de som
Smartwatches e itens esportivos
Itens de tecnologia para uso corporativo
Formação acadêmica:
Administrador experiente e co-fundador do Geek360, onde também atua como Redator Chefe. Com anos de experiência em implantação de sistemas, ele é um apaixonado por tecnologia que busca constantemente produtos inovadores para incluir em seus artigos. Elemar não só recomenda produtos que ele mesmo usa ou testou, mas também desempenha um papel chave na elaboração do calendário editorial do site. Sua abordagem prática e desejo genuíno de ajudar os outros fazem dele uma voz confiável e engajada na comunidade tecnológica.
Deixe um comentário