Melhores Processadores para Jogos da AMD e Intel

Se você é um gamer ou pensa em entrar no mundo dos games, já deve saber de antemão a importância de escolher um dos melhores processadores para jogos.

Processadores IDEAIS para Jogar QUASE TUDO esse Ano!

3

Intel Core i5-13600KF BX8071513600KF Ver Review

Processador Intermediário pra Rodar (Quase) Tudo

O que é o Processador?

Os processadores, também chamados de Unidade Central de Processamento (CPU) são os responsáveis pelo recebimento e gerenciamento dos dados do computador. É ele quem atua como cérebro da máquina, recebendo os dados e transformando em informações.

Isso quer dizer que o processador atua em absolutamente todas as ações executadas pelo computador. Sendo assim, um bom processador é capaz de deixar o funcionamento do computador mais rápido ou mais ágil a depender da sua velocidade de leitura e tratamento dos dados.

Além do processamento dos dados, assim como o cérebro, o processador controla o funcionamento de outras partes do computador.

Ele envia comandos de ação para componentes como monitor ou impressora, fazendo com que todos os componentes funcionem em total harmonia e respondam aos comandos que o usuário dá.

Confira também o nosso artigo dos melhores processadores da Intel.

Por que comprar?

Com um bom processador você terá ainda mais velocidade e muito mais eficiência em toda a sua máquina. Principalmente quando o assunto é games, nós bem sabemos o quão importante é um processamento rápido e sem travamentos.

E se a sua ideia é competir no mundo dos games, a situação fica ainda mais séria: meio segundo pode determinar a sua vitória. Nesse sentido não existe possibilidade de subestimar a importância de um bom processador

O grande desafio está em encontrar o melhor  processador para jogos pra você. Isso porque o mercado de processadores para gamers tem crescido muito nos últimos anos e os modelos estão cada vez mais variados.

  • Montando seu PC gamer? Conheça as melhores memórias RAM.
  • Outro item importante na hora de montar um PC gamer são as Fontes, confira no post das Melhores Fontes para PC qual delas se adapta na sua necessidade.
  • Escolher um bom Gabinete é primordial para montar seu PC gamer dos sonhos.

Para ajudar você na missão de escolher o melhor processador para jogos, nós trouxemos esse artigo com informações sobre os processadores da linha Gamer AMD e Intel. Confira!

AMD e Intel são confiáveis?

A AMD e a Intel são duas das maiores fabricantes de processadores do mundo. Alguns dos melhores processadores para jogos são os produzidos por essas marcas.

O mais interessante porém é que ambas as marcas não só fabricam os processadores como também desenvolvem em centros de pesquisa especializados, tecnologias para melhorar ainda mais esses processadores. Assim, ambas estão extremamente comprometidas em trazer componentes de muita qualidade para os gamers mais exigentes.

Como você deve escolher o melhor?

Por ser um componente bastante técnico, ao comprar um processador é preciso estar atento aos termos complexos que nomeiam suas partes e aos itens essenciais para que o processador seja de qualidade. Ao entender mais sobre os processadores, você estará apto a escolher o melhor processador para jogos para você.

Conhecer alguns termos do mundo dos processadores é necessário para entender mais sobre eles. Conheça os principais aqui.

Núcleo

Os núcleos são uma parte do processador que atua especificamente na interpretação das instruções recebidas e na execução das ações pelo computador. Um processador possui diversos núcleos e quanto maior o número de núcleos melhor.

Isso porque com mais núcleos é possível executar mais ciclos e ler ainda mais informações ao mesmo tempo. 

Threads

Os Threads são as linhas de execução dos processadores. Essas linhas ditam cada uma das tarefas que a máquina poderá executar ao mesmo tempo. Um computador com apenas um thread, por exemplo, só será capaz de executar uma ação por vez.

Para processadores com mais threads é possível executar ações ao mesmo tempo, o que deixa o computador ainda mais rápido e potente.

Cache

O Cache é o nome dado a uma memória de fácil acesso. Isso quer dizer que a memória cache é a responsável por armazenar os dados de forma a facilitar o acesso a eles. Com esse acesso facilitado, o cache ajuda no aumento da velocidade de processamento.

A memória cache é dividida em 3 níveis. O nível L1, L2 e L3. 

O nível L1 é a memória interna. É onde são armazenados os dados que são usados com maior frequência. 

O nível L2 também armazena dados usados com frequência, porém seu funcionamento é mais lento. 

Por fim, o nível L3 é o nível mais lento dentre os 3, porém são maiores, o que faz com que a eficiência do processador seja potencializada. 

As memórias RAM também são excelentes aliadas em seus jogos então busque deixar o seu pc gamer ou notebook com pelo menos 8GB.

Clock ou Frequência

O Clock ou frequência é o grande responsável pela velocidade de processamento do processador. Porém, ela não pode ser avaliada sozinha, uma vez que o conjunto com outros componentes pode atrapalhar ou auxiliar. Sua medida é dada em Hertz. 

Um ponto importante é entender que cada um dos componentes do processador é uma parte fundamental do bom funcionamento dele.

Todos esses componentes atuam em conjunto. Exatamente por isso, não faz sentido apostar na melhora de qualquer um deles individualmente.

A ação deles acontece em grupo, e se um deles for muito maior do que os outros, certamente o processador não funcionará tão bem, já que os outros componentes não conseguem acompanhar os dados. 

Categorias

Para escolher o melhor processador gamer para seu uso é importante entender como diferenciar suas especificações em termos de núcleos, cache, entre outros. Isso porque todos os processadores possuem uma série de parâmetros que permitem que seja possível escolher o melhor processador gamer especificamente para você.

Além do que já citamos acima, os processadores também foram divididas em 3 categorias. Essa divisão tem como intuito poupar o usuário de precisar conhecer a fundo cada uma das especificações e entender exatamente qual combinação é a melhor para o uso que ele fará do processador. Entenda melhor as divisões:

Entry-Level: Processadores de Entrada

A Entry-Level é a classificação em que estão os processadores de entrada. Eles são processadores de preço baixo e bom custo benefício. Porém, não costumam ser os melhores processadores para jogos, uma vez que seu poder de processamento é mais baixo.

A recomendação geral é que esses processadores sejam usados para tarefas mais básicas do dia a dia. Dentre essas tarefas estão o uso da internet, processamento de arquivos de texto e editoração de documentos.

Mainstream: Processares Intermediários

A classificação Mainstream é onde estão os processadores intermediários. Aqui já podemos encontrar bons processadores para alguns games.

Ainda não se trata da classificação do melhor processador para jogos, mas pode ser os suficiente para games mais leves e que não requerem processamentos absurdos.

São processadores de bom custo benefício mas é preciso estar atento se ele realmente fará jus às suas necessidades. Lembre que um baixo preço pode não valer a pena se o processador não der conta do seu game predileto. 

High-end: Melhor Processador para Jogos

Aqui estamos falando de processadores com desempenho muito além do esperado. O preço a se pagar por eles costuma ser alto em termos financeiros e em consumo de energia, porém você terá em mãos um computador com poder de processamento inimaginável.

O consumo de energia de processadores high-end está acima de 95 Watts, o que é bastante comparado a outros processadores.

Ainda assim, se trata da escolha predileta de grande parte dos gamers que ganham jogos muito rápidos, com alta qualidade de imagem, som, além das respostas quase instantâneas dos comandos.

O volume de cache desses processadores é de 6MB para cima, enquanto que seu clock chega a mais de 3 GHz. Só é importante ter em mente que eles muitas vezes requerem placa mãe especializada para receber tamanho desempenho.

Processadores Top de Linha para Jogar

1. AMD Ryzen 9 5900X

Melhor Processador para Jogos

Processador AMD Ryzen 9 5900X, Cache 70MB, 3.7GHz (4.8GHz Max Turbo), AM4

  • Quantidade de núcleos: 12
  • Cache: 70 MB
  • Número de Threads: 24
  • Clock base: 3,7 GHz
  • Clock boost: 4,8 GHz

Em primeiro lugar na nossa lista está o AMD Ryzen 9 5900X, o Melhor Processador para Jogos que você pode comprar.

Inclusive, ele também é indicado para streaming, justamente pela sua capacidade de processar dados e informações com rapidez e segurança.

Ele chega a até 100 FPS, testado e comprovado, nos jogos mais populares. Ou seja, oferece alto desempenho.

O AMD Ryzen 9 5900X possui soquete AM4, sendo compatível com PCIe 4.0 e com placas-mãe como X570 e B550.

Esse processador ainda conta com clock boost de 4,8 GHz, é desbloqueado para overclocking, tem 70 MB de cache total e também suporta DDR-3200.

Outros diferenciais desse processador são:

  • Memória DDR4;
  • Velocidade de memória de até 3200 MHz;
  • Temperatura máxima suportada de até 90° C;
  • 105 W;
  • Compatibilidade com Windows 10 – 64-Bit ou superior, RHEL x86 64-Bit, Ubuntu x86 64-Bit, podendo variar de acordo com o fabricante.

Entretanto, o ideal é ter um cooler de alto desempenho instalado no seu PC para evitar superaquecimento e prejuízo, ok?

PrósContras
Processa dados rápidoCusto mais elevado
Tecnologias de performance e segurançaRequer cooler de alto desempenho 
Boa potência 
Soquete AM4 
Desbloqueado 
70 MB de cache total 

2. Intel Core I9 10900x

Processador Intel para Jogos de Última Geração

Processador Intel Core I9 10900x Serie X Lga2066 (prata)

  • Quantidade de núcleos: 10
  • Cache: 19,25 MB
  • Número de Threads: 20
  • Clock base: 3,7 GHz
  • Clock boost: 4,7 GHz

Já o Intel Core I9 10900x é o Processador Intel para Jogos de Última Geração, com 14 nm de litografia.

Ele tem memória DDR4 SDRAM de até 256 GB, 165 W de potência, 4 opções de expansão de canais, soquete FCLGA2066 e tecnologias avançadas.

Entre elas, a Intel Deep Learning Boost, Intel Turbo Boost Max 3 e Intel Turbo Boost 2.0, todas pensadas na performance, resistência e resposta rápida.

Inclusive, graças à tecnologia Turbo, o clock boost desse processador chega a até 4,7 GHz. O Intel Core I9 10900x também possui segurança aprimorada com a tecnologia Intel SpeedStep.

Além dos pontos acima, ele ainda tem velocidade de barramento de 8 GT/s, banda máxima de memória de 94 GB/s e suporta temperaturas de até 94° C.

Como outros modelos de processadores top de linha, ele requer um cooler de refrigeração potente, para evitar superaquecimento e travamentos.

Por fim, saiba que ele tem compatibilidade com uma grande variedade de sistemas operacionais, como Windows 10, 64 bits, Windows 8,1 e Windows Server 2019, por exemplo.

PrósContras
Memória DDR4 SDRAM de até 256 GBCusto mais elevado
Alta potênciaRequer cooler de alto desempenho 
4 canais de expansão de memória 
Tecnologias de desempenho e segurança 
Soquete FCLGA2066 

Processadores Intermediários para Jogar

3. AMD Ryzen 7 5800X

Melhor Processador Intermediário para Trabalhar e Jogar

Processador AMD Ryzen 7 5800X, Cache 36MB, 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo), AM4

  • Quantidade de núcleos: 8
  • Cache: 36 MB
  • Número de Threads: 16
  • Clock base: 3,8 GHz
  • Clock boost: 4,7 GHz

Em terceiro lugar, o AMD Ryzen 7 5800X é o Melhor Processador Intermediário para Trabalhar e Jogar.

Inclusive, ele é um dos indicados para quem trabalha com fotos e vídeos, pois renderiza e repete tarefas com precisão e rapidez.

Ele atende bem diversas necessidades e tem um preço um pouco menor do que outros processadores da marca.

Seus 8 núcleos são otimizados para as plataformas dos jogos mais populares, entregando alto FPS e desempenho premium.

Quanto a potência, ele conta com 105 W, assim como tem soquete AM4, sendo compatível com PCIe 4.0.

Da mesma maneira, ele tem compatibilidade com Windows 10 – 64-Bit, RHEL x86 64-Bit e Ubuntu x86 64-Bit, de acordo com as especificações do fabricante.

Esse processador ainda é desbloqueado de fábrica, aguenta temperatura de até 90° C, tem velocidade máxima de memória de 3200 MHz e memória DDR4. Ou seja, não deixa a desejar!

Por oferecer alto desempenho, ele exige também um bom sistema de refrigeração no seu PC, com coolers potentes.

Porém, vale a pena o investimento, já que jogos e streaming serão aproveitados em velocidade máxima!

PrósContras
Soquete AM4Requer cooler de alto desempenho 
Boa potência 
Núcleos otimizados para jogos 
Também é indicado para streaming 
Bom clock boost 

4. Intel Core i7 10700K

Processador para Jogos com Excelente Desempenho

Processador Intel Core I7-10700K 16MB 5.1GHz LGA 1200 BX8070110700K *

  • Quantidade de núcleos: 8
  • Cache: 16 MB
  • Número de Threads: 16
  • Clock base: 3,8 GHz
  • Clock boost: 5,1 GHz

Bom, o Intel Core i7 10700K é o escolhido como Processador para Jogos com Excelente Desempenho, especialmente por chegar a 5,1 GHz no clock boost.

Ele tem 125 W e velocidade de processador de 2600 GHz. Seu cache tem um total de 16 MB, com velocidade do barramento de 8 GT/s.

Por tudo isso, ele é rápido, eficiente e evita travamentos indesejados durante as partidas.

Inclusive, dependendo do tipo de memória, ele pode chegar a 128 GB, sendo a memória indicada a DDR4-2933.

Ele possui dois canais de memória e largura de banda máxima da memória de 45,8 GB/s.

Quanto a frequência em gráficos, ela chega a 350 MHz e a dinâmica máxima de 1,20 GHz.

Para os vídeos, ele oferece memória gráfica de até 64 GB e tem suporte para exibição de imagens 4K, a 60 Hz.

Saiba que sua resolução máxima é de 4096 x 2304, com suporte ao DirectX, OpenGL e sincronização de vídeo rápida da Intel.

Quer mais? Ele ainda possui tecnologias como a Intel InTru 3D e Intel Clear Video HD que garantem mais qualidade, nitidez e realismo às imagens. Ao todo, ela suporta até 3 monitores ao mesmo tempo.

PrósContras
Bom custo-benefícioCache podia ser maior
Boas tecnologias de desempenho e segurança 
Dois canais de memória 
Alto clock boost 
Suporte a 4k 
Boa potência 

5. AMD Ryzen 5 5600X

Melhor Processador para Jogos Custo Benefício

Processador AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz (4.6GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo

  • Quantidade de núcleos: 6
  • Cache: 35 MB
  • Número de Threads: 12
  • Clock base: 3,7 GHz
  • Clock boost: 4,6 GHz

Então, o AMD Ryzen 5 5600X é o Melhor Processador para Jogos Custo Benefício para quem quer qualidade, sem pagar tão mais caro por isso.

Para começar, ele tem clock boost de até 4,6 GHz, sendo tão bom para jogos quanto para quem precisa renderizar arquivos ou assiste bastante streaming.

Com essa velocidade de CPU e 65 W, ele garante alto desempenho e velocidade de resposta.

Esse processador aguenta temperaturas de até 95°C e é compatível com Windows 10 – 64-Bit, RHEL x86 64-Bit e Ubuntu x86 64-Bit.

Sua velocidade máxima de memória é de 3200 MHz e o tipo de memória é o DDR4.

Esse processador ainda conta com diversas tecnologias para garantir a qualidade das imagens e a rapidez.

Entre elas, AMD Zen 3 Core Architecture, AMD StoreMI, AMD Ryzen Master e AMD Ryzen VR-Ready Premium.

Por fim, saiba que ele tem soquete AM4, sendo compatível com PCIe 4.0, e conta com CMOS TSMC 7nm FinFET.

Como outros processadores da AMD que você viu na lista, lembre-se de ter um bom cooler de refrigeração para este modelo.

PrósContras
Bom custo-benefícioRequer cooler de alto desempenho 
Soquete AM4Não tem vídeo integrado 
Bom cache e potência para a categoria 
Tecnologias de desempenho e segurança 
Indicado também para streaming 
Bom clock boost 

Processadores Gamers mais Baratos do Mercado

6. AMD Ryzen 5 3600

Processador Bom e Barato para Jogos da AMD

Processador AMD Ryzen 5 3600 6 Cores 3.6GHz 35MB AM4

  • Quantidade de núcleos: 6
  • Cache: 35 MB
  • Número de Threads: 12
  • Clock base: 3,6 GHz
  • Clock boost: 4,2 GHz

Em penúltimo lugar na lista, o AMD Ryzen 5 3600 conquista a categoria de Processador Bom e Barato para Jogos da AMD.

Ele tem 65 W de potência e já vem totalmente desbloqueado, sendo potente e eficiente.

Esse processador também tem soquete AM4, sendo compatível com PCIe 4.0 x16, como a maioria dos modelos da AMD.

O modelo tem dois canais de memória, CMOS TSMC 7nm FinFET, velocidade máxima de memória de 3200 MHz e tipo de memória DDR4.

Ele é compatível com Windows 10 – 64-Bit, RHEL x86 64-Bit e Ubuntu x86 64-Bit.

Embora não tenha tantas tecnologias embutidas, ele não deixa a desejar em desempenho e qualidade.

Sendo eficiente para que suas partidas online não sofram com imagens distorcidas ou travamentos.

Como o processador que você conheceu anteriormente, ele também não tem vídeo integrado e suporta 95°C (solução térmica Wraith Stealth).

Assim, é recomendado ter um bom sistema de refrigeração para evitar superaquecimento e garantir seu pleno funcionamento.

PrósContras
Bom custo-benefícioRequer cooler de alto desempenho 
Bom cache e potência para a categoriaNão possui tantas tecnologias de desempenho e segurança 
Desbloqueado 
Soquete AM4 
Dois canais de memória 

7. Intel Core i5 10400F

Processador Gamer Bom e Barato da Intel

Intel PROCESSADOR CORE I5-10400F 2.9GHZ CACHE 12MB 6 NUCLEOS 12 THREADS 10ª GERACAO LGA 1200 BX8070110400F

  • Quantidade de núcleos: 6
  • Cache: 12 MB
  • Número de Threads: 12
  • Clock base: 2,9 GHz
  • Clock boost: 4,3 GHz

Por fim, hora de conhecer o Intel Core i5 10400F, o escolhido como Processador Gamer Bom e Barato da Intel para quem quer desempenho e qualidade, por um preço mais acessível.

Ele tem clock boost de 4,3 GHz, sendo rápido e eficiente em suas respostas. Assim, você evitará travamentos indesejados e terá boa qualidade de imagens.

Esse processador tem 65 W de potência e velocidade de barramento de 8 GT/s.

Quanto a memória, dependendo do tipo, ele pode chegar a 128 GB, sendo DDR4-2666, com dois canais e velocidade máxima de 41,6 GB/s.

O Intel Core i5 10400F tem soquete FCLGA1200, litografia de 14 nm e aguenta temperaturas de até 100°C.

Sua solução térmica é PCG 2015C, protegendo o processador de superaquecimento.

Além de tudo isso, ele ainda conta com tecnologias exclusivas de desempenho, qualidade e segurança, como:

  • Intel Turbo Boost 2.0;
  • Hyper-Threading Intel;
  • Enhanced Intel SpeedStep;
  • Monitoramento térmico;
  • Proteção de identidade Intel Identity;
  • Chave segura;
  • Intel Boot Guard;
  • Intel OS Guard.
PrósContras
Memória pode chegar a 128 GBCache podia ser maior
Boa potência 
Soquete FCLGA1200 
Boas tecnologias de desempenho e segurança 
Dois canais de memória 
Bom clock boost para a categoria 

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os processadores AMD e Intel, está na hora de escolher o seu.

Para escolher o melhor processador para jogos lembre de checar as características que citamos nesse artigo. Todas elas são de extrema importância para que você acerte em cheio na sua escolha.

Não deixe também de levar em consideração os processadores que trouxemos em nossa lista exclusiva. Com tantos processadores de qualidade, com certeza um deles pode ser o melhor processador para jogos para o seu uso.

Giordano Berwanger
Criador de Conteúdo
Especialista em:
Tecnologia em geral
Notebooks
Celulares
Formação acadêmica:
Engenheiro de Computação pela UTFPR
Engenheiro de computação apaixonado por tecnologia e especialista em gadgets. Além de criar conteúdo informativo, ele também faz reviews de produtos em diversas plataformas como Instagram, YouTube e TikTok. Com um amor genuíno pelo que faz, Giordano se destaca não apenas em sua expertise técnica, mas também em sua vontade de ajudar os outros. Fora do âmbito profissional, ele é um entusiasta de tênis de mesa e jogos de tabuleiro. Sua abordagem engajada e apaixonada o faz um comunicador eficaz no mundo tech.

8 comentários em “Melhores Processadores para Jogos da AMD e Intel”

  1. Bom dia
    Tudo bem ?
    Qual processador e melhor um AMD Ryzen 7 4800H ou Intel Core I7 10750H ?
    Estou querendo comprar um notebook gamer para jogar e estudar e eu estou em dúvida em qual adquirir.

    Responder
    • Olá Marco!
      São processadores bem semelhantes em termos de desempenho então eu optaria pelo que estiver com preço mais atrativo ou que tiver melhor compatibilidade com o resto da sua build. Dependendo da sua configuração e placa mãe, talvez o processador de Intel tenha melhor compatibilidade com os demais componentes.
      Abraço!

      Responder
  2. O que é melhor para usar com uma GTX 1650 Super
    AMD Ryzen 5 3600 ou um i5 10400F ??
    Estou querendo montar um pc com uma GTX 1650 Super, e estou pesquisando bastante e pedindo opniões diferentes, para eu ficar com um bom pc!!

    Responder
    • Olá Enrico!
      Acredito que o Intel Core i5 10400F seja uma melhor opção de forma geral. Além de se sair um pouco melhor nos benchmarks, ainda tem um melhor custo benefício.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Diego!
      Estamos em processo de atualização dos artigos de processadores, para então incluir em nossas listas os modelos da 10ª geração.
      Realmente o i5-10400 está com uma excelente relação custo benefício no momento e certamente aparecerá em nossa lista, creio que ela seja completamente reestruturada ainda essa semana ou no mais tardar semana que vem.
      Agradeço o comentário aqui no site e fico a disposição para quaisquer dúvidas.
      Abraço!

      Responder
  3. Muito bom trabalho. Uso AMD há 30 anos. Preciso trocar, por isso estou lendo. Não jogo, mas tenho uma ótima máquina, que comprei peça por peça e ainda hoje é muito boa. Doi vender. Segue dados do computador

    1) Asus Sabertooth 990 FX R 2.
    2)AMD FX – 9370 – 4,4 Ghz – 4,7 Ghz Max Turbo -16 MG – 8 Core Black Edition 
    3) Mem.RAM: 8 GB DDR3 1866 MHz – Corsair Dominator Platinum
    4) Zotac Geforce GT 630 – 2 Gb – 128 bit – DDR3
    5) Fonte Corsair CX 500 M – 500 Wats.
    6)HD Seagate Barracuda – 7200 rpm – 1,0 TB, Sata III,
    7) Gabinete Cooler Master Nvidea CM 690 II – Advanced Nvidea Edition
    8) CPU Cooler Master – Hyper TX 3 Evo
    9) Drive interno gravador e leitor CD/DVD de alta velocidade com interface sata.

     

    Responder
    • Olá Daniel!
      Agradeço o comentário aqui no blog e realmente, você tem uma excelente máquina, parabéns pela aquisição e concordo contigo, dá até um pesar em pensar em vender ela depois de montar peça por peça.
      Abraço!

      Responder
Deixe um comentário