Início » Mobile » Melhor Tablet Infantil: 3 Modelos para Crianças em 2020

Melhor Tablet Infantil: 3 Modelos para Crianças em 2020

Atualizado em 15/09/2020 por Giordano Berwanger

As crianças estão cada vez mais familiarizadas com a tecnologia, não podemos negar que o tablet infantil é uma ótima ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento. Mas afinal qual melhor tablet infantil para comprar? O que levar em consideração na hora de comprar?

Pensando nisso, o trouxemos várias dicas e considerações para lhe ajudar nessa pesquisa e garantir a melhor compra e bons momentos de diversão e aprendizado com seu pequeno.

Melhores Tablets Infantis 2020

ImagemTabletDescriçãoMelhor Preço
Amazon Fire HD 10Melhor Tablet para a Maioria das CriançasR$ 849,40 na Amazon
Samsung Galaxy Tab AMelhor Tablet Infantil Custo BenefícioCompre na Amazon
iPad 9.7”Tablet para Crianças com Melhor DesempenhoCompre na Amazon

Hoje, várias instituições de ensino e profissionais recomendam a utilização deste equipamento, levando em consideração o modelo ideal, recursos e claro, sempre com a supervisão adequada de um responsável.

Guia de Compra: Como Comprar um tablet Infantil

Tablet infantel

Comprar um tablet infantil ajuda no desenvolvimento e  aprendizado infantil de uma criança

Vamos indicar os tópicos mais importantes a serem analisados na hora de decidir qual o melhor tablet infantil para seu filho, como uma breve descrição para cada um deles.

Resistência e layout

Existem modelos de tablets infantis que são revestidos de borrachas ou silicones e também possuem capas ou estojos resistentes à queda como item adicional de resistência. Suas telas são a prova de quebras, garantindo a segurança e durabilidade do equipamento, assim as crianças e os papais poderão brincar sem se preocuparem com possíveis quedas ou arranhões!

Tem modelos também, que contam com garantia de 2 anos contra defeitos decorrentes de quedas.

Segurança

Sem dúvida, o item mais importante e essencial na escolha do modelo ideal de um tablet nos dias de hoje, é a segurança. Conhecida como controle parental, através de aplicativos e configurações do equipamento, o tablet se torna seguro às crianças quando o assunto é conteúdo.

O controle parental permite que os pais monitorem, bloqueiem ou restringem conteúdos de acordo com a idade da criança,  ou até mesmo que possam ser impróprios ou causem ameaças.

Também existe a possibilidade em alguns modelos, a limitação do tempo de uso do equipamento através de senhas, pois de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças de 2 a 5 anos devem passar no máximo uma hora por dia na frente de dispositivos como celulares e tablets, e três horas para crianças entre 5 a 10 anos.

Caso várias crianças compartilhem o mesmo tablet, considere escolher um que permita a criação de um perfil para cada uma delas, assim, com a personalização adequada a cada idade, fica mais fácil à monitoração.

Recursos

Para suportar os gráficos, jogos e aplicativos sem travar ou ficar sem espaço de armazenamento, é necessário se atentar às configurações e recursos do tablet como armazenamento, processador resolução, sistema operacional e bateria, e é isso que daremos uma breve explicação:

Tela x resolução

Os tablets disponíveis no mercado são de 7, 8 e 10 polegadas no formato paisagem, já a tela de Ipad, tem o formato mais quadrado.

Assim a escolha do tamanho é conforme sua necessidade, Em relação à resolução, quanto maior, melhor será a sua qualidade em reproduzir vídeos e jogos, prefira os tablets em que a resolução suporte HD.

Câmera

Para os interessados em modelos que possuam câmera para tirar fotos e vídeos, as câmeras de tablets não apresentam grande qualidade profissional, mesmo os modelos mais modernos de Ipad.

Para melhor resolução em fotos ou chamadas de vídeos, recomendamos escolher um produto com duas câmeras – a frontal e a traseira. Quanto maior a resolução da câmera, melhor a qualidade na foto, vídeo e revelação de foto.

Armazenamento

Quanto mais aplicativos, músicas, jogos e vídeos baixados, mais espaço de armazenamento é necessário. Lembrando que o próprio sistema operacional já consome grande parte do espaço de armazenamento do equipamento, este medido em GB (gigabytes).

Partindo do princípio que quanto mais recursos gráficos, qualidade de som e funções, maior será o tamanho do jogo, aplicativo ou arquivo, o ideal é optar por modelos com maior espaço de armazenamento interno e a entrada para expansão de memória através de um cartão de memória, um micro SD. Com eles é possível expandir a capacidade para até 256GB.

Processador

O processador controla todas as funções, e permite a abertura de vários aplicativos ao mesmo tempo, dependendo da sua potência, ele deixa o aparelho mais rápido sem travar com alto desempenho e definição. Assim, quanto maior o poder de processamento melhor o desempenho do equipamento.

A qualidade do touch na tela também esta ligado à qualidade do processador.

Sistema operacional

Atualmente, os dois sistemas operacionais disponíveis no mercado mais utilizados são: Android (tablets), e o iOS, (iPad).

O sistema Android é desenvolvido pelo Google. Ele permite a instalação de jogos e aplicativos desenvolvidos para Android. A maioria desses jogos e aplicativos são gratuitos e facilmente localizados no Google Play, onde são baixados diretamente do seu tablet. Lembrando que existem versões de androids diferentes sendo que modelos de tablets mais novos contam com versões melhores resultando em melhor desempenho.

O sistema IOS é desenvolvido pela Apple. Disponível nos tablets da marca, os chamados Ipads. Grande parte desses jogos e aplicativos são pagos, porém existem muitas versões gratuitas facilmente localizadas no App Store do Ipad. Lembrando que assim como o android, versões de IOS mais atualizados resultam em melhor desempenho.

Jogos

Alguns modelos contam com jogos e aplicativos educativos pré-instalados de fácil acesso tanto para as crianças quanto aos pais.

Os aplicativos são personalizados que acompanham cada fase do seu filho, cercado de conteúdo seguro e adequado. Lembrando que, para os tablets que não possuem essa pré-instalação, existem diversos jogos e aplicativos, gratuitos ou pagos, disponíveis na loja de app do desenvolvedor do sistema operacional.

Fizemos uma lista bem completa apresentando os melhores jogos para Android e caso o seu tablet tenha esse sistema operacional, recomendamos que dê uma passada lá para conferir o que recomendamos.

Conectividade

O tablet é um grande companheiro das crianças, não só em casa, mas também no carro, supermercados, restaurantes e passeios em geral.  A maioria dos jogos e aplicativos necessitam da internet para seu funcionamento e até mesmo acessórios como fones de ouvido, etc,  gerando a  importância de observar as opções de  conectividade antes da compra.

Os principais itens de conectividade disponíveis são:

  • WI-FI – Também chamada de wireless, conexão a uma rede sem fio.
  • 3G – A velocidade e conexão 3G é mediante a contração de plano de dados de uma operadora.
  • Bluetooth – para ligação de equipamentos terceiros como teclados, fones de ouvido.
  • USB – Portas USB para troca de arquivos com o PC, ou até mesmo para alimentação de energia.

Acessórios

Para manter a durabilidade, facilitar o transporte e ergonomia do usuário, no caso as crianças, existem diversos acessórios como capas, películas, bolsas e suportes. Assim é essencial verificar se o modelo desejado precisa, e é compatível com a maioria desses acessórios disponíveis do mercado.

Como Escolhemos os Melhores Tablets para crianças

Abaixo, selecionamos uma lista com três finalistas, que para nós, consideramos os melhores tablets para crianças de acordo com os critérios de avaliação nos quais achamos indispensáveis como durabilidade,  qualidade de recursos e controle parental.

Ranking: Qual o Melhor Tablet para Crianças em 2020?

E agora que você já sabe quais os recursos que podem interferir no desempenho e como escolher o melhor tablet infantil para seu filho, confira as nossas recomendações que com certeza lhe ajudarão a realizar a melhor compra.

  • Amazon Fire HD 10
  • Samsung Galaxy Tab A
  • Apple iPad 9.7 polegadas
Amazon Fire HD 10

1. Amazon Fire HD 10 Kids Edition

Melhor Tablet  para a Maioria das Crianças

O que gostamos

  • Tela Grande com boa visualização
  • Boa disponibilidade de conteúdos para crianças 
  • Desempenho muito bom
  • Fácil de usar
  • Integração com Alexa

O que não gostamos

  •  Não disponível no Brasil
  • Sem aplicativos do Google Play Store

Se a busca é por um equipamento que atenda as necessidades, independente da idade da criança, garantindo a tranquilidade dos pais e segurança das crianças, o tablet Fire HD 10 é o recomendado!

O equipamento permite que os pais personalizem o tempo de uso, filtrem conteúdos adequados à idade da criança tudo diretamente de um dispositivo on-line por meio do Amazon Parent Dashboard.

Super seguro contra quedas, conta ainda com um estojo de proteção para maximizar a durabilidade, e ele ainda tem a garantia de 2 anos, proporcionando aos pais a  tranquilidade, e  às crianças, liberdade para brincarem.

Com 32 GB de armazenamento interno (possibilidade de expansão em ate 256 GB), até 10 horas de bateria para as crianças jogarem, assistirem vídeos e navegarem pela internet.

Com uma tela de 10,1” e resolução de 1920 x 1200, a qualidade e diversão esta garantida juntamente com a Amazon FreeTime Unlimited que reúne todos os tipos de conteúdo que as crianças de 3 a 12 anos querem, com mais de 15.000 livros, filmes, programas de TV, aplicativos educacionais e jogos.

Sua câmera não é super potente, a frontal é VGA e a trazeira + 2 MP.

Compre na Amazon por R$ 849,40

2. Samsung Galaxy Tab A

Melhor Tablet Infantil Custo Benefício

O que gostamos

  • Duração da Bateria
  • Preço 
  • Tela grande com imagens nítidas
  • Construção resistente 
  • Câmera razoável

O que não gostamos

  •  Som não é dos melhores

Se o assunto é o melhor tablet infantil considerando o custo x benefício, o Samsung Galaxy Tab A , é a nossa melhor indicação.  Esse é compacto, porém potente, com uma tela de 7 polegadas, tem uma resolução  de 1280 x 800 tudo com um processador Quad-Core 1.3GHz.

São 8GB de espaço de armazenamento interno, mas o tablet Samsung Galaxy pode chegar a 200GB com um cartão de memória SD.

Ele conta com a função modo infantil, o Kids Mode 4.0 que oferece aos pais um controle, permitindo que bloqueie aplicativos e defina tempos de uso.

Jogos e aplicativos de controle parental, jogos educativos  e entretenimento infantil também podem ser adquiridos através da loja de aplicativos do Google com versões gratuitas e pagas.

Sua câmera não é super potente, mas um pouco melhor que o Amazon  Fire HD 10 Kids Edition , sendo a frontal é VGA e a trazeira + 5 MP.

Sem dúvidas uma boa opção para quem quer comprar seu primeiro tablet, porém precisando economizar sem perder a qualidade e recursos.

Compre na Amazon

3. iPad 9.7”

Tablet para Crianças com Melhor Desempenho

O que gostamos

  • Duração da Bateria
  • Excelente performance
  • Tela grande
  • Qualidade de Construção
  • Excelente Câmera
  • Quantidade de aplicatívos 
  • Leve e portátil

O que não gostamos

  • Caro

O Ipad 9.7 é a nossa indicação para você que está em busca de um tablet com o melhor desempenho. Sua tela de 9,7” conta  com uma das melhores resoluções do mercado, 2048 x 1536.

Seu armazenamento interno é de 32 GB e a bateria pode chegar até 10 horas de uso. Com o processador Chip A9 com arquitetura de 64 bits e Coprocessador M9 integrado, seu desempenho surpreende até mesmo os mais fiéis usuários de iPads

No próprio sistema do Ipad 9.7 você pode bloquear ou limitar aplicativos e recursos no equipamento.

Também é possível restringir conteúdo explícito, compras e downloads (para não ter compras indesejadas realizadas pelos pequenos). Também através do App Stores você pode baixar aplicativos de controle parental, jogos educativos e entretenimento infantil.

Sua câmera é a melhor dos nossos indicados, sendo a frontal é 1.2MP e a trazeira + 8 MP, garantindo vídeos e fotos com mais qualidade e resolução.

Sem dúvidas, ele atende todas as idades e necessidades, apesar de ser o tablet mais caro que indicamos, ele é o melhor em todos os tópicos que  descrevemos anteriormente , assim seu investimento valerá a pena, você não irá se arrepender e ele permanecerá um bom tempo com sua família.

Compre na Amazon

Conclusão: Qual o Melhor Tablet Infantil?

Seguindo nossos critérios de avaliação, o Amazon Fire HD 10 é o melhor táblet infantil do mercado.

E agora que você já sabe como escolher o melhor tablet infantil para seu filho, que tal conhecer outras dicas de tecnologia , temos vários artigos para lhe manter informado e sempre atualizado.

Sempre que precisar comprar qualquer equipamento de tecnologia, conte conosco para lhe ajudar na melhor escolha.

Aquele abraço e até a próxima!

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

4 comentários em “Melhor Tablet Infantil: 3 Modelos para Crianças em 2020”

  1. Esse da sansung é um tablet que roda jogos sem travar? Posso baixar nele vários aplicativos e vídeos infantis que vai rodar legal?

    Responder
    • Olá Carla!
      Pode baixar sim, é um tablet barato mas que possui um bom custo benefício, vai rodar bem legal.
      Abraços e um excelente 2020 para você e sua família!

      Responder
    • Olá Beatriz!
      Para baixar aplicativos no tablet da Amazon, basta você acessar um aplicativo chamado “Appstore” (no ícone tem escrito APPS com a logo em formato de sorriso da amazon embaixo) e baixar os aplicativos que deseja por lá.
      Abraços!

      Responder
Deixe um comentário