Início / Softwares e Apps / Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas

Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas

Os melhores aplicativos organizadores de tarefas estão ganhando cada vez mais importância na vida das pessoas porque são essenciais para a organização do dia a dia no que diz respeito ao trabalho, vida pessoal e estudos.

Por mais que algumas pessoas ainda insistam em deixar tudo desorganizado e outras anotam as informações em papéis, a maioria já aderiu à tecnologia a favor da organização pessoal.

Hoje em dia já existem muitos aplicativos voltados para os dispositivos móveis e, eles são excelentes para estimular os usuários a terem uma rotina bem estabelecida de tarefas a serem cumpridas.

Existem apps voltados para o foco e concentração, enquanto que outros servem para a correta gestão do tempo e para arquivar informações importantes, anotar e acompanhar projetos.

Inclusive, muitos desses aplicativos possibilitam a sincronização com outros dispositivos, de modo que dá para acessar via tablet, computador e smartphone, por exemplo. Assim você não perde nenhuma informação importante.

Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas para 2022

Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas Pessoais
Remember The MilkRemember The MilkMelhor Aplicativo Organizador de Tarefas PessoalClique para Baixar
Google TarefasGoogle TarefasMelhor Aplicativo Organizador de Tarefas GerenciávelClique para Baixar
Microsoft To Do Microsoft To DoMelhor Aplicativo Organizador de Tarefas Pessoal para o Dia a DiaClique para Baixar
TickTickTickTickMelhor Aplicativo de Tarefas MultifuncionalClique para Baixar
EvernoteEvernoteMelhor Aplicativo Pessoal para Capturar e Organizar IdeiasClique para Baixar
Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas para Empresas
TrelloTrelloMelhor Aplicativo para Gerenciar Diversos ProjetosClique para Baixar
ClickUpClick UpAplicativo Mais Completo para Gerenciar Sua EmpresaClique para Baixar
NotionNotionMelhor Aplicativo Organizador de Tarefas para Pequenas EmpresasClique para Baixar
JiraJiraMelhor Aplicativo para Empresas de SoftwareClique para Baixar

O que são os aplicativos organizadores de tarefas?

Basicamente, os aplicativos organizadores de tarefas são programas voltados para smartphones que contribuem com o gerenciamento das atividades dos indivíduos.

Existem vários tipos, com focos diferentes, mas o objetivo de todos eles é tornar a rotina mais eficiente e otimizar o aproveitamento do tempo.

O funcionamento também varia, visto que muitos deles possuem listas e etiquetas, enquanto que outros contam com filtros, calendários, alertas e muitas outras funções que visam tornar a organização mais simples e ágil.

Um aspecto legal sobre esses organizadores é que existem recursos voltados para a gestão pessoal e empresarial. Muitos deles permitem o compartilhamento de tarefas com grupos de pessoas.

É possível encontrar ainda diversos aplicativos que integram agenda e calendário no seu sistema, o que torna a organização ainda mais eficiente.

Contudo, existem vários aplicativos organizadores de tarefas, então você precisa escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Então, continue lendo os próximos tópicos para conhecer melhor esse tema.

Como escolher o melhor aplicativo para a sua rotina

A escolha de um entre os melhores organizadores de tarefas não é tão simples quanto parece. Existem muitas questões que se deve observar para selecionar o modelo mais adequado para organizar a sua rotina.

Além disso, é preciso encontrar o aplicativo ideal, que combine muito bem com as suas necessidades de planejamento.

Então, veja a seguir o que observar nesses programas.

O aplicativo possui versão desktop ou web?

A integração entre os dispositivos eletrônicos é algo cada vez mais necessário e está presente quando se fala em aplicativos.

Então, para contar com a facilidade de utilizar o app em diferentes dispositivos, você deve selecionar um que tenha versões para web e desktop.

Isso facilita demais a organização das suas tarefas, visto que é possível consultar e lançar as informações em qualquer dispositivo. Além disso, a sincronização entre eles é automática.

A versão web é boa porque é possível utilizá-la no navegador, independentemente do dispositivo que você estiver usando.

Por outro lado, a versão desktop é muito mais prática, porque permite o uso do app de maneira mais simples e rápida pelo computador.

Geralmente os recursos disponíveis são bem completos, assim como acontece no caso do aplicativo.

Mas nunca se esqueça de verificar as versões que estão disponíveis para os dispositivos que você possui.

Disponibilidade do aplicativo e sistema operacional

Um ponto crucial para a escolha de um dos melhores organizadores de tarefas do momento é selecionar um que esteja disponível na plataforma de aplicativos do seu sistema operacional.

Isso porque, atualmente, a maioria está disponível tanto para Android quanto para iOS, na loja do Google Play e App Store.

Sendo assim, ao escolher um app, verifique se ele está disponível na loja do seu dispositivo. Além disso, dê uma olhada em quanta memória ele ocupa e, se você tem espaço suficiente.

Também verifique se o seu dispositivo é compatível com a versão mais atualizada da aplicação. Isso vai garantir o bom funcionamento de todos os recursos.

Aplicativos organizadores de tarefas que funcionam offline são interessantes

Por mais que atualmente a internet pareça estar em todos os lugares, algumas vezes ficamos sem conexão.

E quando isso acontece a maioria das pessoas fica perdida, sem saber o que fazer e sem conseguir recuperar os seus arquivos e informações importantes.

Visto isso, contar com um aplicativo que funciona sem a necessidade de internet pode salvar o seu dia e todo o seu planejamento.

Inclusive, você pode continuar fazendo atualizações mesmo sem internet que as informações sincronizam assim que a conexão é restabelecida.

Aplicativos colaborativos

Cada vez mais é comum ter projetos colaborativos, seja com membros da família ou com uma equipe de trabalho.

Nesse caso é possível utilizar uma série de recursos importantes, assim como o compartilhamento de arquivos e mensagens entre os membros.

Todos os membros do grupo com permissão podem fazer edições nos arquivos e nas listas, o que facilita bastante o trabalho colaborativo.

Integração com outros aplicativos facilitam o dia a dia

Dependendo do estilo da pessoa e das tarefas que ela executa, pode ser necessário ter vários aplicativos para conseguir satisfazer todas as necessidades.

Entretanto, ter que inserir dados e atualizar cada um deles separadamente é algo que pode ser bem chato e demorado.

Por isso, busque nos aplicativos aplicações que se integrem entre si, porque isso tende a facilitar bastante o seu dia a dia.

A sincronização de calendários e agendas entre eles é o principal porque assim você não se perde entre prazos e compromissos.

Recursos disponíveis

Como já foi dito, existem algumas diferenças entre os tipos e perfis de aplicativos organizadores de tarefas e, por isso, você precisa observar quais atendem melhor às suas demandas.

Para isso, verifique quais são os recursos extra disponíveis em cada caso e avalie quais são os mais necessários no seu caso. Veja a seguir quais são os principais:

  • Listas: possibilita uma melhor gestão das tarefas que estão por fazer e daquelas que já foram realizadas. Às vezes é possível configurar também subtarefas;
  • Notificações: o envio de lembretes ajuda bastante na organização e não te deixa esquecer de nenhum compromisso;
  • Web Clipper: é uma funcionalidade bem legal, por meio da qual é possível dar print em páginas e salvá-las na forma de tarefas e notas.

Esses são apenas alguns dos recursos que facilitam a organização no dia a dia. Mas fique de olho porque cada aplicativo tem um grande número deles.

Por isso, sempre avalie as suas necessidades antes de selecionar o aplicativo mais interessante.

Planos de Assinatura

A maior parte dos aplicativos organizadores de tarefas conta com dois tipos de plano: o gratuito, o premium e por vezes o freemium.

Enquanto os softwares gatuitos oferecem acesso ao aplicativo sem exigir pagamento, a versão paga (ou premium) oferece recursos mais avançados, que facilitam ainda mais a organização e a rotina de trabalho e estudos.

E por fim, a versão freemium geralmente te libera um acesso ao software, porém coloca alguns recursos como premiums, te incentivando a virar premium para ter acesso a eles.

Mas fique de olho porque os planos não são sempre iguais. Alguns apps possuem opções para equipes, empresas, plano pessoal e para negócios, por exemplo.

Sendo assim, sempre verifique aquele que tem melhor custo-benefício no caso do uso que pretende fazer.

Quais são os melhores aplicativos para você organizar suas tarefas?

Depois de conhecer quais são os principais requisitos para selecionar um entre os melhores aplicativos organizadores de tarefas do ano, agora chegou a hora de saber quais são eles.

Elaboramos uma lista com os principais recursos disponíveis atualmente. Então, veja a seguir quais são esses aplicativos e opte por aqueles que possuem os melhores recursos para as suas necessidades.

Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas Pessoais

Os aplicativos organizadores de tarefas pessoais são aqueles que possuem recursos como agenda e calendário e que vão te ajudar a se lembrar de todos os compromissos.

1. Remember The Milk

Melhor Aplicativo Organizador de Tarefas Pessoal

Remember The Milk

Remember The Milk

  • Tarefas recorrentes: Sim
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, iOS e Android)

Freemium

O Remember The Milk é um aplicativos organizador de tarefas pessoais, que auxilia muito no gerenciamento da rotina.

Ele está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android e também funciona na versão online por meio de computador.

Com ele você consegue gerenciar diversas tarefas simultâneas sem deixar nenhuma delas atrasar ou ficar por fazer.

Um ponto positivo da aplicação é que as suas informações ficam salvas no ambiente virtual. Por isso não tem risco de você perder nada mesmo que tenha problemas com o seu dispositivo móvel.

Para começar a acessar os recursos basta se cadastrar no Remember The Milk e então escolher um login e senha de acesso. Depois disso basta entrar quando precisar para editar as suas informações.

Ademais, essa é uma aplicação muito simples de usar, que apresenta uma interface simples, limpa e bastante intuitiva.

Por meio dos recursos é possível organizar facilmente todos os seus compromissos, inclusive separando as tarefas por dia ou por listas.

Em relação a possibilidades adicionais, esse app também consegue integrar informações diretamente das suas contas de e-mail, Twitter, Google Calendar e Google Maps para tornar a sua vida mais simples.

2. Google Tarefas

Melhor Aplicativo Organizador de Tarefas Gerenciável

Google Tarefas

Google Tarefas

  • Tarefas recorrentes: Sim
  • Ferramentas de colaboração: Não
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Web, iOS e Android)

Gratuito

O aplicativo de gerenciamento de tarefas do Google é um dos mais queridos e utilizados do ano, pois ele conta com uma gama enorme de recursos avançados.

É possível, por exemplo, criar objetivos diários incluindo prazos e descrições, assim como criar uma lista com tarefas rotineiras, o que facilita a organização e inclusão daquelas tarefas que costumam se repetir periodicamente.

Em alguns pontos esse aplicativo acaba perdendo para outros desta lista porque não tem alguns recursos.

Ainda assim, a integração com todos os recursos do Google, incluindo Agenda e Gmail é um ponto que coloca o app à frente.

Bastante intuitivo, esse app permite criar tarefas e adicionar informações sem complicação.

3. Microsoft To Do

Melhor Aplicativo Organizador de Tarefas Pessoal para o Dia a Dia

Microsoft To Do

Microsoft To Do

  • Tarefas recorrentes: Não
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Web, iOS e Android)

Gratuito

O “To Do” é o aplicativo de lembretes da Microsoft e é uma opção excelente para quem precisa integrar funcionalidades de agenda e, também, salvar ideias, por exemplo.

Com o recurso “Meu Dia” é possível acessar tudo o que ainda há para se fazer e, também é possível adicionar informações de progresso nas tarefas.

Criar listas, objetivos e carregar arquivos são algumas opções disponíveis nesse programa. E você pode fazer tudo isso também na versão para desktop, que facilita a organização.

4. TickTick

Melhor Aplicativo de Tarefas Multifuncional

TickTick

TickTick

  • Tarefas recorrentes: Sim
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, Web, iOS e Android)

Freemium

O TickTick é um dos melhores aplicativos organizadores de tarefas porque ele é bem diversificado.

Na plataforma é possível acessar uma série de listas de tarefas que se pode programar conforme os seus objetivos e necessidades.

Esses checklists temáticos te ajudam a organizar melhor a sua vida, seja no trabalho, nos estudos, ao praticar atividades físicas ou para se concentrar.

Além disso, para ajudar no foco e produtividade, o aplicativo tem um recurso relacionado à técnica pomodoro, que contabiliza o tempo de foco.

5. Evernote

Melhor Aplicativo Pessoal para Capturar e Organizar Ideias

Evernote

Evernote

  • Tarefas recorrentes: Não
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, Web, iOS e Android)

Freemium

O Evernote é um dos principais aplicativos gerenciadores de tarefas que auxilia na produtividade e organização de ideias.

Na aplicação é possível criar cadernos, blocos de anotações e pequenos lembretes de forma simples e intuitiva.

E uma característica bem legal desse app é a possibilidade de adicionar notas, imagens e capturas de tela e outros arquivos.

Etiquetas também são recursos que ajudam a localizar as notas e informações posteriormente. Além de ser extremamente versátil, esse aplicativo também se integra a aplicativos muito importantes como Gmail, Google Drive, Slack, Trello e Microsoft Teams, por exemplo.

Outro ponto interessante é a possibilidade de compartilhar as tarefas com a sua equipe.

Melhores Aplicativos Organizadores de Tarefas para Empresas

Empresas possuem uma demanda diferenciada para a organização de tarefas. Por isso, é preciso utilizar aplicativos que tenham recursos mais avançados e voltados para o ambiente institucional.

6. Trello

Melhor Aplicativo para Gerenciar Diversos Projetos

Trello

Trello

  • Tarefas recorrentes: Não
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, Web, iOS e Android)

Freemium

Essa é uma das melhores opções de aplicativos organizadores de tarefas de gerenciamento de projetos.

Um aspecto positivo dele é o aspecto simplificado e bastante visual. Isso facilita bastante a organização e a determinação do status das tarefas,

Graças aos recursos disponíveis é bem simples separar as tarefas por temas e assuntos, por meio dos quadros e colunas.

Além disso, há ainda os cartões onde é possível adicionar tarefas e prazos a cada uma delas.

Os recursos do Trello permitem o seu uso tanto em equipes quanto de maneira individual para planejamento de rotina, viagens, estudos, entre outros.

7. ClickUp

Aplicativo Mais Completo para Gerenciar Sua Empresa

ClickUp

Click Up

  • Tarefas recorrentes: Sim
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, Web, iOS e Android)

Freemium

O ClickUp é uma plataforma completa de gerenciamento de equipes, que tem recursos avançados e que facilitam bastante o dia a dia de quem precisa de organização.

No aplicativo há a opção do plano gratuito e do ilimitado. Obviamente é por meio do acesso pago que você pode ter um maior número de recursos disponíveis.

Nesse caso é possível criar planilhas integradas, inserir valores e fazer até cálculos de pagamento nos projetos.

8. Notion

Melhor Aplicativo Organizador de Tarefas para Pequenas Empresas

Notion

Notion

  • Tarefas recorrentes: Não
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, Web, iOS e Android)

Freemium

O Notion é mais um entre os melhores aplicativos organizadores de tarefas, que possui várias funções e tem boa eficiência com todas elas.

Apesar de ser bastante usada no gerenciamento de equipes, a plataforma conta com uma interface específica para uso pessoal.

Nesse caso, dá para criar e gerenciar listas de tarefas, calendário, fluxo de tarefas e várias outras funcionalidades fundamentais.

Além disso, é possível incluir arquivos de vários tipos, inclusive de mídia, bem como códigos de programação e páginas da internet.

9. Jira

Melhor Aplicativo para Empresas de Software

Jira

Jira

  • Tarefas recorrentes: Sim
  • Ferramentas de colaboração: Sim
  • Lembretes: Sim
  • Aplicativo: Sim (Desktop, Web, iOS e Android)

Freemium

O Jira é um aplicativo excelente porque permite o fácil gerenciamento de projetos bem segmentados por áreas.

Além disso, é possível selecionar o método mais adequado em cada caso, entre Scrum e Kanban. Isso sem falar na possibilidade de flexibilizar as opções de gerenciamento.

E para aumentar o nível de produtividade, o aplicativo mensura o tempo de execução das tarefas, além de criar relatórios e permitir a integração com outras aplicações.

Conclusão

Hoje em dia, mais do que nunca, é necessário fazer a correta gestão do tempo, controlando as tarefas por fazer.

Agora que você já conhece quais são os melhores aplicativos organizadores de tarefas do momento, está pronto para deixar a sua rotina mais eficiente e controlada.

Como uma recomendação adicional, veja também a nossa lista de aplicativos de compras!

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário