Início / Softwares e Apps / Melhores Aplicativos para Estudar

Melhores Aplicativos para Estudar

Os melhores aplicativos para estudar são aqueles que te ajudam a organizar as informações para melhor fixação do conteúdo.

Hoje em dia, a tecnologia está presente em tudo na vida das pessoas, mudando inclusive a maneira como os indivíduos estudam.

Então, se em alguns momentos a tecnologia atrapalha os seus estudos, ela também pode se transformar em uma grande aliada.

Seja para ter aulas, conseguir materiais interativos ou para obter métodos de organização dos seus estudos, os aplicativos são muito úteis para uma boa rotina de estudos.

Além disso, com esses apps você pode levar os estudos no bolso e acessar os conteúdos em qualquer lugar onde estiver, de maneira prática e rápida.

Isso te ajuda a aproveitar cada momento livre para estudar, o que é muito positivo.

Melhores Aplicativos para Estudar de 2022

TrelloTrelloMelhor Aplicativo para Organizar os EstudosClique para Baixar
DuolingoDuolingoMelhor Aplicativo para Estudar LínguasClique para Baixar
Fórmulas FreeFórmulas FreeMelhor Aplicativo para Estudar FórmulasClique para Baixar
TV EscolaTV EscolaAplicativo Liberado pelo Governo com Várias MatériasClique para Baixar
Me Salva!Me Salva!Melhor Aplicativo de Estudo para o EnemClique para Baixar
Redação Nota 1000Redação Nota 1000Melhor Aplicativo para Aprender RedaçãoClique para Baixar
DescomplicaDescomplicaO Mais Famoso Aplicativo de EstudosClique para Baixar
QuizUpQuizUpMelhor Aplicativo de Estudos com Perguntas e RespostasClique para Baixar
Estuda.comEstuda.comMelhor Aplicativo para Resolver ExercíciosClique para Baixar
AppProvaAppProvaAplicativo de Estudos que Permite Visualizar Questões e Provas de Vestibulares PassadosClique para Baixar

Os melhores aplicativos para estudar te ajudam a otimizar os processos

Não há dúvidas de que a era tecnológica trouxe avanços enormes para as pessoas que estudam, sendo que isso vale para quem estuda sozinho ou para quem frequenta alguma escola.

Além dos livros e apostilas tradicionais, agora é possível ter acesso a muitos outros métodos de estudo, que são bem mais interativos e práticos.

O que se chama de recursos digitais didáticos é algo excelente para as pessoas que precisam otimizar os estudos.

Uma entre as vantagens desses métodos é a possibilidade de obter conhecimento de uma forma mais atrativa, sem que o conteúdo se torne maçante. Com isso, é possível até mesmo melhorar o foco e a atenção.

Independentemente dos objetivos dos estudos, é possível encontrar muitas informações interessantes no meio virtual.

Seja para a complementação dos conteúdos já vistos em sala de aula ou para buscar novos conteúdos, os meios virtuais contribuem positivamente.

No entanto, usar esses aplicativos para estudar só trará resultados se você souber como fazer isso de maneira organizada e se tiver foco.

Afinal de contas, os dispositivos eletrônicos que prometem te ajudar são os mesmos que podem facilmente te distrair a qualquer momento.

Como otimizar e organizar os seus estudos

Não há dúvidas de que os melhores aplicativos para estudar te dão a oportunidade de obter recursos essenciais, que tornam os estudos muito mais produtivos.

Mas se você não souber se organizar da maneira adequada, não será capaz de usufruir ao máximo desses recursos tão interessantes.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de estudos bem interessantes que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

  • Tenha um planejamento da sua rotina: para isso, procure listar os seus compromissos do dia, reservando um tempo para cada um, deixando estabelecido qual é o momento de estudar;
  • Crie um cronograma: separe os seus estudos por temas e matérias, levando em consideração as que você mais se identifica e as que têm mais dificuldades;
  • Estabeleça um grau de prioridade para as tarefas: é muito importante identificar a prioridade das tarefas, deixando claro quais delas são urgentes, importantes, e aquelas que podem esperar um pouco ou não são obrigatórias;
  • Estabeleça metas e prazos: isso é essencial, assim como ter pequenos objetivos a alcançar diariamente. Mas lembre-se de que é primordial focar em um deles de cada vez;
  • Comprometimento: comprometa-se com os seus estudos, sendo responsável e cumprindo com as tarefas que você se comprometeu a realizar, fazendo isso dentro do prazo estipulado.

Colocando essas dicas em prática você conseguirá ter uma rotina de estudos muito mais eficiente e proveitosa.

Quais são os melhores aplicativos para estudar atualmente?

Hoje em dia a sociedade vive um momento em que os celulares e tablets possuem um papel fundamental na vida das pessoas.

Sendo assim, a cada dia surgem novos aplicativos para estudos, sendo muitos deles realmente excelentes.

Então, tentaremos aqui falar sobre os melhores aplicativos para estudar, levando em conta os diferentes níveis e áreas do conhecimento.

1. Trello

Melhor Aplicativo para Organizar os Estudos

Trello

Trello

  • O Trello é um dos melhores aplicativos para a organização dos estudos que você pode encontrar atualmente.

Verificar Disponibilidade

Com ele é possível acessar o calendário e, dessa forma, organizar adequadamente todas as suas tarefas com base no prazo que tem para realizar cada uma delas.

Adicionar o calendário é simples, basta para isso ir até a opção de Power-ups e selecionar o calendário.

Depois basta criar as suas tarefas e organizar elas com base em listas ou em uma escala de importância e urgência.

Além disso, você pode incluir cartões, nomeando cada um deles e colocando observações, arquivos e separando tudo com etiquetas coloridas.

E para o caso de tarefas em grupo, é possível adicionar pessoas e atribuir atividades individualmente, o que facilita bastante a organização e distribuição.

2. Duolingo

Melhor Aplicativo para Estudar Línguas

Duolingo

Duolingo

  • Se você precisa estudar idiomas, o Duolingo é o melhor aplicativo que você pode escolher. Com apenas alguns minutos de dedicação por dia é possível avançar bastante nos conhecimentos de outros idiomas.

Verificar Disponibilidade

Este app é conhecido por proporcionar aos usuários as informações de maneira lúdica e diferenciada, fazendo com que as pessoas aprendam brincando.

A forma de ensino se baseia principalmente em métodos de tradução. Apesar de muitos professores não serem a favor disso, vale a pena tentar aprender dessa maneira.

3. Fórmulas Free

Melhor Aplicativo para Estudar Fórmulas

Fórmulas Free

Fórmulas Free

  • O Fórmulas Free é um app bastante interessante, que tem o intuito de deixar a vida de estudantes de diferentes níveis bem mais simples.

Verificar Disponibilidade

Isso porque ele traz fórmulas de conversão de unidades, além de integrais, derivadas, equações, geometria analítica, trigonometria, álgebra e geometria.

Além disso, você ainda consegue compartilhar as fórmulas utilizadas junto com os seus amigos, seja pelas redes sociais ou por e-mail.

Além disso, você pode deixar as fórmulas que você mais usa na sua pasta de favoritos, facilitando bastante o uso das mesmas no seu dia a dia.

Inclusive, o aplicativo está disponível em diferentes idiomas possibilitando até mesmo que alunos de nacionalidades diferentes estudem juntos, usando seus celulares e tablets.

Obviamente, para aprender mais facilmente como utilizar essas fórmulas, você deve compreender de onde elas vêm e saber como aplicar cada uma delas no momento certo.

4. TV Escola

Aplicativo Liberado pelo Governo com Várias Matérias

TV Escola

TV Escola

  • Para quem busca por uma opção de aplicativo gratuito para estudar, o TV Escola é uma excelente opção.

Verificar Disponibilidade

Disponível para iOS e Android, ele oferece conteúdos como programas educativos e transmissões ao vivo.

Um dos conteúdos é o Hora do Enem, onde é possível obter dicas de estudos bem bacanas, além de vídeos em que os professores resolvem questões de vestibular.

O aplicativo é um dos serviços que o Ministério da Educação disponibiliza aos alunos para que eles tenham apoio para os seus estudos no dia a dia. Inclusive há muitas dicas interessantes para quem presta o Enem.

5. Me Salva!

Melhor Aplicativo de Estudo para o Enem

Me Salva!

Me Salva!

  • O Me Salva! é uma das melhores plataformas de estudo online com foco no Enem e vestibulares em geral.

Verificar Disponibilidade

No aplicativo o estudante encontra uma compilação com mais de 12 mil exercícios, além de simulados e centenas de aulas com os conteúdos que caem na prova.

Vale salientar que o aplicativo tem uma versão gratuita, que é relativamente simples e dá acesso a apenas alguns dos conteúdos e funcionalidades.

Mas pagando uma pequena taxa mensal é possível ter acesso ao conteúdo completo e, inclusive, deixar as aulas salvas para assistir offline onde você quiser.

O método de ensino é um dos maiores diferenciais deste app para estudo. Isso porque com ele a lousa e o giz tradicionais dão lugar a aulas mais dinâmicas e interativas, com conteúdos coloridos e distribuídos de maneira bem mais interessante.

6. Redação Nota 1000

Melhor Aplicativo para Aprender Redação

Redação Nota 1000

Redação Nota 1000

  • Para quem vai prestar vestibulares tradicionais ou fazer a prova do Enem, a nota da redação tem uma importância crucial, tendo um peso considerável no resultado final.

Verificar Disponibilidade

No entanto, a maioria dos estudantes tem bastante dificuldades em realizar essa prova que exige muitos conhecimentos gerais e um pouco de técnica.

Sendo assim, para vencer o desafio da temida redação, é preciso encontrar alternativas que sejam capazes de te auxiliar a ver esse conteúdo de maneira mais interessante.

Diante disso, o Redação Nota 1000 pode te auxiliar muito, uma vez que é possível aprender a escrever a redação e depois fazer o envio da prova para os professores por meio do aplicativo.

Algum tempo depois o professor devolve a atividade com uma nota e os comentários cabíveis para a sua prova.

Assim você pode avaliar como está indo nesse tipo de atividade e verificar quais são os pontos que exigem mais cuidado e melhorias.

Com essas possibilidades e funcionalidades, este é um dos melhores aplicativos para se estudar redação, sobretudo quando não se tem acesso direto a professores dessa matéria.

7. Descomplica

O Mais Famoso Aplicativo de Estudos

Descomplica

Descomplica

  • O Descomplica foi um dos pioneiros em ensino online para vestibulares no país, e ainda hoje continua sendo um dos melhores cursinhos virtuais.

Verificar Disponibilidade

Por meio deste aplicativo, é possível acessar as aulas ao vivo e gravadas de todas as disciplinas, sobre os temas que caem nos vestibulares tradicionais e Enem.

Além de abranger as disciplinas, o aplicativo traz ainda milhares de exercícios, serviço de monitoria e simulados para você treinar.

Além disso, os usuários conseguem enviar suas redações para a correção e baixar aulas para assistir offline posteriormente.

Tudo isso pagando muito pouco por mês. E o Descomplica ainda tem acordo com algumas empresas, de modo que alguns clientes podem conseguir descontos ou até acesso gratuito à plataforma.

8. QuizUp

Melhor Aplicativo de Estudos com Perguntas e Respostas

QuizUp

QuizUp

  • Se você é estudante, deve saber que o estudo ativo é a melhor maneira de se aprender. Por isso o QuizUp é um dos melhores aplicativos para estudar e fixar os conhecimentos em diferentes áreas.

Verificar Disponibilidade

Em formato de perguntas e respostas, o aplicativo te ajuda a solucionar problemas, separando as matérias em tópicos de maneira organizada.

Basta escolher as matérias e temas que você precisa treinar e começar a testar os seus conhecimentos de maneira eficiente e muito divertida com este aplicativo super legal.

Até mesmo depois de longos períodos de estudos você pode usar este aplicativo para testar os seus conhecimentos e fixar as informações.

9. Estuda.com

Melhor Aplicativo para Resolver Exercícios

Estuda.com

Estuda.com

  • O aplicativo Estuda.com é um dos melhores aplicativos para estudar.

Verificar Disponibilidade

Não é à toa que ele já conquistou mais de 3 milhões de estudantes com seu banco de dados com mais de 130 mil questões e uma interface voltada para o aprendizado por resolução de exercícios.

Portanto, independentemente de você estar estudando para vestibulares tradicionais ou para o Enem, esta é uma plataforma que pode te ajudar a alcançar excelentes resultados.

O app ainda te permite elaborar um plano de estudo adaptativo, na qual é possível visualizar as questões nas quais você deve focar os seus estudos para melhorar cada vez mais.

Você pode ainda ter uma ideia clara de quantas questões diárias deve fazer em cada matéria, e a quantidade de horas que deve se dedicar a cada assunto para obter bons resultados.

Assim como a maioria dos aplicativos para estudar, este também possui uma versão gratuita, que dá acesso a algumas funcionalidades.

No entanto, para ter acesso ao conteúdo completo você precisa assinar o plano mensal. Com essa opção, é possível visualizar o banco de exercícios, além de estatísticas, desempenho do aluno, resumos e videoaulas completas.

10. AppProva

Aplicativo de Estudos que Permite Visualizar Questões e Provas de Vestibulares Passados

AppProva

AppProva

  • Disponível para iOS e Android, o app dá acesso a muitas provas, simulados e vestibulares passados.

Verificar Disponibilidade

Assim, você pode simular as provas de muitas instituições nacionais reconhecidas, tendo acesso a questões de todos os principais conteúdos cobrados.

E para quem se prepara para os vestibulares, o tempo é crucial. Sendo assim, o aplicativo dá a opção de cronometrar, para ver se você está ágil o suficiente

Os gabaritos de todas as provas também ficam disponíveis, de modo que você possa ver o que erra e o que acerta e, assim, trabalhar os conteúdos em que tem mais dificuldade.

Conclusão

Com tantas tecnologias disponíveis e evoluções, a maneira de estudar está diferente nos dias atuais.

Dessa forma, os melhores aplicativos para estudar podem te ajudar a fixar melhor os conteúdos e obter resultados mais efetivos.

Muitos deles são voltados para o Enem e os Vestibulares, enquanto que há outros com foco na produtividade e organização.

O importante é saber aliar os melhores aplicativos para estudar, aproveitando o que cada um deles tem de melhor para oferecer.

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário