Equipamentos para Youtuber: Como Entrar de Cabeça nesse Negócio?

Última atualização: . Preços e disponibilidade dos produtos sujeitos a alterações.

Se a 10 anos atrás alguém falasse para você que poderia ser capaz de produzir vídeos de alta qualidade e com conteúdo sem sair de casa, postar esses vídeos em um tal de “Youtube”, ficar famoso e ganhar a vida com isso você certamente chamaria essa pessoa de louca não é mesmo?

Mas já está mais que claro para todos nós que a realidade hoje em dia é bem diferente e isso é uma realidade para muitos. O sonho de ser um youtuber hoje em dia não é mais algo tão longe e difícil de ser alcançado. E esse é justamente o foco desse nosso guia rápido, aonde falaremos dos melhores equipamentos para começar e ser um youtuber de sucesso.

Profissão Youtuber: O Que isso Quer Dizer?

Um Youtuber é aquela pessoa que possui um canal na plataforma do Youtube, seja produzindo vídeos didáticos, gameplays de jogos, divulgação de notícias, vlogs, tutoriais sobre algum serviço ou produto, stand up, apenas produzindo conteúdo engraçado para seus inscritos ou qualquer outra ideia que você tenha em mente.

O Youtube é uma plataforma muito grande e que vem com o intuito de se criar canais onde se postam vídeos. E esses vídeos são produzidos pelos tais Youtubers.

Temos todo tipo de conteúdo no Youtube hoje em dia e cada vez mais pessoas criam seus canais para publicar seus vídeos por lá. Isso está virando uma tendencia tão grande que surgiu recentemente até um projeto de lei aqui no Brasil para regulamentar esses profissionais. Caso queira saber mais sobre isso, confira esse artigo.

Um Youtuber tem como função a de estruturar seus vídeos, fazer a preparação da gravação, gravar, editar e divulgar os seus vídeos nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma, além de claro, todas as demais etapas minuciosas dentro desse serviço.

Como Ganhar Dinheiro no Youtube? Quanto Ganha um Youtuber?

Essas são perguntas frequentes e vamos tentar esclarecer elas da forma mais direta e simples possível. A monetização ou pagamento do Youtube funciona seguindo a regra de CPM (custo por mil) que é muito utilizada em banners em sites e propagandas que você encontra em todo lugar na internet.

O CPM do Youtube funciona mais ou menos da seguinte forma: A cada 1000 visualizações, a plataforma paga algo variando entre 0,25 e 4,50 dólares, o que dá algo em torno de 90 centavos a 16 reais aqui no Brasil fazendo a conversão direta.

Portanto, para um Youtuber conseguir um bom faturamento durante o mês, ele tem que conseguir produzir uma boa quantia de vídeos mensais e divulgar eles de forma a alcançar um bom número de visualizações. Além dessa quantia de dinheiro, um Youtuber ainda pode conseguir uma “graninha extra” fazendo uso de alguns recursos como anúncios e patrocínios, como você pode conferir clicando aqui.

Caso esteja curioso quanto a quantia que um Youtuber famoso ganha, entre nesse site e coloque o nome do canal do Youtuber. O site lhe dará uma série de estatísticas baseadas no tamanho do canal, quantidade de inscritos, alcance e até o salário “estimado” que ele deve ganhar.

Dito isso, vamos ao que realmente interessa.

Como Ser um Youtuber? Por Onde Começar?

Se você está decidido a entrar com tudo nesse ramo, o ideal é fazer uma pesquisa de nicho e avaliar que tipo de vídeos você quer produzir, que público você quer atingir e que tipo de conteúdo quer trazer para o seus inscritos.

Após ter essa “base” bem definida e solidificada, está na hora de realmente partir e criar seu canal no youtube (caso não saiba como fazer um canal no youtube, confira esse simples tutorial), fazer sua própria programação e aí usar a imaginação e a criatividade para cativar seus inscritos e crescer o seu canal cada vez mais.

Mas claro, para fazer os vídeos, ser um diferencial no meio de tantos canais e ainda editar os vídeos com qualidade, são necessários alguns equipamentos para youtuber, como câmeras e muitas outas coisas, que vamos falar mais adiante.

Melhores Equipamentos para Gravar seus Vídeos

E como de costume aqui no site, trazemos mais um de nossos guias rápidos tentando te ajudar da melhor forma possível a fazer o investimento certo e a comprar o melhor produto para você. Como você já viu pelo título, o foco desse nosso artigo é indicar os melhores equipamentos para gravar vídeos no youtube e você pode conferir eles abaixo.

Câmera

É como diz aquela frase “uma imagem vale mais que mil palavras” não é mesmo? E proporcionar uma boa qualidade de imagem e de edição é uma das melhores formas de conseguir visualizações nos seus vídeos. É sem dúvida o item mais importante da nossa lista e o mais recomendado é investir em modelos versáteis e que consigam se adaptar a diferentes tipos, ângulos e ambientes para gravação dos seus vídeos.

E dentro das categorias das câmeras podemos fazer duas subdivisões que podem auxiliar um pouco na sua escolha, dependendo do tipo de vídeos que você queira produzir.

Webcams: As Melhores para Streamers

A nossa primeira subcategoria são as webcams, que são mais voltadas para o público que busca gravar seus vídeos em locais fixos como a sua mesa ou bancada por exemplo. Outro ponto em que as webcams se saem bem também são na parte de streaming, sendo boas câmeras para fazer streams em plataformas como Twitch e Youtube Gaming. Caso queira saber mais sobre as webcams, temos um artigo dedicado só para elas bem aqui.

Câmeras de Ação: Ideais para Vlogs

E nossa outra ramificação é mais voltada para os Youtubers que acabam fazendo Vlogs e filmagens em diferentes ambientes, pois são mais versáteis e ainda permitem gravar em ambientes mais “extremos” por assim dizer como embaixo d’agua ou praticando esportes e coisas do tipo.

Estabilizadores

E os estabilizadores são o “complemento ideal” para gravar os seus vlogs e vídeos pois além de evitarem as famosas “tremidas” na câmera, ainda são um acessório muito bom para gravar vídeos em movimento com facilidade e qualidade.

Tripés

Falar de câmeras e estabilizadores sem citar os tripés seria algo inaceitável haha. E portanto esses equipamentos marcam presença por aqui também, sendo bons aliados na hora de gravar vídeos com melhor estabilidade e ainda proporcionar a gravação de takes diferentes nos mais variados terrenos com facilidade.

 

Microfones

E outro grande aliado na gravação de vídeos que não poderia faltar na nossa lista são os famosos microfones. Já temos um artigo dedicado só para esses aparelhos, aonde damos dicas de como escolher o modelo ideal para você além de apresentar outras recomendações, como você pode conferir clicando aqui.

Iluminação

Ninguém merece assistir aqueles vídeos com quase nenhuma ou má iluminação aonde você tem que forçar os olhos para conseguir tentar identificar o que está vendo não é mesmo? E é por isso que investir em uma iluminação adicional para o seu ambiente de trabalho é uma boa.

Além de produzir uma melhor qualidade de imagem, são um complemento para a luz ambiente que entra no cômodo aonde você está gravando seus vídeos. Selecionamos alguns modelos que possuem um bom custo benefício, confere aí.

Melhores Notebooks para Edição de Vídeo

E aqui vão nossas recomendações de equipamentos para fazer edições de vídeo e imagem. Como são processos pesados e que exigem muito do seu processador e placa de vídeo, o ideal é comprar logo de cara um equipamento mais robusto e de qualidade, para não se arrepender de um mau investimento depois.

Equipamentos para Streaming

Em breve lançaremos um artigo recomendando os Melhores Equipamentos para Streaming também, portanto fique de olho em nossas redes sociais e continue acompanhando o blog.

Agora é com Você!

Comprando os equipamentos certos e que não vão te deixar na mão, o resto é com você: faça um cronograma de vídeos (e cumpra ele sempre que possível), e crie conteúdo novo e de qualidade que as visualizações vem naturalmente e lembre-se de divulgar seus vídeos nas redes sociais. Não deixe de comentar aqui no blog se esse artigo foi útil para você e de nos dar sugestões do que quer ver por aqui.

Boas gravações, edições e um bom trabalho para você, meu caro Padawan no mundo dos Youtubers famosos.

Aquele abraço e até a próxima!

Facebook
Google+
Twitter
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário