Procurando as melhores mesas digitalizadoras para desenhar, trabalhar com design, ou modelagem?
Listamos as melhores mesas e avaliamos as marcas mais conhecidas como Wacom, Huion e XP-Pen.
Melhores Mesas Digitalizadoras de 2024
Melhor Mesa Digitalizadora Profissional
Mesa Digitalizadora Top de Linha mais Acessível
Melhor Mesa Digitalizadora para Artistas e Designers
Melhor Mesa Digitalizadora Sem Fio
Melhor Mesa Digitalizadora Intermediária
Mesa Digitalizadora Compacta e Fácil de Usar
Mesa Digitalizadora Acessível para Dar Aulas Online
Por que comprar uma mesa digitalizador?
Nesses últimos anos, as mesas digitalizadoras tem marcado cada vez mais presença na vida de designers gráficos e artistas em geral pelo modo como revolucionaram a criação de artes digitais e vetorizadas, de modo que um futuro em que esses artistas não vivam mais sem esses dispositivos está cada vez mais próximo.
Agora vamos te ensinar tudo para que você possa escolher a melhor mesa digitalizadora para suas necessidades.
Mas apesar das diferenças entre esses aparelhos serem aparentemente sutis, podem causar certa confusão se não forem interpretadas corretamente.
Essa é a nossa a motivação e por isso, elaboramos um guia de compras de mesas digitalizadoras, explicando as especificações e recomendando os melhores modelos seguindo nossos critérios. Confira isso tudo a seguir.
O Que é uma Mesa Digitalizadora e Pra que Serve?
De maneira direta e simples, uma mesa digitalizadora é uma “folha digital” que é conectada ao seu computador na qual você desenha, faz suas artes e anotações sobre ela usando uma caneta específica que varia de modelo para modelo.
A arte feita por você na mesa digitalizadora não aparece nela, mas sim na tela do seu computador e tudo isso é salvo diretamente no seu dispositivo em forma de arquivo.
- Dependendo do seu uso, um dos Melhores Tablets pode ser uma boa alternativa.
- Para melhor experiência e precisão com as cores, opte por um dos Melhores Monitor 4K.
- Um bom notebook pode fazer toda a diferença nos seus trabalhos.
Temos diferentes modelos e funcionalidades nas mesas digitalizadoras hoje em dia, sendo que algumas suportam até mesmo toques dos dedos, mas a grande maioria reconhece apenas a caneta que acompanha a mesa.
A utilidade desses dispositivos é quase ilimitada, podendo servir para facilitar muitas tarefas, como: design de interfaces, editar fotos, desenhos de logotipos e artes digitais de todo tipo.
É claro que essas tarefas também podem ser executadas utilizando o seu próprio mouse, mas esses aparelhos surgiram com o intuito de facilitar essas tarefas e agilizar a vida do usuário, aumentando a eficiência de maneira geral.
Guia de Compra: O Que Considerar na Hora de Escolher a sua Mesa Digitalizadora
É claro que assim como muitos produtos de tecnologia, as especificações deles podem por vezes confundir os usuários na hora da compra e é pensando nisso que pegamos os principais fatores que influenciam na escolha e compra do modelo certo,
Tentamos simplificar tudo ao máximo para que esses detalhes fiquem mais fáceis de entender, como você pode acompanhar abaixo:
Tamanho e Resolução
O tamanho é o fator mais “visível” dentre todos citados aqui e mesmo que pareça simples, é sempre bom considerar qual o uso que você dará a sua mesa digitalizadora antes de sair comprando o primeiro modelo que aparecer.
Nesse quesito, o ideal é parar pra pensar antes de tudo qual o nível de detalhamento que você dará aos seus desenhos, pois isso influencirá no tamanho (que é medido em polegadas) que mais lhe agradará.
- Pequeno: Mesas digitalizadoras consideradas pequenas variam de 4 a 5 polegadas e além de ocuparem menos espaço, são também mais baratas.
- Grandes: Já para as mesas grandes, indicamos para artistas que trabalham com desenhos complexos e detalhados, de forma que uma tela maior, de 6 a 8 polegadas atenda melhor as suas necessidades.
A resolução desses aparelhos é medida em LPI (ou linhas por polegadas) e quanto maior o valor, mais precisa é a mesa. Recomendamos que prefira equipamentos com valores maiores que 2048 LPI.
Conectividade
Apesar de ser um tópico aparentemente irrelevante, é sempre bom lembrar e garantir que os seus dispositivos vão conseguir se conectar entre si sem maiores problemas.
Em geral, as mesas digitalizadoras se conectam aos seus dispositivos via USB 3.0, mas já temos modelos mais novos (e absurdamente caros) que se conectam utilizando conexão USB-C.
Controles
Quanto aos controles, isso vai variar com de modelo para modelo e o que mais se adequar ao seu gosto será a melhor opção para você.
As diferenças vistas aqui estão na posição de tais botões, pois enquanto algumas mesas digitalizadoras apresentam seus botões nas bordas ou laterais outras trazem eles na própria caneta que acompanha o dispositivo, o que pode economizar um tempo considerável além de facilitar o uso pois os botões são mais acessíveis.
Níveis de Pressão
E é aqui que temos um ponto importantíssimo na hora de escolher a sua mesa digitalizadora. O nível de pressão desses aparelhos indica a intensidade que o aparelho consegue ler e reproduzir os diferentes tipos de traços feitos por você.
Ficou um pouco complicado ainda? Então pensa assim, quando você pressiona com mais força a caneta na superfície da mesa digitalizadora, assim como no papel, você vai criar um traço mais forte e grosso, enquanto que quanto mais fraco você pressionar, mais fino sai o traço.
Portanto, quanto maior esse valor, maior é a gama (ou variação) da intensidade dos traços.
Acessórios
A caneta que mencionamos antes possui um nome mais técnico e é chamada de Caneta Stylus e normalmente é o principal acessório que acompanha as mesas digitalizadoras. As variações nesse quesito estão no tamanho, espessura e conforto da caneta.
Busque canetas que se adequem melhor ao formato da sua mão, pois isso certamente aumentará sua produtividade além de poupar dores nas mãos após longas horas de trabalho.
Como Escolhemos as Melhores Mesas Digitalizadoras?
Seguindo nossos próprios critérios citados acima, fazemos uma busca das melhores mesas digitalizadoras disponíveis no mercado brasileiro e a partir daí, filtramos elas com base em disponibilidade, qualidade e desempenho da mesma perante nossas pesquisas.
Após escolhidos os modelos, definimos para qual tipo de necessidade ela se encaixa e com isso escolhemos a descrição adequada para cada modelo.
Ranking: Qual a Melhor Mesa Digitalizadora?
Se tratando de mesas digitalizadoras, a Wacom domina o mercado de longe, projetando e disponibilizando desde mesas digitalizadoras mais simples para iniciantes até mesas de mais de 20 mil reais para profissionais, mas outras marcas tem aparecido cada vez mais, como a Huion e a XP-Pen, oferecendo produtos interessantes a preços bem chamativos.
1. Wacom Cintiq 16
Melhor Mesa Digitalizadora Profissional
- Área útil de desenho: 15,2 x 9,5 cm
- Resolução: 1920 x 1080
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: HDMI, USB 2.0 e Micro USB
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior e MAC OS X 10 ou posterior
A Wacom Cintiq 16 começa o ranking como a Melhor Mesa Digitalizadora Profissional que você pode escolher.
Com 16,7 milhões de cores, tela slim de 15,6 polegadas antirreflexo e com 72% NTSC, essa mesa digitalizadora é ideal para desenho digital de alta qualidade.
Afinal, você pode criar direto na tela com a caneta compatível. Tudo com resolução Full HD e com possibilidade de conexão 3 em 1 para ligar o dispositivo em PC e outros eletrônicos.
Esse produto é ideal para softwares como Illustrator, Photoshop, Painter, Draw, Paint Tool SAI, ArtRage, Krita, Artweaver, entre outros.
O display tem 8.192 níveis de sensibilidade, baixa força de ativação e reconhece até os traços mais leves e finos da caneta.
É preciso, reagindo até à inclinação da mão, imediatamente. Essa performance é possível graças a tecnologia REM, de Ressonância Eletromagnética.
Vale saber que a caneta Wacom Pro Pen 2, disponível com a Wacom Cintiq 16 conta com botões laterais programáveis para atalhos e acesso imediato às suas configurações.
Prós | Contras |
Boas opções de conexão | Preço muito elevado |
Boa compatibilidade | |
Área ativa grande e versátil | |
Caneta de alta precisão e sensibilidade | |
Botões programáveis |
2. XP-PEN Artist 15.6 Pro
Mesa Digitalizadora Top de Linha mais Acessível
- Área útil de desenho: 34,41 x 19,35 cm
- Resolução: 1920 x 1080
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: HDMI e USB 2.0
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior e MAC OS X 10 ou posterior
Já a XP-PEN Artist 15.6 Pro é a Mesa Digitalizadora Top de Linha mais Acessível, com vasta compatibilidade de softwares. Entre eles, Photoshop, Painter, Illustrator e Clip Studio.
Ela conta com a interface conhecida como “Roda Vermelha”, que facilita o fluxo de trabalho e o controle para configurar zoom e rolar a tela.
Ao todo, ela oferece oito teclas de atalho que são personalizáveis, para facilitar seu trabalho e dia a dia.
A tela tem 15,6 polegadas, com níveis para inclinar de até 60 graus, 200 RPS, ângulo de visão de 178 graus e gama de cores de 88% NTSC e 120% sRGB.
O dispositivo é fino, com apenas 11 mm de espessura. Ele já vem com caneta, pontas de substituição, suporte portátil, pano de limpeza, luva de desenho e cabo de extensão. Ou seja, é completo, é configurar e usar!
Ainda é possível adquirir outros acessórios separadamente, como película protetora para reduzir o brilho e suporte para a caneta.
Prós | Contras |
Boa conectividade | Preço mais elevado |
Compatibilidade com principais softwares e sistemas | É um pouco mais pesada |
Botões programáveis | |
Círculo de controle | |
Caneta de alta precisão |
3. Wacom Intuos Pro L
Melhor Mesa Digitalizadora para Artistas e Designers
- Área útil de desenho: 31,1 x 21,6 cm
- Resolução: 3840 x 2160
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: USB 2.0 e Bluetooth
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior e MAC OS X 10 ou posterior
Agora, a Wacom Intuos Pro L é a Melhor Mesa Digitalizadora para Artistas e Designers, especialmente por ter larga área de útil de desenho.
Sua navegação é facilitada, já que por ser touch, você pode dar zoom e rolar a tela apenas com as pontas dos dedos, sem esforço.
Ela é uma mesa digitalizadora fina, compacta e leve, tendo somente 1,3 kg. Com isso, fica mais fácil você utilizá-la em qualquer lugar e levá-la na bolsa ou mochila.
É possível configurar a área de trabalho e controles do dispositivo através de oito botões personalizáveis existentes no aparelho.
Esse modelo também vem com a caneta Wacom Pro Pen 2, com 8192 níveis de sensibilidade, resposta imediata ao movimento da mão e alta precisão (até 4x superior a versões anteriores).
Por ser feita de materiais premium, como alumínio anodizado e resina de fibra de vidro, essa mesa digitalizadora é bem resistente.
Vale saber também que ela tem Bluetooth integrado e é compatível com Windows e MAC.
Prós | Contras |
Tem Bluetooth | Preço mais elevado |
Boa compatibilidade | |
Caneta de alta precisão | |
Tela sensível ao toque facilita ações de zoom e o uso geral | |
Feita com material premium |
4. XP-PEN Deco 01 V2
Melhor Mesa Digitalizadora Custo Benefício
- Área útil de desenho: 25,4 x 15,8 cm
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: USB 2.0
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior, MAC OS X 10 ou posterior, Android 6.0 e superior e Chrome OS 88
Entrando nas boas opções com preço mais acessível, a XP-PEN Deco 01 V2 é a Melhor Mesa Digitalizadora Custo Benefício que você pode escolher.
Afinal, ela tem bons recursos e não pesa tanto no bolso. Para começar, sua caneta tem 8192 níveis de sensibilidade de pressão, tendo respostas imediatas e precisas, reconhecendo até a inclinação da mão e os movimentos mais leves.
Ela também conta com função de inclinação em 60 graus, permitindo mais conforto no uso da tela.
O display conta com oito botões personalizáveis para configuração, além de ter Stylus sensível sem bateria e suporte para diferentes plataformas, como Windows, MAC, Chrome e Android.
É bom saber que ela é bem leve, somente 590 g, assim como é fina, tendo apenas 8 mm de espessura. Então, é fácil de transportar e usar na mesa de trabalho. Não ocupa muito espaço.
O modelo vem com caneta passiva e suporte, cabo USB, pontas de reposição, filme protetor, adaptador de USB para USB-C ou Micro USB e luva de desenho.
Prós | Contras |
Grande compatibilidade com softwares e sistemas operacionais | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Bom custo-benefício | |
Vastas opções de conexão, pois tem adaptador | |
Caneta de alta precisão | |
Botões programáveis |
5. Wacom Intuos M
Melhor Mesa Digitalizadora Sem Fio
- Área útil de desenho: 21 x 13,4 cm
- Níveis de pressão: 4096 níveis
- Conectividade: USB 2.0 e Bluetooth
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior, MAC OS X 10 ou posterior, Android 6.0 e superior e Chrome OS 88
Em quinto lugar, a Wacom Intuos M é um modelo fino, compacto e projetado para quem quer dar asas à criatividade.
Essa mesa digitalizadora é compatível com os principais softwares gráficos como PaintPro, AfterShot Pro e Painter. Inclusive, normalmente, é adquirida com pacotes e licenças de teste para esses programas.
Por ter conexão Bluetooth ela é fácil de conectar com outros dispositivos, dando mais liberdade de uso.
Como ela pesa apenas 411 g e tem 8,8 mm de espessura, levá-la na bolsa ou mochila também não será um problema.
Embora tenha bom custo-benefício, ela é bem versátil e conta com caneta precisa. A caneta não tem bateria e conta com 7 mm de altura de leitura.
Ela tem 4.096 níveis de sensibilidade, permitindo que você desenhe sem exercer força, com maior linearidade, calibração, equilíbrio de peso e reconhecimento dos movimentos.
Saiba ainda que o display tem reconhecimento de 100 linhas por mm da caneta, tendo ótima reprodução do desenho.
Prós | Contras |
Grande compatibilidade com softwares e sistemas operacionais | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Tem Bluetooth | |
Leve e compacta | |
Display com ampla área ativa | |
Caneta com boa precisão |
6. XP-PEN Star G960S Plus
Melhor Mesa Digitalizadora Intermediária
- Área útil de desenho: 22,8 x 15,2 cm
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: USB-C
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior, MAC OS X 10 ou posterior e Android 6.0 e superior
Bom, a XP-PEN Star G960S Plus é a escolhida como Melhor Mesa Digitalizadora Intermediária, especialmente por sua versatilidade.
Como a maioria das mesas digitalizadoras, sua caneta não tem bateria e nem precisa de recarga para ser usada.
Inclusive, ela suporta inclinação de até 60 graus, sem perder precisão e desempenho. Seu modelo é o PH2, que tem até “borracha”, já que é inspirada nos lápis de desenho.
Esse produto é compatível com os principais softwares de criatividade e desenho, como PhotoShop, Painter, ClipStudio, Krita, Illustrator e ArtRage.
Vale saber também que o dispositivo tem quatro botões personalizáveis para você configurar e controlá-lo mais facilmente.
Outro ponto positivo é que tanto a caneta quanto a mesa podem ser usadas em softwares comuns de trabalho, como Word, Power Point e até OneNote. Com isso, ela dá mais possibilidades de uso até para criar manuscritos.
Quer mais? Por ser conectada por USB, é possível conectá-la a tablets e celulares, desde que eles sejam Android.
Prós | Contras |
Botões programáveis | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Bom custo-benefício | |
Compatível com diversos softwares e sistemas operacionais | |
Caneta de alta precisão | |
Display com ampla área ativa |
7. XP-PEN DECO 03
Mesa Digitalizadora com Anel Rotativo mais Versátil
- Área útil de desenho: 25,4 x 14,2 cm
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: USB-C e Wireless
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior e MAC OS X 10 ou posterior
Hora de conhecer a XP-PEN DECO 03, uma Mesa Digitalizadora com Anel Rotativo mais Versátil e fácil de controlar.
Esse modelo também conta com a Roda Vermelha de controle que você conheceu anteriormente. Por ela, fica fácil ampliar ou reduzir o zoom.
Além disso, estão disponíveis seis botões de comando, para gravar, apagar, desfazer e dar espaço, por exemplo.
Sua compatibilidade com softwares gráficos é bem grande, incluindo PhotoShop, Illustrator, Maya, Krita e ClipStudio.
Como boa parte das mesas digitalizadoras do ranking, esta também vem com caneta, luva de desenho, pontas de reposição e adaptadores USB.
Outros diferenciais do produto incluem sua altura de somente 10 mm, o fato de tem 266 RPS, ter resolução de 5080 LPI (linhas por polegada) e de as teclas existentes também poderem ser personalizadas.
Vale saber também que ela é plug & play, sem necessidade de configurações avançadas para usá-la em outros dispositivos, além de ter design projetado para reduzir pontos cegos.
Prós | Contras |
Tem Wi-Fi | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Boa compatibilidade com sistemas operacionais | |
Ampla área útil | |
Caneta de alta precisão | |
Projetada para prevenir pontos cegos |
8. Huion Inspiroy H640P
Mesa Digitalizadora Compacta e Fácil de Usar
- Área útil de desenho: 16 x 9 cm
- Níveis de pressão: 8192 níveis
- Conectividade: USB-C
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior, MAC OS X 10 ou posterior e Android 6.0 e superior
Outra boa opção com custo acessível é a Huion Inspiroy H640P, uma Mesa Digitalizadora Compacta e Fácil de Usar.
Ao todo, ela conta com seis botões programáveis para facilitar ações como apagar e desfazer.
Além disso, o produto tem um acabamento nas quatro pontas para evitar que deslize durante o uso, dando firmeza no desenho.
Ela pode ser usada para manuscritos, assinatura de documentos digitais, desenho à mão livre, edição de fotos, animações e muito mais.
Inclusive, é compatível com ferramentas de trabalho como Word, Excel e PowerPoint, além de interativas, como o Zoom.
Tudo isso graças a sua caneta Stylus PW100 sem bateria, que é leve, resistente e fácil de segurar, inspirada nos lápis.
O modelo vem com sistema operacional nativo Android 6.0 Marshmallow de fábrica, tem taxa de relatório de 233 PPS e resolução de tela de 5080 LPI.
Na embalagem também acompanha cabo Micro USB para expandir as possibilidades de conexão e pontas de substituição.
Prós | Contras |
Boa compatibilidade com sistemas operacionais | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Tem adaptador para ampliar conectividade | |
Funciona com programas variados, como Excel e Word | |
Botões programáveis | |
Caneta de alta precisão |
9. Wacom One CTL472
Mesa Digitalizadora Acessível para Dar Aulas Online
- Área útil de desenho: 15,2 x 9,5 cm
- Níveis de pressão: 2048 níveis
- Conectividade: USB Tipo A
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior e MAC OS X 10 ou posterior
A Wacom One CTL472 também entra no ranking como a Mesa Digitalizadora Acessível para Dar Aulas Online.
Afinal, ela facilita o controle de diversas ações e ainda permite que você faça anotações em documentos online e durante apresentações, por exemplo.
A sua caneta é sem bateria, leve e que acompanha bem o movimento da mão. De fábrica, ela vem com três pontas de reposição.
Além disso, esse modelo é plug & play, sendo fácil de usar e muito compacto. Ela apenas precisa de um drive para ser usada em Mac e PC, que é baixado automaticamente ao conectá-la na internet.
Um de seus diferenciais é o acabamento antideslizante presente nos quatro cantos, que evita que a mesa saia do lugar durante o uso.
Então, ela também é ideal também para quem quer editar fotos ou desenhar à mão livre, por exemplo.
Entretanto, vale saber que sua área de desenho é um pouco menor em relação a outros modelos da lista. Porém, sem atrapalhar sua versatilidade e função.
Prós | Contras |
Bom custo-benefício | Precisão da caneta poderia ser maior |
Boa compatibilidade | Tela útil menor |
Compacta e leve | Não tem botões programáveis |
Fácil de usar e configurar | |
Vem com pontas de reposição |
10. Huion H420
Mesa Digitalizadora Barata e Completa para Iniciantes
- Área útil de desenho: 10 x 5,7 cm
- Níveis de pressão: 2048 níveis
- Conectividade: USB
- Compatibilidade: Windows 7 ou superior e MAC OS X 10 ou posterior
Por fim, a Huion H420 é a Mesa Digitalizadora Barata e Completa para Iniciantes. Inclusive, ela vem com luva de desenho, capa de proteção para a tela, quatro pontas de reposição para a caneta e pano e pincel de limpeza.
Ou seja, realmente ela já oferece tudo o que você precisa para usá-la por um bom tempo e explorar as possibilidades.
Ela é compatível com os principais softwares de criatividade, como Photoshop, Illustrator, Paint Tool Sai, 3D MAX e Autooffice.
Sua taxa de relatório é de 200 RPS, a resolução é de 4000 LPI e ela ainda conta com três teclas programáveis para facilitar ações.
A altura de leitura é de 1,5 cm e ela pesa somente 132 g, sendo muito leve e compacta, ideal para levar na bolsa ou mochila.
Vale saber que ele é um pouco maior que o smartphone, tendo cerca de 17 cm no total. Então, sua tela é mais compacta, mas funcional e versátil.
Prós | Contras |
É completa, inclusive vem com acessórios | Área útil da tela é menor |
Botões programáveis | Precisão da caneta poderia ser maior |
Leve e compacta | |
Boa compatibilidade com softwares de criatividade | |
Fácil de usar e configurar |
Conclusão
E para fechar, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre as mesas digitalizadoras e que, seguindo nosso guia, você consiga encontrar o modelo ideal para você.
Os modelos citados aqui são só exemplos de muitos e muitos mais disponíveis no mercado. É possível encontrar muitas mesas digitalizadoras fora do Brasil também e caso queira aprender a comprar, confira nosso artigo sobre como importar produtos.
Qualquer dúvida, sugestão ou recomendação é só deixar um comentário abaixo que ficaremos contentes em lhe ajudar.
Aquele abraço e até a próxima!
19 comentários em “Melhores Mesas Digitalizadoras”
Seria bom incluir mais modelos da Huion. Há opções até melhores que a Wacon e bem mais baratas. Parece q a matéria foi patrocinada pela Wacon.
Olá Genilton!
Já temos programado uma atualização completa nesse artigo para fim deste mês com os últimos modelos que viemos avaliando nos últimos meses. Já adianto que a seleção está bem top, com mais modelos da Huion e também da XP-PEN, que tem aqui no Brasil mesas digitalizadoras de qualidade com excelente relação custo x benefício.
Agradeço o comentário e as dicas e te aguardo fim do mês para conferir novamente nossa nova avaliação haha.
Abraço!
Olá! Eu desenho desde os 6 anos de idade, por volta dos 11/12 anos em 2017, meu tio me comprou minha primeira mesa, foi uma wacom one! Agora estou com 15, e desejo aprimorar mais e avançar mais um pouco, já que quero seguir pela área do desenho. Eu uso a mesma mesa que ganhei em 2017, e sinto que ela está parando de funcionar.
E desde 2019, penso em comprar um tablet da huion ou wacom, decidi tentar passar a desenhar em uma tela pois acho que parece mais prático. Até hoje eu pesquiso sobre elas, vejo os vídeos de pessoas que receberam e fizeram unboxing, mas não tenho certeza de qual modelo ou marca comprar. Poderiam me recomendar algum tablet de bom preço e com um bom uso? Obrigada!
Olá Íris!
Realmente se você já tem uma boa experiência com essa mesa digitalizadora da Wacom, acredito fortemente que você se dará super bem desenhando em uma tela.
Esses Dislpays Interativos (como também são conhecidos) infelizmente são muito caros aqui em nosso país então eu teria duas dicas pra deixar pra ti:
1. Importar ou comprar por aqui mesmo um display como o HUION KAMVAS GS1331-B pois me parece que vai te atender bem.
2. Optar por comprar um iPad, dê uma pesquisada na internet, já recebi bons feedbacks de desenhistas e designers que migraram pelo ipad pela sua facilidade de uso e desempenho.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço!
Ola, trabalho com criação de jogos e procuro uma mesa boa para criar modelos de personagens 3D e 2D, tem alguma mesa que recomenda que seja boa e custo beneficio?? não precisa ser iniciante, pego jeito bem rapido, de ate 600 se souber uma
Olá Rhayque!
Já que tem experiência por trabalhar na área e pelo seu orçamento, a minha principal indicação seria para você optar pela Wacom Intuos CTL4100, um excelente modelo que é muito reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente.
Abraço!
Olá!
muito bom o artigo!
Estou começando no mundo do design e tenho dificuldades com o mouse para fazer traçados, cortes e outras coisas requerem uma precisão e controle maior. Tenho interesse em comprar uma mesa digitalizadora e vi que a XP-PEN : https://www.xp-pen.pt possui várias opções para vários estilos. Estou, no momento, desenvolvendo logotipos no illustrator. E gostaria de estar me profissionalizando na área. Gostaria de saber se as mesas vão me ajudar, se sim, o que me indicam?
Olá Dulce!
Agradeço o comentário e fico contente que tenha gostado do artigo.
Vão te ajudar sim, essas mesas são excelentes aliados para designers e ilustradores. A XP-PEN é uma grande marca destaque nesse segmento, assim como a Wacom e a Huion, que também são boas escolhas.
Abraço!
Minha filha tem 13 anos me pediu uma mesa . Desenha no celular com touch com a mão.mesmo e os desenho ficam muito bons . Preciso e ajuda pra comprar sua primeira mesa que a ajude melhorar seus desenhos e proporcionar um futuro profissional na área.
Grato pela dicas ….
Olá Marcelo!
Muito bacana seu filho já demonstrar interesse nessa área tão cedo, admito que também comecei rabiscando alguns modelos no celular mas me inclinei mais tarde em mexer com modelos em 3D haha.
Acredito que para o uso dele e pensando também a longo prazo pois é um modelo que ele vai conseguir utilizar tanto para aprender e se acostumar quanto para alguns trabalhos profissionais mais para frente, a Wacom One seja uma excelente opção.
Abraço e muito sucesso para ele!
Olá, bom post! Minha filha tem 11 anos e adora desenhar, colorir, criar, principalmente mangás, gachas, animes etc; ela usa diversos Apps no Android e me pediu uma mesa digitalizadora. Ela tem um notebook com windows 7 home e 3gb ram. Qual mesa você me recomendaria?
Olá Antônio!
Obrigado pelo comentário aqui no blog e agradeço o elogio ao post.
Bom, pela idade dela, acredito que uma boa alternativa seja investir em um modelo mais voltado para inciantes como a Wacom One por ser mais simples e fácil de utilizar. Essas mesas digitalizadoras são excelentes para pinturas e desenhos pois facilitam bastante o processo de desenho e pintura digital mas devo dizer que essas mesas tem uma curva de aprendizado ou seja, demora um tempinho até se acostumar e pegar o jeito de como utilizar e isso é o que motiva a minha recomendação de optar por um modelo mais simples para sua filha e aí quando ela pegar o jeito da coisa daqui um tempo, vale a pena investir em um modelo melhor e mais preciso se for necessário, mas acredito que esse modelo que te recomendei vai durar um bom tempo ainda haha.
Abraços!
assim como meu celular, posso demorar para me acostumar, mas sendo um produto que dure e seja muito útil, o tempo gasto em aprender não vai ser problema, muito obrigado por responder.
Nunca usei uma mesa digitalizadora, estou com interesse em comprar uma, só que estou com dúvidas em relação a algumas das mesas apresentadas na publicação (Wacom CTL472L, Wacom Intuos, Huion Inspiroy Pen, Wacom One) qual delas tem o melhor custo benefício em relação a preço, utilidade, vida útil, e afins, fiquei bastante interessado na Huion… mas como não entendo das mesas… agradeceria se me ajudasse.
Olá Luiz!
Se você trabalha com design/desenho digital/modelagem, as mesas digitalizadoras são uma mão na roda e facilitam muito o seu trabalho. Admito que é necessário passar por um processo de adaptação até se acostumar com elas, mas são excelentes meios de facilitar a sua vida ao trabalhar no computador.
A mesa que você citou, a Huion é a melhor escolha se você busca um produto durável e de qualidade a um preço mais acessível.
Qualquer dúvida é só comentar abaixo.
Abraços!
Pode me dizer alguma outra opção de Melhor Mesa Digitalizadora Intermediária
Olá Vytor!
Além da Wacom Intuos que citei no artigo, também recomendo a Huion Inspiroy, que apesar de manter a mesma faixa de preço e uma precisão melhor, é de uma marca não muito conhecida aqui no Brasil, mas basta pesquisar um pouco fora do Brasil que você encontra várias recomendações da empresa.
Abraços!
Nossa essa parece ser melhor que todas que tem na lista e ainda por um preço menor, realmente incrivel.
Mas você sabe algums pontos negativos sobre ela pra me dizer?
Então Vytor, estou terminando de fazer as pesquisas e analises desse modelo para incluir ele no artigo também e dar uma opção a mais para as pessoas que querem comprar uma boa mesa digitalizadora nessa faixa de preço. Como disse, estou avaliando ainda, mas os pontos negativos que mais se destacaram dela foram os drivers, que podem causar algumas dores de cabeça para serem instalados corretamente, mas nada que uns tutoriais no Youtube não resolvam o problema. E o outro é um pouco mais sério e tem a ver com as canetas apresentarem alguns defeitos.
Mas de maneira geral, essa precisão superior tem muita influência no produto geral e por conta disso, esse modelo possui um excelente custo benefício e logo logo deve aparecer citado aqui no artigo também hehe.
Peço que se for comprar tal modelo e estiver disposto a ajudar o site sem pagar nada a mais por isso, compre através do link que te mandei no comentário anterior.
Tenha um bom fim de semana.
Abraços!