Início / Computador / Melhores Monitores 4K

Melhores Monitores 4K

Neste artigo vamos te ajudar a escolher o melhor monitor 4K para você através de um guia de compra simples e direto ao ponto, seguido das nossas próprias indicações e recomendações que você pode conferir a seguir.

Melhores Monitores 4K de 2020

Monitor Dell U2718QMonitor Dell U2718QMelhor Monitor 4KCompre na Amazon
Monitor 4K LG 27UL500Monitor 4K LG 27UL500Melhor Monitor 4K Custo BenefícioR$ 2.498,00 na Amazon
Monitor Gamer 4K Acer Predator X27Monitor Gamer 4K Acer Predator X27Monitor Gamer 4K 144HzCompre na Amazon
Samsung LU28E590DSMonitor 4K Samsung LU28E590DSMonitor 4K Bom e BaratoCompre na Amazon
Philips 288P6LJEBMonitor Philips 288P6LJEBMonitor Gamer 4K Mais em ContaCompre na Amazon

A resolução 4K chegou para ficar e cada vez mais ela vem ficando mais “acessível” ao público geral. Devido ao seu alto custo de produção, os primeiros monitores 4K acabavam saindo por preços absurdamente altos, tornando praticamente inviável adquirir um.

Só este ano, já foram anunciados vários monitores com resolução 4K, que mesmo sendo um investimento mais caro, são o que há de melhor para designers, editores de fotos e vídeos, desenhistas digitais (tanto 3D como 2D), passando a melhor resolução do mercado com configurações é recursos que serão muito úteis no seu dia a dia.

Guia de Compra: Como Escolher um Monitor 4K?

Assim como na compra de qualquer outro produto, periférico ou acessório de tecnologia, temos uma série de fatores que devemos ter em mente antes da escolha do produto desejado.

A ideia aqui é passar um panorama geral acerca de coisas que tem seu peso e influencia na hora de escolher o seu monitor 4K.

Resolução e Tamanho

Quanto a resolução, podemos simplesmente dizer que ela indica a quantia de pixels (horizontal x vertical) que o seu monitor terá.

Como esse artigo trata apenas dos Monitores 4K, a resolução não irá variar, assim, todos os modelos citados neste artigo terão a seguinte resoluçao de 3840 × 2160, ou seja, 3840 pixels na horizontal e 2160 na vertical.

Em geral, valores maiores indicam maior área útil e isso acaba influenciando nos detalhes pois, com uma maior resolução, teremos detalhes mais nítidos e destacados.

Um dos principais motivos pelos quais o investimento em um monitor 4K acaba se tornando tão viável é o de aumentar a produtividade pois por esses monitores possuírem uma imensa área útil (que chega a ser 4 vezes maior que a de um monitor com resolução Full HD) acabam por serem uma alternativa ao substituírem múltiplos monitores por apenas um.

É muito bom que fique claro que: a resolução não possui relação nenhuma com o tamanho e vice versa.

Sabendo disso, é fácil encontrar monitores menores com resolução superior a monitores maiores e por aí vai.

O foco é encontrar um monitor que possua uma boa resolução (no caso, 4K para este artigo) e que possua um tamanho que será viável para você, pois de nada adianta comprar um monitor muito grande se você não possui um espaço grande o suficiente para ele, não é mesmo?

Encontrar o tamanho certo para você é uma forma de evitar gastar de maneira desnecessária e assim, economizar um dinheirinho no final das contas.

Conectividade

Assim como citamos no tópico acima, o ideal é encontrar um monitor que satisfaça as suas necessidades e que se adeque ao uso que você dará a ele.

E claro, isso vale também para as portas e conexões que o monitor tem oferecer também, portanto é bem recomendado dar uma olhada nas conexões que o modelo escolhido possui para ver se são compatíveis com os padrões que você usa ou deseja usar no seu monitor.

Preço

Como o preço é algo que pesa bastante na hora da compra (ainda mais para monitores 4K, que dificilmente são encontrados por preços “bem acessíveis”) então a nossa dica é: analise o uso que você irá dar para o seu monitor.

Procure um monitor que satisfaça as suas necessidades e que não te faça gastar muito mais por isso.

Escolher o modelo certo para você além de trazer a satisfação de ter feito a compra certa também poderá gerar uma boa economia nos gastos com ele.

Recursos Gamers

Vendo de uma maneira um pouco mais aprofundada, podemos encontrar alguns recursos exclusivos de monitores gamer, que os tornam mais precisos, possuindo menores taxas de atualização e tempo de resposta.

Caso queira entender um pouco mais como funcionam e quais são esses recursos nos monitores gamers, dê uma conferida em nosso artigo dos Melhores Monitores Gamers.

Porque Não Utilizar uma TV 4K como Seu Monitor?

Sabemos que algumas das melhores TV’s 4K acabam saindo por um preço bem abaixo dos monitores 4K, porém existem algumas razões pelas quais é recomendável não utilizar uma TV como seu monitor principal e algumas dessas razões são explicadas no vídeo abaixo.

Como Escolhemos os Melhores Monitores 4K

Quanto ao modo que escolhemos os melhores monitores 4K, podemos dizer que de certa forma aplicamos um filtro sobre os modelos encontrados no mercado.

Na primeira etapa desse filtro escolhemos alguns modelos que segundo reviews nacionais, internacionais e experiência própria, se enquadram como sendo os melhores monitores 4K que o dinheiro pode comprar.

Após isso, eliminamos os modelos que não estão mais sendo vendidos ou que não possuem disponibilidade no mercado brasileiro e logo em seguida, selecionamos os nossos finalistas com base em critérios próprios como: qualidade de imagem, tamanho, recursos extras, conectividade, portabilidade, entre outros.

Com isso, finalizamos nossa lista com os melhores monitores 4K disponíveis no mercado brasileiro.

Os demais modelos analisados estão citados no tópico “Concorrência” mais abaixo, aonde explicamos por que motivo os modelos que aparecem nesse tópico não estão entre os melhores segundo nossa avaliação.

Ranking: Qual o Melhor Monitor 4K?

Monitor Dell U2718Q

1. Monitor Dell U2718Q

Melhor Monitor 4K

Conexão: USB e HDMI | Dimensões (AxLXP): 20 cm x 61,1 cm x 41 cm | Peso: 6,55 kg | Tamanho: 27 polegadas | Tipo de painel: LCD com retroiluminação | Resolução: 3.840 x 2.160 pixels | Tempo de resposta: 5 ms | Diferencial: tecnologia Confortview e HDR | Frequência: 60 Hz | IPS: sim | HDR: sim | Garantia: 3 anos

Escolhemos o Dell U2718Q como Melhor Monitor 4K. Afinal, ele tem 27 polegadas, tela infinita, resolução de 3.840 x 2.160 pixels e variedade no quesito conexão.

Dessa forma, você pode usá-lo por uma entrada display convencional, por outra mini display, por uma entrada HDMI ou ainda por uma das 5 conexões via USB. Assim, você pode realizar tarefas simultâneas sem preocupações.

Com suporte em alumínio, peso e tamanho compactos, ele é versátil, podendo ser usado em diferentes ambientes e superfícies.

Além disso, a base de sustentação é ajustável em altura e angulação, ampliando o conforto durante o uso.

Para fechar o pacote, ele é plug and play, conta com Display Manager (para personalização do screen), HDR (ideal para profundidade e realismo de imagem) e tecnologia Confortview, que permite longas horas de uso sem cansaço visual.

Compre na Amazon
Monitor 4K LG 27UL5000

2. Monitor 4K LG 27UL500

Melhor Monitor 4K em Custo-Benefício

Conexão: USB e HDMI | Dimensões (AxLXP): 460 mm x 622,6 mm x 209 mm (com base) | Peso: 5,1 kg | Tamanho: 27 polegadas | Tipo de painel: LED | Resolução: 3.840 x 2.160 pixels | Tempo de resposta: 5 ms | Diferencial: tecnologia FreeSync e HDR 10 | Frequência: média 60 Hz | IPS: sim (sRGB 98%) | HDR: sim | Garantia: 1 ano

Já o LG 27UL500 é, na nossa opinião, o Melhor Monitor 4K em Custo-Benefício. Para começar, ele tem duas entradas HDMI, entrada para headphone e porta display. Ou seja, você fica conectado em diferentes dispositivos ao mesmo tempo.

Além disso, ele tem diversos recursos exclusivos, como sistema plug and play, calibração de cor, controle OnScreen para ajuste de inclinação (até 178º de ângulo de visão) e fácil configuração (personalização em até 14 modos), estabilizador de cor negra e modo de leitura.

Tudo isso, em uma tela de 27 polegadas, com 460 mm x 622,6 mm x 209 mm de dimensão e resolução de 3840 x 2160 pixels.

Além disso, ele conta com IPS, é em LED, tem HDR 10 (mais de 1,07 bilhão de cores) e tecnologia FreeSync, que resolve automaticamente problemas de comunicação entre o processador e o monitor, reduzindo os cortes de imagem.

R$ 2.498,00 na Amazon
Monitor Gamer 4K Acer Predator X27

3. Monitor Gamer 4K Acer Predator X27

Monitor Gamer 4K 144Hz

Conexão: USB e HDMI | Dimensões (AxLXP): 467 a 575 mm x 629 mm x 374,7 mm | Peso: 12,3 kg | Tamanho: 27 polegadas | Tipo de painel: LED | Resolução: 3.840 x 2.160 pixels | Tempo de resposta: 4 ms | Diferencial: tecnologia Quantum Dot e NVIDIA G-Sync HDR | Frequência: 144 Hz | IPS: sim (sRGB 99%) | HDR: sim | Garantia: 1 ano

Entretanto, se você quer jogar sem fantasmas e com alta qualidade de cor e imagem, escolha o Acer Predator X27. Essa é a nossa escolha como Monitor Gamer 4K 144Hz.

Além da frequência e do tempo de resposta (4 ms), sua performance também conta com sistemas como o NVIDIA G-Sync com HDR (que previne travamentos e falhas) e a tecnologia Quantum Dot, que garante cores vibrantes e detalhadas.

Porém, sua exclusividade fica por conta da presença do Text FX Predator Gameview com recursos variados de configuração e personalização, como definição do nível de escuro, ajustes de cores, entre outros.

Quer mais? Então, conheça o Dark Boost, para ajustar a tela em ambientes com baixa iluminação. Assim, você pode jogar de noite sem interrupções e dificuldade.

Outros recursos disponíveis são IPS sRGB 99%, abas laterais que podem ser abertas para reforçar a qualidade da imagem e reduzir interferências externas e suporte removível para headphone.

Para mais especificações desse monitor, acesse o site oficial da Acer.

Compre na Amazon
Samsung UE590 U28E590DS
Monitor 4K Bom e Barato

4. Samsung UE590 U28E590DS

Monitor 4K Bom e Barato

O que gostamos

  • Modelo bem em conta
  • Tela grande
  • Preço acessível

O que não gostamos

  • Base frágil e bem limitada
  • Ângulo de visão reduzido

Sendo um dos primeiros monitores 4K a ficar disponível aqui no mercado brasileiro, o Samsung UE590 é a nossa escolha de monitor 4K com preço mais em conta, sendo um monitor mais “básico” por assim dizer, sem grandes recursos, mas ainda passando uma boa experiência com sua tela de 28 polegadas com resolução 4K de 3840 x 2160 pixels.

O modelo, que chegou em nosso país em meados de 2014 por um preço de aproximadamente 3 mil reais, atualmente se encontra por quase metade do preço, beirando a casa dos R$ 1600,00, o que o torna um dos monitores 4K mais acessíveis para compra aqui em nosso país.

Como dissemos acima, é um modelo mais “básico” e isso pode ser identificado logo de cara com sua qualidade de construção, que apesar de possuir uma aparência bem frágil em plástico, acaba “aguentando o tranco” por assim dizer. Possui um design sem nada de inovação e sem diferenciais, sendo todo preto com um contorno prateado que querendo ou não, acaba dando um tom mais sofisticado ao aparelho como um todo.

Nas entradas do Samsung UE590, o mesmo deixa a desejar um pouco no quesito, não possuindo nenhuma porta USB, porém vem equipado com duas entradas HDMI, uma DisplayPort e uma entrada para fones de ouvido.

A imagem e o preço são os seus grandes destaques e ambos chamam muito a atenção na hora de comprar o seu monitor. A imagem é bem nítida, detalhada e brilhosas, o que é um ponto positivo para designers e editores, já que com sua tela de 28″ acaba ficando mais fácil de ver todos os detalhes dos seus projetos.

Mesmo sendo um monitor 4K de entrada, o Samsung UE590 acaba sendo uma opção viável para aqueles usuários que querem experimentar a nova tecnologia 4K e ter a experiência própria de ter uma boa qualidade de imagem em uma tela grande de 28 polegadas.

Vale bastante a pena conferir a página oficial desse monitor no site da Samsung, onde eles abordam mais a fundo cada um dos recursos que ele possui.

Compre na Amazon
Monitor Gamer 4K Mais em Conta

5. Philips 288P6LJEB

Monitor Gamer 4K Mais em Conta

Trazendo um custo-benefício de excelência, o Monitor Philips LED 4K Ultra HD é um modelo pensado para os gamers mais exigentes, que buscam imagens de qualidade, vívidas e com alta estabilidade.

O atributo de destaque fica por conta da SmartResponse, uma tecnologia que melhora o desempenho do sistema do monitor e oferece tempo de resposta mais rápido para ações de jogos. Atrasos, imagens oscilantes e estremecimentos que prejudicam a qualidade de cada partida são evitados e o com isso a garantia de entretenimento é certeira!

A qualidade de Resolução do Monitor 4K da Philips é um item à parte: o primeiro destaque fica por conta de sua tecnologia de Ultra Clear! Pensada para locais muito claros, esse update na tela reduz o reflexo da luz ambiente e aumenta o contraste, garantindo maior nitidez de imagem e conforto na hora de utilizar o produto. Já com 4K de resolução, suporta um alto número de pixels, garantindo imagens mais detalhadas e cores vívidas.

Suas entradas e saídas também são completas! Com microfone embutido, apresenta alto-falantes integrados e entradas para USB 2.0, USB 3.0, HDMI, VGA e DVI.

E é claro que o Monitor 4K da Philips fica completo com a questão de conforto e ergonomia: com uma base maleável, que oferece opção de regulagem de altura, inclinação e giro, é possível adaptar o produto às necessidades do momento. Completo e multi funções, é indispensável na hora de jogar ou assistir vídeos com qualidade!

Para ver a tabela de especificações completa desse monitor, clique aqui.

Compre na Amazon

Concorrência

Quanto a concorrência ou seja, alguns modelos semelhantes que não entraram na nossa lista por não passarem pelo nosso filtro, temos os seguintes

Indisponibilidade no mercado: O ASUS ROG SWIFT PG27AQ e o BENQ PD3200U são dois modelos que certamente entrariam em nossa lista se estivessem disponíveis no mercado brasileiro, porém, por serem modelos um pouco mais recentes, ainda não estão disponíveis para compra em nosso país.

São modelos muito recomendados por reviews internacionais por apresentarem configurações muito boas e a preços “medianos”. São realmente opções que valem a pena de se considerar importar.

Conclusão: Vale a Pena Investir em um Monitor 4K?

Respondendo a questão bem diretamente: Depende do uso. Devido ao fato das resoluções 4K serem relativamente novas, apenas os filmes, séries e jogos mais novos possuem compatibilidade com a mesma, de forma que, dependendo do uso que você for dar ao seu monitor, pode ser que fique “sem ter o que fazer com a sua tal resolução 4K”.

Por exemplo, para rodar jogos em um monitor 4K, é necessário ter um computador com uma placa de vídeo robusta o suficiente para “aguentar o tranco” por assim dizer, assim como para assistir filmes e séries em uma resolução tão alta assim, é mais que necessário ter uma internet boa que consiga fazer streaming de vídeos nessa qualidade.

Podemos finalizar com o seguinte: Se você quer um monitor 4K apenas pelas imagens bonitas, é um investimento desnecessário e que não vale a pena, mas, se você possui o hardware necessário e uma internet boa para rodar filmes, séries ou jogos nessa resolução é um investimento válido.

O principal é conseguir pesar os prós e os contras desses monitores e avaliar se você realmente precisa de um e se o mesmo vai suprir as suas necessidades.

Quaisquer dúvidas que possam ter surgido com o artigo, deixe um comentário abaixo que ficarei feliz em lhe ajudar. Abraços e até a próxima.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

8 comentários em “Melhores Monitores 4K”

  1. Boa Tarde!

    Uso o computador tanto para jogos e atividades diarias quanto para produção musical (por esse motivo preciso de muito espaço em tela), estava na duvida entre um ultrawide 29″ 1080p (ouvi dizer que uma tela maior ficaria com os pixels aparentes) ou um monitor 32″ 4k, pensei no 4k por conta de um investimento para um tempo maior sem trocar a tela, qual voce acha que seria a melhor escolha?

    Obrigado!

    Responder
    • Olá Eron!
      Acredito que um monitor 4K no seu caso seja mais viável pois sem dúvida nenhuma essa área útil maior do monitor 4K (por conta da alta resolução) é muito útil e um excelente aliado para quem busca uma maior produtividade. Super recomendo que aposte no modelo de 32 polegadas com 4K.
      Abraço!

      Responder
    • Veja os jogos que vc vai jogar e talvez precise de um up na placa de vídeo tbm. Talvez precise de pelo menos uma 2070s para usar o 4k sem sacrificar tanto os gráficos. Para atividades diárias não precisa de tanto.

      Responder
  2. Olá, estou procurando um monitor que passe uma experiência similar aos que a Apple oferece nos seus modelos retina. Com uma ótima nitidez de imagem para leitura. Alguma recomendação?! Obrigado!

    Responder
    • Olá Rodolfo!
      Se busca algo com qualidade similar aos modelos da Apple, acredito que o Dell U2718Q seja uma excelente alternativa por contar com HDR da Dell e uma ótima qualidade de imagem, além de bordas ultrafinas e um design bem resistente, que só agrega mais qualidade ainda a esse modelo.
      Espero ter ajudado e qualquer cosia é só comentar abaixo.
      Abraços!

      Responder
  3. Gostei muito pois mim ajudou decidir que monitor compra, o Acer Predator XB271HK fiquei fã. Que Deus continue te iluminando para continuar com esse trabalho. Obrigado

    Responder
Deixe um comentário