Início » Blog » Os 10 Melhores Navegadores para Você Usar em 2020

Os 10 Melhores Navegadores para Você Usar em 2020

Atualizado em 16/09/2020 por Giordano Berwanger

Procurando o melhor navegador de 2020? Google Chrome, Firefox e o Opera. Se não fosse por qualquer um desses nomes citados as pessoas não poderiam acessar o seu blog pessoal, ou o site da sua empresa ou a sua loja virtual. São várias as opções dentre os melhores navegadores disponíveis no mercado, mas queremos mostrar a você agora os que se destacaram.

Melhores Navegadores de Internet 2020

ImagemModeloMelhor Preço
SafariSafariClique para Baixar
firefoxFirefoxClique para Baixar
microsoft-edgeMicrosoft Edge AntigoClique para Baixar
operaOperaClique para Baixar
Opera-NeonOpera NeonClique para Baixar
VivaldiVivaldiClique para Baixar
ChromeChromeClique para Baixar
BraveBraveClique para Baixar
Microsoft EdgeMicrosoft Edge NovoClique para Baixar
Torch BrowserTorch BrowserClique para Baixar

É óbvio que além dos navegadores mencionados acima existem outras opções de qualidade, mas o fato é que o Chrome e o Firefox são os que enfeitam as áreas de trabalho de vários notebooks, desktops e smartphones espalhados pelo planeta.

O navegador, na verdade, consiste em um programa que você instala no seu computador. É esse programa que vai permitir o seu acesso aos mais variados sites e conteúdos que povoam a internet.

Talvez, ao ouvir falar em navegador você encontre o termo browser. Não se preocupe, browser é como os navegadores são chamados em inglês.

Como Funciona um Navegador?

Um navegador tem a função de permitir que você acesse a internet, e para cumprir esse objetivo, ele interpreta a linguagem HTML utilizada na criação e desenvolvimento dos sites.

O HTML, que é o Hyper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é interpretado pelo navegador na hora em que você acessa o site.

Além disso, os navegadores são capazes de assimilar outros tipos de informações, entre elas estão arquivos em formato PDF e imagens.

Eles interpretam essas e outras informações graças a URL, que é o endereço eletrônico que os usuários digitam em um espaço na parte superior dos navegadores quando é necessário acessar um site.

Uma das características que confere qualidade para um navegador é apresentar uma interface amigável para o usuário. É importante que ele proporcione facilidades em relação à experiência de navegação na internet.

Para isso, o navegador deve permitir que o usuário tenha acesso fácil aos seus sites favoritos, bem como possa organizar da melhor maneira a privacidade da sua navegação na web.

De uma forma geral um bom navegador deve contar com o botão que disponibiliza a opção de voltar e avançar, bem como o botão de início, que permite ao usuário retornar para a página principal.

Eles devem apresentar também a opção “atualizar”, com o objetivo de fazer a página ser recarregada, bem como a alternativa de gerenciamento de downloads, que possibilita ao usuário visualizar e acessar os arquivos que ele baixou da web.

Além disso, é normal também que os melhores navegadores apresentam plugins capazes de acrescentar algumas funcionalidades, como, por exemplo, relógios, mapas, notícias e outros recursos.

Enfim, em uma época em que a internet predomina no nosso dia a dia, os navegadores se tornam elementos tão relevantes quanto uma boa hospedagem do seu site.

Os Melhores Navegadores de Internet em 2020

O Netscape e o Internet Explorer não foram os primeiros navegadores a desbravarem as ondas virtuais, mas foram os que, ainda na década de 90, abriram horizontes para o surgimento de outros.

Se nos dias de hoje é possível navegarmos por sites, blogs e, praticamente, fazer várias tarefas cotidianas na internet, um dos culpados é o programador Tim Berners-Lee.

Ele foi um dos pioneiros a usar o hipertexto para compartilhar informações, assim como desenvolveu o seu primeiro navegador. Ele recebeu o nome de WorldWideWeb. E isso foi lá em 1990.

De lá para cá é possível que, assim como a própria internet foi evoluindo e se aperfeiçoando, os navegadores também foram adquirindo mais funcionalidades com o decorrer dos anos.

No ano de 1993 um dos motivos que tornou a internet aos poucos mais acessível para o público em geral foi a criação do Mosaic, que foi o primeiro navegador a funcionar no sistema Windows.

Porém, foi em 1994 que surgiu o navegador com as características que nortearam o desenvolvimento de outros browsers nos anos seguinte. Esse navegador foi o Netscape.

Sabe essa navegação por abas e a possibilidade de gerenciar o histórico de visitas que podemos fazer nos navegadores atuais? Pois então, o Netscape já apresentava essas características.

Porém, no ano seguinte o Netscape já não reinava sozinho. Ele teve que dividir o seu espaço com o Internet Explorer. Mais tarde vieram outros, como, por exemplo, o Mozilla Firefox e o Opera.

Hoje em dia é possível afirmar que quando o assunto é navegar na internet você pode optar por vários. Há alguns já conhecidos pelos usuários e outros nem tanto. Vamos ver quais são eles?

Ranking: Qual o Melhor Navegador de 2020?

Navegador Safari
Navegador Safari

Safari

É o navegador do sistema operacional Apple, porém atualmente ele também já funciona no ambiente Windows – ainda que não recomendemos ele por estar bem desatualizado para o S.O da Microsoft.

O Safari apresenta aquelas funções básicas que um bom navegador deve ter, como, por exemplo, bloqueador de popups, divisão de abas e um bom desempenho.

As versões mais recentes desse navegador trazem como um dos benefícios a função “Top Site”, que permite ao usuário escolher com mais facilidade os seus sites favoritos.

Por outro lado, apesar das suas evidentes qualidades, recentemente pesquisas feitas por um projeto do Google (o Project Zero) concluiu que atualmente o Safari é um dos navegadores que apresenta mais bugs (falhas).

Clique para Baixar o Navegador

Firefox

É um dos mais utilizados e é também bastante versátil. Ele é um navegador de código aberto que rivalizou de igual para igual com o até então famoso Internet Explorer.

O Firefox é mantido pela fundação Mozilla e, além de ser utilizado pelo público em geral, também é um dos preferidos dos profissionais de programação.

Uma das vantagens do Firefox é apresentar uma fácil personalização, bem como disponibilizar para o usuário alternativas de temas e plugins.

Porém, uma das suas desvantagens é apresentar um tempo de carregamento lento quando comparado com alguns navegadores mais conhecidos.

Há ainda o fato da falta de compatibilidade com alguns sites. Nem todos os sites abrem com esse navegador.

Clique para Baixar o Navegador

Microsoft Edge

É uma versão mais atualizada do Internet Explorer, se tornando a arma que a Microsoft queria para entrar novamente na batalha dos navegadores. O Edge é rápido, dinâmico e está disponível nas versões mais recentes do Windows.

Ele também apresenta compatibilidade com o OneNote, software do Windows bastante utilizado para anotações rápidas que ficam ao alcance do usuário.

Entre as desvantagens do Edge está a falta de opções de temas, o que torna o visual dele muito padronizado.

Clique para Baixar o Navegador

Opera

Apresenta boa compatibilidade com os padrões web e utiliza poucos recursos do computador, o que o torna uma boa opção. Ele também apresenta um bloqueador de anúncios que impede o surgimento de popups e banners.

Pena que ele apresenta alguns problemas de incompatibilidade e não apresenta suporte a vários usuários, diferente, por exemplo, do Chrome, que permite o usuário fazer login em diferentes contas.

Clique para Baixar o Navegador

Opera Neon

E falando em Opera, vale citar então o inovador Opera Neon. Ainda que ele tenha a mesma estrutura do Opera, esse novo navegador aposta em uma interface gráfica diferenciada.

Ele possui uma dinâmica de navegação organizada em torno de bolhas, sem barra de endereço ou menu. Essas bolhas consistem em atalhos para as páginas que você acessa com mais frequência.

O lado pouco prático dele é que ainda não há versão em português e não suporta plugins.

Clique para Baixar o Navegador

Vivaldi

Desenvolvido em 2016, esse navegador vem aos poucos conquistando o seu espaço no concorrido mundo dos navegadores. O Vivaldi é grátis e disponível para plataformas Windows, Mac e Linux.

Ele denota boa capacidade de customização, apresentando vários temas e possibilitando estipular o posicionamento que você considerar adequado para as guias.

O Vivaldi é tão bom no quesito personalização que permite que o usuário crie o seu próprio tema para o navegador, tudo de maneira rápida e intuitiva.

Além disso, o Vivaldi consome muita memória, o que o torna o pesadelo para máquinas consideradas mais antigas, porém devido a sua personalização, você consegue eliminar algumas animações e recursos desnecessários, amenizando um pouco o problema.

Clique para Baixar o Navegador

Chrome

Desenvolvido pelo Google, esse navegador chegou para disputar território com gente grande, batendo de frente com o I.E. e o Firefox.

O Chrome tem como uma das suas principais características trabalhar muito bem com JavaScript. Além disso, é difícil encontrar no mundo algum computador que não tenha o Chrome instalado em seu sistema.

Mas como nem tudo são flores no mundo da internet, usuários mais experientes atestam que esse navegador consome muita memória RAM. Mas quais são os motivos para isso?

Isso ocorre porque o Chrome divide o seu funcionamento de guias e plugins de forma isolada. A vantagem desse isolamento é que se algum elemento no site falhar (Flash, por exemplo), o navegador não vai travar.

No entanto, essa divisão exige mais memória RAM, pois o Chrome necessita duplicar algumas tarefas destinadas para cada guia que está sendo utilizada.

Clique para Baixar o Navegador
Navegador Brave

Brave

Para os fãs de conteúdo de qualidade, que buscam páginas livres de anúncios irrelevantes e uma interface intuitiva, o Brave é o melhor navegador entre os disponíveis na web. Construído em cima de um código aberto, é destaque também por sua maleabilidade na hora de transformar, modificar e distribuir.

O principal atrativo do software fica por conta da sua plataforma BAT (Basic Attention Token), que permite participação nos lucros de cada anúncio. Não entendeu? Nós da Geek360 te explicamos!

O Brave possui um AdBlock eficiente, que bloqueia automaticamente todos os anúncios da página tornando-a mais rápida. Por exemplo, no Brave você não assiste os famosos anúncios de poucos segundos do Youtube, pulando diretamente para o seu vídeo.

Apesar de eficaz para os usuários, esse esquema se tornou uma dor de cabeça para os criadores de conteúdo, que tem seus anúncios impedidos e dificultando que seus produtos e serviços cheguem ao público.

Para isso o Brave oferece uma ferramenta eficaz, na qual usuários podem assistir anúncios voluntariamente e ganhar a criptomoeda do software (os BATS!). Com esses tokens, é possível contribuir com os criadores de conteúdo de forma de forma selecionada, escolhendo aqueles que são do interesse do receptador.

Por fim, além do benefício de ser muito mais rápido que os navegadores mais conhecidos, o Brave também conta a possibilidade de abrir abas anônimas no Tor (garantindo assim que não haverá interceptação de outros usuários em sua navegação) e múltiplas configurações aos usuários mais exigentes.

Clique para Baixar o Navegador
Microsoft Edge Novo

Microsoft Edge Novo

Ao que tudo indica o novo Microsoft Edge chegou para ficar. A versão, chamada de Chromium, é bem semelhante a outros navegadores famosos, o que faz com que o usuário se sinta mais à vontade em usá-lo.

Com a facilidade de uso, a estética também foi renovada, tornando a plataforma mais amigável. Afinal, existem modos diferentes de visualização, inclusive com a aplicação de imagens de fundo para personalizar sua experiência no Edge.

Além disso, o Chromium também se associou ao Blink, principal motor de renderização para as buscas na web.

Quanto às extensões, o novo Microsoft Edge tem uma loja própria para elas, que inclui bloqueadores de pop-up e anúncios, segurança extra para senhas, entre outros. Inclusive, boa parte deles é compatível com outros navegadores, como o Google Chrome.

Falando em segurança, ele tem uma função que limita o rastreamento do internauta ao entrar em sites, melhorando a privacidade.

Um dos pontos negativos é que o buscador automático é o Bing. Porém, é possível alterar essa configuração e colocar o tradicional Google na barra de endereços. Entretanto, não há como colocá-lo como padrão ao abrir uma nova aba.

Clique para Baixar o Navegador
Torch Browser

Torch Browser

Essa é mais uma opção de navegador, indicado especialmente para quem gosta de fazer downloads e navegar nas redes sociais. O Torch Browser tem um visual simples e semelhante ao de navegadores renomados.

O grande diferencial do Torch são suas extensões e botões, feitos para facilitar a vida do internauta. Ao abrir uma página, automaticamente ele já te oferecerá esses recursos.

Entre eles estão o Torch Share para compartilhamento em redes sociais, o Torch Media, voltado para download de músicas e vídeos, inclusive do Youtube, o Torch Music, que funciona como um player online baseado no Youtube, e o Torch Hola para acessar sites proibidos, alterando o país do browser.

Estabilidade, velocidade e praticidade são características da ferramenta. Além disso, ele oferece integração com contas do Google e sincronização de navegação, favoritos e senhas, por exemplo, pelo Chrome ou dispositivos Android.

Quem está acostumado a usar Torrent também tem a ganhar com o uso do Torch Browser, pois ele permite o download e upload de grandes arquivos por um clique.

Clique para Baixar o Navegador

Conclusão

O desenvolvimento do que nos dias de hoje conhecemos como internet passa muito pela evolução dos navegadores, desde os primórdios do Netscape e do Internet Explorer até chegarmos nos plugins do Chrome e Firefox.

Portanto, cada vez que você clica naquele ícone arredondado e colorido na sua área de trabalho, há muita tecnologia para fazer o navegador funcionar. Mas e você, qual o seu navegador de internet preferido? Quais você testou? Conta pra gente.

Sobre o Autor: Alan Medeiros

Alan é escritor na prable.org e apaixonado por tecnologia. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e viagens.

59 comentários em “Os 10 Melhores Navegadores para Você Usar em 2020”

    • Olá Gustavo!
      Não conhecia esse navegador mas já vou adicionar na lista aqui para avaliar ele futuramente e quem sabe incluir na nossa lista.
      Obrigado pela dica.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Gilmário!
      Creio que não tem nada comprovado que eles utilizam esses dados para venda ou fins próprios mas teorias sobre isso não faltam por aí né haha.
      Abraço!

      Responder
  1. O navegador brave tem tradutor sim e só precisa ir em configurações e chegar até a seção linguagens,meus amigos.Alguém tem provas que esse navegador é espião de carteirinha?

    Responder
    • Olá Gustavo!
      Quanto a alguém ter provas concretas de espionagem por parte da empresa eu nunca vi, só fiquei sabendo dos famosos “rumores e supostos vazamentos” mas se tiver notícias sobre isso compartilhe aí conosco.
      Abraços!

      Responder
      • Credo atualize a informação a respeito do vivaldi, estou usando ele no celular, ai caso algum ponto negativo e realmente ele é pesado, so que por ser muito personalizável vc consegue deixa-lo mais leve

        Responder
        • Olá Antemar!
          Agradeço o comentário aqui no site e realmente estava desatualizado no artigo, mas já corrigi o erro.
          Ele já se tornou o meu navegador principal a tanto tempo que acabei esquecendo de voltar aqui e corrigir quando lançaram a versão mobile dele.
          Abraço!

          Responder
    • Olá Anderson!
      O Safari é um excelente navegador e concordo contigo, um dos melhores que temos hoje em dia porém como ele é restrito ao sistema iOS (Macbooks e iPhones) seu público acaba sendo meio reduzido mas isso de forma alguma desmerece ele, tanto que aparece bem no topo de nossa lista hehe.
      Abraços!

      Responder
  2. Brave é rapido e se dá bem com Windows, Firefox é bom mas da uns travamentos com windows, Ópera qualquer lugar que vc baixe vem de graça um lindo troyan para infectar seu pc. Edge é da Microsoft, vai saber até a hora que vc está no banheiro. Use sempre o virustotal para verificar se vc deve abrir qualquer coisa que baixou antes de executar.

    Responder
    • Olá Mario!
      Muuito obrigado pelo seu comentário aqui no blog e por compartilhar suas experiências conosco.
      Tenho certeza que vai ser útil para muita gente.
      Abraços!

      Responder
    • Muito bom seu comentário Mario, estou cansado de ajustar o Chrome para não receber propagandas, mas é cara de pau demais, fechou e abriu, volta todas aquelas propagandas desnecessárias, estava pesquisando sobre o Brave, vou testar aqui.

      Responder
    • Valeu pelo comentário irmão. Já uso o brave uns dois anos
      Também já testei tudo que é navegador, mas quero distancia de IE e Edge, Chrome também já to um tempo sem usar. Parece que quer carregar todo o peso da internet nele. Pesado demais.
      Testei também o Vivaldi por um tempo , mas a ultima atualização que baixei simples mente travou minha máquina (uso um processador i7, 8gb de ram e placa nvidia de 2gb). Fui ver no gerenciador de tarefas e o vivaldi estava consumindo somente 5gb de ram, com 2 abas abertas e nada de video ou musicas.
      Hoje na minha lista de prioridades são 1-Brave, 2-Opera, 3-Firefox, mas procuro uma 4 opção.
      estou estudando desenvolvimento de sistemas para web e preciso testar em diferentes navegadores.
      quem tiver uma dica, agradeço.

      Responder
      • Olá Mario!
        Também sou desenvolvedor e a pesar de não ter compatibilidade com Windows, recomendo sempre a testar seus aplicativos no Safari também pois muita gente utiliza iOS e é o navegador padrão do iPhone. Um outro navegador para desenvolvedores que vi que tinha ganhado força nessa área foi o Polypane. Sinceramente não conhecia ele ainda e não cheguei a testar mas vi que estava sendo recomendado por aí.
        E a título de curiosidade também, já chegou a testar as versões do Chrome e do Firefox para desensolvedores? Achei a proposta desses browsers simplesmente sensacional.
        Abração!

        Responder
    • Obrigada, foi uma coincidência do bem este seu comentário , acabei de baixar o Opera e nem abri e já desinstalei.Eu desinstalei o Edge faz tempo mas ele fica em segundo plano, o que fazer?Amo Firefox.Vou baixar o Brave.Amo o Google Chrome mas ele trava tanto o que fazer e vem agora a mensagem que o Flash player vai ser desativado nele em dezembro de 2020 sabe por que?

      Responder
      • Olá Egna!
        O fim do Flash nos navegadores era algo já esperado pois com o passar dos anos, muitas tecnologias novas têm surgido e os navegadores apesar de darem fim ao suporte do Flash, ainda permitirão que o usuário permita sua utilização em alguns sites específicos que necessitarem dele para funcionarem corretamente.
        Sinta-se convidada e a vontade para deixar um feedback do Brave quando testar ele, garanto que vai ser bem útil para todos nós.
        Abraços!

        Responder
  3. Estou Usando o Novo Edge 2020, muito bom e leve. E o legal que agora ele vem com base no Chromium.
    Formatei meu computador e acabei utilizando ele, excelente, acaei nao sentindo falta do Chrome, que eu utilizava muuuuito.

    Responder
    • Olá Natanael!
      Já estamos testando e avaliando o novo Edge para incluir ele nesse artigo mas certamente a Microsoft fez um excelente trabalho reformulando o seu navegador, deixou ele bem no nível de seus concorrentes agora.
      Abraços!

      Responder
  4. Boa tarde,
    Excelente artigo sobre os navegadores e melhor ainda o retorno dado nos comentários. Meus parabéns. Como mencionado por alguém aqui nos comentários, fico no aguardo de uma análise do Lunascape e principalmente do Torch.

    Obrigado

    Responder
    • Olá Fred!
      Obrigado pelo seu comentário aqui no blog.
      Pode deixar que assim que terminarmos nossa análise e publicarmos ela eu comento aqui e você recebe uma notificação no email do artigo atualizado.
      Abraços e uma excelente semana.

      Responder
  5. Uia, se recomendou Brave ja ganhou meu respeito. Uso o Brave a bastante tempo e não senti falta do chrome. Na minha opinão, ta sendo o melhor navegador da atualidade, ja que tbm da para usar as extensões do chrome.(e tbm me acostumei a usar ele como leitor de pdf offline)

    Responder
    • Olá Gskill!
      Fico contente que tenha gostado do conteúdo.
      Estou usando o Brave como navegador padrão faz um tempo já e ele acaba me surpreendendo ainda as vezes
      Abraços!

      Responder
  6. Sem dúvida o Brave é o navegador dos sonhos é mais rápido e não trava. Mas gostaria de saber porque ele para de funcionar corretamente no Office 365. Já desinstalei umas 2 vezes por este motivo. Mas aí o Firefox e o Opera começam com a costumeira travação e volto para o Brave.
    Agora está nota 10 espero que não aconteça o mesmo das oportunidades anteriores.Sou uma pessoa com conhecimentos básicos de informática. Alguém pode me ajudar?

    Responder
    • Olá Nereu!
      Não cheguei a ter nenhum problema de compatibilidade dele com o Office 365. Acho super válido você enviar um ticket lá na página de suporte deles solicitando alguma correção.
      Como estou nesse ramo da tecnologia, estou a toda hora avaliando e testando coisas novas como navegadores, softwares e produtos por exemplo. Vou dar uma dica pra ti agora e que com certeza vai aparecer aqui no artigo logo logo.
      Tenho testado nos últimos dias a mais nova versão beta do Microsoft Edge e confesso que está uma maravilha. O navegador é bem otimizado e não consome muita RAM principalmente por que foi projetado especialmente para funcionar no Windows 10.
      Você pode testar a beta através desse link e apesar de muitos preconceitos que muitos tem contra esse navegador, acho que vale a pena testar pois essa última versão é baseada no Chrome e está show de bola.
      Abraços!

      Responder
    • Olá Maria!
      Ainda não cheguei a testar eles mas já cheguei a dar uma olhada. O Lunascape é mais antigo e simples e o Torch é um pouco mais recente e acaba se destacando um pouco por ter uma proposta bacana atuando como um navegador all-in-one e juntando vários recursos num lugar só.
      Vou dar uma estudada mais a fundo nesses dois aí e quem sabe inclua eles aqui no artigo no futuro.
      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Responder
  7. Nunca vi um assunto tão bem discutido por pessoas inteligentes e educadas, que respeitam o comentários das outras. Quem dera na política fosse assim. Parabéns a todos!! Alto nível.

    Responder
    • Olá Ricardo!
      Agradecemos o seu comentário aqui no blog e ficamos muito felizes que tenha curtido o conteúdo.
      Nosso muito obrigado e sinta-se convidado a entrar em nossas discussões nos comentários hehe, adoramos ajudar e ouvir a opinião dos outros também.
      Abraços!

      Responder
    • É mesmo isso. Senti também. Que bom exemplo de pessoas com muito nível. Obrigado a todos. (Sou português em Portugal).

      Responder
  8. Vivaldi está cada vez melhor. Não vejo a necessidade de ter outro navegador. Aguardo a já anunciada versão para celular.
    Lembram-se do Opera 12.x, pois é, o Vivaldi substituiu ele direitinho. O desenvolvedor e responsável pelo Vivaldi é o mesmo CEO da Opera que saiu da empresa descontente com os rumos que o navegador adotou ao abandonar o motor Presto. E ainda desmentiu os que ficaram ao mostrar que é possível colocar as funções do Opera 12.x no motor Chromium.
    Vivaldi tem um rendimento para o trabalho incrível. Os painéis são um show com destaque para as notas e gerenciador de download, além da capacidade de abrir versões móveis dos sites. O Speed Dial é quase perfeito, melhor que o do Opera, mas o grande diferencial são os gestos de mouse e a divisão da tela, onde posso trabalhar com várias páginas ao mesmo tempo. No trabalho eu uso na intranet para trabalhar com várias páginas de dados de uma só vez sem ter que ficar fechando um e abrindo outra. Já em casa uso muito no YouTube para ver vídeos de uma lista de busca sem ter que ficar fechando um vídeo para voltar na lista toda hora.

    Responder
    • Completando o comentário.
      O Opera 12.x possuía vários atalhos de mouse e você ainda podia criar outros, hoje ele tem atalhos básicos. O Vivaldi tem dezenas prontos e você pode criar outros.
      O Vivaldi também cria atalhos de buscas. Basta você atribuir um apelido a um campo de buscas em um página qualquer (pode ser um nome ou apenas um letra). Daí, quando quiser procurar por um termo em uma página específica, basta escrever na barra de endereços o atalho seguido de um espaço e, na sequência, o termo desejado. Pressione ENTER e pronto.

      Responder
    • Excelente comentário Douglas!
      Também tenho testado o Vivaldi nesses últimos tempos e não tem como negar, é um excelente navegador, só achei o consumo de RAM dele meio abusivo demais quando deixo uns vídeos no Youtube rodando em segundo plano.
      Abraços e obrigado por deixar suas observações aqui no site, certamente vai ser útil para muita gente.

      Responder
  9. Faltou comentar o Brave que está crescendo gradativamente no mercado, embora ele seja um filhote do Chrome, é muito leve e rápido. Mas gostei de seu artigo, muito bem explicativo. Parabéns!

    Responder
    • Olá Alexandre!
      Essa semana ainda vou incluir ele em nossa lista. É realmente um navegador fantástico, muito leve e com todos os benefícios que o Chrome proporcionava para nós como uma loja recheada de extensões e temas.
      Ficamos felizes que tenha gostado do artigo e deixado o seu comentário por aqui, muito obrigado.
      Abraços e tenha um excelente fim de semana.

      Responder
  10. Dando continuidade ao meu comentário anterior, em 1º FIREFOX; 2º VIVALDI; 3º CHROME e 4º EDGE, pois n podemos deletar, é nativo.

    Responder
  11. Vou deixa qui as minhas avaliações de navegadores;
    Testei vários browsers e vou descrever aqui as minhas experiencias. Com relação ao EDGE, nativo no W10, é um navegador rápido, limpo, n tem muita intuitividade, e pra mim é inseguro, mesmo tendo o W, Defender, como AV, bom que passa Streaming do Netflix em HD, em tela de LCD e, agora vai ser atualizado com a engine do Chromium. A Microsoft, abriu as pernas para a hegemonia do Google. CHROME, mais seguro, intuitivo, diminuiu o consumo de memória, vc pode interagir com sua conta do Google. FIREFOX, diferente na engina, – bem até agora,- de repente também abre as pernas para o Chomium, futuramente. Mas é o meu 1º Navegador. Seguro, intuitivo, tem Adblock e Thor. OPERA, agora chinês da Qihoo, empresa da China que foi punida em testes de avaliações de antivírus, pela AV- TEST E AV- COMPARATIVE e,também na loja do Google Play, juntamente com a BAIDU, onde deram pernadas em cliques de propagandas nos apps na loja. Tentaram ludibriar a Alphabet, dona do Google. BRAVE, cópia fiel do Chrome. Antes tinha sua engine própria,mas abriu as pernas para o sistema Chromium. VIVALDI, esse sim, na minha opinião está deixando outros navegadores pra trás. Vc coloca a seu gosto, muita interatividade, segurança, bonito, bem trabalhado, pelo ex- CEO do Opera, que saiu da empresa, por descordar da venda para os chinas(coletores de dados para servidores para o partido chinês). MAXTHON, Chinês, usa o Explore 11 da Microsoft, que foi desatualizado e descontinuado em 2016, n tem segurança. UC BROWSER, chinês, sem comentário. Dando complemento, sabedor que os navegadores que usam buscadores BING; STARTPAGE; DUCK DUCK GO; YAHOO; ASK; ESCOSIA; YANDEX Russo,todos eles tem a API do Google. Eles pagam pra usar o buscador do Google, pois somente ele tem a hegemonia de sites cadastrado na internet. Então n tem como fugir do Google, usando outros Browsers. Fica aqui a minha avaliação.

    Responder
    • Olá Gil!
      Excelente comentário com boas observações.
      Tirando o Maxthon que você comentou, os outros testei todos também e devo admitir que algumas experiências são bem semelhantes as que passei também.
      Complementando o seu comentário sobre o Vivaldi, também gostei muito da customização que ele proporciona, fazendo com que literalmente você possa deixar o browser com “a sua cara”, mas acabei largando ele pelo alto consumo de memória, principalmente ao assistir vídeos no YT e Netflix.
      Agradeço o seu comentário, com certeza vai ajudar muita gente.
      Abraços!

      Responder
  12. Há uns 2 ou 3 anos abandonei o Chrome e migrei pro Opera, por conta desse consumo excessivo da mémoria do PC. Utilizei ele bastante por muito tempo, mas, devido às ultimas atualizações, tenho ficado um pouco decepcionado porque ele também está consumindo muita memória e travando constantemente (reinstalei, não abro muitas abas e nem tenho muitos plugins). Estou cogitando a possibilidade de migrar pro Opera Neon – já usei antes – ou o Brave, que muitos tem dito ser útil e rápido.

    Muito bom o artigo! Parabéns pelo trabalho, amigo. =)

    Responder
    • Olá Klaus!
      Admito que passei pelo mesmo processo que você, fiquei muuuuito tempo no Chrome, depois migrei pro Opera e até cheguei a testar o Opera Neon e confesso que curti o conceito dele de ser um “navegador diferente” porém ele acaba pecando (ao meu ver ao menos) por estar em suas versões iniciais e com isso, acaba sendo bem limitado. O Brave foi o que mais me agradou nesses meus últimos testes e desde então tem sido o melhor browser para o meu uso.
      Agradeço as palavras amigo, sempre que precisar de algo é só comentar abaixo. Convido você a conhecer alguns de nossos outros artigos também no menu lateral, ficamos sempre gratos em poder ajudar hehe.
      Abraços!

      Responder
  13. OBRIGADO PELAS AS INFORMAÇÕES , DIGO QUE APOS TESTA VÁRIOS NAVEGADORES E DESABILITAR O EDGE
    E O MEU DESTAQUE ENTRE O CROME, FIREFOX, OPERA, E EDGE, NA MINHA conclusão O MELHOR NAVEGADOR DA ATUALIDADE E O OPERA ESTE NAVEGADOR OPERA E O MELHOR DE TODOS

    Responder
    • Olá Gerson!
      Sem dúvida o Opera é um excelente navegador que vem melhorando a cada atualização lançada. Usei ele por um bom tempo, mas acabei ficando perdido na busca por gostar muito do estilo do chrome e de suas extensões.
      O navegador que tem me atendido melhor nesses últimos meses foi o Brave, que em minha opinião conseguiu juntar o melhor do chrome em um navegador que consome menos RAM e ainda vem com um AD Block embutido. Vou testar ele por mais um tempo e no futuro incluir ele nesse artigo.
      Já ouviu falar nele? Recomendo dar uma olhada, eles tem uma proposta bem interessante de lidar com anúncios.
      Abraços!

      Responder
      • OLA Giordano Berwanger, QUERO TI DEIXAR UMA DICA, TOME MUITO CUIDADO COM EXTENSÕES, NEM TODOS MAIS ALGUMA EXTENSÕES APÓS A INSTALAÇÃO SI TORNA UM ESPIÃO EM TUDO QUE VOCÊ DIGITA, OUTRA DICA EU JÁ MAIS USARIA ESTE NAVEGADOR Brave ELE E UM ESPIÃO DE CARTERINHA OS DESENVOLVEDORES DESTE BRAVE JÁ FOI ATE PROCESSADOR POR INVASÃO

        Responder
        • Olá Gerson!
          Estou rodando testes ainda no Brave quanto a espionagem de dados e desempenho. Mas pelo que já avaliei, ele está um navegador muito estável atualmente e consome consideravelmente menos RAM que o Chrome.
          E quanto as extensões que você citou, é bem isso mesmo, temos sempre que ficar atento com o que instalamos em nossos browsers para evitar problemas.
          Abraços!

          Responder
  14. Eu tenho o Chrome e também o firefox, que é o que eu uso direto, ou usava pois a nova versão do firefox não aceita o AdBlock. Agora fica cheio de propagandas, vou ter que desativar o firefox.
    Valeu pelas dicas

    Responder
    • Olá Paulo!
      Chegou a testar o Brave? Tenho avaliado ele nesses últimos 2 meses para incluir ele aqui no artigo e acabei pegando gosto do navegador por ser bem leve e rápido, aceitar as extensões do chrome e ainda possuir um ad block embutido.
      Caso topar o desafio de testar ele, comenta aí pra saber a sua opinião sobre o browser também hehe.
      Abraços!

      Responder
    • OLA Paulo Roberto Nunes USE O AdBlock PLUS QUE O FIREFOX ACEITA OU USE O NAVEGADOR OPERA E O MELHOR NAVEGADOR DA ATUALIDADE

      Responder
  15. Olá, eu uso o navegador Avast Browser e não foi citado no texto, gostaria muito que fosse comentado! É um navegador muito rápido e seguro pra quem usa internet pra transações bancárias e compras!

    Responder
    • Olá Angelina!
      Pode deixar, vamos avaliar ele analisar a possibilidade desse navegador ser citado no texto também.
      Muito obrigado pelo seu comentário aqui no blog.
      Abraços!

      Responder
      • Tenho conhecimento em todos os navegadores citados, em questão de melhor, o Brave é o mais confiável, porém é mais pesado para o sistema, assim como o edge e o Chrome. Brave é baseado no chromium, uma versão mais leve do Chrome, porém o brave chega a 200mb de uso de memória. Porém ais que seja mais rápido em utilização, para o OS, ele come mais memória, Chrome fica entre 130 à 160mb, isso sendo paralelo ao Edge, Opera e safari são mais rápidos para o OS porém mais lento para execução do programa. Safari é rápido no IOS, principalmente no atual Mojave para Mac. Onde usa entre 110 a 130mb de memória. Mas no Windows ele “suga” 140 à 170mb da memória. Lembrando que opera tem a mesma consumação de memória no Windows. Neon é o mais leve de todos para o uso do OS, chegando ao máximo de 100mb.(lembrando que o consumo de Mega Bytes nos Sistemas Operacionais citados são somente com o site Google aberto, e que dependendo do site, esse consumo pode ser maior ou menor dependendo e qual hypertext foi usado).
        Infelizmente quase todos os sites de notícias de informática usam as mesmas fontes, invés de realmente testar os navegadores. Entendo que a grande maioria desses sites tem jornalistas como divulgadotes e não pessoas do ramo de TI. Mas antes de fazer alguma comparação na área, tenham profissionais da área. Pois diferente do que falam por aí, nós somos formados e estudamos muito para ter esse conhecimento, e não servimos somente para arrumar PCs.

        Responder
        • Já ia baixar esse “Brave”, pelo texto ele parecia ser o melhor. Agora que li seu comentário vi que não é bem assim e desisti. Obrigada então kkkk

          Responder
          • Olá Irelen!
            Então, aqui em nosso escritório estamos usando o Brave como navegador principal a mais de 3 meses já e tirando o fato de ele não contar com um tradutor de página automático (como tem no Google Chrome), não temos do que reclamar, é um navegador leve e prático haha.
            Abraços!

Deixe um comentário