Início / Dicas / Melhores Navegadores de Internet

Melhores Navegadores de Internet

Procurando o melhor navegador de 2021? Bons exemplos são o Google Chrome, Firefox e o Opera, mas hoje vamos te mostrar alguns que você provavelmente não conhece.

Se não fosse por qualquer um desses nomes citados as pessoas não poderiam acessar o seu blog pessoal, ou o site da sua empresa ou a sua loja virtual. São várias as opções dentre os melhores navegadores disponíveis no mercado, mas queremos mostrar a você agora os que se destacaram.

Melhores Navegadores de Internet em 2021

ChromeGoogle ChromeMelhor Navegador em Extensões e CompatibilidadeClique para Baixar
SafariSafariMelhor Navegador para Dispositivos AppleClique para Baixar
firefoxMozilla FirefoxMelhor Navegador em FlexibilidadeClique para Baixar
operaOperaMelhor Navegador em Consumo de Dados MóveisClique para Baixar
Opera-NeonOpera NeonBoa Opção para Notebooks Mac e WindowsClique para Baixar
Microsoft EdgeMicrosoft EdgeMelhor Navegador para Desktops e Celulares WindowsClique para Baixar
VivaldiVivaldiMelhor Navegador em Personalização da NavegaçãoClique para Baixar
PuffinPuffinBoa Opção para Usuários AndroidClique para Baixar
MaxthonMaxthonMelhor Navegador em Sincronização com Outras PlataformasClique para Baixar
BraveBraveO Melhor em relação a Segurança e PrivacidadeClique para Baixar
Torch BrowserTorch BrowserIdeal para Quem quer Compartilhar ConteúdoClique para Baixar

É óbvio que além dos navegadores mencionados acima existem outras opções de qualidade, mas o fato é que o Chrome e o Firefox são os que enfeitam as áreas de trabalho de vários notebooks, desktops e smartphones espalhados pelo planeta.

O navegador, na verdade, consiste em um programa que você instala no seu computador. É esse programa que vai permitir o seu acesso aos mais variados sites e conteúdos que povoam a internet.

Talvez, ao ouvir falar em navegador você encontre o termo browser. Não se preocupe, browser é como os navegadores são chamados em inglês.

Como Funciona um Navegador?

Um navegador tem a função de permitir que você acesse a internet, e para cumprir esse objetivo, ele interpreta a linguagem HTML utilizada na criação e desenvolvimento dos sites.

O HTML, que é o Hyper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é interpretado pelo navegador na hora em que você acessa o site.

Além disso, os navegadores são capazes de assimilar outros tipos de informações, entre elas estão arquivos em formato PDF e imagens.

Eles interpretam essas e outras informações graças a URL, que é o endereço eletrônico que os usuários digitam em um espaço na parte superior dos navegadores quando é necessário acessar um site.

Uma das características que confere qualidade para um navegador é apresentar uma interface amigável para o usuário. É importante que ele proporcione facilidades em relação à experiência de navegação na internet.

Para isso, o navegador deve permitir que o usuário tenha acesso fácil aos seus sites favoritos, bem como possa organizar da melhor maneira a privacidade da sua navegação na web.

De uma forma geral um bom navegador deve contar com o botão que disponibiliza a opção de voltar e avançar, bem como o botão de início, que permite ao usuário retornar para a página principal.

Eles devem apresentar também a opção “atualizar”, com o objetivo de fazer a página ser recarregada, bem como a alternativa de gerenciamento de downloads, que possibilita ao usuário visualizar e acessar os arquivos que ele baixou da web.

Além disso, é normal também que os melhores navegadores apresentam plugins capazes de acrescentar algumas funcionalidades, como, por exemplo, relógios, mapas, notícias e outros recursos.

Enfim, em uma época em que a internet predomina no nosso dia a dia, os navegadores se tornam elementos tão relevantes quanto uma boa hospedagem do seu site.

Os Melhores Navegadores de Internet em 2021

O Netscape e o Internet Explorer não foram os primeiros navegadores a desbravarem as ondas virtuais, mas foram os que, ainda na década de 90, abriram horizontes para o surgimento de outros.

Se nos dias de hoje é possível navegarmos por sites, blogs e, praticamente, fazer várias tarefas cotidianas na internet, um dos culpados é o programador Tim Berners-Lee.

Ele foi um dos pioneiros a usar o hipertexto para compartilhar informações, assim como desenvolveu o seu primeiro navegador. Ele recebeu o nome de WorldWideWeb. E isso foi lá em 1990.

De lá para cá é possível que, assim como a própria internet foi evoluindo e se aperfeiçoando, os navegadores também foram adquirindo mais funcionalidades com o decorrer dos anos.

No ano de 1993 um dos motivos que tornou a internet aos poucos mais acessível para o público em geral foi a criação do Mosaic, que foi o primeiro navegador a funcionar no sistema Windows.

Porém, foi em 1994 que surgiu o navegador com as características que nortearam o desenvolvimento de outros browsers nos anos seguinte. Esse navegador foi o Netscape.

Sabe essa navegação por abas e a possibilidade de gerenciar o histórico de visitas que podemos fazer nos navegadores atuais? Pois então, o Netscape já apresentava essas características.

Porém, no ano seguinte o Netscape já não reinava sozinho. Ele teve que dividir o seu espaço com o Internet Explorer. Mais tarde vieram outros, como, por exemplo, o Mozilla Firefox e o Opera.

Hoje em dia é possível afirmar que quando o assunto é navegar na internet você pode optar por vários. Há alguns já conhecidos pelos usuários e outros nem tanto. Vamos ver quais são eles?

Ranking: Qual o Melhor Navegador/Browser de Internet?

1. Google Chrome

Melhor Navegador em Extensões e Compatibilidade

Sistema operacional: Windows 10, 8.1, 8 e 7 de 64 bits e smartphones

No topo da lista está um dos maiores navegadores do mundo: o Google Chrome. Sendo nossa escolha como Melhor Navegador em Extensões e Compatibilidade.

Um dos seus diferenciais está na quantidade de extensões e plugins que ele oferece.

Entre eles, estão opções para revisão de textos, tradução de conteúdos e cursores personalizados.

Além disso, ele possui integração com várias plataformas como Asana, Hangouts e Evernote.

Vale destacar também a sua junção com outras ferramentas da Google, como o Calendar, Drive, Gmail e Maps.

Os seus destaques estão para a facilidade de uso e navegação, pois a interface é simples e as extensões podem facilmente ser instaladas direto pelo navegador.

Assim como, sua performance, já que é um dos mais rápidos e responsivos.

Quanto a pontos negativos, o único a considerar é quanto ao consumo de memória RAM durante o uso.

Justamente pela sua versatilidade, ele acaba usando mais esse recurso, pois carrega suplementos e tarefas secundárias em cada aba.

Para fechar, a segurança avançada com criptografia e certificado SSL (HTTPS), a estabilidade e a sincronização entre dispositivos também chamam atenção.

Uma curiosidade: a plataforma tem mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias em todo o planeta, o que fortalece sua grandeza.

2. Safari

Melhor Navegador para Dispositivos Apple

Sistema operacional: apenas dispositivos Apple (macOs, iOs e outros)

Em segundo lugar, vem o Safari como o Melhor Navegador para Dispositivos Apple.

Assim, ele é o mais rápido e eficiente para iPads, iPhones, Macs e outros equipamentos da marca.

Esse é um dos navegadores que chama atenção pelas opções de personalização, com direito a fotos na página inicial e acesso aos favoritos.

Além disso, a segurança e a privacidade também têm destaque. Ele conta com sistema antirrastreamento, gera relatórios de privacidade para conferência dos sites vetados e tem monitoramento de senhas.

Para dispositivos Apple ele é o mais rápido, comparado com nomes como Firefox e Chrome. E, ainda, consome menos a bateria do dispositivo do que os concorrentes, mesmo para streaming.

Quanto às extensões, elas estão disponíveis na App Store, em uma seção específica para o Safari. Inclusive, o usuário pode baixar as que já tiver em outro dispositivo Apple por lá.

Da mesma maneira, a sincronização com diferentes aparelhos e mesmo ID Apple também funciona bem. Permitindo que a configuração feita no iPad, por exemplo, se mantenha para o iPhone.

Porém, seu ponto negativo está no fato de ele ser compatível apenas com aparelhos da Apple, tornando seu uso mais restrito.

3. Mozilla Firefox

Melhor Navegador em Flexibilidade

Sistema operacional: iOS, Android, Windows, Mac e Linux

Já o Mozilla Firefox é o Melhor Navegador em Flexibilidade na nossa opinião. Afinal, ele é compatível com a maioria dos sistemas operacionais.

Um ponto de destaque dele está no fato de que ele coleta poucos dados dos seus usuários durante a navegação.

Inclusive, não é preciso fornecer nem o e-mail para baixa-lo e usá-lo. Isso se deve ao fato de ele ser um navegador de código-aberto. Ou seja, que não visa o lucro.

Outra característica interessante é a questão de ele ser versátil e poder ser usado facilmente em PCs e smartphones com hardwares menos potentes.

O Firefox tem atualizações constantes para garantir a privacidade e segurança, justamente pelos atributos acima.

Além disso, as suas extensões também são variadas e atualizadas regularmente para oferecer novas funcionalidades.

Entre as opções disponíveis estão corretor ortográfico, modo leitura, bloqueador de cookies, apps de personalização de cursores e temas e também de privacidade.

Assim como acontece com o Google Chrome, um dos seus principais concorrentes, ele tem interface simples.

Além de contar com sincronização entre dispositivos, funcionar com os recursos Google e ter bloqueio automático de rastreadores de anúncios.

4. Opera

Melhor Navegador em Consumo de Dados Móveis

Sistema operacional: iOS, Android, Windows, Mac e Linux

Em quarto lugar, colocamos o Opera, o Melhor Navegador em Consumo de Dados Móveis.

A sua principal característica é ter boa velocidade e funcionamento consumindo poucos recursos operacionais, bateria e dados 3G ou 4G.

Isso se deve ao fato de ele ter o Turbo Opera, que filtra o tráfego e permite a passagem apenas do que o usuário realmente está usando.

Além de reduzir o consumo de dados, essa tecnologia também permite que usuários que têm pouca velocidade contratada em smartphones naveguem mais rápido.

Seu design é interessante, com uma barra de ferramentas lateral no desktop ou notebook que possui atalhos para as principais redes sociais. Entre elas, Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter.

Além disso, ele apresenta os seus favoritos na página inicial, facilitando o acesso aos sites que você mais usa.

Quanto à segurança e privacidade, ele oferece bloqueador de anúncios, VPN gratuita e impede o armazenamento de dados sigilosos, como senhas de banco e números de cartão de crédito.

A única questão que pode ser negativa é a quantidade de extensões e plugins, já que ele não tem tantas opções quanto os principais concorrentes.

Um ponto interessante é que ele também possui uma versão chamada Opera Mini, que comprimi os dados e reduz ainda mais o consumo.

5. Opera Neon

Boa Opção para Notebooks Mac e Windows

Sistema operacional: iOS, Android, Windows, Mac e Linux

Semelhante ao Opera tradicional que você conheceu acima, o Opera Neon também tem extensa compatibilidade com sistemas operacionais e baixo consumo de dados.

Entretanto, ele ganha a posição de Boa Opção para Notebooks Mac e Windows principalmente pelo seu visual intuitivo.

A versão ganhou o chamado Speed Dial. Esse artifício gráfico facilita a navegação pelos sites que você mais usa.

Basta clicar no ícone referente ao site e pronto, rapidamente ele abre e você navega.

Outro destaque é que ele cria uma sincronia com a sua área de trabalho, permitindo que o seu papel de parede do PC vire o do navegador.

Caso queira algo mais personalizado e diferente, diversas opções de papéis de parede gratuitos estão disponíveis.

Também estão presentes as guias visuais e a omnibox. As primeiras fazem com que suas guias interajam com o usuário, tendo movimento quando são manipuladas.

Já o omnibox tem o recurso de vídeo desencaixado e o modo de tela dividida. Assim como, permite o armazenamento de imagens na galeria e de vídeos no player.

Quer mais? O Opera Neon foi criado para simular a gravidade e aumentar a interação. Por isso, tudo nele é bem visual, fluído e com movimento.

6. Microsoft Edge

Melhor Navegador para Desktops e Celulares Windows

Sistema operacional: iOS, Android, Windows 7, 8, 8.1, 10 e Mac

Depois, também vale a pena conhecer o Microsoft Edge. Ele é o Melhor Navegador para Desktops e Celulares Windows.

Sabe o Explorer? Então, ele é a versão moderna desse clássico navegador da marca. Porém, vem integrado apenas ao Windows 10.

Talvez a sua característica mais marcante seja o fato de que ele converte sites que são mais pesados e difíceis de navegar em páginas mais leves e intuitivas.

Como outros navegadores ele tem boa velocidade e integração com ferramentas, como a Cortana, por exemplo, uma assistente de navegação.

Assim como, participa do Microsoft Rewards e do Bing, que transforma sua participação em pesquisas em pontos que são convertidos em doações para instituições da sua escolha.

Além disso, ele possui a chamada função HUB, que sincroniza seus projetos através da internet e permite que você os edite e organize facilmente, bastando estar conectado.

Um ponto importante sobre ele é que embora funcione no Windows 7, 8 e 8.1, a própria Microsoft recomenda a atualização para o Windows 10.

Afinal, a versão 7 já foi descontinuada e não tem mais suporte ou atualizações que garantam 100% a segurança e a privacidade.

7. Vivaldi

Melhor Navegador em Personalização da Navegação

Sistema operacional: iOS, Android, Windows, Linux e Mac

Em sétimo lugar, vem o Vivaldi, o Melhor Navegador em Personalização da Navegação.

Inclusive, o seu slogan já reforça o compromisso com a segurança e o estilo: “zero rastreamento – um milhão de formas de personalizar tudo”.

Ou seja, você pode configurar praticamente tudo nele para navegar do jeito que você prefere e ter uma experiência exclusiva.

Sua interface pode ser 100% alterada, com a criação de blocos de conteúdos, adição de botões, ícones das páginas mais acessadas e muito mais.

Ele também possui a capacidade de personalizar o uso de abas, que podem ser em mosaico (tela dividida), verticais ou ainda agrupadas.

O modelo também é compatível com todas as extensões disponíveis para o Google Chrome. Então, você tem infinitas possibilidades de recursos para facilitar sua navegação.

Semelhante ao Opera, ele conta com uma barra de ferramentas lateral com acesso rápido a plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp Web.

Assim como, tem bloqueio de anúncios e de rastreadores integrado e sincronização com diferentes dispositivos através do uso de uma senha pessoal.

Porém, esse navegador tem um ponto negativo: não é o mais rápido e acaba consumindo mais dados.

8. Puffin

Boa Opção para Usuários Android

Sistema operacional: Android, iOS, Windows, macOS, Android TV, Raspberry Pi e Puffin OS

Agora, o Puffin é aquele navegador que você talvez nunca tenha ouvido falar, mas que ao conhecê-lo vê uma série de vantagens, especialmente para dispositivos Android.

Por isso, ele é a nossa escolha como Boa Opção para Usuários Android, já que ele é projetado para rodar com menor consumo de dados nesse sistema operacional.

Inclusive, ele tem funções específicas para melhorar a navegação nos aparelhos Android, incluindo o Android TV. Entretanto, saiba que ele tem versões para iOs e Windows também.

Entre os diferenciais do navegador estão:

• Puffin Flash Store: que garante a segurança de jogos em Flash, sem a necessidade de baixar plugins ou extensões, pois já está disponível nas configurações do navegador;

• Puffin Cloud Isolation e Puffin Secure Browser: utiliza criptografia para proteger dados, evitar rastreamento e proteger de ataques virtuais. Também funciona para “isolar” o navegador e permitir o uso seguro de nuvens;

• Emulador de mouse ou trackpad: facilita a navegação para quem está acostumado com computadores ou notebooks.

Por fim, internacionalmente, o Puffin possui um dispositivo que converte a TV em um computador de aprendizagem para crianças. Interessante, né?

9. Maxthon

Melhor Navegador em Sincronização com Outras Plataformas

Sistema operacional: Windows XP, Vista, 8, 8.1, 7 e 10 e smartphones

Dando continuidade a lista, apresentamos o Maxthon. Esse é mais um dos navegadores pouco conhecidos e que ainda está evoluindo perante os concorrentes.

Por isso, na nossa lista ele entra como o Melhor Navegador em Sincronização com Outras Plataformas.

Com uma ressalva: a segurança dele não é tão forte quanto nos demais. Então, recomendamos a instalação de um antivírus, ok?

Quanto a funcionalidades, ele é ideal para quem usa o computador e o celular, trocando de dispositivo ao longo do dia.

Afinal, ele salva os dados de navegação e sincroniza esses equipamentos para que você não perca nada do que estava fazendo.

Outro ponto que chama atenção está na facilidade de personalizar a página inicial e as suas funções.

Inclusive, ele possui a opção “arraste e solte”, o que o torna simples e fácil de usar e de deixar com a sua cara.

Ele ainda é compatível com o Chrome, possui extensões para acesso rápido às redes sociais, tem bloqueador de anúncios e galeria de imagens para você salvar suas fotos.

Por fim, saiba que ele conta até com suporte técnico para aplicativos de Blockchain.

10. Brave

O Melhor em relação a Segurança e Privacidade

Sistema operacional: Windows, Mac, Linux, Android e iOS

Ainda no hall de navegadores menos conhecidos, podemos também falar sobre o Brave.

Ele é uma Boa relação Segurança e Privacidade para quem busca uma navegação mais leve.

Esse é um ponto positivo, pois ele usa pouca memória RAM para funcionar, roda rápido e também economiza o consumo de dados móveis.

Com esse diferencial, ele também reduz em até 35% o uso da bateria de smartphones, tablets e notebooks.

Entre suas características está o bloqueador de anúncios e conteúdos indesejados, como pop-ups, além de vetar cookies e tráfego externo.

Assim como ocorre com o Microsoft Edge, ele também possui um programa de recompensas, o Rewards.

Com ele, o usuário recebe dinheiro ao assistir anúncios personalizados pela plataforma.

Além disso, como ocorre com o Maxthon, a personalização da página inicial também pode ser feita pelo “arrasta e solta”.

Outra questão interessante está na sua compatibilidade com a maioria das extensões do Chrome, o que permite a adição de recursos e funções como corretor e tradutor.

Para fechar, ele conta com o Tor, uma janela anônima que realmente permite que você navegue com privacidade sem gravar histórico e que ainda esconde a sua localização.

11. Torch

Ideal para Quem quer Compartilhar Conteúdo

Sistema operacional: Windows 7, 8, 8.1 e 10

Por fim, também resolvemos falar do Torch, um navegador Ideal para Quem quer Compartilhar Conteúdo.

Afinal, ele possui diversas extensões e botões exclusivos. Por exemplo, o Media para você fazer o download de músicas e vídeos.

O Torch Music, que monta uma playlist com base nas pesquisas do usuário no Youtube. E ainda o Share, que permite a integração com redes sociais.

Ao usar esse botão, você pode postar textos, fotos, vídeos e outros conteúdos direto nas suas contas do Facebook ou Twitter, por exemplo.

Também pode ser citado o Torch Hola, que permite visualizar sites que são proibidos em outros países e ainda possui uma função que acelera a internet, ideal para quem tem conexões lentas.

Quem é cliente Torrent ainda tem uma função para poder integrar a conta ao navegador e usar tudo em um só lugar.

O Torch ainda tem biblioteca de jogos gratuitos (sem necessidade de download), é inspirado no Google Chrome (o que o torna fácil de usar), possui sincronização dos favoritos, é ágil e tem função “arraste e solte”.

Quanto à segurança, ele bloqueia sites maliciosos e protege seus dados. Inclusive, ele não salva nenhum deles automaticamente.

Conclusão

O desenvolvimento do que nos dias de hoje conhecemos como internet passa muito pela evolução dos navegadores, desde os primórdios do Netscape e do Internet Explorer até chegarmos nos plugins do Chrome e Firefox.

Portanto, cada vez que você clica naquele ícone arredondado e colorido na sua área de trabalho, há muita tecnologia para fazer o navegador funcionar. Mas e você, qual o seu navegador de internet preferido? Quais você testou? Conta pra gente.

Sobre o Autor: Alan Medeiros

Alan é escritor na prable.org e apaixonado por tecnologia. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e viagens.

81 comentários em “Melhores Navegadores de Internet”

  1. o safari nao é só pro mac existe uma versao oficial pro ruindows só nao possui todas as funcionalidades que teria dentro de um mac ou iphone mas funciona perfeitamente no ruindows

    Responder
    • assim como voce esqueceu de falar do Projeto Tor Browser baseado no mozzila para navegaçao anonima, cuja qualidade é tao boa quanto a dos melhores que voce citou eu uso cotidianamente e o unico ponto ruim é a traduçao automatica das paginas do google que nao existe no tor de resto ele é até mais confiavel que o google, é claro que voce deve ter tambem um bom antivirus atualizado

      Responder
      • Olá Robo!
        Concordo contigo, realmente é interessante incluir o Tor Browser aqui em nossa listagem e já adicionei aqui em nossa lista para incluir na próxima atualização do artigo, acompanho o projeto a um tempo já e eles tem feito boas evoluções nas últimas versões. Quanto a tradução das páginas, acredito que você consiga resolver utilizando alguma extensão ou plugin.
        Agradeço a dica e o comentário aqui no site.
        Abraço!

        Responder
    • Olá Mari!
      Tentou entrar em contato com os desenvolvedores do Brave? Você pode fazer isso através da seguinte página de contato.
      Recomendo que reporte esse erro diretamente a eles para que possam corrigir os problemas e continuar evoluindo no desenvolvimento do navegador.
      Abraço!

      Responder
  2. Navegadores sãos os programas de computador que mais me trazem dor de cabeça há muito tempo. Quando não havia tantos, não tínhamos muito o que fazer; era aceitar engolir goela abaixo; mas também não se oferecia tantas variedades de situações e uso naqueles tempos iniciáticos dos navegadores. É realmente impressionante como nenhum deles consegue ser completo, no sentido estrito da palavra. Sinceramente, eu não consigo usar um único navegador, por razões óbvias, pois cada navegador funciona melhor para tarefas específicas, e isso é uma coisa extremamente desagradável, e às vezes nos tira um tempo precioso das nossas vidas, principalmente para quem trabalha com navegadores, que é o meu caso (home office, trabalho remoto ou teletrabalho) e também para pesquisas / estudo.

    Fui um apaixonado pelo Firefox, mas ele caiu e ainda penso que não se levantou, trava fácil e nos abandona; o mesmo acontece com o Chrome, que trava e fecha do nada às vezes, inclusive apagando histórico de abas, sem o consentimento do usuário, e também tem um desenho de abas terrivelmente mal feito (depois de muitas abas abertas, você não enxerga mais algumas delas; bastam duas setinhas para resolver isso e eles não resolvem; o Yandex tem essas setinhas, uma no início e outra no fim das abas, o que é simples, mas sensacional, e é o navegador mais estável em relação a travamentos que já testei até agora (ele nunca, eu disse nunca, travou comigo); porém, ele tem erros básicos (um simples copiar e colar de texto, por exemplo, pode se tornar uma via crucis nele). O Opera GX, não citado ano artigo (outra variação do Opera padrão) é leve e é incrível, foi pensado para gamers, mas serve para qualquer usuário, é melhor que o padrão, mas também trava e nos abandona em caso de pouca memória disponível, assim como o Chrome e o Firefox.

    O outro navegador que não nos abandona, a exemplo do Yandex, em relação a travamentos, é o VIVALDI; esse sim, se embutir um tradutor bom (de preferência Google Tradutor) ele se torna imbatível, além de corrigir também alguns detalhes na aba de favoritos, que não permite um simples arrastar e soltar; falta também corrigir a forma como o nome do atalho é salvo, no caso de arrastamento direto para uma pasta (eu salvo bastantes atalhos para revisitá-los); precisam consertar isso (Firefox e Chrome fazem isso direito); seria incrível também, se ele incluísse, assim como o Brave, uma aba anônima chamando o Thor diretamente dele. Enfim, para mim, atualmente o navegador mais próximo do “completo” para todos os usos é o Vivaldi; se os desenvolvedores pegarem as poucas coisas boas dos outros navegadores e implantarem nele, ele se torna O NAVEGADOR.

    Por fim, acredito que está longe de acontecer de se lançar um navegador “completo”, e é provável que isso nunca aconteça, que nunca tenhamos um único navegador satisfatório para “todas” as ocasiões. O que nos resta é escolher aqueles que mais se adéquam às nossas necessidades e os usarmos de forma alternada. Se você é um usuário básico de navegadores, apenas um desses pode lhe servir, mas se você usa de forma avançada, dificilmente ficará em um único.

    Boa sorte para todos nós!

    Responder
    • Olá Gê Oliveira!
      Realmente devo concordar contigo, hoje em dia com tantos recursos disponíveis (em termos financeiros e de desenvolvimento) ainda não temos um “navegador universal” (para todos governar haha) e sim vários browsers diferentes mas sem nenhum ser 100% completo.

      A minha jornada pelos navegadores foi similar a sua, com diferença que eu comecei utilizando o Chrome e então um tempo depois acabei migrando para o Opera, então Firefox e por aí vai então compartilho contigo essa sensação de não ter encontrado um modelo que me atenda em todos os aspectos hoje em dia. Estou avaliando o Opera GX nos últimos dias e tenho gostado apesar de seus pontos negativos como os travamentos sem sentido e o problema de memória.

      Fiquei um bom tempo no Vivaldi e depois no novo Edge, mas acabei por retornar para o Chrome por maior compatibilidade com as extensões. Mesmo que ele não me atenda 100%, é o que mais tem me agradado nos últimos meses.

      Agradeço por compartilhar sua experiência com os navegadores aqui conosco, tenho certeza que vai ajudar muita gente.
      Abraço e tenha uma boa semana!

      Responder
  3. Eu usei o virustotal e fique impressionado pelo escaneamento dos arquivos dos navegadores.Os navegadores que não possuem nenhum tipo de risco para os pcs e desktops são:Brave,Yandex,Mozilla Firefox,Vilvaldi.Mas tem os outros navegadores que podem sim danificar e infectar os seus pcs e desktops são eles:Google Chrome,Opera e avast seruce browser.

    Responder
  4. Agora eu estou testando o Opera GX ele é bem personalizável e possui muitas utilidades de integração com redes sociais. Até agr não tenho nada ha reclamar

    Responder
    • Olá Lucas!
      Realmente o Opera GX é uma opção bem personalizável e a customização das cores e layout do navegador é bem bacana. Acho que uma das coisas que mais me chama a atenção nesse browser são os relatórios e a possibilidade de controlar o uso do processador, memória RAM, etc.
      Agradeço o comentário aqui no site.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Gustavo!
      Não conhecia esse navegador mas já vou adicionar na lista aqui para avaliar ele futuramente e quem sabe incluir na nossa lista.
      Obrigado pela dica.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Gilmário!
      Creio que não tem nada comprovado que eles utilizam esses dados para venda ou fins próprios mas teorias sobre isso não faltam por aí né haha.
      Abraço!

      Responder
  5. O navegador brave tem tradutor sim e só precisa ir em configurações e chegar até a seção linguagens,meus amigos.Alguém tem provas que esse navegador é espião de carteirinha?

    Responder
    • Olá Gustavo!
      Quanto a alguém ter provas concretas de espionagem por parte da empresa eu nunca vi, só fiquei sabendo dos famosos “rumores e supostos vazamentos” mas se tiver notícias sobre isso compartilhe aí conosco.
      Abraços!

      Responder
      • Credo atualize a informação a respeito do vivaldi, estou usando ele no celular, ai caso algum ponto negativo e realmente ele é pesado, so que por ser muito personalizável vc consegue deixa-lo mais leve

        Responder
        • Olá Antemar!
          Agradeço o comentário aqui no site e realmente estava desatualizado no artigo, mas já corrigi o erro.
          Ele já se tornou o meu navegador principal a tanto tempo que acabei esquecendo de voltar aqui e corrigir quando lançaram a versão mobile dele.
          Abraço!

          Responder
          • Legal que vc atualizou as informações a respeito do Vivaldi, e venho utilizado esse navegador faz tempo, e posso sitar alguns pontos negativos. Primeiro, ele não vem com o flash ja ativado por padrão, mesmo vc ativando nas configuração vc vai em sobre e ve que o flash esta desativado. Obs o adobe flash vai encerrar seu funcionamento no final desse ano. Segundo: e ele não ter tradutor de paginas embutida no navegador

    • Olá Anderson!
      O Safari é um excelente navegador e concordo contigo, um dos melhores que temos hoje em dia porém como ele é restrito ao sistema iOS (Macbooks e iPhones) seu público acaba sendo meio reduzido mas isso de forma alguma desmerece ele, tanto que aparece bem no topo de nossa lista hehe.
      Abraços!

      Responder
  6. Brave é rapido e se dá bem com Windows, Firefox é bom mas da uns travamentos com windows, Ópera qualquer lugar que vc baixe vem de graça um lindo troyan para infectar seu pc. Edge é da Microsoft, vai saber até a hora que vc está no banheiro. Use sempre o virustotal para verificar se vc deve abrir qualquer coisa que baixou antes de executar.

    Responder
    • Olá Mario!
      Muuito obrigado pelo seu comentário aqui no blog e por compartilhar suas experiências conosco.
      Tenho certeza que vai ser útil para muita gente.
      Abraços!

      Responder
    • Muito bom seu comentário Mario, estou cansado de ajustar o Chrome para não receber propagandas, mas é cara de pau demais, fechou e abriu, volta todas aquelas propagandas desnecessárias, estava pesquisando sobre o Brave, vou testar aqui.

      Responder
    • Valeu pelo comentário irmão. Já uso o brave uns dois anos
      Também já testei tudo que é navegador, mas quero distancia de IE e Edge, Chrome também já to um tempo sem usar. Parece que quer carregar todo o peso da internet nele. Pesado demais.
      Testei também o Vivaldi por um tempo , mas a ultima atualização que baixei simples mente travou minha máquina (uso um processador i7, 8gb de ram e placa nvidia de 2gb). Fui ver no gerenciador de tarefas e o vivaldi estava consumindo somente 5gb de ram, com 2 abas abertas e nada de video ou musicas.
      Hoje na minha lista de prioridades são 1-Brave, 2-Opera, 3-Firefox, mas procuro uma 4 opção.
      estou estudando desenvolvimento de sistemas para web e preciso testar em diferentes navegadores.
      quem tiver uma dica, agradeço.

      Responder
      • Olá Mario!
        Também sou desenvolvedor e a pesar de não ter compatibilidade com Windows, recomendo sempre a testar seus aplicativos no Safari também pois muita gente utiliza iOS e é o navegador padrão do iPhone. Um outro navegador para desenvolvedores que vi que tinha ganhado força nessa área foi o Polypane. Sinceramente não conhecia ele ainda e não cheguei a testar mas vi que estava sendo recomendado por aí.
        E a título de curiosidade também, já chegou a testar as versões do Chrome e do Firefox para desensolvedores? Achei a proposta desses browsers simplesmente sensacional.
        Abração!

        Responder
      • Cara eu uso o vivaldi com 2 gigas de ram aqui no meu pc, e ele roda de boas posso abrir 4 guias nele para pesquisa que ele fica firme, unica coisa que eu não posso e ver videos e ficar entrando em outros site, que se não ele trava.

        Responder
      • Uso o torch há mais de 5 anos. Não preciso de outros programas para baixar vídeos e nem filmes. Além disso ele é bem leve.

        Responder
    • Obrigada, foi uma coincidência do bem este seu comentário , acabei de baixar o Opera e nem abri e já desinstalei.Eu desinstalei o Edge faz tempo mas ele fica em segundo plano, o que fazer?Amo Firefox.Vou baixar o Brave.Amo o Google Chrome mas ele trava tanto o que fazer e vem agora a mensagem que o Flash player vai ser desativado nele em dezembro de 2020 sabe por que?

      Responder
      • Olá Egna!
        O fim do Flash nos navegadores era algo já esperado pois com o passar dos anos, muitas tecnologias novas têm surgido e os navegadores apesar de darem fim ao suporte do Flash, ainda permitirão que o usuário permita sua utilização em alguns sites específicos que necessitarem dele para funcionarem corretamente.
        Sinta-se convidada e a vontade para deixar um feedback do Brave quando testar ele, garanto que vai ser bem útil para todos nós.
        Abraços!

        Responder
  7. Estou Usando o Novo Edge 2020, muito bom e leve. E o legal que agora ele vem com base no Chromium.
    Formatei meu computador e acabei utilizando ele, excelente, acaei nao sentindo falta do Chrome, que eu utilizava muuuuito.

    Responder
    • Olá Natanael!
      Já estamos testando e avaliando o novo Edge para incluir ele nesse artigo mas certamente a Microsoft fez um excelente trabalho reformulando o seu navegador, deixou ele bem no nível de seus concorrentes agora.
      Abraços!

      Responder
  8. Boa tarde,
    Excelente artigo sobre os navegadores e melhor ainda o retorno dado nos comentários. Meus parabéns. Como mencionado por alguém aqui nos comentários, fico no aguardo de uma análise do Lunascape e principalmente do Torch.

    Obrigado

    Responder
    • Olá Fred!
      Obrigado pelo seu comentário aqui no blog.
      Pode deixar que assim que terminarmos nossa análise e publicarmos ela eu comento aqui e você recebe uma notificação no email do artigo atualizado.
      Abraços e uma excelente semana.

      Responder
    • Uso o torch ha mais de 5 anos. Ele baixa vídeos do youtube ou qualquer coisa q se “mexe” na tela, Além disso você pode baixar torrents.

      Responder
  9. Uia, se recomendou Brave ja ganhou meu respeito. Uso o Brave a bastante tempo e não senti falta do chrome. Na minha opinão, ta sendo o melhor navegador da atualidade, ja que tbm da para usar as extensões do chrome.(e tbm me acostumei a usar ele como leitor de pdf offline)

    Responder
    • Olá Gskill!
      Fico contente que tenha gostado do conteúdo.
      Estou usando o Brave como navegador padrão faz um tempo já e ele acaba me surpreendendo ainda as vezes
      Abraços!

      Responder
  10. Sem dúvida o Brave é o navegador dos sonhos é mais rápido e não trava. Mas gostaria de saber porque ele para de funcionar corretamente no Office 365. Já desinstalei umas 2 vezes por este motivo. Mas aí o Firefox e o Opera começam com a costumeira travação e volto para o Brave.
    Agora está nota 10 espero que não aconteça o mesmo das oportunidades anteriores.Sou uma pessoa com conhecimentos básicos de informática. Alguém pode me ajudar?

    Responder
    • Olá Nereu!
      Não cheguei a ter nenhum problema de compatibilidade dele com o Office 365. Acho super válido você enviar um ticket lá na página de suporte deles solicitando alguma correção.
      Como estou nesse ramo da tecnologia, estou a toda hora avaliando e testando coisas novas como navegadores, softwares e produtos por exemplo. Vou dar uma dica pra ti agora e que com certeza vai aparecer aqui no artigo logo logo.
      Tenho testado nos últimos dias a mais nova versão beta do Microsoft Edge e confesso que está uma maravilha. O navegador é bem otimizado e não consome muita RAM principalmente por que foi projetado especialmente para funcionar no Windows 10.
      Você pode testar a beta através desse link e apesar de muitos preconceitos que muitos tem contra esse navegador, acho que vale a pena testar pois essa última versão é baseada no Chrome e está show de bola.
      Abraços!

      Responder
    • Olá Maria!
      Ainda não cheguei a testar eles mas já cheguei a dar uma olhada. O Lunascape é mais antigo e simples e o Torch é um pouco mais recente e acaba se destacando um pouco por ter uma proposta bacana atuando como um navegador all-in-one e juntando vários recursos num lugar só.
      Vou dar uma estudada mais a fundo nesses dois aí e quem sabe inclua eles aqui no artigo no futuro.
      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Responder
  11. Nunca vi um assunto tão bem discutido por pessoas inteligentes e educadas, que respeitam o comentários das outras. Quem dera na política fosse assim. Parabéns a todos!! Alto nível.

    Responder
    • Olá Ricardo!
      Agradecemos o seu comentário aqui no blog e ficamos muito felizes que tenha curtido o conteúdo.
      Nosso muito obrigado e sinta-se convidado a entrar em nossas discussões nos comentários hehe, adoramos ajudar e ouvir a opinião dos outros também.
      Abraços!

      Responder
    • É mesmo isso. Senti também. Que bom exemplo de pessoas com muito nível. Obrigado a todos. (Sou português em Portugal).

      Responder
  12. Vivaldi está cada vez melhor. Não vejo a necessidade de ter outro navegador. Aguardo a já anunciada versão para celular.
    Lembram-se do Opera 12.x, pois é, o Vivaldi substituiu ele direitinho. O desenvolvedor e responsável pelo Vivaldi é o mesmo CEO da Opera que saiu da empresa descontente com os rumos que o navegador adotou ao abandonar o motor Presto. E ainda desmentiu os que ficaram ao mostrar que é possível colocar as funções do Opera 12.x no motor Chromium.
    Vivaldi tem um rendimento para o trabalho incrível. Os painéis são um show com destaque para as notas e gerenciador de download, além da capacidade de abrir versões móveis dos sites. O Speed Dial é quase perfeito, melhor que o do Opera, mas o grande diferencial são os gestos de mouse e a divisão da tela, onde posso trabalhar com várias páginas ao mesmo tempo. No trabalho eu uso na intranet para trabalhar com várias páginas de dados de uma só vez sem ter que ficar fechando um e abrindo outra. Já em casa uso muito no YouTube para ver vídeos de uma lista de busca sem ter que ficar fechando um vídeo para voltar na lista toda hora.

    Responder
    • Completando o comentário.
      O Opera 12.x possuía vários atalhos de mouse e você ainda podia criar outros, hoje ele tem atalhos básicos. O Vivaldi tem dezenas prontos e você pode criar outros.
      O Vivaldi também cria atalhos de buscas. Basta você atribuir um apelido a um campo de buscas em um página qualquer (pode ser um nome ou apenas um letra). Daí, quando quiser procurar por um termo em uma página específica, basta escrever na barra de endereços o atalho seguido de um espaço e, na sequência, o termo desejado. Pressione ENTER e pronto.

      Responder
    • Excelente comentário Douglas!
      Também tenho testado o Vivaldi nesses últimos tempos e não tem como negar, é um excelente navegador, só achei o consumo de RAM dele meio abusivo demais quando deixo uns vídeos no Youtube rodando em segundo plano.
      Abraços e obrigado por deixar suas observações aqui no site, certamente vai ser útil para muita gente.

      Responder
  13. Faltou comentar o Brave que está crescendo gradativamente no mercado, embora ele seja um filhote do Chrome, é muito leve e rápido. Mas gostei de seu artigo, muito bem explicativo. Parabéns!

    Responder
    • Olá Alexandre!
      Essa semana ainda vou incluir ele em nossa lista. É realmente um navegador fantástico, muito leve e com todos os benefícios que o Chrome proporcionava para nós como uma loja recheada de extensões e temas.
      Ficamos felizes que tenha gostado do artigo e deixado o seu comentário por aqui, muito obrigado.
      Abraços e tenha um excelente fim de semana.

      Responder
  14. Dando continuidade ao meu comentário anterior, em 1º FIREFOX; 2º VIVALDI; 3º CHROME e 4º EDGE, pois n podemos deletar, é nativo.

    Responder
  15. Vou deixa qui as minhas avaliações de navegadores;
    Testei vários browsers e vou descrever aqui as minhas experiencias. Com relação ao EDGE, nativo no W10, é um navegador rápido, limpo, n tem muita intuitividade, e pra mim é inseguro, mesmo tendo o W, Defender, como AV, bom que passa Streaming do Netflix em HD, em tela de LCD e, agora vai ser atualizado com a engine do Chromium. A Microsoft, abriu as pernas para a hegemonia do Google. CHROME, mais seguro, intuitivo, diminuiu o consumo de memória, vc pode interagir com sua conta do Google. FIREFOX, diferente na engina, – bem até agora,- de repente também abre as pernas para o Chomium, futuramente. Mas é o meu 1º Navegador. Seguro, intuitivo, tem Adblock e Thor. OPERA, agora chinês da Qihoo, empresa da China que foi punida em testes de avaliações de antivírus, pela AV- TEST E AV- COMPARATIVE e,também na loja do Google Play, juntamente com a BAIDU, onde deram pernadas em cliques de propagandas nos apps na loja. Tentaram ludibriar a Alphabet, dona do Google. BRAVE, cópia fiel do Chrome. Antes tinha sua engine própria,mas abriu as pernas para o sistema Chromium. VIVALDI, esse sim, na minha opinião está deixando outros navegadores pra trás. Vc coloca a seu gosto, muita interatividade, segurança, bonito, bem trabalhado, pelo ex- CEO do Opera, que saiu da empresa, por descordar da venda para os chinas(coletores de dados para servidores para o partido chinês). MAXTHON, Chinês, usa o Explore 11 da Microsoft, que foi desatualizado e descontinuado em 2016, n tem segurança. UC BROWSER, chinês, sem comentário. Dando complemento, sabedor que os navegadores que usam buscadores BING; STARTPAGE; DUCK DUCK GO; YAHOO; ASK; ESCOSIA; YANDEX Russo,todos eles tem a API do Google. Eles pagam pra usar o buscador do Google, pois somente ele tem a hegemonia de sites cadastrado na internet. Então n tem como fugir do Google, usando outros Browsers. Fica aqui a minha avaliação.

    Responder
    • Olá Gil!
      Excelente comentário com boas observações.
      Tirando o Maxthon que você comentou, os outros testei todos também e devo admitir que algumas experiências são bem semelhantes as que passei também.
      Complementando o seu comentário sobre o Vivaldi, também gostei muito da customização que ele proporciona, fazendo com que literalmente você possa deixar o browser com “a sua cara”, mas acabei largando ele pelo alto consumo de memória, principalmente ao assistir vídeos no YT e Netflix.
      Agradeço o seu comentário, com certeza vai ajudar muita gente.
      Abraços!

      Responder
  16. Há uns 2 ou 3 anos abandonei o Chrome e migrei pro Opera, por conta desse consumo excessivo da mémoria do PC. Utilizei ele bastante por muito tempo, mas, devido às ultimas atualizações, tenho ficado um pouco decepcionado porque ele também está consumindo muita memória e travando constantemente (reinstalei, não abro muitas abas e nem tenho muitos plugins). Estou cogitando a possibilidade de migrar pro Opera Neon – já usei antes – ou o Brave, que muitos tem dito ser útil e rápido.

    Muito bom o artigo! Parabéns pelo trabalho, amigo. =)

    Responder
    • Olá Klaus!
      Admito que passei pelo mesmo processo que você, fiquei muuuuito tempo no Chrome, depois migrei pro Opera e até cheguei a testar o Opera Neon e confesso que curti o conceito dele de ser um “navegador diferente” porém ele acaba pecando (ao meu ver ao menos) por estar em suas versões iniciais e com isso, acaba sendo bem limitado. O Brave foi o que mais me agradou nesses meus últimos testes e desde então tem sido o melhor browser para o meu uso.
      Agradeço as palavras amigo, sempre que precisar de algo é só comentar abaixo. Convido você a conhecer alguns de nossos outros artigos também no menu lateral, ficamos sempre gratos em poder ajudar hehe.
      Abraços!

      Responder
  17. OBRIGADO PELAS AS INFORMAÇÕES , DIGO QUE APOS TESTA VÁRIOS NAVEGADORES E DESABILITAR O EDGE
    E O MEU DESTAQUE ENTRE O CROME, FIREFOX, OPERA, E EDGE, NA MINHA conclusão O MELHOR NAVEGADOR DA ATUALIDADE E O OPERA ESTE NAVEGADOR OPERA E O MELHOR DE TODOS

    Responder
    • Olá Gerson!
      Sem dúvida o Opera é um excelente navegador que vem melhorando a cada atualização lançada. Usei ele por um bom tempo, mas acabei ficando perdido na busca por gostar muito do estilo do chrome e de suas extensões.
      O navegador que tem me atendido melhor nesses últimos meses foi o Brave, que em minha opinião conseguiu juntar o melhor do chrome em um navegador que consome menos RAM e ainda vem com um AD Block embutido. Vou testar ele por mais um tempo e no futuro incluir ele nesse artigo.
      Já ouviu falar nele? Recomendo dar uma olhada, eles tem uma proposta bem interessante de lidar com anúncios.
      Abraços!

      Responder
      • OLA Giordano Berwanger, QUERO TI DEIXAR UMA DICA, TOME MUITO CUIDADO COM EXTENSÕES, NEM TODOS MAIS ALGUMA EXTENSÕES APÓS A INSTALAÇÃO SI TORNA UM ESPIÃO EM TUDO QUE VOCÊ DIGITA, OUTRA DICA EU JÁ MAIS USARIA ESTE NAVEGADOR Brave ELE E UM ESPIÃO DE CARTERINHA OS DESENVOLVEDORES DESTE BRAVE JÁ FOI ATE PROCESSADOR POR INVASÃO

        Responder
        • Olá Gerson!
          Estou rodando testes ainda no Brave quanto a espionagem de dados e desempenho. Mas pelo que já avaliei, ele está um navegador muito estável atualmente e consome consideravelmente menos RAM que o Chrome.
          E quanto as extensões que você citou, é bem isso mesmo, temos sempre que ficar atento com o que instalamos em nossos browsers para evitar problemas.
          Abraços!

          Responder
  18. Eu tenho o Chrome e também o firefox, que é o que eu uso direto, ou usava pois a nova versão do firefox não aceita o AdBlock. Agora fica cheio de propagandas, vou ter que desativar o firefox.
    Valeu pelas dicas

    Responder
    • Olá Paulo!
      Chegou a testar o Brave? Tenho avaliado ele nesses últimos 2 meses para incluir ele aqui no artigo e acabei pegando gosto do navegador por ser bem leve e rápido, aceitar as extensões do chrome e ainda possuir um ad block embutido.
      Caso topar o desafio de testar ele, comenta aí pra saber a sua opinião sobre o browser também hehe.
      Abraços!

      Responder
    • OLA Paulo Roberto Nunes USE O AdBlock PLUS QUE O FIREFOX ACEITA OU USE O NAVEGADOR OPERA E O MELHOR NAVEGADOR DA ATUALIDADE

      Responder
  19. Olá, eu uso o navegador Avast Browser e não foi citado no texto, gostaria muito que fosse comentado! É um navegador muito rápido e seguro pra quem usa internet pra transações bancárias e compras!

    Responder
    • Olá Angelina!
      Pode deixar, vamos avaliar ele analisar a possibilidade desse navegador ser citado no texto também.
      Muito obrigado pelo seu comentário aqui no blog.
      Abraços!

      Responder
    • Uso o Avast Browser despretensiosamente em um Netbook com mais de 15 anos que eu tenho. Ele é meu único navegar nesta máquina (falo dela neste momento).
      O que eu tenho a falar dele:
      -esteticamente idêntico ao Chrome
      -torna possível a navegação com um Celeron 1.9 Hz + 2GB RAM

      Responder
      • Olá Wiliam!
        Agradeço o seu comentário e feedback aqui em nosso artigo.
        Confesso que não cheguei a testar esse navegador em específico em notebooks/pcs mais modestos, mas vou anotar aqui para fazer tais testes com ele e quem sabe futuramente incluir ele em nossa lista também, visto que navegadores como o Chrome e o Vivaldi acabam por não se sair muito bem em computadores com configurações mais básicas por conta do seu alto consumo de RAM.
        Novamente agradeço a dica e a contribuição com o artigo.
        Abraço e qualquer dúvida estou a disposição!

        Responder
      • Tenho conhecimento em todos os navegadores citados, em questão de melhor, o Brave é o mais confiável, porém é mais pesado para o sistema, assim como o edge e o Chrome. Brave é baseado no chromium, uma versão mais leve do Chrome, porém o brave chega a 200mb de uso de memória. Porém ais que seja mais rápido em utilização, para o OS, ele come mais memória, Chrome fica entre 130 à 160mb, isso sendo paralelo ao Edge, Opera e safari são mais rápidos para o OS porém mais lento para execução do programa. Safari é rápido no IOS, principalmente no atual Mojave para Mac. Onde usa entre 110 a 130mb de memória. Mas no Windows ele “suga” 140 à 170mb da memória. Lembrando que opera tem a mesma consumação de memória no Windows. Neon é o mais leve de todos para o uso do OS, chegando ao máximo de 100mb.(lembrando que o consumo de Mega Bytes nos Sistemas Operacionais citados são somente com o site Google aberto, e que dependendo do site, esse consumo pode ser maior ou menor dependendo e qual hypertext foi usado).
        Infelizmente quase todos os sites de notícias de informática usam as mesmas fontes, invés de realmente testar os navegadores. Entendo que a grande maioria desses sites tem jornalistas como divulgadotes e não pessoas do ramo de TI. Mas antes de fazer alguma comparação na área, tenham profissionais da área. Pois diferente do que falam por aí, nós somos formados e estudamos muito para ter esse conhecimento, e não servimos somente para arrumar PCs.

        Responder
        • Já ia baixar esse “Brave”, pelo texto ele parecia ser o melhor. Agora que li seu comentário vi que não é bem assim e desisti. Obrigada então kkkk

          Responder
          • Olá Irelen!
            Então, aqui em nosso escritório estamos usando o Brave como navegador principal a mais de 3 meses já e tirando o fato de ele não contar com um tradutor de página automático (como tem no Google Chrome), não temos do que reclamar, é um navegador leve e prático haha.
            Abraços!

          • Mas isso é o de menos!Essa extensão de tradução pode ser facilmente instalada e inclusive o próprio navegador pegunta se o usuário quer instalar a extensão de tradução caso ele acesse um site de língua estrangeira!Super fácil!

Deixe um comentário