Melhores Óculos de Realidade Virtual

É realmente incrível a evolução que a realidade virtual teve em tão pouco tempo. E pensar que a poucos anos atrás, os óculos de realidade aumentada não passavam de uma febre no Kickstarter, enquanto que hoje em dia, grandes empresas estão criando seus próprios óculos de realidade virtual, que estão ficando cada vez melhores. Confira nesse artigo quais são os melhores óculos de realidade virtual até o momento.

Melhores Óculos de Realidade Virtual em 2024

Oculus Quest All-in-one - tabelaOculus Quest All-in-oneMelhor e Mais Completo Óculos de Realidade Virtual com ControleR$ 7.900,00 na Amazon
Sony Playstation VR - tabelaSony Playstation VRMelhor Experiência para PS4Verificar disponibilidade
HTC Vive Pro - tabelaHTC Vive ProMelhor Óculos de Realidade Virtual para PCR$ 13.900,00 na Amazon
HTC VIVE Cosmos - tabelaHTC VIVE CosmosÓculos VR com o Melhor SoftwareVerificar disponibilidade
Samsung Gear VR - tabelaSamsung Gear VRMelhor Óculos de Realidade Virtual para Celulares da SamsungVerificar disponibilidade
Oculus Go - tabelaOculus GoÓculos de Realidade Aumentada IndependenteVerificar disponibilidade

Com tantos modelos sendo lançados, pode ficar difícil escolher o melhor do mercado, ainda mais quando você olha para os preços destes aparelhos e conclui que fazer uma compra errada não é uma opção.

Dito isto, aquele velho conselho de que “você tem o que você paga”, se aplica também aos óculos de realidade virtual e se quiser uma boa experiência VR com conforto e bons controles, terá que pagar por isso.

Esperamos ainda que essa lista cresça com o tempo a medida que novos modelos são lançados e ficam disponíveis para venda.

A Realidade Virtual Chegou para Ficar

A realidade virtual é uma tecnologia nova que está lentamente se tornando uma tendência do mercado, crescendo muito nesses últimos anos.

Como é uma tecnologia emergente, ou em outras palavras, é inovadora, possuindo diversas aplicações e um potencial de realmente mudar o rumo que muitas áreas estão tomando atualmente.

Tentando tratar de maneira mais simples, podemos dizer que a realidade aumentada (ou realidade virtual) é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado com o mundo real, gerando mais imersão e interação nas tarefas e jogos executados.

Como Funciona a Realidade Virtual?

Este é um tópico muito complicado, pois uma série de fatores influenciam e colaboram para o funcionamento correto dos aparelhos de realidade virtual (são muitos fatores mesmo).

Mas, para tentar simplificar o máximo possível, podemos dizer que a realidade aumentada é fruto dos dados coletados por muitos e muitos sensores presentes nos óculos de RV.

Dentre estes muitos sensores, podemos citar: giroscópio, acelerômetro, sensores infravermelhos, áudio surround (para audio 3D) e muitos outros.

Todos esses sensores obtém dados da sua posição, do ambiente ao seu redor, do movimento da sua cabeça, dos seus olhos e das suas mãos, para que você se sinta completamente imerso em meio a uma realidade virtual.

Se quiser apenas sanar sua curiosidade ou se aprofundar mais no assunto, confira este artigo do Wereable que explica em termos mais técnicos o funcionamento da realidade virtual “por baixo dos panos”.

Aplicações da Realidade Virtual/Aumentada

De certa forma, a realidade aumentada não tem limite quanto as suas aplicações, podendo ser usada para no entretenimento (criação de jogos totalmente imersivos), melhoria de processos e estudos na área da medicina (possibilitando realizar cirurgias remotas e até mesmo para ser usado nas salas de aula, ensinando os alunos de maneira mais imersiva e prática), indústrias automobilísticas (criando manais de instrução interativos por exemplo) e muitas outras aplicações.

Caso queira ter uma noção do quão grande é essa área e da quantidade de aplicações possíveis, recomendamos fortemente que se aprofunde mais para ter uma ideia dos inúmeros possíveis usos da realidade virtual em várias áreas.

Melhores Óculos de Realidade Virtual (RV)

Tipos de Óculos de Realidade Virtual

Os modelos de óculos de realidade virtual atualmente podem ser divididos de maneira bem simples, em apenas duas categorias que falaremos a seguir.

Óculos de Realidade Virtual para Celular (Mobile)

Nesta categoria encontramos os óculos de RV (realidade virtual) que são usados em conjunto com o seu smartphone, bastando conecta-lo a base do óculos.

Possuem lentes que separam a tela em duas imagens para os seus olhos e é assim que transformam o seu smartphone em um dispositivo VR.

São bem mais em conta, pois você basicamente estará comprando um “suporte para o seu celular” ou “uma base com lentes”, nada além disso, sem sensores nem processadores. E nem precisa ser mais que isso, visto que todo o processamento é feito no seu próprio celular.

Porém, como os smartphones não são projetados especificamente para VR, podem não oferecer a melhor experiência, possuindo imagens serrilhadas mesmo com lentes especiais.

Óculos de Realidade Virtual para PC e Console

Já quando falamos dos óculos de realidade aumentada exclusivos para PCs e consoles, temos opções que passam uma experiência única de VR, porém, precisam estar fisicamente conectadas ao PC/Console por meio de um cabo.

Mesmo com o cabo tirando um pouco a praticidade como um todo ao usar o aparelho, colocar todo o processamento da realidade virtual em uma máquina externa (como o seu PC/notebook ou console) pode melhorar e muito a sua experiência com VR.

Estes modelos ainda contam com uma tela dedicada que passa uma qualidade de imagem muito superior a do seu smartphone e além disso, possuem sensores de movimento embutidos e uma câmera externa para mapear o ambiente.

O grande problema destes modelos é o preço. O custo de um aparelho VR atualmente é muito elevado, é realmente um investimento que dói no bolso. Sem contar, que para investir em um aparelho destes é necessário ter um bom notebook para jogos ou PC gamer ou um console.

O Futuro dos Óculos de Realidade Virtual

O futuro da realidade virtual é um tanto quanto incerto, pois seu desenvolvimento é complicado e não eram muitas as empresas que se envolveram nessa área logo de cara.

É exatamente isso, não ERAM muitas empresas no começo, mas agora já é possível encontrarmos diversos rumores e notícias de empresas desenvolvendo seus próprios softwares e dispositivos.

A evolução do Google Cardboard para o Google Daydream (que infelizmente não está disponível no Brasil ainda), que foi anunciado no fim do ano passado já demonstram o interesse da empresa nessa área muito promissora.

Exemplos como esse, de empresas entrando com calma nessa área é o que não faltam: a realidade mista (Mixed Reality) do Windows 10, novos rumores de óculos de realidade virtual da Acer, Dell, HP, Lenovo e Samsung são grandes exemplos de potenciais avanços nessa área.

Podemos esperar que 2024 será um marco para a área da realidade virtual (VR) repleto de anúncios de dispositivos e softwares novos na área em grandes eventos como CES, BGS, E3 e muitos outros.

Como Escolhemos os Melhores Óculos de Realidade Virtual ou VR

Se tratando dos óculos de realidade virtual, é de certa forma muito delicado e complicado de elegermos os melhores disponíveis no mercado, por conta de que, como é uma tecnologia muito nova, novos modelos estão constantemente sendo lançados e os que já estão no mercado estão sendo aprimorados e melhorados cada vez mais.

Portanto, para este artigo, resolvemos dividir bem e especificar quais são os critérios avaliados por nós para que tais modelos apareçam em nossa lista. Você pode conferi-los abaixo:

  • Especificações Técnicas: Neste aspecto avaliaremos as partes mais técnicas dos aparelhos, como resolução da tela, sensores, tamanho, peso e a qualidade das lentes utilizadas.
  • Variedade de Conteúdo em Geral: Jogos e aplicações compatíveis com o aparelho, variedade de gênero (vários usos) e qualidade dos aplicativos em geral.
  • Imersão: Verificamos a qualidade da experiência de imersão no mundo virtual, avaliando coisas como ângulo de visão (periférica), conforto ao usar o aparelho, qualidade e precisão dos controles e até mesmo o revestimento do dispositivo e sua qualidade de construção.
  • Preço e Disponibilidade no Mercado: Por último mas não menos importante, temos que ter em mente que para adquirir um óculos VR, é bom que o mesmo esteja disponível no mercado brasileiro ou que possua boas formas de importa-lo sem muitas taxas e impostos em cima do valor.

Após avaliarmos todos estes tópicos sobre cada um dos modelos escolhidos em nossa busca inicial, conseguimos definir claramente quais são os melhores óculos de realidade virtual disponíveis no Brasil.

Qual o Melhor Óculos de Realidade Virtual?

Oculus Quest All-in-one

1. Oculus Quest All-in-one

Melhor e Mais Completo Óculos de Realidade Virtual com Controle

Conexão: Wi-Fi | Peso aproximado: 455 g | Memória interna: 64 GB ou 128 GB | Campo de visão periférica: não informado | Resolução por olho: 1600 x 1440 pixels | Processador: Snapdragon 835 | Diferencial: Oculus Guardian, Oculus Insight e Oculus Touch | Sistema operacional: baseado no Android | Taxa de atualização de exibição: 72 Hz

Para começar a lista, o Oculus Quest All-in-one é o Melhor e Mais Completo Óculos de Realidade Virtual com Controle.

Ele é sem fios e nem precisa de computador ou consoles para funcionar. Com uma memória interna de 64 GB ou 128 GB, ele já tem seus próprios jogos de realidade virtual.

Entre os diferenciais do modelo está a presença de dois controles ergonômicos e de diversos sensores que captam seus movimentos com precisão.

Entre eles, o Oculus Insight e o Oculus Touch, que reflete instantaneamente seus movimentos para o VR.

Além disso, ele é capaz de rastrear objetos próximos, garantindo a segurança durante as partidas. Tudo através do sistema Oculus Guardian.

Entretanto, saiba que é preciso um iPhone (iOS 10 ou superior) ou Android (6.0 Marshmallow ou superior) para instalar o app Oculus gratuitamente para configurar.

Depois, é só aproveitar até 180 minutos ininterruptos de bateria e se jogar na diversão onde estiver!

R$ 7.900,00 na Amazon
Sony Playstation VR

2. Sony Playstation VR

Melhor Óculos VR para PS4

Conexão: Auxiliar, HDMI, HDMI TV, HDMI PS4 e USB | Peso aproximado: 610 g | Memória interna: não informado | Campo de visão periférica: 100 graus | Resolução por olho: 960 x 1080 pixels | Processador: CUH-ZVR1 | Diferencial: sistema de detecção de movimento de seis eixos | Sistema operacional: não informado | Taxa de atualização de exibição: 120 Hz e 90 Hz

Em segundo lugar na nossa lista está o Sony Playstation VR. Sem dúvidas, ele é o Melhor Óculos VR para PS4.

Ele já possui uma gama de 500 jogos com realidade virtual compatíveis, como partidas de golfe, box e diversos combates de tiros.

O modelo é sem fios e possui dois controles DUALSHOCK 4, também sem fios. Além disso, ele já é compatível com o novo PS5 e tem conexões diversas, como HDMI, USB e auxiliar.

Ele conta com tela OLED de 5.7 polegadas com imagens a 120 quadros por segundo. Ou seja, é pouca latência e hiper-realismo garantidos.

Quer mais? Ele tem processamento de áudio também em 3D, tela social (com modo espelho ou separado), câmera PlayStation 1, modo cinemático, 4K e HDR (para modo de transmissão somente).

Inclusive, é possível encontrar versões dele com jogos no pacote ou vouchers para partidas online.

Verificar disponibilidade
HTC Vive Pro

3. HTC Vive Pro

Melhor Óculos de Realidade Virtual para PC

Conexão: Micro-USB, DisplayPort 1.2, Bluetooth e USB 3.0 | Peso aproximado: não informado | Memória interna: 4 GB RAM | Campo de visão periférica: 110 graus | Resolução por olho: 1600 x 1400 pixels | Processador: NVIDIA® GeForce® GTX 970 ou AMD Radeon ™ R9 290 | Diferencial: SteamVR Tracking, G-sensor e Eye Confort Setting | Sistema operacional: compatível com Windows® 7, Windows® 8.1 ou posterior, Windows® 10 | Taxa de atualização de exibição: 90 Hz

Porém, o HTC Vive Pro é o Melhor Óculos de Realidade Virtual para PC. Isso porque ele tem tela AMOLED de 3,5 polegadas. Ou seja, alta resolução e qualidade de imagem.

Além disso, possui rastreamento profissional de ambiente e fones de ouvido com certificado de qualidade e resolução (Hi-Res Certified). Inclusive, os fones podem ser removidos.

Quanto aos sensores ele possui o SteamVR Tracking, G-sensor, giroscópio, proximidade e o Eye Confort Setting (IPD – configuração de conforto ocular).

Sua ergonomia e conforto também estão garantidos com proteção ocular com ajuste de distância da lente e alça de cabeça ajustável.

Por fim, saiba que o modelo é indicado para ambientes com até 100m² se tiver o acessório SteamVR Base Station 2.0. Com a base padrão, até 50m².

Então, você pode se divertir onde e como quiser, com segurança, claro!

R$ 13.900,00 na Amazon
HTC VIVE Cosmos

4. HTC VIVE Cosmos

Óculos VR com o Melhor Software

Conexão: DisplayPort 1.2, HDMI 1.4, USB 2.0 e Wi-Fi (por adaptador) | Peso aproximado: não informado | Memória interna: não informado | Campo de visão periférica: 110 graus | Resolução por olho: 1440 x 1700 pixels | Processador: compatível com Intel Core i5-4590, AMD FX-8350 ou posterior com 4 GB de RAM ou mais | Diferencial: design Flip-Up e sistema VIVE | Sistema operacional: compatível com Microsoft Windows 7 SP1, Windows 8.1 ou posterior e Windows 10 | Taxa de atualização de exibição: 90 Hz

Ocupando o quarto lugar no ranking está o HTC VIVE Cosmos como o Óculos VR com o Melhor Software.

Embora ele tenha um custo mais elevado, sua versatilidade é incomparável. De início já saiba que ele tem um sistema VR baseado em PC.

Essa tecnologia aliada às seis câmeras de rastreamento oferece uma experiência virtual imersiva e em alta resolução.

Além disso, ele é sem fio e possui controles que rastreiam os movimentos das mãos com precisão.

Da mesma maneira, o equipamento possui design Flip-Up onde com um toque você sai da realidade virtual e também o sistema VIVE, que cria uma interface específica para VR.

Porém, é bom saber: para funcionar corretamente ele requer uma placa de vídeo equivalente à NVIDIA GeForce GTX 1060, AMD Radeon RX 480 ou posterior.

Assim como, uma CPU Intel Core i5-4590, AMD FX-8350 ou posterior com 4 GB de RAM ou mais.

O modelo é compatível com Microsoft Windows 7 SP1, Windows 8.1 ou posterior e Windows 10.

Verificar disponibilidade
Samsung Gear VR

5. Samsung Gear VR

Melhor Óculos de Realidade Virtual para Celular Samsung

Conexão: USB Tipo-C, Bluetooth, Wi-Fi e Micro-USB | Peso aproximado: 345 g | Memória interna: 64 GB + slot de microSD | Campo de visão periférica: 101 graus | Resolução por olho: depende do dispositivo | Processador: não informado | Diferencial: controle touchpad, proteção antirreflexo e baixa fuga de luz | Sistema operacional: compatível com Android Lollipop 5.0 ou posterior | Taxa de atualização de exibição: 60 Hz

Então, é hora de saber que o Samsung Gear VR é o Melhor Óculos de Realidade Virtual para Celular Samsung.

Em primeiro lugar, ele tem mais de 1.000 aplicações disponíveis, a maioria jogos e experiências divertidas. Além de salas virtuais para interação.

O aparelho conta ainda com um controle touchpad e com botões específicos para comandos rápidos e precisos.

Quer mais? Ele tem realidade 2D e 3D, proteção antirreflexo, baixa fuga de luz e até recebe notificações de chamadas ou mensagens.

Ele também possui acelerómetro, giroscópio e sensor de proximidade para gerar uma experiência mais imersiva.

Por fim, ele garante o conforto e ergonomia com alça ajustável e revestimento almofadado, o que reduz a influência da luz ambiente na realidade virtual.

O modelo é compatível com Galaxy S8, S8+, S7, S7 edge, Note5, S6 edge+, S6 e S6 edge.

Verificar disponibilidade
Oculus Go

6. Oculus Go

Óculos de Realidade Aumentada Independente

Conexão: Wi-Fi | Peso aproximado: 1,23 kg | Memória interna: 32 GB ou 64 GB | Campo de visão periférica: não informado | Resolução por olho: 1280 x 1440 pixels | Processador: Qualcomm Snapdragon 821 | Diferencial: Integrated Spatial Audio e LCD panorâmico | Sistema operacional: compatível com PC de sistema operacional Windows 10 ou posterior | Taxa de atualização de exibição: 60 Hz e 72 Hz

Enfim, chegamos ao último da lista, o Oculus Go, que ocupa o lugar de Óculos de Realidade Aumentada Independente com bom desempenho.

O Oculos Go tem tela de LCD panorâmico de 5,5 polegadas e possui alças ajustáveis, além de acabamento almofadado que aumenta o conforto durante o uso.

Porém, o que mais chama atenção no modelo é mesmo o fato de que ele não requer celulares ou computadores para funcionar.

Além disso, ele possui uma memória interna de 32 GB ou de 64 GB para você armazenar seus apps e jogos favoritos de realidade virtual através da Oculus Store.

Ao todo, mais de 1.000 aplicações estão disponíveis, como jogos e ambientes interativos.

Sua bateria de 2.600 mAh chega a durar até duas horas para jogos e duas horas e 30 minutos para vídeos.

Ele ainda possui um sistema de alto-falantes integrados que torna a experiência ainda mais imersiva.

Verificar disponibilidade

Concluindo

Dito isso tudo, esperamos que você tenha conseguido encontrar o melhor óculos de realidade virtual (ou realidade aumentada) ideal para as suas necessidades.

Caso ainda tenha qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.

Abraços e até a próxima!

Giordano Berwanger
Criador de Conteúdo
Especialista em:
Tecnologia em geral
Notebooks
Celulares
Formação acadêmica:
Engenheiro de Computação pela UTFPR
Engenheiro de computação apaixonado por tecnologia e especialista em gadgets. Além de criar conteúdo informativo, ele também faz reviews de produtos em diversas plataformas como Instagram, YouTube e TikTok. Com um amor genuíno pelo que faz, Giordano se destaca não apenas em sua expertise técnica, mas também em sua vontade de ajudar os outros. Fora do âmbito profissional, ele é um entusiasta de tênis de mesa e jogos de tabuleiro. Sua abordagem engajada e apaixonada o faz um comunicador eficaz no mundo tech.

28 comentários em “Melhores Óculos de Realidade Virtual”

  1. PARABÉNS PELO ARTIGO
    SOU PSICOLÓGO E GOSTARIA SE POSSÍVEL, SE VOCE PODERIA INDICAR ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL.
    DESDE JÁ AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE.

    Responder
    • Olá Abel!
      Poderia dar mais detalhes quanto ao tipo de aplicação que pretende dar aos óculos?
      Seriam jogos interativos ou alguns vídeos mais imersivos? Adoraria entender um pouco mais para conseguir te orientar.
      Abraço!

      Responder
  2. Muito bom seu post. Sou professor de escola pública e recebemos uma verba para investir em tecnologia. Estamos pensando em adquirir dois VR para apresentar a tecnologia aos alunos e para iniciação na linguagem de programacao no VR. Qual o equipamento recomendado lembrando da durabilidade e da facilidade de compatibilidade com equipamentos? Também estamos adquirindo computadores i7.

    Responder
    • Olá Tiago!
      Agradeço o comentário aqui no post e o elogio ao nosso conteúdo.
      Muito bacana sua iniciativa de apostar nessa tecnologia e possibilitar apresentar ela para crianças desde cedo.
      Acredito que para o uso de vocês, o Oculus Rift S iria atender bem, é um óculos VR com excelente qualidade, compatibilidade e durabilidade.
      Abraço!

      Responder
  3. Qual é o melhor oculus de realidade virtual e de realidade aumentada,que funcione,tanto no vídeo-game PlayStation 4-pró de 1 terabyte,tanto no receptor digital htv-iptv B BTV-11,tanto,para ver os canais normais de televisão-smart,da samsung!,tanto de 60 polegadas,tanto de 50 polegadas,também da samsung!,e esse oculus de realidade virtual e de realidade aumentada,com os preços bem baratinhos!,e que esse oculus de realidade virtual,e de realidade aumentada,que funcione,para jogar usando ele,os jogos de futebol,do ps4,que são o Fifa 2019 e 2021,e o jogo de corrida,que o de fórmula 1 2019,também do vídeo-game ps4-pró de 1 terabyte!,e você poderia colocar umas fotos desses óculus de realidade virtual,e de realidade aumentada,para eu colocar essas fotos no Facebook,no Instagram,junto com os preços deles,fazendo um favorzinho para mim?,obrigado pela sua atenção!,Jeferson Luis Fortunato da Silva!,e esses óculus,teriam que ser os melhores do mundo,e que,seje mais que extremamente profissional possível!,e que conste no livro dos recordes,que é o guinnes-book!,falando tudo sobre ele(o óculus de realidade virtual,e de realidade aumentada)!

    Responder
    • Olá Jeferson!
      Peço desculpas mas não entendi ao certo que óculos de realidade virtual você quer.
      A grande maioria das TVs e dos receptores digitais não tem conteúdo compatível para você assistir canais utilizando o óculos, assim, acaba ficando inviável utilizar ele para esse fim.
      Quanto ao óculos para jogar no PS4, o modelo que você está procurando é o Sony Playstation VR e tem algumas fotos aqui em nosso site ou clicando no link ao lado que você pode usar.
      Quanto a aparecer no Guinness Book, não tenho conhecimento desse tipo de aparelho ser citado por lá, teria que dar uma pesquisada mais aprofundada.
      Acredito que ao meu ver, a melhor opção para você seja pegar o óculos de realidade aumentada que comentei acima, me parece que vai te atender super bem e você vai conseguir aproveitar vários jogos.
      Abraço!

      Responder
    • Boa noite Samantha!
      Isso depende do seu uso. Se for para PC, o HTC Vive é a melhor opção, já se for para os PS4 por exemplo, o Playstation VR acaba por ser minha recomendação.
      Aonde pretende utilizar o aparelho? No PC, celular ou em algum console?
      Pode responder abaixo ou se quiser, pode nos enviar uma mensagem em nossa página do facebook que ficaremos felizes em ajudar.
      Abraço e até a próxima!

      Responder
    • Boa noite Lara!
      Infelizmente não. Os modelos suportados pelo Gear VR da Samsung são do Galaxy S6 pra frente e assim, o A7 2017 não possui suporte para tal aparelho. Acredito que como boa alternativa para você seria o de investir no Google DayDream ou até no Google Cardboard.
      Abraços e até a próxima.

      Responder
  4. Bacana, tem uns jogos VR muito que parecem ser muito divertidos. Me deu uma baita vontade de jogar “Beat Saber”. Quem sabe daqui a uns 10 anos o preço não esteja tão elevado e eu me anime de comprar um, haha.

    Responder
    • Boa Noite Shirli!
      O Samsung Gear VR é o exclusivo da Samsung para seus aparelhos mais recentes da linha Galaxy enquanto o Google Daydream consegue abrangir uma outra gama de aparelhos.
      Ficamos gratos pelo seu comentário aqui no blog.
      Abraços!

      Responder
    • Olá Santiago!
      Dei uma olhada nos vídeos dele e nos jogos que ele joga e acredito que ele use o HTC Vive pois joga vários jogos diferentes.
      Infelizmente fica complicado recomendar modelos mais baratos de óculos VR, pois como ainda é uma tecnologia recente, os modelos são bem caros e é necessário um bom investimento para aproveitar de toda a imersão proporcionada por esses aparelhos, mas dê uma olhada no Google DayDream, que apesar de não ser um óculos VR para desktop, oferece uma boa experiência inicial com esses aparelhos no mobile.
      Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.
      Aquele abraço e até a próxima!

      Responder
    • Olá Regis, obrigado por deixar o seu comentário aqui no blog!
      Então, no começo do ano a Motorola anunciou o seu novo e próprio Óculos VR: o Moto Mod Virtual Viewer, que a princípio vem com a promessa de suprir as necessidades dos usuários da linha Z. Caso queira dar mais uma lida nessa matéria, confira esse artigo.
      Mas, como um “quebra galho” enquanto não temos um dispositivo um dispositivo proprietário da fabricante, minha recomendação de VR é o Google Daydream, que é sem dúvida uma das melhores opções para dispositivos Android atualmente, mas adianto a você que se estiver pensando em investir nesse aparelho, antes confira se seu aparelho esta na lista de dispositivos compatíveis.
      Abraços e até a próxima!

      Responder
    • Olá Bruno!
      Bom, para iOS a opção mais barata seria a do Google Cardboard, porém alternativas mais “robustas” e que oferecem melhores experiências ao utilizar estão bem difíceis de serem encontradas no Brasil ainda. Porém se importar o produto for uma alternativa para você, recomendo dar uma olhada no Merge VR e o BlitzWolf VR.
      Abraços e até a próxima!

      Responder
  5. Muito boa a matéria, só queria alertar para um erro, o PlayStation VR não usa a PlayStation eye que é a câmera do PS3 ela não funciona com o VR e sim a PlayStation câmera do PS4.

    Responder
Deixe um comentário