Melhores Placas de Vídeo para Notebook

As placas de vídeo para notebook são tão importantes quanto as placas de computador desktop. Elas são responsáveis pelo processamento de imagens e, consequentemente, pela experiência gráfica.

Apesar de esses hardwares serem mais populares entre quem tem demandas mais específicas com o computador, eles não são exclusivos para gamers ou designers.

Na verdade, uma boa placa de vídeo irá melhorar muito o processamento gráfico do seu computador.

E é justamente por isso que cada vez mais as pessoas buscam por boas placas de processamento gráfico eficientes para os seus computadores.

Mas para conseguir exibir muitas informações de imagem na sua tela de maneira rápida e eficiente, você precisa adquirir uma das melhores placas de vídeo para notebook.

Acima de tudo, ela deve ser adequada para o seu computador. Então, acompanhe este guia de compras para descobrir como comparar os modelos e conseguir escolher a placa de vídeo ideal.

Melhores Placas de Vídeo para Notebook de 2024

Placas de Vídeo de Notebook para Jogos Pesados
GeForce RTX 3080 TiGeForce RTX 3080 Ti
Notebook ASUS ROG Strix Scar 15
Melhor Placa de Vídeo para NotebookVerificar disponibilidade
GeForce RTX 3070 TiGeForce RTX 3070 Ti
Notebook Dell Alienware M15 R7
Placa de Vídeo Premium para Jogos PesadosVerificar disponibilidade
Placas de Vídeo de Notebook com Melhor Custo Benefício
GeForce RTX 3060GeForce RTX 3060
Notebook MSI GE76
Placa de Vídeo de Notebook com o Melhor Custo BenefícioVerificar disponibilidade
GeForce RTX 3050GeForce RTX 3050
Notebook Acer Nitro 5 AN515-57-520Y
Placa de Vídeo Intermediária para Estudos e TrabalhoR$ 4.669,00 na Amazon
Notebooks com Placas de Vídeo mais Baratos
GeForce GTX 1650GeForce GTX 1650
Notebook Acer Nitro 5 AN515-55-59T4
Placa de Vídeo Boa e Barata para NotebookR$ 5.670,45 na Amazon
GeForce GTX 1050GeForce GTX 1050
Notebook 2AM Gaming E550
Placa de Vídeo mais em Conta para NotebookVerificar disponibilidade

O que é uma placa de vídeo e para o que elas servem?

As placas de vídeo, chamadas também de placas gráficas, são os hardwares mais importantes quando o foco é ter um bom desempenho do computador.

Isso porque este componente é o responsável pelo processamento gráfico dedicado do computador, possibilitando assim que o CPU (processador) tenha o seu desempenho destinado a outras funções na máquina.

É importante dizer que as placas de vídeo contam com processador e memória própria. Por isso, elas conseguem receber e transmitir uma certa quantidade de dados de maneira independente.

Não é difícil entender que isso vai otimizar em muito o desempenho geral da máquina, o que se reflete em uma qualidade gráfica bem superior e na diminuição dos travamentos indesejados, conhecidos como “lags”.

Mais uma informação que vale a pena saber sobre as placas de vídeo para notebook é que mesmo que você encontre marcas diferentes, existem apenas dois fabricantes atualmente: Nvidia e AMD.

Guia de Compra: Fatores para comparar e escolher as melhores placas de vídeo

Para quem não tem muita intimidade com o tema, pode parecer bem complicado escolher e comprar um bom hardware.

Se esse for o seu caso e você está precisando adquirir uma das melhores placas de vídeo, pode ficar calmo.

Elaboramos um guia de compras muito especial que vai te auxiliar a comparar todos os modelos, observando as características que são mais importantes nesse caso.

Então, veja a seguir quais são os pontos fundamentais aos quais você precisa se atentar. Vamos lá!

Compatibilidade e Suporte

Sem dúvida esse é o ponto mais importante desse artigo, pois é a partir do suporte da placa de vídeo com seus componentes.

Mais abaixo citaremos alguns sites úteis para identificar dados como esses das placas de vídeo desejadas.

Mas vale reforçar que é um dos pontos mais importantes de se analisar antes de escolher a sua placa de vídeo.

Clock

O desempenho das GPU’s (Graphic Processing Unit) é medido em medido em MHz.

Esse valor indica o clock da sua placa de vídeo e para esse tópico temos aquela dica simples: quanto maior for o clock, melhor o desempenho dela.

Porém, esse não é o único quesito que importa na hora de decidir qual placa de vídeo é mais potente, pois temos uma série de outros fatores.

Especificações de memória das placas de vídeo

Esse é sem dúvida um dos aspectos mais procurados na hora de escolher e comprar a placa de vídeo ideal para o seu notebook.

As placas de vídeo para notebook que são dedicadas, contam com uma capacidade de memória que é específica da GPU.

Deve-se ter bastante cuidado na hora de escolher a capacidade de memória, uma vez que é isso que define a quantidade de informações que a placa consegue processar e enviar novamente até o seu monitor.

Como é de se imaginar, essa capacidade ideal é definida pelas demandas de cada pessoa. Placas de vídeo para notebooks podem ter, por exemplo, 4GB de memória. Nesse caso dá para utilizá-la com programas e, até mesmo, com games.

No entanto, quem deseja obter um desempenho superior, se divertir com games mais pesados e com atividades que exijam um desempenho superior, é melhor investir em uma placa de 8GB pelo menos.

Mas se você for realmente exigente e quiser o que há de melhor em termos de desempenho e tecnologia, obviamente que existem placas de vídeo para notebook que possuem uma capacidade superior.

Tipo de memória nas melhores placas de vídeo para notebook

Além da quantidade de memória, o tipo também influencia diretamente no desempenho da placa de vídeo.

A um tempo atrás as placas de vídeo vinham com memórias do tipo DDR3, DDR4 e até DDR5.

Devido a um recente avanço nessa tecnologia permitiu a criação e o desenvolvimento de um novo tipo de memórias das placas de vídeo: as GDDR’s, que foram pensadas exclusivamente para dar um grande upgrade na qualidade dos gráficos.

Hoje em dia os dois tipos mais avançados, que proporcionam o melhor desempenho são o GDDR5 e GDDR6.

Núcleos (Cores)

Se você já pesquisou sobre placas de vídeo, viu que quando elas vão especificar a quantia de núcleos que algum determinado modelo tem, é possível encontrar algumas siglas estranhas de começo como CUDA ou Stream Processors.

Ambas as terminologias tratam do desempenho e velocidade que a placa possui, sendo o meio de “contagem de núcleos” de fabricantes diferentes: CUDA da Nvidia e Stream Processors da AMD.

Se tratando de placas da NVIDIA, encontramos os termos CUDA que fazendo associação com os processadores, possuem a mesma função: a de processar dados.

A diferença é que enquanto o processador do seu notebook pode ser dual core, quad core ou até octa core, aqui o GPU da Nvidia pode ter milhares de núcleos.

Mas o meio de escolher é o mesmo, quanto mais CUDA cores a GPU possuir, melhor o desempenho gráfico dela.

Clock e a sua relação com a velocidade e desempenho

Outra informação importante na hora de observar as placas de vídeo é o clock, que se refere à frequência de trabalho que a placa executa.

Isso é extremamente importante, uma vez que de nada adianta a placa de vídeo ter apenas uma boa memória, se ela não tiver uma frequência de trabalho adequada para o processamento.

Se você deseja uma das melhores placas de vídeo para notebook e preza por um desempenho superior, prefira os modelos que tenham um clock mínimo de 1300 MHz.

Overclock nas placas de vídeo

Existem ainda modelos de placas que contam com a função de overclock, que funciona como um modo turbo.

Similar ao processo feito nos processadores convencionais, este também consiste em acelerar drasticamente o desempenho de um hardware através de software, forçando-o ao extremo, visando obter o máximo de desempenho possível.

No entanto, não se deve utilizar esse modo por longos períodos, uma vez que isso poderia provocar problemas no hardware como o risco de superaquecimento e a diminuição da vida útil da placa de vídeo.

A fonte de energia deve ser adequada

Atualmente, as placas de vídeo contam com tecnologias cada vez mais modernas, que permitem que elas processem os dados praticamente de modo independente.

No entanto, isso também leva a uma enorme demanda de energia e, muitas vezes, nem mesmo a sua máquina consegue oferecer isso.

Sendo assim, antes de escolher uma das melhores placas de vídeo para notebook, você precisa se certificar de que a fonte própria do seu computador seja suficiente.

Para os modelos mais básicos de placas de vídeo, é suficiente ter uma fonte de até 300W.

No entanto, as placas mais robustas podem necessitar de fontes em torno de 750W ou até mais do que isso.

Compatibilidade do barramento

O que se chama de barramento, nada mais é que o padrão dos conectores usados entre a placa de vídeo e a placa mãe.

É muito importante observar cuidadosamente essa questão, uma vez que ela influencia na largura da banda, que basicamente é a taxa de leitura das informações pela placa.

Sendo assim, se você for adquirir uma placa de vídeo para notebook à parte, não se esqueça de observar isso para ter a certeza de que ela é compatível com o seu setup.

Hoje em dia, os padrões mais comuns nas placas de vídeo são o PCIe 3.0 ou 4.0. Mas se por acaso a sua máquina for antiga, confirme a compatibilidade.

Para ter certeza disso, procure por informações diretamente no site do fabricante.

Compatibilidade das saídas de vídeo

Para garantir uma excelente experiência visual, a conexão entre o computador e a placa de vídeo deve ser perfeita.

Sendo assim, sempre verifique quais são os tipos de saídas presentes nela antes de fazer a compra.

Você até pode utilizar adaptadores em alguns casos, mas isso vai fazer com que o desempenho da placa de vídeo seja inferior.

Hoje em dia, as melhores placas de vídeo possuem conexão do tipo HDMI ou, ainda USB e DisplayPort.

Dicas para Acertar na sua Escolha

Sabemos como comparar esses dados pode ser uma tarefa complicada para encontrar a melhor placa de vídeo para o seu uso, mas felizmente a internet tem muito a nos ajudar nesse quesito.

Sites como GPUBoss e NotebookCheck, são excelentes aliados nossos na hora de comparar vários modelos de placa de vídeo, visando escolher o melhor modelo de placa de vídeo para o seu notebook.

Sites como esses que eu citei são ferramentas poderosas pois possuem bancos de dados imensos de várias e várias placas de vídeo.

Assim você pode selecionar os modelos desejados, comparar suas especificações e aí o próprio site já lhe da informações importantes a respeito dos modelos, como indicações de uso e de componentes compatíveis com essas placas.

Ranking: Qual a Melhor Placa de Vídeo para Notebook?

Se você decidiu que é a hora certa de investir em uma nova placa de vídeo para notebook ou escolher um modelo para compor um setup, não se esqueça de observar as características que já citamos.

Mas mesmo que você tenha atenção aos detalhes, pode ser difícil encontrar produtos de boa qualidade em meio às opções disponíveis.

Então, vamos te ajudar com isso mostrando uma lista completa com as melhores placas de vídeo para notebook que existem atualmente.

Como o foco desse artigo é citar as melhores placas de vídeo para notebook, vamos fazer de uma forma diferente dessa vez, citando primeiramente a melhor placa de vídeo recomendada por nós e em seguida os modelos de notebook que possuem tal placa.

Comparativo das Melhores Placas de Vídeo para Notebook

Imagem
ASUS ROG Strix Scar 15 (2022) Laptop, tela IPS QHD de 15,6 polegadas 240Hz, NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti, Intel Core i9 12900H, 32GB DDR5, 1TB SSD, teclado RGB por tecla, Windows 11 Pro, G533ZX-XS96
Notebook Dell Alienware m15 R7 AW15-i1200-M10P 15.6" QHD 12ª ger Intel Core i7 16GB 1TB SSD RTX 3070Ti Win 11
MSI GE76 Raider Gaming Laptop Intel Core i7-11800H, GeForce RTX 3060, 17.3" FHD 144HZ, 32GB RAM2TB NVMe SSD, Wi-Fi6, Windows 10
ACER Notebook Nitro 5 AN515-57-520Y, CI5 11400H, 8GB, 512GB SDD, (NVIDIA RTX 3050), Windows11. 15,6” LED FHD IPS, preto- Bivolt
ACER Notebook Gamer Nitro 5 AN515-55-59T4, Intel Core I5 10ª geração, 8GB, 512GB SDD, NVIDIA GTX 1650, Windows, preto, 15.6 Polegadas
Notebook Gamer 2Am E550, Intel Core I5 9400, 8Gb, 1Tb HD +128Gb SSD, Nvi Geforce Gtx 1050 3Gb, Ips Full HD 15.6" - Windows 10 Home
Notebook com essa placa
ASUS ROG Strix Scar 15
Dell Alienware M15 R7
MSI GE76
Acer Nitro 5 AN515-57-520Y
Acer Nitro 5 AN515-55-59T4
2AM Gaming E550
VRAM
16GB GDDR6
8GB GDDR6
6GB GDDR6
8GB GDDR6
4GB GDDR5, GDDR6
4GB GDDR5
Clock
1125 MHz a 1590 MHz
1035 MHz a 1485 MHz
1387 MHz a 1702 MHz
1760 MHz a 1780 MHz
1.665 MHz
1350 MHz
Tecnologia
8 nm
8 nm
8 nm
8 nm
12 nm
14 nm
PCle
4.0
4.0
4.0
4.0
4.0
3.0
Consumo de energia
150 Watts (80 - 150 Watts TGP)
125 Watts (80 - 125 Watts TGP)
115 Watt (60 - 115 Watt TGP)
130 Watts
50 Watt
53 Watts
Preço
-
-
-
R$ 4.669,00
R$ 5.670,45
-

Placas de Vídeo de Notebook para Jogos Pesados

Se você é fã de games avançados, que demandam uma excelente capacidade de processamento gráfico, é válido investir em placas de vídeo para notebook que sejam mais top de linha.

1. GeForce RTX 3080 Ti

Melhor Placa de Vídeo para Notebook

A RTX 3080 Ti é considerada a melhor placa de vídeo, e isso não acontece por acaso. Ela possui nada menos que 7.426 núcleos CUDA, além de funcionar em uma faixa mais estreita de 1125 MHz a 1590 MHz, sempre considerando as configurações padrão, é claro.

Outra característica que chama atenção é a memória GDDR6 de 16GB, que torna esta uma das melhores placas de vídeo para notebook, até mesmo para rodar games mais pesados nas suas configurações mais avançadas.

Em comparação a modelos anteriores, a Nvidia traz com essa placa um incremento de mais de 20% nos núcleos CUDA, além de aumentar de 48 para 58 a quantidade de unidades.

Acompanhando essa tendência de aumentos, o número de núcleos Tensor também passou de 192 para 232 nessa placa mais recente.

Considerando as suas principais características, esta é uma das melhores placas de vídeo, inclusive para os games mais modernos, que rodam com resolução 4K.

Adequada para funcionar com monitores 4K, essa é uma excelente placa de vídeo, capaz de exibir o máximo de detalhes sem problemas.

Pros

  • Ótima para jogos com configurações extremas;
  • Projetado para 16GB de memória GDDR6;
  • Adequada para monitores 4K.

Contras

  • Preço elevado.

Notebook com essa placa de vídeo: ASUS ROG Strix Scar 15 G533

O Asus ROG Strix Scar 15 mais recente, apresenta uma série de mudanças que o tornam ainda melhor em relação ao seu antecessor.

Este é um ótimo laptop para jogos, que conta com um desempenho superior, além de uma tela brilhante e alto-falantes ótimos.

Essa pode não ser a melhor escolha para quem busca por um modelo bonito, mas ainda assim é um laptop com configurações ótimas e um preço que compensa.

2. GeForce RTX 3070 Ti

Placa de Vídeo Premium para Jogos Pesados

A GPU para laptop Nvidia GeForce RTX 3070 Ti é uma das melhores placas de vídeo móveis para notebooks que tem um conceito baseado em um chip GA104 Ampere.

Chamam a atenção também as suas configurações de barramento de memória de 256 bits e os 8GB GDDR6.

Dentro do mesmo modelo de placa de vídeo, você escolhe qual é a potência mais adequada, desde TGP de 80 Watts com um clock Boost de 1035 MHz até modelos de 125 Watts com um clock Boost de até 1485 MHz.

O desempenho não depende apenas da placa, sendo relacionado às principais configurações observadas no TGP e também no resfriamento da máquina.

De qualquer maneira, de modo geral essa é uma das melhores placas de vídeo para games que possuam alto nível de detalhes.

E é possível se beneficiar dessas configurações também com jogos mais antigos, obtendo um maior detalhamento das imagens e fluidez das cenas.

Este é um modelo que recebeu um bom aprimoramento nos núcleos de rastreamento de raios e tensores.

A série móvel RTX 3070 Ti utiliza 5.888 dos 6.144 núcleos. Ademais, deve-se considerar que os chips Ampere incluem um codificador de vídeo de 5ª geração aprimorado.

Pros

  • Adequada para jogos QHD com detalhes máximos;
  • Altas taxas de quadros em 1440p;
  • 4K perfeitamente aceitável.

Contras

  • Não possui até o momento.

Notebook com essa placa de vídeo: Alienware M15 R7

Notebook Dell Alienware m15 R7 AW15-i1200-M10P 15.6″ QHD 12ª ger Intel Core i7 16GB 1TB SSD RTX 3070Ti Win 11
  • VRAM: 8GB GDDR6
  • Clock: 1035 MHz a 1485 MHz
  • Tecnologia: 8 nm
  • PCIe: 4.0
  • Consumo de energia: 125 Watts (80 – 125 Watts TGP)

O Alienware M15 R7 é um dos melhores notebooks gamer que existem atualmente, sendo inclusive produzido pela Dell, que é uma fabricante de renome.

Além das configurações avançadas, relacionadas ao desempenho da máquina, além de possuir um excelente display, com ótimo brilho e cores muito bonitas.

Para proporcionar o bom desempenho, este notebook vem com o processador Intel Core i7 de 12ª geração embutido, além de contar com uma placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce RTX 3070 TI. Com isso, ele lida bem até mesmo com games mais pesados e tarefas mais exigentes.

Placas de Vídeo de Notebook com Melhor Custo-Benefício

As placas de vídeo para notebook com melhor custo-benefício são modelos de qualidade, com boas configurações e que muitas vezes são mais acessíveis em relação aos top de linha, compensando bastante o investimento.

3. GeForce RTX 3060

Placa de Vídeo de Notebook com o Melhor Custo Benefício

A Nvidia GeForce RTX 3060 Mobile para notebook conta com um chip GA106 Ampere, proporcionando aos usuários 6GB de memória.

O barramento neste caso é de 192 bits, sendo importante observar essa informação antes de adquirir essa placa de vídeo.

Outra informação relevante é a compatibilidade com PCIe 4.0. E você pode definir a potência conforme as necessidades em cada caso, sendo que existem opções entre 60 e 115 Watt (TGP).

Ademais, essa é considerada uma das melhores placas de vídeo para notebook, que usa GB5-256 e tem um chip de dimensões 40 x 40 mm.

O modelo conta com características otimizadas, como um codificador de vídeo de 5ª geração melhorado (NVENC para H.264 e H.265) e um decodificador de 7ª geração (para vários formatos agora incluindo AV1).

Pros

  • Ótimo preço para seu desempenho;
  • Eficiente e compacta;
  • Boa VRAM.

Contras

  • Jogos em 1440p geralmente requerem ajustes visuais para atingir 60 fps.

Notebook com essa placa de vídeo: MSI GP66

MSI GE76 Raider Gaming Laptop Intel Core i7-11800H, GeForce RTX 3060, 17.3″ FHD 144HZ, 32GB RAM2TB NVMe SSD, Wi-Fi6, Windows 10
  • VRAM: 6GB GDDR6
  • Clock: 1387 MHz a 1702 MHz
  • Tecnologia: 8 nm
  • PCIe: 4.0
  • Consumo de energia: 115 Watt (60 – 115 Watt TGP)

O MSI GP66 é um excelente laptop para quem gosta de games ou precisa de uma máquina de boa capacidade de processamento gráfico.

Ele conta ainda com um custo-benefício muito bom, ao passo que equilibra o seu desempenho com um preço acessível de maneira excelente.

Essa é uma boa escolha para quem procura um produto superior e não quer gastar muito. O maior defeito dele é não possuir uma bateria tão durável.

4. GeForce RTX 3050

Placa de Vídeo Intermediária para Estudos e Trabalho

A GeForce RTX 3050 é uma das melhores placas de vídeo para notebook, uma vez que foi desenvolvida para proporcionar um desempenho gráfico de excelência.

Para entregar isso aos usuários, ela conta com RT Cores de 2ª geração e Tensor Cores de 3ª geração dedicados.

Além disso, possui também multiprocessadores de streaming e memória G6 de alta velocidade, que é capaz de lidar com atividades pesadas.

Mesmo não sendo o modelo mais avançado dentro da linha de produtos Nvidia RTX, essa ainda é uma das melhores placas de vídeo para notebook.

Isso é ótimo para que se tenha gráficos realistas e um funcionamento ágil, juntamente com os recursos Nvidia DLSS (Deep Learning Super Sampling) e o Nvidia Broadcast.

Por meio do Nvidia DLSS, é possível obter uma melhor velocidade de funcionamento dos gamers, sem que isso comprometa de maneira alguma a qualidade das imagens.

Com isso você pode maximizar tranquilamente a resolução e as configurações gerais, sempre tendo em vista uma experiência visual ainda mais incrível.

Pros

  • Ótimos jogos em 1080p com configurações visuais altas;
  • Possui 8GB de RAM GDDR6;
  • Desempenho de rastreamento de raio reproduzível, com DLSS ativado.

Contras

  • Não possui até o momento.

Notebook com essa placa de vídeo: Acer Nitro 5 AN515-57-520Y

ACER Notebook Nitro 5 AN515-57-520Y, CI5 11400H, 8GB, 512GB SDD, (NVIDIA RTX 3050), Windows11. 15,6” LED FHD IPS, preto- Bivolt
  • VRAM: 8GB GDDR6
  • Clock: 1760 MHz a 1780 MHz
  • Tecnologia: 8 nm
  • PCIe: 4.0
  • Consumo de energia: 130 Watts

O modelo AN515-57-520Y é um laptop que conta com configurações intermediárias, como processador Intel Core i5-11400H e memória RAM de 8GB, contando ainda com armazenamento de 512GB em SSD.

Com isso, tem um funcionamento padrão, mas por conta de carregar uma das melhores placas de vídeo para notebook, o seu desempenho é muito bom.

A tela de 15.6″ polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080) também é um destaque interessante.  Ademais, a frequência de 144Hz e painel tipo IPS não distorcem as cores e contribuem com a qualidade das imagens.

Placas de Vídeo para Notebook mais Baratas

As melhores placas de vídeo para notebook possuem preços bem elevados na maioria das vezes. No entanto, mesmo que você procure por um produto mais em conta, saiba que é possível encontrá-lo. Então, veja a seguir as nossas sugestões.

5. GeForce GTX 1650

Placa de Vídeo Boa e Barata para Notebook

A Nvidia GeForce GTX 1650 é uma das melhores placas de vídeo para notebook, que mesmo com um preço bem mais acessível em relação à maioria, possui desempenho muito bom.

Com arquitetura Turing (chip TU117), em comparação à versão desktop, a GTX 1650 para notebook usa todos os 1024 shaders do chip TU117.

Algo que se deve citar aqui é que a geração Turing foi responsável por introduzir o Ray Tracing para as placas RTX, além de deixar a arquitetura de núcleos e caches muito mais eficiente.

Segundo informações da própria Nvidia, os núcleos CUDA permitem a execução simultânea de operações de ponto flutuante e operações inteiras.

Isso aumenta consideravelmente o desempenho da máquina, tanto quando se deve trabalhar com atividades mais intensas, quanto quando é preciso lidar com games mais modernos.

O cache também é otimizado nessa placa de vídeo, de modo que se pode ter uma maior eficiência em termos de clock e de consumo de energia.

Pros

  • Funciona legal, mesmo sob testes de estresse;
  • Tamanho compacto;
  • Bom consumo de energia.

Contras

  • Há um esforço para rodar jogos mais pesados.

Notebook com essa placa de vídeo: Acer AN515-55-59T4

ACER Notebook Gamer Nitro 5 AN515-55-59T4, Intel Core I5 10ª geração, 8GB, 512GB SDD, NVIDIA GTX 1650, Windows, preto, 15.6 Polegadas
  • VRAM: 4GB GDDR5, GDDR6
  • Clock: 1.665 MHz
  • Tecnologia: 12 nm
  • PCIe: 4.0
  • Consumo de energia: 50 Watt

Tido como um dos melhores notebooks gamer, o Acer AN515-55-59T4 conta com processador Intel Core i5-10300H e memória RAM de 8GB.

Só isso já pode dar indícios sobre o desempenho do aparelho. Mas para completar essa configuração, a máquina conta com armazenamento SSD de 512GB.

 E é claro que não dava para deixar de citar a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650, que é capaz de proporcionar um desempenho superior ao equipamento.

A tela também tem um bom tamanho e um brilho muito bom, sendo ótima para games.

6. GeForce GTX 1050

Placa de Vídeo mais em Conta para Notebook

A Nvidia GTX 1050 é uma GPU mainstream baseada na arquitetura Pascal, que mesmo sendo menos avançada em relação aos demais modelos citados nessa lista, ainda é uma boa alternativa para quem busca um produto mais em conta.

Mesmo tendo uma pequena diferença em relação ao clock, este modelo para laptop conta com 640 unidades shader, assim como a versão para desktop.

O hardware conta com VRAM de 4GB GDDR5 conectado via interface de 128 bits e uma taxa de dados de memória de 7 Gbps (112 GB/s), o que é considerado bastante satisfatório.

Além disso, o chip GP107 é produzido por meio do processo FinFET de 14 nm pela Samsung e conta com diversos recursos, como suporte para DisplayPort 1.4 (pronto), HDMI 2.0b, HDR, Multi Projeção Simultânea (SMP).

Neste modelo específico para laptop o consumo de energia é bastante otimizado em relação à placa para desktop.

Mesmo com um preço abaixo do observado para a maioria dos modelos, essa é uma boa placa para atividades mais básicas que exijam processamento gráfico.

Pros

  • Reprodução 1080p eficiente;
  • Silencioso e eficiente;
  • VRAM de 4GB satisfatória.

Contras

  • Velocidade poderia ser melhor.

Notebook com essa placa de vídeo: 2AM E55

O 2AM E550 é considerado um notebook gamer, mas que possui uma estrutura mais simples. Mesmo com um design bonito, ele é de plástico.

Contando com uma das melhores placas de vídeo para notebook, este modelo possui bom desempenho geral.

E a sua tela IPS Full HD, antirreflexo com uma ótima qualidade de cores e brilho, contribui em muito para o desempenho geral e satisfação dos usuários.

Concorrência: Outros modelos para você comparar

GeForce 940MX: É também uma boa opção se busca uma placa de vídeo boa, mas mais simples e barata. Por ter sido substituída pela MX150, o preço dela abaixou consideravelmente.

Conclusão

As melhores placas de vídeo para notebook são sonho de consumo dos gamers, uma vez que proporcionam um aumento considerável no desempenho da máquina.

Elas podem beneficiar qualquer tipo de usuário de computador, sobretudo profissionais da área gráfica, como web designers, editores e criadores de conteúdo.

No entanto, existem muitos modelos de placas de vídeo para notebook, e elas possuem características que podem variar bastante.

Sendo assim, tenha cuidado na hora de escolher e lembre-se de que, utilizando a nossa lista de sugestões, a compra vai ser bem mais fácil.

Aquele abraço e até a próxima!

Elemar Berwanger
Especialista em:
Áudio e equipamentos de som
Smartwatches e itens esportivos
Itens de tecnologia para uso corporativo
Formação acadêmica:
Administrador experiente e co-fundador do Geek360, onde também atua como Redator Chefe. Com anos de experiência em implantação de sistemas, ele é um apaixonado por tecnologia que busca constantemente produtos inovadores para incluir em seus artigos. Elemar não só recomenda produtos que ele mesmo usa ou testou, mas também desempenha um papel chave na elaboração do calendário editorial do site. Sua abordagem prática e desejo genuíno de ajudar os outros fazem dele uma voz confiável e engajada na comunidade tecnológica.

2 comentários em “Melhores Placas de Vídeo para Notebook”

  1. Eu tenho um Lenovo ideapad S145 (81V70005BR), ele veio com uma placa de vídeo integrada AMD Radeon RX Vega 8. Tem alguma forma de eu trocar pra uma placa de vídeo dedicada ou usar algum tipo de “placa de vídeo externa”? .-.~

    Responder
    • Olá Gustavo!
      Infelizmente não é possível “trocar a placa de vídeo” do notebook, mas você pode sim utilizar uma placa de vídeo externa, só que é um processo relativamente caro pois você precisará de uma fonte, a placa de vídeo, o adaptador além dos cabos para conexão.
      Ainda vamos produzir um conteúdo a parte sobre esse tema, mas para mais detalhes, você pode começar assistindo a este vídeo.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Responder
Deixe um comentário