Início » PCs e Notebooks » Os 5 Melhores Teclados Ergonômicos de 2020 (Logitech, Microsoft e mais)

Os 5 Melhores Teclados Ergonômicos de 2020 (Logitech, Microsoft e mais)

Atualizado em 18/01/2020 por Giordano Berwanger

Quando pensamos em dar um “upgrade” no nosso setup como um todo, são vários os fatores que vem em nossa mente para melhorar a performance do nosso equipamento – como a memória, placa de vídeo, processador entre outros – mas essa é uma decisão difícil de ser tomada por conta das tantas opções disponíveis.

Se você está pensando em adquirir um novo periférico – em especial um novo teclado – este certamente é um artigo que você tem que dar uma lida antes de decidir sobre qual modelo escolher. Neste artigo, você encontra nossas recomendações, dicas e até mesmo curiosidades sobre os melhores teclados ergonômicos disponíveis no mercado.

ImagemModeloDescriçãoOnde Comprar
Microsoft-SculptTeclado Ergonômico Microsoft SculptO Melhor Teclado Ergonômico na Amazon
Kinesis-Freestyle2 Kinesis Freestyle2Melhor Teclado Ergonômico DivididoCompre na Amazon
Natural-Ergonomic-4000Microsoft Natural Ergonomic 4000Melhor Custo BenefícioR$ 1.176,46 na Amazon
Logitech-MK850 Logitech MK850Melhor WirelessCompre na Amazon
Comfort-5050Microsoft Wireless Comfort 5050
Mais uma Boa Opção Wireless8% OFFR$ 430,47 na Amazon

Guia de Compra: Porque Comprar um Teclado Ergonômico?

Aprenda agora de uma vez por todas se um teclado ergonômico vale a pena conhecendo seus benefícios, tipos e por fim vendo os melhores modelos atualmente.

Quais são os Benefícios dos Teclados Ergonômicos?

Os benefícios do teclado ergonômico afetam a área dos braços no geral, principalmente os pulsos, as mãos e os dedos. Caso utilize um teclado que não permita um posicionamento adequado das mãos,  com o passar do tempo, esse mau posicionamento pode levar a ocorrer problemas nos nervos, músculos e demais articulações. Visto isso, os teclados ergonômicos surgiram com a promessa de evitar tais problemas, oferecendo aos seus usuários uma série de benefícios. Citaremos alguns deles a seguir:

Os teclados ergonômicos mantém sempre suas mãos em uma boa posição, evitando assim que você tenha que esticar e movimentar muito o seu pulso enquanto está digitando. Esse posicionamento adequado, proporciona uma digitação mais leve, precisa e certamente mais confortável.

A maioria dos teclados que possuem um apelo maior para o lado ergonômico possuem diversos ajustes que permitem posiciona-lo e adequá-lo melhor ao seu uso, adaptando-se facilmente a posição do seu corpo, promovendo uma postura adequada para escrita por longos períodos de tempo.

Como um dos principais pontos positivos, os teclados ergonômicos reduzem o risco da síndrome do túnel do carpo, que causa uma sensação de formigamento, dormência e dor na mão e dedos. Este problema é muito comum atualmente – bem mais do que você imagina – e várias e várias pessoas já foram identificadas com problemas semelhantes. Caso queira saber um pouco mais sobre essa síndrome clique aqui.

O uso de teclados ergonômicos em empresas ou escritórios está crescendo a cada ano e os estudos mostram melhoras significativas na diminuição da fadiga, dores e desconforto pelos usuários, aumentando sua produtividade e até mesmo na redução de custos para a empresa. Embora os teclados ergonômicos sejam mais caros, com o passar do tempo os seus benefícios estarão visíveis e você irá perceber que foram um bom investimento.

Fique atento, se você já tiver uma dor séria ou tiver sido diagnosticado com a síndrome do túnel do carpo ou qualquer tipo de lesão, consulte seu médico antes de comprar um novo teclado ergonômico e utilizá-lo como forma de tratamento.

Tipos de Teclados Ergonômicos

Os fabricantes desenvolveram quatro tipos de teclados ergonômicos, sendo que cada tipo possui formatos únicos adequados às diferentes necessidades dos usuários.

Teclado Dividido

Este é o teclado ergonômico mais comum, que possui suas teclas separadas em dois ou três grupos que permitem ao usuário digitar em ângulos diferentes. Os dedos indicadores ficam mais altos do que os dedos menores quando você estiver digitando, tornando a digitação mais confortável.

Teclado Contornado

No teclado contornado as teclas de função (F1, F2, F3…) estão posicionadas no meio das telas para serem pressionadas pelos polegares, desta forma você não irá movimentar tanto os pulsos que praticamente ficam imóveis.

Teclado de Mão

Este teclado se diferencia dos demais teclados tradicionais com um design único que parece com um controle, podendo quase ser utilizado como tal.

Você terá que ter alguns cuidados ao utilizar o teclado de mão, como: não utilizar o mesmo em uma superfície plana e  cuidar com a postura corporal, já que ele permite que você possa se mover enquanto trabalha ou se inclinar na cadeira.

Teclado Dividido em Ângulo

Popularmente conhecido como ‘Klockenburg’, muito parecido com os teclado divididos, a diferença entre eles é que o teclado dividido em ângulo está dobrado permitindo que os dedos estejam posicionados mais altos facilitando a digitação. Em alguns modelos você poderá ajustar o teclado para ter um conforto maior ainda.

Porque Devo Comprar um Teclado Ergonômico?

Comprar um teclado ergonômico é um ótimo investimento que o salvará a longo prazo, mesmo que você não tenha um trabalho que exija a utilização do teclado com frequência, a equipe do Geek360 recomenda a todos os usuários que ao menos testem um teclado ergonômico e se a experiência o agradar, invista sem medo em um teclado ergonômico.

Como Escolhemos os Melhores Teclados Ergonômicos

Neste post revisamos e selecionamos 12 modelos inicialmente em nossas pesquisas e a partir daí, fomos filtrando os modelos com base em alguns requisitos e disponibilidade no mercado brasileiro. Ao final de nossas avaliações, conseguimos definir os melhores teclados ergonômicos disponíveis no mercado brasileiro.

Ranking: Qual o Melhor Teclado Ergonômico?

1. Teclado Ergonômico Microsoft Sculpt

O Melhor Teclado Ergonômico

O que gostamos

  • Extremamente confortável
  • Design inclinado
  • Apoio de pulsos confortável
  • Teclado numérico separado
  • Conexão wireless

O que não gostamos

  • Requer algum tempo para se acostumar
  • Um pouco caro
  • Teclas de função pequenas

O Teclado Ergonômico Microsoft Sculpt é o mais confortável para a grande maioria das pessoas, projetado exclusivamente para atender a todos os critérios ergonômicos.

O design inovador permite posicionar suas mãos confortavelmente e de forma natural em sua estrutura sólida, que mantém-se firme em qualquer superfície. Suas teclas são macias e possuem uma inclinação para dentro imitando a forma curva da ponta dos dedos, o que aumenta o conforto na digitação.

A grande almofada que acomoda seus pulsos é acolchoada e se estende por toda a frente o teclado Sculpt, deixando os pulsos relaxados enquanto você digita. Você tem a opção de remover a almofada, mas ela funciona perfeitamente bem, principalmente se você já tem alguma problema nos pulsos.

Seu teclado numérico sem fio é separado do teclado principal e poderá ser posicionado de uma forma que atenda suas necessidades, mas não fuja dos critérios ergonômicos fundamentais para uma boa digitação.

O Teclado Ergonômico Microsoft Sculpt é muito confortável, mas você terá que ser paciente e ir se acostumando aos poucos com seu design diferenciado. Porém, uma vez acostumado com a nova forma e layout, os benefícios são claros e tanto o conforto nos pulsos quanto na digitação em geral, irão aumentar sua produtividade.

Além dos benefícios e das vantagens já citadas acima, você ainda poderá usufruir de controles de mídia embutidos no teclado e várias teclas rápidas que facilitam a agilizam os acessos as mais diversas funções.

Mouse

Além do teclado Sculpt, você poderá optar pelo mouse que acompanha o teclado, que possui um design geométrico com um bom descanso para o polegar. Sua forma arredondada é mais alta do que os mouses tradicionais e com isso você terá muito mais apoio, deixando seu pulso em um ponto mais neutro fornecendo suporte confortável para toda mão.

É incrível como pequenas mudanças em sua postura podem trazer benefícios ao seu corpo ao longo do tempo.

na Amazon

2. Kinesis Freestyle2

Melhor Teclado Ergonômico Dividido

O que gostamos

  • Teclado dividido ergonômico
  • Teclas extremamente suaves com respostas rápidas
  • Permite diversas montagens ergonômicas

O que não gostamos

  • Sem teclado numérico
  • Layout diferenciado pode levar um tempo para se acostumar

O Kinesis Freestyle2 é um dos teclados mais versáteis atualmente fabricados e com isso é uma excelente opção para você que deseja manter suas mãos corretamente posicionadas. Seu design elegante e moderno todo preto conta com teclas bem espaçadas e muito macias, proporcionando boa digitação e conforto.

Os teclados que tem uma espessura mais fina além de serem muito mais bonitos possuem um benefício ergonômico, quanto mais finos, mais fácil será para ajustar suas mãos sobre ele e seus pulsos ficarão em uma posição mais neutra, que certamente fará uma grande diferença no seu dia a dia, Kinesis Freestyle2 se encaixa perfeitamente nessa definição.

Seu estilo de teclado dividido tem vários benefícios, reduzindo a flexão ulnar (evita a flexão ou extensão do punho), mantendo seus pulsos retos e com braços mais relaxados evitando a fadiga muscular grave ao digitar ou ainda síndrome do túnel do carpo.

Com uma construção sólida, o Kinesis Freestyle2 se mantém firme praticamente em todas as superfícies e com seus acessórios opcionais, você poderá deixá-lo melhor ainda. São altamente recomendados o kit de acessórios VIP3, que adiciona um suporte para o pulso almofadado na base do teclado que se encaixa permitindo 5 °, 10 ° e 15 ° de inclinação. Já o teclado numérico infelizmente não faz parte do Kit e deverá ser adquirido separadamente.

As teclas do Kinesis Freestyle2 são de membrana tácteis de baixa força, isso quer dizer que você irá fazer muito menos força para digitar que faria em um teclado tradicional, avaliado em 10 milhões de toques certamente você terá um excelente teclado ergonômico por muitos anos de digitação silenciosa e confortável.

Sua teclas de atalho são fáceis de acessar e são uma boa opção para diminuir o número de cliques e aumentar a sua produtividade de maneira geral. Essas teclas permitem controle total de multimídia (volume, pause), uma tecla para acionar a calculadora e ainda diversas funções simples e úteis como cortar, copiar e colar.

Compre na AmazonCompre na Americanas por R$ 1.070,58

3. Microsoft Natural Ergonomic 4000

Melhor Teclado Ergonômico Custo Benefício

O que gostamos

  • Preço acessível
  • Design ergonômico muito conforto para os pulsos
  • Teclas programáveis
  • Teclado numérico incluído
  • Boa inclinação

O que não gostamos

  • Teclado grande
  • Teclas mais rígidas para digitação
  • Leva um tempo para se acostumar

Se você busca um bom teclado que permite uma boa postura ergonômica, o Natural Ergonomic Keyboard 4000 da Microsoft poderá lhe ajudar. Foi projetado para você, que busca segurança e conforto.

O design do Ergonomic Keyboard 4000m é elegante na cor preta com bordas prateadas e cantos arredondados que dão um aspecto moderno e agradável.

Assim como outros bons teclados ergonômicos, o Natural Ergonomic Keyboard 4000 não foge a regra, difícil de usar no início (especialmente se você nunca usou um teclado ergonômico), mas com o tempo, vai se tornando mais fácil.

As teclas são divididas ao meio e são bem espaçadas e macias com um bom tamanho. O que chama a atenção é o posicionamento delas, que estão posicionadas em um ângulo de 12º para endireitar os pulsos com o alinhamento das teclas, desta forma você não precisa dobrar os pulsos, facilitando a digitação.

A almofada para descanso dos pulsos é feita de couro sintético com um bom estofamento que proporciona bom conforto, permitindo que você descanse os pulsos evitando qualquer tipo de lesão. Vale lembrar que ela é fixa e dessa forma não pode ser removida. Em conjunto com o teclado, vem mais um suporte que se encaixa facilmente na parte frontal elevando o teclado. O objetivo geral é evitar que você levante as mãos.

Além do conforto, você poderá personalizar as 5 teclas programáveis para abrir arquivos, pastas e páginas da web de forma rápida sem a utilização do mouse, outra opção são as teclas “F”, que podem também ser configuradas e aprimoradas para comandos comuns do dia a dia no trabalho, estudos ou até mesmo para jogos. Ainda temos também as comuns teclas de mídia, para controlar suas músicas.

R$ 1.176,46 na AmazonCompre na Americanas por R$ 750,48

4. Logitech MK850

Melhor Teclado Ergonômico Wireless

O que gostamos

  • Extremamente ergonômico
  • Bem construído e atraente
  • Permite vários ajustes de ângulo
  • Design confortável
  • Teclas programáveis
  • Mouse suave e confortável

O que não gostamos

  • Um pouco caro
  • Grande demais para ser portátil
  • Descanso de pulso fixo

Você não terá dificuldades para utilizar o MK850, possui suporte a Windows, MacOS, IOS ou Android e permite alternar entre os dispositivos simplesmente usando os três botões brancos do teclado. Sua conectividade é sem fio, via Bluetooth ou USB.

O design ergonômico do MK850 é sutil, tipicamente plano, mas com um bom ângulo que deixa seus dedos, mãos e pulsos confortáveis, você tem uma opção de três ângulos para o teclado: plano (0 graus), 4 graus ou 8 graus, e aí fica a seu critério escolher o ângulo que você tenha mais conforto ao digitar.

A parte de baixo do teclado é de plastico resistente na cor branca e possui vários pés emborrachados que garantem estabilidade em praticamente qualquer superfície, bem com dois conjuntos de suportes para ajustar os ângulos citados acima.

O descanso dos pulsos é acolchoado e muito confortável, e também conta com a possibilidade de  ajustar o ângulo.

A digitação é suave, pois as teclas do MK850 são confortáveis e silenciosas e estão posicionadas em um perfil ergonômico elevado, projetadas com uma pequena ondulação que fixa a ponta dos dedos, para que você tenha uma digitação confortável, mantendo suas mão e dedos totalmente apoiados.

Contando suas teclas programáveis, que são no total sete, você poderá atribuir as funções mais utilizadas no seu dia a dia, sendo do trabalho, estudos ou os mais utilizados em casa mesmo.

Mouse

O mouse M720 Triathlon tem um design confortável e anatômico, a superfície é todo de borracha que o deixa mais confortável e suave ao toque, sendo os botões de plastico de fácil acesso e extremamente resistentes, segundo fabricante os botões foram construídos para suportar até 10 milhões de cliques.

Baixe o software da Logitech e personalize seu mouse para atender suas necessidade no MacOS, Windows e Android  atribua tarefas aos botões com facilidade.

O M720 se encaixa confortavelmente na palma da sua mão, seu apoio do polegar proporciona conforto e segurança,  sem fio ou via Bluetooth conexão perfeita com todos os sistemas operacionais mais típicos. Uma análise mais aprofundada deste mouse está disponível neste artigo.

Compre na AmazonCompre na Magazine por R$ 577,20

5. Microsoft Wireless Comfort 5050

Mais uma boa opção Wireless

O que gostamos

  • Barato
  • Confortável para usar
  • Varias teclas de atalho
  • Teclado numérico incluído
  • Boa inclinação
  • Mouse ambidestro muito bom

O que não gostamos

  • Botões de função do teclado são pequenas
  • Descanso de pulso é fixo

O clássico Wireless confort 550 da Microsoft ainda é uma excelente opção para sua área de trabalho, que além do seu design ergonômico, ele ainda conta com várias teclas adicionais para atribuir atalhos no Windows.

Projetado para aqueles que gostam de teclados ergonômicos mais tradicionais sem fio, que permite realizar seu trabalho com mais mobilidade e sua ergonomia incentiva você a usar uma postura mais natural que alinha seus braços, pulsos e mãos proporcionando conforto e comodidade.

Design ergonômico com uma estrutura de plástico, os dois pés descartáveis que foram projetador para elevar o teclado podem ser adicionados facilmente na parte superior ou inferior.

A almofada de descanso perfurada é macia e muito confortável fica logo abaixo dos pulsos amortece as mãos e deixa seus pulsos relaxados e ainda tira a pressão dos ombros enquanto você escreve.As teclas são silenciosas e confortáveis e estão posicionadas em formato de onda. Mais conhecido como Confort Curve, este teclado da Microsoft posiciona seus dedos de uma forma que seus pulsos e mãos estejam em uma postura reta e mais confortável.

Agilize seu trabalho com as 19 teclas de atalho localizadas na parte superior do teclado, podendo personalizá-las e tornar o seu dia mais produtivo.

Mouse

Além do teclado, você ainda tem o mouse que vem a, acompanhando o Microsoft Confort. O mouse, assim como o teclado foi muito bem construído é uma excelente opção se você precisa de um mouse sem fio, ambidestro com uma boa ergonomia. Ele é mais largo e mais alto na parte de trás, preenchendo completamente a palma da mão. Seu laser óptico é preciso e funciona praticamente em qualquer superfície.

8% OFFR$ 430,47 na Amazon

Conclusão

Esperamos que você tenha conseguido encontrar o melhor teclado ergonômico ideal para as suas necessidades no trabalho, estudos ou aquelas tarefas do dia a dia em casa. Caso ainda tenha qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.

Abraços e até a próxima!

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

10 comentários em “Os 5 Melhores Teclados Ergonômicos de 2020 (Logitech, Microsoft e mais)”

  1. Luiz, minhas atividades exigem um extenso trabalho de digitação e estou bem inclinada a investir no Microsoft Sculpt. Minha dúvida é: é um teclado mecânico ou de membrana? Além da ergonomia, ele facilita a digitação? Porque nesse sentido os teclados mecânicos são muito melhores, né?

    Obrigada,

    Caroline

    Responder
    • Olá Caroline!
      Apesar de eu ser um grande fã de teclados mecânicos pela sua excelente “sensação na digitação”, para o seu caso me parece que o Microfost Sculpt seja uma melhor alternativo, pois o estilo dele é adaptado para quem realmente escreve bastante e quer evitar ter problemas na região do pulso e das mãos a longo prazo.
      Abraço!

      Responder
  2. Reproduzo meu comentário de 2012 abaixo:
    Há 2 possibilidades de não fazer diferença ao se possuir o teclado comum, na situação de não se utilizar este teclado plano ou se digitar somente com 1 dedo de cada mão.

    RECOMENDO O TECLADO ERGONÔMICO COMO O DA MICROSOFT MODELO 4000 ou similar, preferencialmente p/usá-lo com a datilografia correta, ou seja, mesmo quem ainda não fez o curso de datilografia ou digitação também deve usar o ergonômico, pois a posição dos pulsos fica em linha reta e não dobrados.

    Eu tive tendinite e bursite causadas pelo uso do teclado plano, e consegui me curar porque ao conhecer o ergonômico simplesmente joquei fora (reciclagem) todos os teclados da minha empresa e substitui por ergonômicos, na época teclados LITEON SK6000 (ainda tenho 1 que é robusto, com 21 anos de uso em perfeito funcionamento) e atualmente mais 2 unidades do Microsoft 4000 modelo B2M-00012 (configuração Estados Unidos, Estados Unidos Internacional).

    Tenho opinião baseada na minha experiência de que não deveriam ser produzidos e comercializados os teclados planos, pois causam prejuízos aos trabalhadores, empresas e Previdência Social.

    Detalhe do Padrão AT (Estados Unidos Internacional):

    Para o CARACTERE “Ç” (C CEDILHA) deve-se clicar em “apostrofo” (tecla ao lado direito da posição do “Ç” no padrão ABNT) e depois a letra “C”.

    Memoriza-se as posições dos caracteres:
    ; e :
    ‘ e ”
    ` e ~
    6 e ^

    O tempo para a adaptação ao padrão internacional É INFERIOR A 7 SEGUNDOS, podendo-se ter alta produtividade imediata para quem tem curso de digitação ou datilografia.

    P.S.: Se você tem curso de datilografia/digitação é imprescindível que utilize teclado ergonômico como os citados acima para reduzir significativamente a chance de ter L. E. R./D. O. R. T., e utilizar demais equipamentos também ergonômicos conforme recomendação médica.

    Responder
    • Olá Luiz!
      Muito bacana a sua experiência com esses teclados e concordo contigo, acho que todas as empresas deveriam aderir e trocar seus teclados planos por modelos ergonômicos, visando o bem estar e produtividade de seus funcionários.
      Obrigado por compartilhar conosco, é sempre importante estar preocupado com problemas como a L.E.R e seus impactos sobre os funcionários de sua empresa.
      Abração!

      Responder
      • Olá, Caro Giordano Berwanger!

        Que bom que gostou do meu testemunho em usar ergonômicos.

        Sempre que possível devemos servir a Deus e à humanidade, aprendendo com os outros e ensinando o aprendido por experiência própria ou por meio de livros.
        Uma dica que faltou na minha descrição acima é a divisão do trabalho ao utilizar o mouse com a mão direita e esquerda, sem a necessidade de mudar as configurações dos botões. Hoje uso mais na mão esquerda do que na mão direita, mesmo sendo destro. Isto faz novas conexões cerebrais e melhora a coordenação motora.

        Parabéns pelo site de grande utilidades para usuários de equipamentos de informática.

        Um abraço.

        Responder
        • Olá Luiz!
          Com certeza gostei, é sempre muito bom poder aprender com outras pessoas e assim como é bom aprender, é muito gratificante também conseguir ensinar e ajudar mais e mais pessoas passando esse conhecimento adiante. Acredito que você se refere aos mouses ambidestros certo? Sem dúvida são excelentes opções e inclusive, já estou bolando um conteúdo a parte só com o intuito de falar mais sobre esse tipo de mouse.
          Agradeço o seu comentário e o elogio.
          Abraço!

          Responder
    • Obrigado por compartilhar, Luiz!
      Na sua experiência, quais as alternativas mais viáveis financeiramente ao Microsoft 4000 ?

      Responder
      • Bom dia, Caro Thiago Paulo!

        Eu já tive 4 marcas de teclado ergonômico verdadeiro, ou seja, com ângulo de 12º na disposição das teclas o que deixava o pulso em linha reta. Os teclados do tipo SK6000 são robustos para serem utilizados por décadas e tem alguns usados à venda no Mercado Livre. O Microsoft 4000 penso que durará menos de 2 décadas, mas considero para trabalhar o melhor projeto do mundo, com teclas nas posições ergonômicas para o uso e funções diretas no controle de midias, calculadora e 5 endereços diretos de sites mais usados configurados para botões.
        Vi cotação no e-Bay para o MS 4000, comprando 5 unidades sairia próximo de R$364,00 cada um, com a possibilidade de cobrarem adicionalmente algum imposto para o recebimento. Quando eu comprei 2 unidades de empresa da Bahia que importou não me cobraram imposto e recebi em 18 dias os produtos novos.
        Veja se encontra outras pessoas que queiram comprá-lo e comprando juntos em maior quantidade ficará mais barato.
        Importante: tem que ser o modelo B2M00012 (layout inglês internacional).

        Boa sorte!

        Responder
    • Olá Graziela, tudo bem?
      São sim, só tem que ficar atento quanto a duas coisinhas: a primeira é se o seu notebook possui entrada USB ou conexão Bluetooth em alguns casos. Porém para os modelos que citamos, uma entrada USB comum já é mais do que suficiente para utilizar os teclados.
      Abraço e até a próxima!

      Responder
Deixe um comentário