Os 6 Melhores Notebooks Lenovo em 2020

Escrito por | Atualizado em

Está buscando o melhor notebook da Lenovo? Certamente você já se deparou com equipamentos da marca por aí, sejam eles celulares, notebooks ou até mesmo alguns equipamentos para uso corporativo como data centers por exemplo. Aqui estamos novamente fazendo a nossa análise completa de determinada marca e dessa vez vamos descobrir a resposta para a seguinte questão: notebook Lenovo é bom mesmo?

Nas próximas linhas vamos te deixar a par da história da empresa desde sua fundação até os dias de hoje, contando os contratempos enfrentados por eles e seus sucessos, que tornaram a Lenovo uma das maiores marcas do mundo.

Melhores Notebooks Lenovo 2020

ImagemModeloDescriçãoOnde Comprar
Lenovo Ideapad 330 i3Lenovo Ideapad 330 (i7)Nossa EscolhaCompre na Amazon
Legion-Y530--i7Legion Y530Melhor Notebook Gamer da LenovoCompre na Amazon
Lenovo-Ideapad-330-i5Lenovo Ideapad 330 i5Melhor Notebook de Entrada Custo BenefícioCompre na Amazon
Ideapad-S145Ideapad S145Melhor Notebook Lenovo para TrabalhoR$ 4.198,99 na Amazon
Ideapad-C340Ideapad C340Melhor Notebook Lenovo 2 em 1R$ 6.250,05 na Amazon
Lenovo Yoga 520Lenovo Yoga 520 (I7)Melhor Notebook Lenovo 2 em 1 Custo BenefícioCompre na Amazon

Além disso, como de costume por aqui, vamos deixar também para você a nossa lista completa com os melhores notebooks da Lenovo disponíveis no mercado, seguido da nossa breve review sobre cada um deles.

Mas bora lá aprender mais sobre essa multinacional gigantesca.

História da Lenovo: Por Dentro da Empresa

Como comentei acima, antes de te apresentar nossas recomendações de notebooks produzidos pela Lenovo e contar a história dessa empresa, vou deixar abaixo alguns outros artigos que recomendo a leitura, onde analisamos algumas outras marcas que podem te interessar.

Possuir tal conhecimento é extremamente importante hoje em dia pois isso é capaz de romper barreiras e preconceitos contra uma marca em específico, aumentando a confiança dos clientes e dar uma segurança maior na hora de comprar seus produtos.

Agora vamos voltar um pouco e ver brevemente por que motivo a empresa foi fundada e como foi sua caminhada até ser uma das maiores multinacionais do mundo.

O Começo da Jornada

Liu Chuanzhi, o fundador da Lenovo
Com vocês: Liu Chuanzhi, o fundador da Lenovo

Em companhia de 10 engenheiros chineses e um orçamento limitado, no dia 1º de Novembro de 1984 Liu Chuanzhi fundou a empresa que um dia viria a se chamar Lenovo, mas que inicialmente abriu as portas com o nome de New Technology Developer.

No começo da sua longa jornada, a Lenovo contava com uma equipe quase que inteiramente só de cientistas que apesar de se destacarem em muitos ramos, pecavam em não ter uma visão de negócio adequada.

Com isso a empresa cometeu vário erros logo no início, tentando de tudo para se fixar no mercado desde importar televisões da China até investir na fabricação de relógios.

Infelizmente ela não se saiu bem com nenhum de seus produtos nos 4 primeiros anos de sua fundação.

E aí veio o primeiro sucesso.

A empresa lançou ao mercado em 1988 uma placa de circuito que permitia a digitação de letras e caracteres chineses em PCs da IBM, uma gigantesca empresa que dominava o mercado naquela época.

E nesse mesmo período a empresa também faz duas mudanças importantíssimas: muda de nome e passa a se chamar Legend e abre uma subsidiária em Hong Kong e passa a focar no mercado internacional.

Surge a “Legend”

Uma das primeiras logos da Lenovo, antes da mudança oficial para o nome que permanece até hoje
Uma das primeiras logos da Lenovo, antes da mudança oficial para o nome que permanece até hoje

Em uma época complicada para empresas chinesas, a Legend ressurgiu, chegando com força no mercado em 1999 lançando ao mercado o primeiro mini-laptop da empresa, que pesava 1,3kg – o que é uma marca excelente considerando que os computadores naquela época ainda eram bem grandes, pesados e nada portáteis.

E foi em 2002 que até então Legend fez sua última mudança no nome da marca para Lenovo, que faz a junção das palavras “Le” de Legend e “Novo” do latim, novo.

Em chinês, o nome original é Liánxiang, que pode ser interpretado como “pensamento conectado”.

A Lenovo Como a Gente Conhece

Logo-Lenovo
Logo Oficial da Lenovo

A partir dessa mudança, grandes novidades vieram.

A primeira e uma das mais surpreendentes dessas novidades veio a tona em 2004, quando a Lenovo comprou a divisão de computadores pessoais – a atual linha ThinkPad – da IBM.

A segunda coisa que a Lenovo fez foi tentar se “diferenciar da multidão” e se afastar um pouco o mercado Chinês para evitar preconceitos enquanto tentava se expandir internacionalmente.

E ela tentou se afirmar pelo mundo afora de duas formas.

A primeira delas foi com suas linhas de Notebooks pessoais que permanece a todo vapor até hoje: a IdeaPad, Yoga e Thinkpad.

O IdeaPad Yoga 13 foi um clássico de 2008, que contava com um preço e configurações mais modestas típico da linha Ideapad (detalhe que essa essência se mantém até hoje nessa linha de notebooks da marca) e com as famosas dobradiças especiais que permitem que o notebook se torne um tablet muito vistas na linha Yoga até hoje inclusive.

A segunda forma só começou a ser utilizada definitivamente lá em meados de 2011, onde a empresa passou a comprar outras empresas em diferentes países para “ir se adaptando ao mercado em que estavam inseridas” antes de entrar com tudo com seus produtos.

Dentre as marcas compradas pela empresa, podemos citar a NEC, uma empresa de tecnologia do Japão, a Medion da Alemanha, a chinesa EMC, a brasileira CCE e mais tarde a Motorola que até então era da Google, que ao vender para Lenovo a Motorola, passou a investir mais na sua linha de smartphones: a Pixel.

Nesse meio tempo a Lenovo também criou sua divisão focada em desenvolvimento mobile, produzindo vários smartphones até hoje, mas isso é assunto para um outro artigo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história da Lenovo, sua fundação e seus primeiros anos no mercado, vamos partir para alguns dados mais “contabilizáveis” e ver de perto como anda essa gigantesca empresa nos últimos anos.

A Lenovo no Mercado

Uma informação extremamente importante para reafirmar o compromisso da empresa no ramo de computadores e notebooks para uso pessoal são os bons e velhos números que a Lenovo teve nos últimos anos.

No gráfico abaixo você encontra a porcentagem de mercado que a Lenovo ocupa nos últimos anos, concorrendo diretamente com outras grandes marcas como Dell, HP, Acer e Asus.

Presença da Lenovo no Mercado de Computadores Pessoais
Presença da Lenovo no Mercado de Computadores Pessoais

Vale ressaltar que nos últimos 6 anos, a Lenovo ficou em primeiro no ranking global de venda de notebooks e computadores pessoais, ficando logo na frente da HP e da Dell.

Ranking: Qual o Melhor Notebook da Lenovo?

Sabemos que mesmo com a nossa análise da marca, muitas questões ainda podem ficar confusas já que a Lenovo possui diferentes linhas de produtos, onde cada uma delas possui como foco em um público alvo diferente.

Pensando em te ajudar, separamos quais são os melhores notebooks Lenovo para cada pessoa dentro de cada uma das linhas que a empresa trabalha.

Filtramos os modelos do mercado e definimos quais são os melhores notebooks da Lenovo para se comprar hoje.

Você pode encontrar nossas recomendações abaixo e caso tenha alguma sugestão ou questionamento, é só deixar um comentário abaixo.

Ideapad-330-(i7)

1. Lenovo Ideapad 330 (i7)

Melhor Notebook Lenovo: Nossa Escolha

A nossa escolha quando o assunto são os notebooks Lenovo fica por conta do modelo Ideapad 330 (i7) com GeForce MX 150. Para começar, diferente dos modelos anteriores, ele vem na cor prata acinzentada, conferindo um design mais interessante, clean e bonito.

Ele tem uma pintura que não deixa marcas de dedo, possui LED no teclado para facilitar a localização de teclas de atalho e ainda é feito todo em plástico, sendo mais ecologicamente correto.

Além desses diferenciais, ele surpreende por sua capacidade, com processador Intel Core i7 8550U, 8GB de memória RAM e HD de 1 TB, que permitem armazenamento de dados sem lentidão e ainda contribuem para que você assista filmes e séries sem problemas.

A sua tela de 15.6 é de LED e conta ainda com abertura em 180 graus, facilitando o compartilhamento de tela com outras pessoas que estejam no mesmo ambiente, como numa reunião, por exemplo.

O Ideapad 330 é bivolt, tem teclado numérico, conta com entrada USB do Tipo C, que garante conectividade superior e otimizada, e ainda tem 2GB dedicados a placa de vídeo NVIDIA. Ele é leve e compacto, com pouco mais de 2 kg e 19 cm de tamanho, facilitando seu transporte.

Compre na Amazon
Legion-Y530

2. Lenovo Legion Y530

Melhor Notebook Gamer da Lenovo

Uma potente placa de vídeo transforma o Legion Y530 no melhor notebook gamer da Lenovo. Ele é ideal para profissionais que precisam de potência, aliada à qualidade de imagem e som.

Com apenas 2.3 kg, ele une performance gamer e portabilidade em uma tela infinita full HD com display amplo, que abre em 180 graus e conta com mais de 2 milhões de pixels de resolução.

O modelo possui 6GB dedicados à sua placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060, o que faz com que ele rode jogos com rapidez e qualidade gráfica excepcionais. Em outras palavras, ele fornece uma experiência gamer completa!

Outro diferencial do Legion Y530 é seu sistema de resfriamento otimizado, com dois coolers e quatro saídas de ar, garantindo longo tempo de uso sem superaquecimento e alto desempenho.

Esse notebook da Lenovo ainda tem:
• Intel Core i7;
• 16 GB de memória RAM;
• HD de 1 TB;
• Tela de 15.6”;
• 3 entradas USB de 3.1;
• 1 entrada UBS Tipo C, de alta performance;
• Entrada para microfone e HDMI.

Compre na Amazon
Lenovo-Ideapad-330-(i5)

3. Lenovo Ideapad 330

Melhor Notebook de Entrada Custo Benefício

Seguindo a mesma linha do Lenovo Ideapad 330 (i7) esse modelo também é prata, feito de plástico e conta com tela que abre em 180 graus de 15.6”.

Seu diferencial para o modelo apresentado anteriormente está no processador que, neste caso, é o Intel Core i5 8250U, que confere a ele o título de melhor notebook de entrada em custo-benefício.

Em termos de funcionamento, ele atende bem qualquer tipo de usuário padrão, com seus 8 GB de memória RAM e HD de 1 TB. O Lenovo Ideapad 330 é bivolt, tem teclado numérico, conta com USB Tipo C de alta performance e bateria com duas células e pesa cerca de 2 kg.

Outros dos seus benefícios estão na conexão via Bluetooth 4.1 e Wi-Fi, presença de leitor de cartão (SD, SDHC, SDXC e MMC), alto falantes com som digital de alta definição e a placa de vídeo integrada também da Intel, modelo UHD Graphics 620.

Em outras palavras, o modelo une preço justo e boa configuração de áudio e vídeo a um desempenho que não deixa a desejar.

Compre na Amazon
Ideapad-S145

4. Lenovo Ideapad S145

Melhor Notebook Lenovo para Trabalho

Se o seu objetivo é ter um bom assistente na sua rotina laboral, o Ideapad S145 é sem dúvidas o melhor notebook Lenovo para trabalho.

Ele é um dos mais leves da categoria, com apenas 1,85 kg, sendo perfeito para você levá-lo na mochila ou até dentro da bolsa. Ah, ele também é ultrafino, o que o torna ainda mais prático.

A tela de 15.6” tem sistema antirreflexo, garantindo mais conforto visual e definição de imagem, mesmo em longo tempo de uso.

Sua cor é prata, seguindo o design diferenciado da linha Ideapad e sua tela também abre até 180 graus para mais flexibilidade e ampliação do ângulo de visão.

O modelo conta com Bluetooth 4.2, conexão via Wi-Fi com acesso ultrarrápido, teclado numérico, alto falantes com som de alta qualidade e definição e leitor de cartão 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC).

Se você quer mais, ele ainda tem:• Placa de vídeo NVIDIA GeForce MX 110 com 2 GB dedicados;
• Tela full HD;
• 1 TB de espaço interno;
• 8 GB de memória RAM;
• 1 entrada USB 2.0;
• Conexão para fone;
• 4 processadores Inter Corel i7 8700;
• Windows 10.

R$ 4.198,99 na Amazon
Ideapad-C340

5. Lenovo Ideapad C340

Melhor Notebook Lenovo 2 em 1

Cheio de diferenciais, o Ideapad C340 é o melhor notebook Lenovo 2 em 1. Ele recebe esse título por ter tela multitouch que abre completamente (360º), transformando-o em um poderoso tablet de alta definição.

Sendo assim, você escolhe: notebook ou tablet, conforme sua necessidade de uso e compartilhamento de tela.

Se você quiser digitar ou desenhar direto na tela é possível com a aquisição da Digital Pen, compatível com o modelo. Assim, fica muito mais fácil soltar a sua criatividade.

O teclado do Ideapad C340 também tem seu charme: retroiluminação na cor branca.

Ah, a privacidade é outro ponto de destaque, já que a webcam pode ser desligada facilmente quando não estiver em chamada ou gravação.

Se você é daqueles que precisa de desempenho e carregamento rápido, esse Lenovo também atende, pois possui processadores Intel Core com SSD PCle, que são dez vezes mais rápidos e responsivos.

Quanto ao carregamento, a bateria dura até 8 horas e em 1 hora de carga você consegue recuperar 80% da capacidade.

O Ideapad C340 ainda tem leitor de impressão digital, garantindo mais segurança no acesso às informações, além de ser um dos mais leves da marca: apenas 1,65 kg.

R$ 6.250,05 na Amazon
Lenovo-Yoga-520

6. Lenovo Yoga 520

Melhor Notebook Lenovo 2 em 1 Custo Benefício

Já que o assunto são os notebooks 2 em 1, o Lenovo Yoga 520 é o melhor deles em custo-benefício.

Seguindo a linha dos notebooks que se transformam em tablets, ele tem tela touch de 14” com alta definição, que gira em até 360 graus, além de leitor de impressões digitais e compatibilidade com a Active Pen, que permite desenhar e escrever à mão livre.

Com 1 TB de armazenamento interno e processador Inter Core i7 de 7ª geração, ele é indicado para qualquer tipo de usuário, especialmente aqueles que trabalham com criatividade e que precisam ter alta capacidade de produção.

O modelo conta ainda com câmera em HD e microfones de matriz dupla com tecnologia de redução de ruídos, que confere videoconferências e chamadas com mais clareza, nitidez e qualidade. O som também está garantido com os autofalantes Dolby de alta definição.

A bateria do Yoga 520 dura até 6 horas em uso normal e tem um diferencial: porta USB 3.0 Always-on para você aproveitar a carga disponível para carregar também seus dispositivos, mesmo quando o notebook estiver desligado.

Com 1,74 kg e menos de 2 cm de espessura ele é prático, leve e ideal pra você carregá-lo para onde precisar.

Compre na Amazon

Conclusão: Notebook Lenovo Vale a Pena?

A resposta é claramente um grande SIM.

Contando com uma linha completa de notebooks, entre eles os famosos 2 em 1, Gamers modelos mais modestos com excelentes taxas de custo benefício, a Lenovo é sem dúvida uma boa escolha de empresa para se investir.

Se você estava com dúvidas quanto a qualidade e confiabilidade dos notebooks da Lenovo, esperamos que esse artigo tenha esclarecido um pouco mais sobre a filosofia e história da marca.

Aquele abraço e até a próxima!

Deixe um comentário