Início / Eventos / Presente de Dia das Crianças: 10 Ideias que Seu Filho Vai Adorar

Presente de Dia das Crianças: 10 Ideias que Seu Filho Vai Adorar

Quem tem crianças em casa ou quer agradar alguma criança querida, certamente sabe o desespero que pode acontecer nessa época do ano em comprar o presente do dia das crianças.

O dia das crianças é um dia que movimenta muito o mercado o que faz com que ainda mais produtos cheguem às prateleiras e mais dúvidas encham as cabeças dos adultos.

Realmente não é fácil escolher entre tantas opções. Por isso, trouxemos neste artigo, algumas dicas de presentes superinteressantes para quem quer agradar os pequenos. Confira!

O Que Comprar de Presente de Dia das Crianças?

Se você está com essa dúvida saiba que não é o único. Certamente essa época é uma loucura para qualquer adulto ainda mais sabendo que a sinceridade das crianças certamente vai denunciar caso você erre no presente. E se o objetivo é agradar a pesquisa precisa ser feita com cautela.

 Além da diversão também é preciso levar em consideração outros fatores que ajudam no desenvolvimento intelectual ou mesmo motor das crianças.

Isso quer dizer que sempre é interessante optar por brinquedos capazes de estimular a criatividade, o senso de grupo, o raciocínio lógico, a responsabilidade, entre outras características importantes para a formação de um adulto que saiba conviver bem em sociedade.

10 Ideias de Presentes para o Dia das Crianças

As nossas sugestões de presentes levam em consideração não só a diversão da criança, mas também todos esses fatores que auxiliam no desenvolvimento delas.

Confira nossa lista exclusiva se sugestões:

Tablets

Tablet infantel

Imagine o que uma criança pode fazer com o mundo inteiro em suas mãos. É mais ou menos isso que o tablet proporciona aos pequenos.

Por ele é possível, por exemplo, ter contato com desenhos educativos em diferentes idiomas, como o popular desenho animado da Dora, a aventureira.

E quando falamos em diferentes idiomas, estamos falando desde inglês e espanhol até mesmo romeno e árabe. As opções são infinitas.

Além desse tipo de aprendizado passivo que o tablet proporciona, ainda existem os aprendizados ativos proporcionados por aplicativos de games e de outras atividades como desenhar, montar e criar.

A partir dessas atividades, o cérebro da criança é forçado a fazer novas conexões ligadas a memória, habilidades sociais, cognitivas, lógicas e raciocínio.

De fato, o que não falta em um tablet é diversão e desenvolvimento da criança. Assim, para crianças de todas as idades, os tablets podem ser uma ótima ferramenta.

Se você pensa em presentear com um tablet crianças mais velhas, a partir dos 12 anos, os benefícios são ainda maiores. Isso porque o tablet poderá ser usado também para fins de estudo como leitura de livros e pesquisas na internet.

Kit Lego / Nintendo Labo

Kit-Lego

Outro brinquedo excelente para a criatividade da criançada são os kits Lego ou os Nintendo Labo.

Não é de hoje que as pecinhas de montar fazem sucesso entre as crianças e os benefícios desse brinquedo para o desenvolvimento delas já são comprovados cientificamente.

Dentre os mais diversos benefícios das brincadeiras com o Lego, o principal deles é a geração de ideias.

E segundo psicólogos, até mesmo o desenvolvimento de inteligência emocional pode ser trabalhado durante as sessões de brincadeiras com essas pecinhas.

Além disso, os Legos também podem ser uma excelente maneira de externalizar os sentimentos.

Assim, as crianças conseguem se comunicar ao montar imagens e cenas com as peças.

Exatamente por isso, muitos psicólogos, psicopedagogos e psicoterapeutas utilizam desse brinquedo para entender melhor o que se passa na cabeça da criança.

Certamente é um brinquedo e tanto para presentear nesse dia das crianças.

Livros

Livros

No caso dos livros, não tem mais o que ser discutido, uma vez que não há dúvidas de que o desenvolvimento intelectual da criança é fortemente influenciado pela leitura. E isso é comprovado desde os primeiros meses de vida criança.

É importante lembrar que embora a temática e a apresentação dos livros mude dependendo da idade ao qual o livro se destina, os livros são um ótimo presente em qualquer idade. Especialmente para inserir crianças no rico mundo da leitura.

Para crianças menores, os livros mais didáticos e divertidos são aqueles que incluem durante as histórias elementos sensitivos como diferentes texturas ou cores.

Existem também, livros em plástico e borracha, ótimos para as crianças menores que gostam de brincar de ler enquanto comem ou enquanto tomam banho.

Nessa época, quando a criança ainda não tem autonomia o suficiente para ler e entender as histórias, a mediação de um adulto é fundamental para que o livro alcance a pretensão de auxiliar a criança em seu desenvolvimento.

Para crianças maiores, com cerca de 5 anos, a literatura passa a ter um papel fundamental na alfabetização. Esse é um momento onde ler e ajudar a ler é fundamental.

Além disso, a leitura também auxiliará na construção de um cérebro imaginativo e criativo, o que no futuro pode ajudar a criança a lidar com as mais diversas situações, desde criatividade para criação de peças publicitárias até a criatividade para resolução de problemas matemáticos.

Conforme a criança vai crescendo, a tendência é que o hábito da leitura se enraíze ainda mais na rotina. Além disso, é o momento em que as preferências da criança falam mais alto e elas começam a escolher suas histórias favoritas, dentre aventuras, terror, romances, suspenses e por aí vai.

Se a ideia é presentear com um livro, lembre-se de procurar saber quais as preferências de leitura da criança para acertar em cheio no presente.

Dentre os principais benefícios da leitura para as crianças estão:

  • 1. Melhora e aumenta o vocabulário, principalmente na alfabetização
  • 2. Melhora as habilidades de escrita
  • 3. Amplia a visão de mundo
  • 4. Amplia a visão sobre sociedade e cultura
  • 5. Contribui para o pensamento crítico e a percepção de mundo

Jogos de Tabuleiro

Jogos-de-tabuleiro

As vantagens de brincar e se divertir com jogos de tabuleiro também são velhas conhecidas.

Atualmente, os jogos de tabuleiro têm sido deixados um pouco de lado em razão das preferências por videogames e tablets.

Porém, apostar em jogos de tabuleiro pode ser uma alternativa para tirar as crianças de frente da televisão e unir em volta de um jogo.

Ao decidir brincar com jogos de tabuleiro as crianças têm a possibilidade de desenvolver diversas habilidades cognitivas e sociais.

A depender do jogo, a criatividade fala mais alto e é mais desenvolvida. Em outros jogos, o raciocínio lógico é o grande astro.

Em todos eles, o senso de competitividade saudável, as noções de ganhar e perder e as lições de jogar com um outro são fortemente trabalhadas devido à forte integração social entre as crianças.

Jogos com temáticas de negociação são ainda mais interessantes no que diz respeito a essa integração. São trabalhadas ainda as habilidades de paciência, autocontrole, cooperação e honestidade.

Jogos como xadrez, damas, dominós e baralhos são opções que divertem e trabalham a fundo o raciocínio lógico e matemático da criança.

Já jogos como banco imobiliário melhoram também as habilidades sociais e o entendimento de comércio, compra e venda e valor do dinheiro.

Outros jogos, como os que possuem perguntas do âmbito sociocultural, ajudam a melhorar o conhecimento de mundo das crianças e muitas vezes até mesmo dos adultos.

Isso sem contar os jogos sobre vocabulários, memória, mímicas. Todos eles além de superdivertidos, unem as crianças e ensinam ao divertir.

Consoles

Consoles

Embora atualmente tenha fama de vilão, o videogame pode sim ser uma ferramenta de diversão e aprendizagem da criança.

Além de que, ao levarmos em consideração as diversas possibilidades de jogos, certamente a criança poderá desenvolver muitas habilidades ao longo do tempo. 

Com o início da era dos videogames 3D as vantagens aumentaram ainda mais. Esse estilo de game aumenta a capacidade de memorização das crianças.

Além disso, trabalha muito bem o desenvolvimento de regiões do cérebro que são responsáveis pela orientação espacial, equilíbrio, planejamento estratégico, raciocínio lógico e as habilidades motoras finas.

Jogos para consoles

Jogos-para-Console

Ainda sobre os videogames, alguns jogos em especial são bastante interessantes para divertir e ensinar crianças.

Consoles como o Nintendo Wii trazem games voltados ao trabalho das habilidades motoras e do raciocínio lógico por exemplo.

Alguns games simulam a rotina de um médico de emergência, ou seja, simula suturas, cirurgias, tratamento de lesões, tudo com um cronômetro contando, ou seja, na pressão.

Jogos de corridas contra-relógio, quando o intuito é terminar no menor tempo possível, sem se preocupar com concorrentes, também são jogos que ensinam as crianças a lidar com a pressão.

Os próprios games de corrida auxiliam no desenvolvimento de habilidades como o senso espacial, além de ser um ótimo jogo para trabalhar os sensos de competitividade e as noções de ganhar e perder.

Outros consoles trazem a possibilidade de brincar com os movimentos. É o caso do just dance, onde a criança (e os adultos que quiserem se arriscar) seguem os movimentos que o game indica para formar passos de danças. As várias versões desse jogo trazem diversas músicas super atuais.

Jogos de fases também são ótimos para auxiliar a criança no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Eles costumam trazer enigmas e problemas para serem resolvidos de modo a receber algum prêmio daquela fase ou mesmo passar por ela.

Dentre os mais famosos estão o Crash Bandicoot, Rayman, e os mais variados games temáticos do Lego (Lego Star Wars, Lego liga da justiça…).

Para as crianças que já são apaixonadas por videogames, ganhar um novo jogo de presente é uma alegria e tanto. Por isso, não tenha medo de presentear com um jogo para console.

Celular

Celulares

Para quem vai presentear crianças maiores, a partir dos 10 anos, o celular já pode sim ser uma ótima opção.

Obviamente, é preciso ter limites quanto ao uso dele e é preciso também que um adulto esteja de olho para evitar exposições em excesso, como por exemplo fotos em redes sociais.

Os celulares, embora já não sejam considerados brinquedos, podem ser utilizados para diversão via aplicativos de jogos, por exemplo.

Além disso, podem também ser usados para fins educativos como por exemplo o uso de aplicativos para aprendizado de línguas.

Porém, certamente as principais características que trabalhadas pelo uso dele são a responsabilidade e a comunicação.

Ao escolher um celular para dar de presente nesse dia das crianças, não se esqueça de que esse é um produto que deverá servir muito mais como ferramenta de aprendizado do que como ferramenta de trabalho.

Assim, o celular não precisa necessariamente trazer funções muito complexas. De modo geral, é preciso de memória o suficiente para aplicativos de jogos e de vídeo.

Existe também a opção de presentear com um celular pensado para quem ama games, nesse caso, sugerimos que você visite nossa lista exclusiva de aparelhos voltados para o público gamer.

Headset

Headset

Para as crianças maiores que já estão envolvidas no mundo gamer, uma excelente opção de presente para o dia das crianças são os headsets.

Com eles a imersão no game é muito maior, o que possibilita uma experiência sem igual durante cada partida.

Tanto para quem joga no PC quanto para quem joga no console, o headset é um excelente equipamento.

Além do headset, é possível também optar por kits gamers, que reúnem equipamentos como teclados, headsets, mouses, todos projetados para que o jogador tenha uma experiência gamer ainda mais sofisticada.

Brinquedos Educativos e Brinquedos

Brinquedos-Educativos

Ainda para crianças pequenas, um presente que auxilia muito no desenvolvimento delas são os brinquedos educativos.

As mais diversas opções vão desde brinquedos de montar, encaixar e reconhecer formas, até brinquedos que fazem barulhos e tocam músicas.

Esses brinquedos são excelentes para desenvolver e trabalhar uma série de habilidades nas crianças.

Dentre as habilidades, a capacidade de integração entre as crianças é uma das mais interessantes.

Isso porque desde muito pequena, as crianças têm um número muito limitado de pessoas ao redor, o que faz com que eles não estejam acostumados a estar na presença de novas pessoas e nem a interagir com elas.

Quando a criança é convidada a brincar com brinquedos educativos abre-se a possibilidade de ter um acesso mais profundo a outras crianças, o que significa dividir com elas e raciocinar junto.

Outra habilidade interessante, trabalhada pelos brinquedos educativos é a habilidade de raciocinar e resolver problemas.

Isso principalmente nos brinquedos que exigem que a criança encaixe formas nos espaços corretos, ou monte quebra-cabeças.

E se você busca mais algumas recomendações, fica aqui a nossa lista de brinquedos para dar de presente no dia das crianças.

Conclusão: Qual o Presente Ideal?

Para responder essa pergunta, primeiramente você precisa conhecer minimamente a criança para ter uma ideia melhor de que tipo de brinquedo vai agradá-la mais.

É preciso também levar em consideração a idade da criança para evitar que o presente não possa ser usado em todo seu potencial.

Lembre-se que aliar a diversão ao desenvolvimento da criança é uma ótima pedida e ajuda a formar um adulto mais bem preparado para os desafios da vida adulta.

Mas, para tirar o peso das suas costas, saiba que não existe presente ideal. O que interessa mesmo é agradar a criançada.

Na dúvida, não deixe de dar uma olhada na lista que sugerimos, com certeza alguma dessas opções vai te chamar a atenção e te ajudar nessa difícil missão.

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

Deixe um comentário