Início / Softwares e Apps / Review 4DDiG Data Recovery

Review 4DDiG Data Recovery

De uma maneira ou outra, todas as pessoas confiam nos dados, mas às vezes é preciso usar alguns softwares para fazer a recuperação deles quando eles são excluídos ou perdidos de alguma forma. Confira hoje a nossa review do 4DDiG Data Recovery, um dos melhores softwares de recuperação de dados.

Não importa se você tem um estoque de fotos digitais ou se costuma armazenar as informações do seu trabalho, empresas ou de um curso que esteja fazendo, não vai querer perder esses dados, não é mesmo?

Diante disso, manter backups é uma excelente opção para deixar tudo bem seguro, evitando perdas que possam ser até permanentes.

Backups em nuvem também são boas opções, visto que as informações ficam salvas mesmo que algo aconteça com o computador.

Infelizmente, existem momentos em que nem o backup pode te salvar. E é nessas situações, que é vantajoso ter algo como o 4DDiG Data Recovery.

Então, continue lendo este guia para conhecer melhor a ferramenta e descobrir como ela pode te auxiliar.

Especificações Técnicas do Software 4DDiG Data Recovery

Review 4DDiG Data Recovery
4DDiG Data Recovery
Funcionalidades
  • Recuperar dados de um Notebook/PC, Pendrive ou HD Externo
  • Recuperar arquivos corrompidos ou afetados por vírus
  • Recuperar fotos excluídas ou partição perdida
  • Recuperação de documentos, fotos e vídeos perdidos em uma formatação
Preço A partir de $45 (aprox. R$217)
Onde Comprar Ver no site oficial da Tenorshare

Para o que serve o 4DDiG Data Recovery?

Infelizmente, existem momentos em que apenas manter backups do computador não é o suficiente.

Isso porque as próprias unidades podem falhar. O SSD externo pode nem abrir os seus arquivos, e isso é bem preocupante, não é mesmo?

E se o arquivo de que você necessita for realmente aquele que você excluiu sem querer? Essas são apenas algumas situações.

Independentemente do que tenha ocorrido, há muitos momentos em que é necessário recuperar as informações perdidas.

Isso pode até parecer ser bem difícil de se conseguir, mas na maioria das situações existem meios de recuperar as informações perdidas.

E o software Tenorshare 4DDiG Data Recovery é uma excelente ferramenta de recuperação de dados. Isso porque ele serve para realizar a recuperação em qualquer tipo de unidade que você imaginar.

É possível utilizá-lo em unidades internas, externas, e também em cartões SD e pen drives.

Neste texto falaremos sobre cada uma das funcionalidades deste software e as suas vantagens e desvantagens.

Quem usa o Tenorshare 4DDiG Data Recovery e quais são os seus recursos?

O Tenorshare 4DDiG Data Recovery, é um software usado principalmente por empresas de diferentes setores.

As que mais fazem uso dele são aquelas que trabalham com o desenvolvimento de software, design, ensino superior e as que trabalham com serviços de internet.

O software é bastante versátil e permite uma série de ações bastante interessantes. Entre os seus recursos, pode-se citar os principais, que são:

  • Arquivos danificados: o software consegue recuperar dados comprometidos por vírus, corrompidos e excluídos indevidamente da lixeira.;
  • Recuperação dinâmica de dispositivos: um dos benefícios disponíveis é a possibilidade de se resgatar as informações, seja em dispositivos ou em plataformas. Dessa forma, é possível recuperar os dados perdidos em computadores, mídia externa, pendrive, entre outros;
  • Recuperação de mídia: o produto é capaz de recuperar fotos apagadas da lixeira arquivos de áudio, foto e vídeo de uma mídia que tenha sido ocasionalmente danificada. Inclusive, ele recupera imagens e vídeos armazenados em câmeras digitais. Mesmo que estejam corrompidos, o software consegue recuperar;
  • Diversos formatos de arquivo: uma das maiores vantagens do 4DDiG Data Recovery é a capacidade de recuperação de arquivos de tipos variados, inclusive documentos de escritório e arquivos compactados, por exemplo.
  • Visualizar arquivos recuperáveis: todos os arquivos passíveis de recuperação podem ser visualizados. Assim você evita perder tempo fazendo processos com dados que sejam realmente irrecuperáveis.

Viu só quantas funcionalidades em um único software? É justamente isso que faz dele uma excelente alternativa para se recuperar informações.

Se você trabalha com planilhas, o software também pode ser útil para você, pois com ele você pode recuperar planilhas do excel deletadas ou não salvas.

Como ocorrem as perdas de dados?

Antes mesmo de se continuar falando sobre as especificações de uso do software Tenorshare 4DDiG Data Recovery, é interessante saber como os dados se perdem.

Existem algumas maneiras disso acontecer e, em algumas situações é possível recuperar, enquanto que em outras não há essa possibilidade.

Até mesmo erros simples da rotina do usuário podem ser responsáveis pela exclusão de arquivos muito importantes.

É bastante comum que a pessoa mova um arquivo para a lixeira e o apague de lá, por exemplo.

Outra causa bastante comum é quando a unidade está corrompida. Isso pode acontecer por vários motivos, inclusive a interrupção brusca da energia durante o processo de salvamento de um arquivo.

Inclusive, muitas pessoas estão começando a usar nobreaks em casa para evitar o risco com a queda de energia inesperada.

É importante ter muito cuidado na hora de remover os discos rígidos externos, pois pode acontecer de o LED deixar de piscar antes de se concluir a gravação.

Também pode acontecer de os HDs sofrer danos devido ao excesso de vibração ou desgaste na superfície magnética.

O que é o software de recuperação de dados 4DDiG Data Recovery?

4DDiG Data Recovery é, basicamente, um software de recuperação de dados que consegue reaver os arquivos perdidos em apenas alguns minutos.

Não importa qual foi a causa da perda das informações. Na maioria das vezes o software consegue te auxiliar na recuperação com apenas alguns cliques.

Com várias funcionalidades que já citamos, pode-se dizer que este é um filtro de recuperação realmente muito bom.

Com ele é possível selecionar os arquivos desejados, sem que haja a necessidade de se escanear a unidade toda de uma vez.

Uma grande vantagem é a de poder selecionar uma pasta para recuperação e pesquisar o arquivo nos arquivos digitalizados. Isso otimiza o trabalho.

Outra questão muito importante de se saber é que o 4DDiG Data Recovery é bem fácil de usar, de modo que qualquer pessoa consegue utilizá-lo, mesmo que não tenha muita habilidade e nem tantos conhecimentos em informática.

É possível também fazer o download gratuito e usar as funcionalidades do software sem precisar pagar nada.

Você só tem que pagar depois que conseguir recuperar os arquivos desejados e ficar satisfeito com o desempenho do programa.

Por fim, a compatibilidade do 4DDiG Data Recovery com os dispositivos Windows e macOS é excelente. Ele funciona em Windows 7 ou superior e macOS 10 ou superior.

Sendo assim, é bem provável que você consiga utilizá-lo no dispositivo que possui.

Como funciona a recuperação de dados?

Como-funciona-a-recuperacao-de-dados-do-4DIGG

Primeiramente, é importante mencionar que a recuperação de dados não é igual em todas as situações, uma vez que ela depende da maneira como as informações foram perdidas.

A maneira mais simples de recuperação é aquela que acontece quando há a exclusão acidental de um arquivo.

Quando isso ocorre, o arquivo não é excluído definitivamente da unidade. Em vez disso, o espaço associado é simplesmente rotulado como disponível para uso no diretório da unidade.

Desta maneira, as informações permanecem ali, a não ser que sejam substituídos por algum outro arquivo antes de se fazer a recuperação.

Sendo assim, se você executar o software Tenorshare rapidamente, ainda conseguirá recuperar as informações porque elas estarão lá. É assim que você poderá fazer caso precise saber como restaurar fotos apagadas.

Por outro lado, se você esperar tempo demais, pode ser que ocorra a sobreposição. Se isso acontecer não será mais possível realizar a recuperação.

Caso o problema seja um arquivo corrompido, então pode ser que você consiga ou não fazer algo a respeito.

Se o problema tiver acontecido na hora de salvar o arquivo, não será possível reconstruí-lo porque as informações não estarão completas ali.

Por sua vez, se todo o setor de inicialização estiver corrompido, pode ser necessário realizar a reinstalação completa do sistema operacional.

Nesse caso, alguns dados sempre se perdem durante o processo e não há garantias de recuperação completa.

Sendo assim, caso você tenha outro computador, pode tentar recuperar as informações antes de reinstalar o sistema.

Dentre todos os problemas, quando se tem uma falha física do disco, a situação é mais grave. Isso porque em caso de degradações em um HD ou SSD, os arquivos podem se perder permanentemente.

De qualquer forma, ainda é possível realizar uma varredura completa para localizar informações que possam ser recuperadas.

Como utilizar o software de recuperação de dados 4DDiG Data Recovery?

Site oficial do Tenorshare 4DIGG

Como já foi dito, o 4DDiG Data Recovery é muito fácil de usar. São necessários apenas alguns passos bem simples para a recuperação de informações em unidades internas e externas.

Assim, mesmo que você seja um iniciante e que não conheça esse tipo de ferramenta, ainda poderá utilizá-la sem maiores problemas.

Para isso, primeiramente você precisa baixar o pacote de instalação, selecionando a versão adequada conforme o sistema operacional do seu dispositivo.

Faça o download, proceda com a instalação e tenha o máximo cuidado com o local onde salva o arquivo.

É muito importante não instalar ele na mesma unidade que será recuperada. Caso você esteja recuperando o disco rígido principal de um aparelho em funcionamento, basta usar um disco rígido externo.

Dashboard do Tenorshare 4DDIG

Após a conclusão do processo, na página inicial do programa você encontra as unidades conectadas ao seu computador, então você deve escolher em qual delas deseja fazer a verificação de arquivos para recuperação.

Selecione a unidade e espere a verificação ser concluída. Isso pode demorar cerca de 90 minutos para um disco de 1TB.

Arquivos recuperados com o Tenorshare 4DDIG

Em nossos testes, em um Pendrive de 32GB, a verificação durou pouco mais de 32 minutos e foi capaz de encontrar dados residuais de 778 arquivos que já passaram pelo dispositivo.

Arquivos recuperados de um pendriva com o 4DDIG

Conforme a verificação avança, você pode verificar quais arquivos podem ser recuperados. Assim você não precisa esperar até o final para encontrar o arquivo que está buscando.

Todo o layout da aplicação é pensado para simplificar o uso. E, no caso das imagens, dá para ter uma pré-visualização dos arquivos antes.

Para a maioria dos demais tipos de arquivos é preciso fazer a recuperação para só depois visualizá-los.

Voltando a página inicial, você ainda pode acessar a aba de “Opções Avançadas” e utilizar uma das 3 ferramentas extras que acompanham o software:

Recuperação de dados do Sistema Travado

Utilize essa opção se estiver tentando recuperar um computador travado. Assim, você pode criar uma unidade externa (seja um pendrive ou um DVD) inicializável, para assim tentar usá-la para recuperar os dados do seu computador.

Como restaurar um computador travado

Reparo de Fotos e Reparo de Vídeos

Essa é a opção a ser utilizada caso você esteja tentando recuperar fotos e vídeos corrompidas. Basta arrastar as fotos/vídeos que deseja tentar recuperar e deixar o software fazer o seu trabalho.

Como recuperar fotos e vídeos corrompidos

Em quais dispositivos o 4DDiG Data Recovery funciona?

Como já dissemos, o software de recuperação de dados Tenorshare 4DDiG serve para uma série de aplicações.

A instalação e execução pode ser feita em computadores Windows e Mac sem problemas. Mas ele também recupera informações de praticamente qualquer tipo de mídia.

Além de unidades diferentes, ele também se aplica a dispositivos de armazenamento integrado, incluindo câmeras, smartphones e outros tipos de dispositivos. Basta que ele se conecte ao computador de alguma maneira.

Prós e contras do 4DDiG

Até aqui você já deve ter percebido que o 4DDiG Data Recovery é bastante útil em várias situações. Assim, concluímos que os seus prós e contras são:

Prós:

  • 4DDiG tem uma interface simples, que facilita o uso até para os inexperientes;
  • Funciona na recuperação de arquivos de mais de 2 mil formatos diferentes;
  • Basta seguir as instruções e realizar três etapas bem simples para a execução da recuperação;
  • Por meio do acesso a dados brutos, é possível recuperar também arquivos RAW;
  • Dá para otimizar o processo selecionando a pasta ou unidade a ser recuperada;
  • Funciona em muitos dispositivos internos e externos que possuam algum tipo de armazenamento;
  • Esta é uma ferramenta que funciona bem na recuperação de arquivos do tipo PNG ou MP4;
  • É capaz de recuperar informações perdidas em praticamente qualquer caso;
  • Consegue recuperar os arquivos que não haviam sido salvos;
  • Faça uma verificação gratuita antes de pagar pelo software;
  • São mais de 10 idiomas disponíveis, facilitando ainda mais o uso.

Contras:

  • A recuperação dos dados não é gratuita. Mesmo que você consiga executar a varredura gratuitamente, precisa pagar pela licença para poder salvar os seus arquivos no local que deseja;
  • Dependendo do tamanho da unidade, a verificação pode levar bastante tempo. Apesar disso, esse ainda é um software bastante rápido em comparação a outros semelhantes.

Preço do DDiG Data Recovery

Precos-do-Tenorshare-4DIGG

Como já foi dito, é possível fazer um teste gratuito desta ferramenta, usando assim algumas das suas funcionalidades.

No entanto, para conseguir salvar a recuperação dos arquivos e usar as funcionalidades completas, é preciso pagar pela licença.

Nesse caso, existem três tipos de planos, conforme apresentados abaixo (Atenção: valores em dólares):

  • Licença mensal: $45 para Windows e $55 para Mac
  • Licença Anual: $ 69 para Windows e $79 para Mac
  • Licença Vitalícia: $ 99 para Windows e $119 para Mac.

Aí cabe a você analisar qual é mais vantajosa conforme a sua necessidade. Vale comentar também que o software ainda tem planos especiais para uso comercial.

A empresa ainda garante a efetividade do programa e concede um prazo de 30 dias para que o cliente solicite o reembolso caso não fique satisfeito.

Independentemente do tipo de problema, é possível receber de volta o investimento realizado.

Conclusão

A perda de informações digitais é algo comum de acontecer. Felizmente, na maioria dos casos, o software Tenorshare 4DDiG Data Recovery pode auxiliar.

Isso porque este é um pacote de recuperação com funcionalidades que atendem várias situações.

Fácil de usar e muito eficiente, o 4DDiG Data Recovery é uma das melhores opções quando se fala em recuperação de dados.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário