Início / Celulares / Review Celular TCL 10 Pro

Review Celular TCL 10 Pro

O TCL 10 Pro é um smartphone pensado para oferecer componentes e configurações de ponta por um preço bastante competitivo.

Entre os modelos da mesma linha esse é um aparelho intermediário, que possui bom chip, mesmo que seja um pouco mais antigo.

Tela de boa qualidade, bateria durável e um bom conjunto de câmeras são apenas alguns dos atributos vistos aqui.

Ele é conhecido como sendo o primeiro smartphone TLC a ter a tela AMOLED curva. O painel de 6.47” polegadas cobre aproximadamente 93% do total da parte frontal do aparelho.

A barra lateral para acesso rápido e prático a vários aplicativos também é um ponto positivo nesse modelo.

Além disso, ele tem várias outras características que vale a pena enfatizar aqui. Sendo assim, continue lendo esse texto que está repleto de informações importantes e conheça nossa review completa do TLC 10 Pro nas próximas linhas.

Especificações Técnicas do TCL 10 Pro

Review Celular TCL 10 Pro
TCL 10 Pro
Processador Qualcomm SDM675 Snapdragon 675
Tela AMOLED de 6.47 polegadas
Resolução FHD+ (2340×1080)
Memória RAM 6GB
Armazenamento 128GB ou 256 GB
Câmera 64 Mp + 16 Mp + 5Mp + 2Mp
Bateria 4500 mAh
Cupom de Desconto 1111BRL85
Preço R$ 1319,30
Onde Comprar Ver no AliExpress

Como é o design do TCL 10 Pro?

O TCL 10 Pro é um modelo com design diferenciado que, na verdade, vai contra o que a maioria das marcas propõe para esse tipo de produto.

É possível observar que a TLC tentou sair do senso comum e criar uma diferenciação para essa linha de smartphones.

Além de incluir elementos bem legais, esse modelo possui um formato extremamente ergonômico, que se mostra extremamente confortável para manuseio no dia a dia.

O modelo é o primeiro da marca a apresentar OLED curvo, com uma curva bilateral bem aparente. Essa é uma característica comum apenas nos smartphones topo de linha.

Aqui o aproveitamento da parte frontal é ótimo, e o resultado é um smartphone praticamente sem bordas.

Apesar disso, nesse modelo se observam laterais em formato arredondado, que não agrada a todas as pessoas. De qualquer forma, a aparência é ótima.

Mesmo com uma parte frontal muito bonita e agradável, esse aparelho se destaca realmente pela sua parte traseira.

O painel na parte de trás também é curvo e feito de vidro, o que deixa esse aparelho muito bonito e elegante.

Além disso, a coloração possui gradientes, e a superfície é fosca. Isso deixa a sensação ao toque muito agradável.

Deve-se considerar também que além de ser muito agradável ao toque, a superfície fosca é muito boa para se evitar aquelas marcas de impressão digital que surgem facilmente no vidro comum.

Design diferenciado nas câmeras e em outros quesitos

Enquanto a maioria das empresas opta por posicionar as câmeras na vertical, a TLC vai contra essa tendência e aposta em um posicionamento horizontal delas.

Nesse modelo, as quatro câmeras são posicionadas lado a lado, todas em uma mesma linha. E um ponto interessante é que o nível aqui é uniforme, sem saliências aparentes.

A moldura lateral também é interessante porque é fabricada em aço escovado de baixa espessura.

Tanto a parte de baixo quanto a de cima do aparelho são planas, de modo que, na teoria, você consegue manter o smartphone em pé sobre uma superfície reta.

Em relação aos componentes presentes, na parte inferior do aparelho, tem-se uma porta USB-C e um alto-falante.

Na parte superior o aparelho traz o microfone de cancelamento de ruído e o emissor de infravermelho que é muito útil em várias situações.

As laterais são dedicadas aos botões de volume e bloqueio no lado direito e, para as teclas de acesso rápido do lado esquerdo.

O design do TCL 10 Pro fica realmente acima da média dos produtos semelhantes a ele. Tanto em questão de beleza quanto ergonomia, esse é um modelo que merece elogios.

Entretanto, falta uma proteção contra água que seja eficiente. Apesar disso, existe um revestimento plástico na porta de entrada do cartão SIM, o que já é um ponto positivo.

Tela

A tela é um dos principais atributos do TCL 10 Pro, que coloca esse aparelho acima das principais expectativas.

A TLC é uma das maiores fabricantes de painéis e TVs, e conseguiu mostrar toda a sua potência e capacidade no desenvolvimento desse smartphone.

Já conhecida pelos painéis de LED, a marca mergulhou de cabeça na fabricação de uma excelente tela OLED.

A tela AMOLED surpreende. No design, ela praticamente recobre toda a superfície frontal do aparelho, quase escondendo as bordas laterais.

Mas a qualidade da imagem é o principal atributo de qualquer tela. Para entregar isso ao usuário, o esse modelo conta com tecnologia NTXVISION.

Com isso, consegue melhorar substancialmente a qualidade da imagem e, também, fazer a conversão entre conteúdos SDR e HDR.

Essa é uma tela com um excelente contraste, e proporciona um uso confortável mesmo em ambientes com muita luz.

Isso é possível graças ao brilho que se aproxima de 1000 nits e, o contraste que chega a até 2000000:1. Ou seja, você pode ter uma ótima visualização em qualquer ambiente.

Performance

Além de ter um design muito bonito, é um aparelho que consegue entregar também uma performance muito boa.

Com isso, o usuário consegue obter uma excelente experiência em todos os níveis, graças ao hardware interno.

Mesmo que o Snapdragon 675 não pareça ser a melhor escolha para um smartphone deste nível, deve-se dizer que ele caiu muito bem nesse aparelho.

Mas falando especificamente da performance, o TCL 10 Pro também possui boas características de memória.

Os 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno em memórias rápidas UFS 2.1. também são essenciais para que o aparelho tenha um bom desempenho na hora de realizar tarefas simultâneas e armazenar arquivos, respectivamente.

Sendo assim, para tarefas mais leves, é possível abrir várias janelas ao mesmo tempo e usar o smartphone normalmente, sem precisar lidar com travamentos.

No entanto, se você gosta de jogar games mais pesados e com gráficos que demandam um maior desempenho, é preciso ter um pouco mais de cautela.

Pode ser que esse aparelho não consiga manter uma boa taxa de atualização de quadros em alguns momentos.

Apesar disso, no modo de jogo é possível otimizar alguns recursos, melhorando bastante a performance dele de maneira geral.

Assim, a performance surpreende em muito aos usuários em todos os tipos de tarefas. Ademais, a fabricante conseguiu manter uma boa interface nesse aparelho, mantendo o design coeso e limpo.

Experiência de uso

Os ícones são grandes, redondos e possuem tons que agradam aos olhos de maneira geral. Como a interface não é sobrecarregada, acaba beneficiando a performance global do aparelho.

Além disso, nesse aparelho deve-se considerar a possibilidade de fazer a organização dos aplicativos em categorias diferentes ou usando outras formas de separação.

Os botões laterais de acesso rápido às aplicações também ajudam a aumentar bastante a produtividade e eficiência durante o uso desse aparelho.

Inclusive, dá para acessar o Google Assistente facilmente usando os botões laterais do aparelho. Isso otimiza bastante o trabalho.

Por fim, o emissor de infravermelho te permite controlar dispositivos na sua residência, como ar condicionado, televisor e aparelho de som, por exemplo. Essa é mais uma facilidade desse smartphone.

Qualidade do som no TCL 10 Pro

O TLC 10 Pro é um aparelho que tem compatibilidade com rádio FM e, também, é capaz de reproduzir arquivos do tipo: MP3, WAV, WMA, eAAC+, FLAC.

Lembrando que esse é um smartphone de qualidade, mas que tem características intermediárias, a qualidade do áudio é boa.

Você consegue assistir vídeos e ouvir suas músicas sem problemas. Mas se precisar aumentar muito o volume, é melhor ligar o smartphone a uma caixa de som, por exemplo.

Por meio do super Bluetooth, é possível conectar até quatro dispositivos em simultâneo. Assim, é possível colocar o som diretamente em caixas, fones de ouvido ou outros equipamentos compatíveis.

Câmeras

No que diz respeito ao conjunto de câmeras, o não deixa nada a desejar. Isso porque ele conta com equipamento que te permite obter excelentes imagens, com qualidade indiscutível.

Primeiramente, a câmera frontal de 24MP é ótima tanto para selfies quanto para conferências e reuniões em diversos aplicativos.

Mas é na parte de trás que o dispositivo guarda o melhor em relação ao equipamento de fotografia.

Levando-se em conta a faixa de preço desse smartphone, o conjunto de câmeras é um dos melhores que você pode encontrar.

Isso se deve às câmeras variadas e as funcionalidades relacionadas às imagens, que são extremamente importantes.

A câmera principal é de 64MP, permitindo assim a obtenção de imagens de altíssima qualidade e nitidez.

A resolução excelente é acompanhada também por outras funcionalidades e uma capacidade de focalização muito bons e eficientes.

Há também as câmeras de 12 e 48MP, que também permitem a obtenção de imagens detalhadas e, com coloração muito agradável e viva.

O funcionamento delas é ótimo e, os resultados chegam próximos aos obtidos com câmeras de smartphones muito mais caras que existem no mercado hoje em dia.

Usando o modo noturno, é possível obter imagens de qualidade elevada até mesmo em ambientes com pouca luz.

A câmera macro também é um ponto positivo aqui. Com 5MP, ela tem resolução bem mais elevada em relação à maioria que se vê no segmento, que é de 2MP apenas.

O resultado é uma imagem belíssima e com altíssimo grau de nitidez, mesmo quando os cliques são feitos a curtas distâncias.

O TCL 10 Pro conta com recursos de imagem

Além do conjunto de câmeras de primeira linha que esse aparelho possui, o TLC 10 Pro tem ao seu favor também um aplicativo de fotografia.

Fácil de usar e, com recursos incríveis, é possível deixar a qualidade das imagens ainda melhor em qualquer situação.

O aplicativo conta com vários recursos de acesso rápido e, também, outras funções que se pode usar entrando em um menu secundário.

Independentemente da forma de se fazer isso, é possível usar facilmente todos os recursos de imagem disponíveis, deixando as suas fotografias mais bonitas rapidamente.

O único ponto negativo aqui é que não é possível salvar as imagens em formato RAW. Mas isso só é um problema realmente para quem depende disso.

Autonomia da Bateria no celular da TCL

Cada vez mais os smartphones fazem parte da rotina das pessoas e, por isso, é fundamental ter uma bateria durável, que acompanhe as necessidades dos usuários.

Nesse quesito o TCL 10 Pro sai na frente de muitos outros modelos semelhantes. Isso porque ele conta com uma bateria de 4500 mAh de carregamento rápido a 18W.

Ou seja, pelo menos na teoria, essa é uma das baterias mais poderosas disponíveis no mercado atualmente.

Mesmo com o uso frequente, inclusive alguns momentos de entretenimento, após um dia inteiro ainda é possível que te reste algo em torno de 30% de carga.

Isso é excelente, mas é claro que depende muito da forma como você utiliza o aparelho. Manter a tela acesa desnecessariamente por muito tempo, sem dúvidas, diminui bastante a duração.

Em contrapartida, desativar recursos como a otimização de vídeo pelo NTXVISION, ajuda a aumentar a autonomia.

Caso você fique sem bateria, pode usar o modo de economia de energia, que te possibilita usar o smartphone por mais algumas horas, mesmo que tenha apenas 5%.

De qualquer maneira, a durabilidade da bateria do TCL 10 Pro é realmente surpreendente quando se compara com outros dispositivos disponíveis no mercado.

Além disso, sempre que for necessário recarregar, você poderá fazer isso em pouco tempo usando o carregamento rápido de 18W. Assim, em apenas meia hora dá para ter pelo menos metade da carga.

No entanto, para carregamento completo é preciso aguardar mais ou menos duas horas, o que não é tão incrível!

Conclusão: Vale a pena comprar o TCL 10 Pro?

Depois de ler nosso Review do TCL 10 Pro é provável que você esteja se perguntando se vale a pena investir o seu dinheiro nesse modelo.

De maneira geral, sim. Esse é um smartphone bonito e elegante, que tem um visual bem legal externamente e, ao mesmo tempo, conta com bons recursos de hardware.

O Snapdragon 675 pode não ser exatamente o esperado pelos usuários, mas de qualquer forma é um bom processador e, em conjunto com os demais componentes, proporciona um excelente desempenho.

O resultado é uma experiência de uso muito satisfatória, onde o aparelho se mostra rápido e eficiente, sem travar.

E a bateria de longa duração te acompanha nas principais tarefas do dia sem descarregar. E quando for preciso, é possível obter meia carga em apenas 30 minutos.

O conjunto de câmeras também é muito bom e surpreende. Com esse dispositivo você pode tirar fotos incríveis e ainda melhorá-las por meio do aplicativo exclusivo.

Sendo assim, o novo celular da TCL é uma ótima alternativa de smartphone para quem busca um produto de qualidade, com bom custo-benefício.

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário