Início / Computador / Impressoras e Scanners / Review Creality Ender 2 Pro

Review Creality Ender 2 Pro

A Creality em sua linha Ender produz excelentes impressora 3D para quem procura por produtos de qualidade para todos os bolsos. Hoje você confere a nossa review completa da Creality Ender 2 Pro.

Para começar, o seu tamanho reduzido é uma de suas maiores vantagens, sendo uma das menores impressoras 3D do mercado, além de contar com uma alça que facilita bastante o seu transporte.

Leve, pequeno e barato, esse modelo é ótimo para quem busca um produto de qualidade, mas que não tem muito espaço disponível nem um orçamento muito grande..

A Ender 2 Pro é bastante semelhante à Ender 3 Pro, o que possibilita muitas atualizações e ajustes e tem como principal diferencial o seu tamanho reduzido da área de impressão, o que impede a criação de itens maiores.

Mas para saber se a Creality Ender 2 Pro é ou não a escolha certa, fique ligado em todas as informações deste review. Então, vamos lá!

Especificações Técnicas da Creality Ender-2 Pro

Review Creality Halot One
Creality Ender 2 Pro
Tipo de impressão FDM
Volume de impressão 165 x 165 x 180 mm
Nivelamento da mesa Nivelamento manual
Display LCD de duas cores com botão giratório
Temperatura máxima Do Hotend: 260°C
Da Mesa: 80°C
Espessura da camada 0,12 a 0,28 mm
Mesa da impressora Magnética, flexível, removível
Conectividade Micro SD e Micro USB
Softwares compatíveis Creality Slicer, Cura e Prusa Slicer
Peso 4,65 kg
Preço R$ 1.329,99
Onde Comprar Compre na Amazon Ver na Creality

O que vem na Caixa?

A Ender 2 Pro é um produto bem completo, que já vem com todos os itens de que você necessita para as configurações.

A caixa de impressora tem um tom padrão amarronzado e exibe de forma minimalista uma o desenho da impressora em sua parte externa.

A segurança é realmente outro ponto interessante, já que a impressora veio completamente cercada de um tipo de isopor que ajuda a prevenir danos no equipamento durante o transporte.

Além disso, a caixa traz os equipamentos básicos para a manutenção da impressora, como por exemplo as ferramentas necessárias para montagem e desmontagem, os cortadores laterais, limpador de bicos, um bico extra e acopladores Bowden.

Para otimizar ainda mais o uso, a impressora acompanha também um pendrive que tem um cartão MicroSD adaptado.

E para você testar a impressora e imprimir esse primeiro modelo, a impressora já traz uma amostra de filamento PLA branco próprio para impressão.

Já no cartão micro SD vem um vídeo sobre como fazer a montagem e alguns modelos 3D para você iniciar suas impressões. E para informações mais detalhadas, você pode acessar a cópia do manual que é disponibilizado em PDF.

Como montar a Creality Ender 2 Pro?

Uma das maiores vantagens da Creality Ender 2 Pro é que ela já vem praticamente inteira montada, sendo necessários poucos passos para ter sua impressora completamente montada e funcionando.

E ainda, se você não tiver muita prática ou não se sentir muito a vontade instalando esse tipo de produto, recomendamos assistir ao vídeo com as instruções disponíveis no cartão SD.

Um grande acerto da Creality e que facilita bastante o processo é que parafusos e porcas vêm todos em sacos com rótulos especificados, de modo que é possível encontrar rapidamente aquilo que você deseja sem maiores problemas.

De forma geral, basta seguir quatro passos bem simples que estão descritos no PDF de instruções do produto, sendo eles:

  1. A montagem do suporte do eixo Z na base da impressora;
  2. A fixação do suporte de filamento;
  3. Encaixe e fixação da alça da impressora;
  4. Conexão dos cabos nos motores e instalação do display.

Como ajuste adicional, é possível usar ainda os botões giratórios do tensor da correia para realizar os últimos ajustes necessários.

E é isso aí: apertando apenas 7 parafusos e ocupando no máximo 10 minutos do seu tempo, você tem sua nova impressora 3D prontinha, toda montada.

Design e Construção da Creality Ender 2 Pro

A Creality Ender 2 Pro se destaca principalmente pelo design compacto, onde mantém o eixo Z fixo no suporte, movimenta a mesa de impressão em Y e o hotend em X.

Como comentamos acima, a montagem da impressora é muito fácil e prática e após finalizada, podemos descrever a impressora como sendo uma junção dessas 4 partes:

  • Corpo da impressora
  • Mesa de Impressão
  • Cabeçote/Hotend
  • Display LCD

A seguir abordaremos em mais detalhes cada um deles:

Corpo da Impressora

O seu primeiro destaque está em pesar apenas 4,65 quilos, o que a caracteriza como uma impressora bastante portátil, podendo ser levada para qualquer lugar facilmente.

Em relação aos materiais de construção do equipamento, mesmo que a base seja de plástico, a sua estrutura é de alumínio e aparenta ser muito bem acabada, como acontece em modelos mais avançados da mesma marca.

Como comentado, o eixo Z é fixo no suporte/pilar da impressora e aparenta ter uma boa estabilidade.

No eixo X, temos acoplado sobre a correia o Hotend/cabeçote de impressão, que irá depositar o filamento camada após camada até formar a impressão final.

E assim como no X, o eixo Y também tem seu funcionamento a partir de uma correia, onde nesse caso é a mesa de impressão que desliza sobre ela.

Vale comentar que tanto o eixo X quanto o Y podem ser regulados ajustando o tensor da correia, prevenindo problemas como a mudança de camada, quando o tensor não está apertado devidamente.

A ideia da impressora é ser bem compacta e mesmo com seu tamanho reduzido, em seu design a fabricante ainda conseguiu adaptar alguns diferenciais interessantes.

Na sua parte inferior traseira, visando maior segurança e praticidade, a fonte de alimentação do equipamento é embutida.

Na lateral direita temos temos uma pequena gaveta para guardar as ferramentas que acompanham o equipamento.

Na lateral esquerda, além de um apoio para o display, também temos um suporte para o carretel de filamento, algo bem útil para impressoras tipo FDM, além de ter um papel importante na estabilidade da impressora como um todo.

E por fim, o último destaque fica na parte superior, que permite a instalação de uma alça (já inclusa) para levantar e mover a impressora mais facilmente.

Mesa de Impressão

A mesa de impressão tem o importante papel de manter a peça estável e fixa para que o cabeçote possa ir depositando o filamento camada após camada.

Tendo essa como sua missão, é de suma importância que a mesma tenha boa aderência para que a peça não descole da mesa no meio da impressão.

A mesa da Ender 2 Pro tem a área de impressão de 165 mm x 165 mm e permite ser aquecida a até 80º C de forma uniforme por toda a mesa, mesmo nos cantos a temperatura se mantém.

Anexada a mesa, temos a plataforma de impressão com detalhes em preto e vermelho e a logo da linha Ender.

A plataforma tem encaixe magnético e pode ser removida de forma bem fácil, seja para limpeza ou apenas para retirar o seu modelo recém impresso.

Para melhorar ainda mais a adesão das peças a plataforma, recomendamos utilizar uma fita adesiva ou folha de adesão.

Cabeçote/Hotend

Logo a primeira vista já é notável o quão bonito e destacado o cabeçote de impressão fica ao se olhar para a impressora.

Como o esperado por pertencer a mesma linha, a Ender 2 Pro segue utilizando o mesmo hotend com revestimento de PTFE que já vimos em outras impressoras como a Ender 3.

Contando com uma carcaça preta com detalhes em vermelho, ele acaba sendo um item bem chamativo na Ender 2 Pro e tem o importante papel de cobrir a ventoinha radial localizada lá a direita do hotend.

Como a carcaça que cerca a ventoinha é relativamente grande, até haveria um espaço extra para a Creality incluir mais uma ventoinha secundária para aprimorar ainda mais o resfriamento da peça.

Mas considerando a área de impressão e velocidade da impressora, definitivamente isso seria um luxo a parte, não é algo que vai prejudicar a sua experiência ao utilizar o aparelho.

O hotend tem um bom desempenho de forma geral, especialmente em filamentos com temperaturas mais baixas como o PLA e o PETG.

Apesar de operar até 260º C, não obtivemos resultados muito satisfatórios ao operar ele acima de 240º C.

Display LCD

O display de LCD é do tipo monocromático, mas que permite uma boa visualização do texto exibido.

Ele conta com um botão giratório de seleção e tem um encaixe perfeito na base, podendo ser removido em casos de armazenamento, viagens ou até mesmo para ter mais facilidade na hora de nivelar a mesa de impressão.

Conectividade

Nesse modelo temos 2 formas possíveis de enviar nossos modelos para a impressora, sendo elas:

  • Slot para MicroSD
  • Porta micro USB

Em suma, o método que mais utilizamos por aqui é o do micro SD que já acompanha a impressora.

Você pode anexar o cartão micro SD no pendrive e então conectá-lo no seu computador ou notebook para transferir os modelos a serem impressos.

Software da Impressora: SO Marlin

A Ender 2 Pro utiliza o SO Marlin na versão 2.0.6.0 e o sistema flui muito bem e é fácil de utilizar, mas para facilitar ainda mais, ficou faltando o suporte ao Português.

No momento, o sistema está disponível apenas em Inglês e Chinês, mas esperamos ver a inclusão de mais linguagens nas próximas atualizações.

Mas como comentei, não é nada complexo e após uma ou duas impressões você já pega o jeito.

Uma outra coisa que sentimos falta também foi a de realizar o nivelamento de canto assistido, que o Marlin tem compatibilidade mas por algum motivo não está implementado na Ender 2 Pro.

Esse recurso faz com que o hotend se mova automaticamente para os cantos da impressora, e aí facilita muito o processo de nivelar ela, seria bem interessante ver ele disponível em alguma atualização de software futuramente.

Quanto ao sistema, apesar dele funcionar super bem na maioria dos casos, enfrentamos alguns travamentos durante as impressões.

O sistema travava e era necessário esperar alguns minutos até que ele terminasse de imprimir determinada camada para só então conseguir utilizar ele novamente.

Um outro ponto que gostaríamos de ressaltar também é quanto a função Pause durante uma impressão.

Quando você pausa uma impressão em andamento, o Hotend irá se movimentar para a posição 0, ficar por lá por alguns segundos e em seguida retornar para a posição que parou.

Tudo ok até aí, o problema é que durante esse processo ele para de aquecer o bico extrusora, então durante quando ele finaliza esse trajeto de vai e volta, o bico está com uma temperatura mais baixa é necessário reaquece-lo.

Enquanto o bico vai sendo aquecido novamente, ele fica parado… bem em cima da sua impressão em andamento.

E o que acaba acontecendo nesse processo é um acumulo de filamento recém derretido enquanto o bico esquenta, ou ainda, um derretimento do filamento que ja foi depositado na sua impressão, podendo estragar partes importantes da peça apenas por apertar um Pause para ver como a impressão estava ficando.

Fatiadores Compatíveis

A Creality Ender 2 Pro é um dispositivo que já vem com compatibilidade garantida com o Creality Slicer 4.8.0, o fatiador da Creality.

No entanto, se você preferir pode utilizar outros, como o Cura 3D e o PrusaSlicer.

Esses dois últimos estão disponíveis para download gratuito e são programas populares e muito eficientes para impressoras FDM.

Vale salientar que assim como no Creality Slicer, o PrusaSlicer também possui um perfil específico para a Creality Ender 2 Pro.

Seu desempenho é semelhante ou até mesmo melhor ao do programa Cura 3D nesse caso.

Detalhes e Testes mais Técnicos

Ruídos

Em relação as ruídos gerados, a Creality Ender 2 Pro é infelizmente uma das impressoras 3D mais barulhentas no momento.

A ventoinhas acabam causando bastante barulho e caso vá utilizar ela durante a noite, recomendamos manter ela em um ambiente isolado e fechar a porta, assim o barulho ficará mais retido dentro do local, mas ainda assim, é possível escutar as ventoinhas funcionando a noite toda.

É um barulho que vai causar mais incomodo se você dormir em um quarto que fique próximo ao equipamento.

Tempo de Aquecimento

Testamos o tempo de aquecimento para o Hotend e para a plataforma de impressão, confira os resultados:

Hotend

  • 200º C: 2 minutos e 7 segundos;
  • 240º C: 2 minutos e 40 segundos;

Mesa de impressão

  • 60º C: 1 minuto e 57 segundos
  • 80º C: 3 minutos  e 25 segundos

Dica Extra: Nivelando a Creality Ender 2 Pro

A Creality Ender 2 Pro precisa de um nivelamento na mesa de impressão, que deve ser realizado de forma manual para que suas impressões saiam perfeitas.

Felizmente, enquanto que com o seu tamanho reduzido, a Ender 2 Pro é fácil de alinhar, os rodízios giratórios abaixo da mesa são pequenos e demandam movimentos delicados para o ajuste.

O botão traseiro (na traseira esquerda segundo a foto acima) fica em uma localização um pouco mais complicada, exigindo um pouco mais de paciência para fazer essa regulagem.

Para fazer o nivelamento ou movimentar a superfície de impressão, entre no menu Motion, vá em Auto Home, depois clique em “Desativar steppers”.

Feito isso, passe um pedaço de papel entre a mesa de impressão e o bocal, depois empurre o hotend para os lados. Faça a regulagem por meio dos rodízios até que o papel encoste levemente no bocal.

Nesse modelo há ainda um ajuste específico da altura Z durante o processo de impressão, que se denomina Babystep Z.

Essa se localiza em Tune, disponível no menu principal, mas só é possível visualizar durante o processo de impressão.

Para fazer essa regulagem, saiba que os números negativos direcionam o bico para baixo, enquanto que os positivos o direcionam para cima.

Vale comentar também que imprimir alguns modelos específicos podem ajudar bastante na hora de conferir se você nivelou a mesa corretamente.

Esse é o caso desses quadrados para testar no nivelamento, mas você pode encontrar vários modelos assim no Thingverse.

Preço

E antes de apresentar os nossos resultados obtidos com a impressora, gostaríamos de comparar e apresentar os modelos concorrentes da Ender-2 Pro.

Fazemos isso com o intuito de avaliar se realmente vale a pena comparando ela com outros modelos da mesma categoria.

Para isso, vamos considerar que o preço médio da Creality Ender 2 Pro aqui no Brasil fica na faixa dos R$1300 e dentre as concorrentes, gostaríamos de citar as seguintes:

  • Prusa Mini: R$1500
  • Kingroon KP3S: R$ 1200
  • Artillery Hornet: R$ 1300
  • Artillery Genius: R$ 1600

Os modelos acima são os que consideramos estar na mesma faixa de preço e qualidade quando comparadas a Ender 2 Pro.

Testes de Impressões na Creality Ender 2 Pro

Confira abaixo alguns testes de impressões que fizemos por aqui, bem como alguns breves comentários sobre o que achamos da qualidade dos modelos impressos.

Thanos

  • Tamanho: Aprox. 15cm
  • Espessura de Camada: 0,16mm
  • Tempo de Impressão: 15h 23 min

E para quem busca uma impressora para fazer esculturas um pouco mais detalhadas, seja por Hobbie ou trabalho, a Ender 2 Pro atende bem essas expectativas também.

Imprimimos esse modelo do Thanos com pouco mais de 15cm e mesmo os detalhes mais sutis como no queixo dele ou ainda mesmo nas expressões faciais da sua cabeça, o modelo ficou com uma qualidade incrível e certamente vai ser pintado por nós em algum momento no futuro. Ficou uma escultura muito bacana.

Vaso

  • Tamanho: Aprox. 10cm
  • Espessura de Camada: 0,20mm
  • Tempo de Impressão: 6h 47 min

Uma escultura lisa e sem muitos detalhes, era isso que buscamos quando imprimimos esse boneco com cabeça de vaso.

A ideia aqui era testar o quão suave seriam os traços da impressora quando se tratando de superfícies lisas. Salvo algumas emendas quase imperceptíveis na parte de baixo da perna dobrada e na traseira da cabeça, o modelo saiu quase perfeito e atendeu nossos requisitos.

Deadpool

  • Tamanho: Aprox. 15cm
  • Espessura de Camada: 0,16mm
  • Tempo de Impressão: 19h 26 min

E para compensar a falta de detalhes do vaso acima, essa escultura do Deadpool levou nossos testes na impressora para um outro patamar, já que além de ser um modelo grande, ainda tinha muitos detalhes na roupa tanto na parte da frente quanto nas costas.

A qualidade novamente superou e se não fosse por uma parte um pouco áspera abaixo dos braços, a qualidade do modelo teria ficado impecável.

Castelo

  • Tamanho: Aprox. 10cm
  • Espessura de Camada: 0,20mm
  • Tempo de Impressão: 7h 18min

A impressão do castelo teve o intuito de validar qual o nível de detalhe que conseguimos representar mesmo em esculturas do tipo Mini. O recomendável seria imprimir essa estrutura com pelo menos 15 cm de altura, para conseguir exibir os detalhes de forma adequada.

Então para testar a precisar do bico e avaliar o “quão bem ele se sairia” utilizando uma espessura de camada de 0,20mm, fizemos essa representação do castelo diminuindo consideravelmente o seu tamanho.

O nível de detalhamento foi bem satisfatório mas em alguns pontos as torres ficaram extremamente frágeis, bastando um empurrãozinho para derruba-las. Para amenizar isso, recomendamos que utilize um preenchimento de pelo menos 30-40%.

Parafuso

  • Tamanho: Aprox. 7cm
  • Espessura de Camada: 0,20mm
  • Tempo de Impressão: 2h 43 min

O parafuso foi uma das primeiras impressões que fizemos por aqui e nosso intuito era testar a resistência dele, avaliando se poderia ser utilizado para atender eventuais necessidades domésticas.

A qualidade da impressão ficou boa, mas como acabou necessitando de suportes para imprimir, foi necessário um acabamento extra na parte onde a porca irá girar.

3D Printer Test (Mini)

  • Tamanho: Aprox. 15cm
  • Espessura de Camada: 0,16mm
  • Tempo de Impressão: 15h 23 min

Essa é a versão Mini do Overhang Test original, que também foi impresso por aqui.

A ideia era testar a precisão com que o bico conseguiria representar de forma correta e detalhada todos os itens propostos nesse teste, avaliando a espessura dos furos, e altura das estruturas. Tudo foi de acordo com as especificações esperadas.

Pontos Positivos

  • Montagem simples e fácil
  • Tamanho compacto
  • Bom custo-benefício
  • Boa impressora para quem está começando
  • Compartimento para ferramentas

Pontos Negativos

  • Nivelamento manual
  • Área de impressão pequena
  • Poderia ter suporte ao idioma português
  • Baixa adesão a mesa em alguns casos

Conclusão

A Ender 2 Pro da Creality é um equipamento mais básico e compacto para quem busca por uma opção eficiente para impressão 3D sem ter que fazer grandes investimentos.

Além disso, ela é bem compacta e não ocupa muito espaço na sua área de trabalho. E é claro que não poderíamos deixar de citar a possibilidade de transportar o equipamento para onde você quiser.

Por fim, a montagem e manutenção são simples, sendo fácil encontrar diversas peças para reposição.

Sendo assim, a Creality Ender 2 Pro é definitivamente um modelo que vale a pena para quem não precisa de uma área de impressão grande e busca por um bom custo-benefício.

E por aqui, os testes não vão parar… agora temos uma nova leva de filamentos para trabalhar e conforme vamos testando e descobrindo mais recursos, vamos adicionando nesse artigo.

Aquele abraço e até a próxima!

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário