Início / Acessórios / Casa Inteligente / Review Echo Show 15

Review Echo Show 15

E para os mais ansiosos, antes tarde do que nunca, o Echo Show 15 chegou ao Brasil. E após alguns dias testando o dispositivo, hoje você confere nossa review completa do Echo Show 15!

Este é o mais novo dispositivo Alexa da família Echo Show, que utiliza a Alexa para tornar a vida das pessoas bem mais prática.

Uma das maiores vantagens do dispositivo é a possibilidade de usá-lo como uma central de informações para a família, mostrando anotações, lista de compras e outras informações.

Além disso, o dispositivo serve como um objeto de decoração, pois ele tem uma tela de 15,6”, assemelhando-se de certa forma a um quadro ou um porta retrato digital, podendo ser colocado em qualquer local da sua casa.

Especificações Técnicas do Echo Show 15

Review Echo Show 15
Echo Show 15
Tela Painel LCD com 15,6 polegadas
Resolução Full HD (1920×1080)
Câmera 5 Megapixels
Alto Falantes 2 speakers de 1,6 polegadas cada
Privacidade Tampa embutida para fechar câmera e botão para silenciar a Alexa
Dimensões 402 mm x 252 mm x 35 mm
Peso 2,2 Kg
Preço R$ 1.899,00
Onde Comprar Compre na Amazon

O que vem na caixa?

Review Echo Show 15-O que vem na caixa

Acompanhando o novo Echo Show 15, na caixa encontramos:

  • Suporte de parede
  • Buchas e parafusos para a instalação do suporte
  • Guia do usuário, manual e guia de instalação
  • Carregador do aparelho

Design e construção do dispositivo

O Echo Show 15 vem com uma proposta bem interessante, uma vez que seu design se assemelha a um quadro, que pode ser pendurado em qualquer ambiente da sua casa.

Sua aparência é muito bonita e discreta, de modo que ela combina com vários estilos de decoração e fica muito bem em praticamente qualquer lugar.

As laterais são moldadas em plástico preto, enquanto uma borda branca que envolve toda a tela de 15,6” polegadas.

Apesar de acharmos a borda branca um pouco “grande demais”, a fabricante informou que esse ponto foi proposital e a ideia aqui era que o produto fosse o mais parecido possível com um quadro, para passar despercebido na decoração.

Na região superior, há um switch que recobre a câmera, e há ainda três botões: um para aumentar o volume, outro para abaixar, e o terceiro para desativar/silenciar o microfone.

Review Echo Show 15-Botões

A parte traseira possui basicamente um suporte usado na fixação do Echo Show 15, além do conector de energia elétrica.

Vale a pena comentar aqui que o dispositivo é fácil de pendurar na parede, principalmente porque a tela pode ser encaixada de maneira simples.

A fixação é feita por meio de quatro parafusos e adota o padrão VESA, que inclusive já vêm inclusos na caixa quando você compra o dispositivo.

Um ponto positivo é que por adotar o padrão VESA, o Echo Show 15 acaba sendo compatível com alguns suportes de monitores.

Um diferencial interessante que não vemos em nenhum outro dispositivo Echo é que nesse modelo, você pode escolher instalar o dispositivo na posição retrato ou paisagem conforme as suas preferências pessoais.

Review Echo Show 15-Modo Retrato

Isso só vai mudar o posicionamento da câmera e dos botões, mas não prejudica de nenhuma forma o uso do dispositivo, já que ele rotacional a tela para se adequar a forma que você estiver utilizando.

Ficamos bem indecisos quanto a melhor forma de utilizar o dispositivo. Isso porque em aplicativos como o Cookpad de receitas e o Amazon Music (com as letras das músicas), a posição retrato parece se adequar bem melhor.

Mas, ao mesmo tempo, quando usado no modo paisagem, parece que o Echo Show 15 orna muito melhor com a decoração e parece mais um quadro mesmo.

Há ainda vários suportes vendidos separadamente que te permitem colocar o Echo Show sobre mesas e bancadas. Apesar de ter vários suportes desenvolvidos por terceiros, indicamos a aquisição do modelo da marca Sanus, já que aqui no Brasil, a empresa foi uma das primeiras a disponibilizar suportes para o dispositivo.

Novo suporte inclinável desenvolvido para o Amazon Echo Show 15

O suporte para Echo Show 15 da marca Sanus permite a você utilizar o dispositivo tanto na vertical quanto na horizontal.

Câmera

Review Echo Show 15-Câmera

A câmera do Echo Show se localiza na região superior esquerda do dispositivo, bem embaixo do switch usado para cobrir a lente.

A câmera tem 5 megapixels e não é nem muito boa, nem muito ruim: podemos dizer que ela cumpre seu papel sem trazer nenhum diferencial que mereça destaque.

O Echo Show 15 tem um sistema de reconhecimento facial onde quando o dispositivo detecta com quem ele está falando, exibe informações personalizadas para cada pessoa na tela inicial e nos Widgets (falaremos deles adiante).

Seguindo a mesma receita dos Echo’s anteriores, a Amazon também optou por incluir um dispositivo de privacidade, que permite ao usuário decidir se quer ou não “tampar” a câmera.

Isso também vale para o botão de desligar e ligar o microfone, sendo fundamental para a sua privacidade.

Vale dizer que a câmera pode ser usada tanto para chamadas de vídeo quanto como câmera de segurança, já que você pode acessar a câmera remotamente quando não estiver em casa se quiser verificar se está tudo em ordem.

Agora falando em tamanho: sem dúvidas esse é o maior Echo já lançado e com sua tela de 15,6 polegadas, é fácil ver que estamos falando de um dispositivo grandalhão.

A título de comparação, segue uma foto comparando ele com o meu MacBook Pro de 13 polegadas.

Review Echo Show 15-Tamanho

Se tratando basicamente de uma tela, esperávamos ver um dispositivo relativamente fino, seguindo algo semelhante o que vemos em algumas das Smart TVs, mas ao contrário da nossa premissa inicial, o aparelho é mais grosso do que parece.

Review Echo Show 15-Espessura

O aparelho tem uma espessura de aproximadamente 3,5mm, ou como comparação, na foto podemos ver que o dispositivo teria a espessura de mais ou menos dois livros lado a lado.

Tela do Echo Show 15

Review Echo Show 15-Painel LCD

O visor do smart display da Amazon tem 15,6” polegadas sendo do tipo LCD. Isso, juntamente com uma resolução Full HD, permite que o dispositivo ofereça uma boa nitidez.

Apesar de ter uma boa qualidade geral, tanto o contraste quanto o ângulo de visão da tela por sua vez, poderiam ser um pouco melhor considerando o valor desse aparelho.

No que diz respeito ao brilho, você escolhe se prefere que ele se adapte automaticamente ou, se deseja fazer o ajuste manual, conforme as suas preferências.

Há ainda uma opção de efeito nascer do sol, que faz o brilho diminuir drasticamente a noite e aumentar aos poucos conforme o dia for amanhecendo.

Devido ao tamanho grande da tela, o dispositivo se mostra ideal para vídeos curtos, além de ouvir músicas e outras ações. Inclusive, é possível integrar facilmente o dispositivo a alto-falantes compatíveis.

No entanto, para uma boa visualização da tela, tenha cuidado com o local onde vai instalar o Echo Show, uma vez que o vidro é reflexivo e pode ser difícil enxergar dependendo da posição que o mesmo for colocado.

De forma geral, por conta da sua tela grande, ele acaba sendo um bom aliado na hora de assistir seus seriados e filmes via streaming no Prime Video e Netflix.

Som

Review Echo Show 15-Suporte_1

Em relação ao sistema de áudio, por mais que ele não seja incrível, é suficientemente bom para o dia a dia e para escutar músicas ocasionalmente.

O Echo Show 15 conta com dois alto-falantes de 1,6” polegadas de bom desempenho, que se destaca mais com sons médios.

Como os alto falantes são posicionados na parte traseira do equipamento, ao optar por utilizar o suporte de parede, parece que o som tem uma propagação sonora melhor que o suporte de mesa, já que as ondas sonoras rebatem na parede e parece que preenchem melhor o ambiente.

Isso faz com que o som tenha uma qualidade melhor e uma potência mais alta.

Microfone

Review Echo Show 15-Microfones

Ao contrário do que vimos em alguns modelos anteriores da linha Echo Show, a captação de áudio da Echo Show 15 é excepcional.

Contando com dois microfones na parte traseira do dispositivo, o aparelho responde super bem em todos os casos, mesmo colocando música nos volumes mais altos ele ainda respondeu bem em nossos testes.

A única ressalva aqui seria pois não entendemos o motivo da fabricante ter optado por “esconder os microfones” na parte traseira do aparelho, quando seria muito melhor ter colocado eles na parte da frente.

Em suma, mesmo adotando esse projeto diferenciado, o aparelho responde super bem e a qualidade da voz nas chamadas é muito boa também.

Configuração e desempenho

Primeiramente, vamos falar sobre o desempenho do dispositivo, que vem equipado com um processador de oito núcleos, o Amlogic Pop 1.

É um processador intermediário mas é mais que suficiente para o que esse dispositivo se propõe a fazer.

Com ele, você consegue realizar as tarefas de forma rápida, não é aquela coisa travada que encontramos no Echo Show 5 por exemplo.

É notável a “fluidez do sistema” e até o fim dos nossos testes, não enfrentamos travamentos graves, apenas alguns engasgos, sobretudo quando saímos de algum streaming ou vídeo que estava rodando.

O Echo Show 15 utiliza a assistente pessoal Alexa e sem dúvidas é uma das mais rápidas e eficientes assistentes que temos disponíveis no mercado hoje em dia.

Basta dizer a palavra chave de ativação “Alexa” e aí usar a imaginação para pedir o que quer para ela.

Widgets e o Sistema operacional

Review Echo Show 15-Tela

O Echo Show 15 é um dispositivo que apresenta soluções interessantes e uma das soluções que esse modelo apresentou foi a incluisão dos famosos “Widgets”.

Na tela inicial do Echo Show 15 é possível configurar até quatro widgets de sua preferência para a lateral direita da tela.

Até o momento, temos 10 widgets oficiais lançados pela Amazon, sendo eles:

  • Calendário e lembretes (apresentando um resumo do mês inteiro)
  • Calendário e lembretes (mostrando a sua rotina do dia)
  • Informações sobre o clima de hoje e dos próximos dias
  • Cookpad, para conhecer novas receitas diariamente
  • Favoritos de casa inteligente, para servir como uma central para ativar dispositivos inteligentes (como lâmpadas, etc.)
  • Lista de compras, para acompanhar os itens que estão faltando comprar para sua casa
  • Lista de tarefas (por membro cadastrado, ou seja, cada pessoa da casa pode ter uma lista de tarefas diferente)
  • Música e áudio para escutar músicas e podcasts
  • Notas (também é por usuário cadastrado)
  • Sugestões da Alexa, para receber dicas de como utilizar o aparelho.

Esperamos ver ainda mais Widgets (tanto oficiais quanto de terceiros) sendo lançados nos próximos meses.

Mantendo a premissa original do aparelho “se misturar” na decoração, o novo Echo Show 15, assim como os outros modelos da linha Echo Show, conta com o recurso que permite ao usuário definir um papel de parede como protetor de tela.

O dispositivo como um todo já tem tudo para ser utilizado como um bom porta retrato digital: tem uma tela grande, um bom design, sendo bonito e ainda permite ser utilizado tanto na vertical quanto horizontalmente.

Apesar disso, a fabricante ainda deixou a desejar em alguns quesitos, não permitindo que os usuários adicionem fotos de suas próprias galerias como protetores de tela.

Assim, com os recursos oferecidos, o usuário precisa escolher entre exibir as fotos de um álbum público no Facebook, escolher uma foto fixa ou deixar o aparelho mostrar uma seleção de fotos.

Apesar de parecer algo simples, para um aparelho nessa faixa de preço, acreditamos que esse deveria ser um recurso que não poderia faltar.

Cabe uma ressalva que até o momento, o Prime Video e a Netflix são os dois únicos streamings com aplicativos oficiais no Echo Show 15, mas com o passar das atualizações, esperamos que a fabricante continue incluíndo um suporte nativo aos demais.

Além dos dois comentados, o Youtube também pode ser utilizado no aparelho, mas não é um aplicativo nativo, é apenas uma emulação no navegador do dispositivo.

Usabilidade

Como comentado anteriormente, como a sua tela é grande, é possível consumir conteúdos de streaming de vídeo, por ali mesmo, como se fosse uma “mini TV”.

E você pode inclusive acessar os aplicativos de streaming mais amados por você. Além disso, nele é possível exibir calendários, imagens, acompanhar sua agenda e até elaborar a lista de compras da casa.

É um dispositivo super fácil de se utilizar e atende muito bem a necessidade de seus usuários, sendo um ótimo aparelho para ser utilizado como a “central de informações da sua casa”.

Conectividade do Echo Show 15

Review Echo Show 15-Conectividade

Como já foi dito, o Echo Show 15 precisa permanecer constantemente ligado a uma fonte de energia elétrica, visto que não conta com uma bateria interna.

Na parte traseira, você encontra o conector de energia, bem como um micro USB, que permite a conexão com outros dispositivos.

Além disso, há ainda as opções de conexões sem fio, como o Wi-Fi dual-band, que permite o uso de redes móveis tanto de ] 2,4 GHz quanto as de 5 GHz. O Echo Show 15 também conta com a conectividade Bluetooth.

É possível ainda enviar música do seu celular para o Echo Show 15 e deste para uma caixa de som externa, pois ele conta com o suporte ao A2SP. Um recurso bacana caso você tenha mais dispositivos Echo em casa é utilizar o recurso Multiambiente.

Assim, você pode reproduzir uma mesma música ou podcast simultaneamente em todas os dispositivos conectados, assim, a casa inteira vira uma festa.

Apesar do plug de tomada ter um tamanho considerável e ser daqueles grandes que utiliza “dois espaços de tomada”, o smart display Echo Show 15 tem um cabo que achamos ter o tamanho ideal para a maioria das pessoas.

Isso pois com esse tamanho você possivelmente conseguirá ligar o dispositivo em uma tomada mais próxima ao chão e colocar o aparelho na altura dos olhos se optar por prender ele na parede.

Conclusão: Echo Show 15 vale a pena?

Review Echo Show 15-Comparativo

O Echo Show traz um novo conceito em smart display, sendo uma excelente opção para pessoas modernas, que desejam algo que vá além dos dispositivo Echo mais comuns.

Além de ter Alexa integrada, o Echo Show 15 pode ser usado como objeto de decoração para a sua casa, adequando-se a praticamente qualquer ambiente.

O sistema desse dispositivo permite a criação de perfis diferentes para cada usuário, exibindo assim as preferências pessoais de cada um conforme o reconhecimento do rosto e da voz.

Apesar da câmera não ter grandes diferenciais nem ter uma qualidade espetacular, pode ser usada em chamadas de vídeo ou como câmera de segurança de uso remoto.

Quando comparado aos demais dispositivos Echo, para adquirir o Echo Show 15 é necessário despender uma boa quantia adicional, mas vale a pena investir um pouco mais para ter uma tela maior e recursos mais avançados.

Apresentamos o Echo Show 15: Smart Display Full HD de 15,6" com Alexa

  • Tela: Painel LCD de 15,6″
  • Resolução: Full HD (1920×1080)
  • Câmera: 5 Megapixels
  • Privacidade: Tampa para fechar câmera e botão para silenciar a Alexa
  • Dimensões: 402 x 252 x 35 mm
  • Peso: 2,2 Kg

FAQ do Echo Show 15

Como isso funciona o reconhecimento facial do Echo Show 15?

Você deve ter ficado curioso para compreender o funcionamento de tal tecnologia. Então imagine uma família com várias pessoas que usam o mesmo dispositivo.

Por meio de um sistema de reconhecimento facial, o Echo Show 15 é capaz de elaborar um perfil para cada pessoa.
Ou seja, ele é capaz de reconhecer o rosto de quem está na frente do dispositivo e, então, reconhece as suas preferências pessoais.

Esse é um recurso muito útil, principalmente considerando que o dispositivo consegue aprender com as preferências e, assim, elabora cada vez melhor o perfil.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário