Início / Acessórios / Cabos e Conexões / Review Hub USB-C UGREEN 5 em 1

Review Hub USB-C UGREEN 5 em 1

Hoje você confere a nossa review completa do Hub USB-C UGREEN 5 em 1, um dos dispositivos mais versáteis que você pode encontrar. Não é a toa que ele tem esse nome.

Aqui no Brasil, a Discabos é uma das distribuidoras oficiais da UGREEN, que é a fabricante desse HUB, sendo ideal para ampliar as opções de conexões de tablets, notebooks, desktops e até celulares, oferecendo cinco portas versáteis e compatíveis com diversas conexões e equipamentos.

Com ele, você pode transmitir arquivos, transferir vídeos e fotos e até se conectar à internet com facilidade e rapidez.

Tudo sem precisar de energia e nem softwares de instalação para que tudo funcione.

Então, confira os detalhes desse produto nas próximas linhas e veja se ele é ideal para a sua necessidade. Boa leitura!

Especificações Técnicas do Hub UGREEN 5-em-1

Hub UGREEN 5-em-1
HUB UGREEN CM418
Conexão USB Tipo C
Portas 2x USB-A 3.0 | 1x USB-C | 1x HDMI | 1x Ethernet RJ45
Material Liga de alumínio
Compatibilidade Windows, Linux e macOS
Dimensões (CxLxA) 122mm x 26.3 mm x 17.6 mm
Preço Price not available
Onde Comprar Ver na AmazonVer na Loja Discabos

Design do Hub USB-C UGREEN 5 em 1

Para começar, vale a pena saber que o Hub USB-C UGREEN 5 em 1 é um dos modelos mais compactos do mercado.

De acordo com o fabricante, seu tamanho é até 50% menor que os convencionais. Ele mede somente 12,2 x 2,63 x 1,76 cm e pesa apenas 109 g. Com isso, cabe facilmente na bolsa e até no bolso.

Por ser construído em liga de alumínio, o produto é resistente, tendo a cor prata como opção.

Ele conta com um total de cinco portas versáteis, ideais para quase todos os dispositivos, distribuídas pela caixa, sendo “oco” por dentro.

Além disso, tem acabamento ionizado e proteção EMI, que evita interferências com dispositivos sem fio.

O hub ainda possui indicador de LED oculto, que mostra se ele está conectado e funcionando, e tem fio com cerca de 15 cm, sendo fácil de usá-lo na mesa, sem ocupar muito espaço ou embolar em outros fios.

Conectividade e Compatibilidade

O Hub USB-C UGREEN 5 em 1 não tem esse nome por acaso. Afinal, ele tem porta gigabit Ethernet, compatibilidade 4K na entrada HDMI, porta USB-C (macho), carregamento PD e duas entradas USB 3.0 (fêmeas).

Ou seja, é realmente versátil e compatível com uma vasta gama de conteúdos e dispositivos e notebooks. Entre eles, podem-se destacar:

  • MacBook Air de 2018 a 2020;
  • MacBook Pro de 2015 a 2018;
  • MacBook de 2015 a 2018;
  • iPad Pro;
  • Dell XPS;
  • Surface GO;
  • iMac e iMac Pro (21,5 polegadas e de 27 polegadas);
  • ChromeBook Pixel de 2016 e 2017.

Além disso, ele é compatível com sistemas operacionais Windows 10, 8, 7, Vista e XP, Mac OS X 10.6 ou posterior e Linux 2.6.14 ou superior.

Agora, vale conferir também o detalhamento das conexões do Hub USB-C UGREEN 5 em 1. Começando pela sua porta gigabit Ethernet, que tem velocidade máxima de até 1000 Mbps e garante conexão estável à internet.

Depois, a saída de vídeo e áudio é através da porta HDMI, que oferece resolução de até 3840 x 2160 pixels a 30 Hz, compatível com vídeos e materiais em 4K.

É bom saber que esse recurso HDMI faz com que você possa usar o dispositivo para exibir apresentações em alta resolução, por exemplo.

Já as duas portas USB 3.0 são do Tipo A, com capacidade para transferir dados em até 5 Gbps, sendo até 10 vezes mais rápidas que o USB 2.0.

A porta USB-C é feita para carregamento, não suportando a transmissão de dados. Mas, ela carrega rapidamente os dispositivos, pois tem a velocidade de 87 W.

Por fim, a porta de carregamento PD tem 100 W, sendo ainda mais rápida para recarregar tablets e celulares, por exemplo.

Possíveis Problemas de Conexão e Compatabilidade

Segundo o fabricante, alguns dispositivos sem fio de 2,4 GHz, do formato MIDI e com USB 3.0 podem não ser suportados e eu acabei notando um pequeno delay as vezes ao utilizar meu mouse sem fio (um Corsair Harpoon Wireless).

É um pequeno incômodo mas o aparelho apresentou esse problema apenas as vezes, não era algo constante então de forma geral não prejudicava muito o uso.

Para conexão a internet através da porta RJ45, é importante ressaltar que a porta é do tipo Gigabit, ou seja, tem suporte a velocidades de 10/100/1000 mbps.

Outros Diferenciais

Uma vantagem desse dispositivo é que ele não precisa de drivers externos para funcionar e nem de energia, sendo um dispositivo considerado plug & play.

Além disso, não conta com baterias internas que podem prejudicar seu funcionamento. Então, ele está sempre preparado para o uso.

Vale ressaltar também que todas as portas do Hub USB-C UGREEN 5 em 1 podem ser usadas ao mesmo tempo.

Inclusive, independente de você estar utilizando-as para transmitir dados ou para ampliar a capacidade de dispositivos e até usar mouse e teclado, por exemplo.

As possibilidades são inúmeras, como transmitir filmes, músicas, arquivos e conectar diferentes equipamentos, com a mesma velocidade de até 5 Gbps.

Prós e Contras do Hub USB-C UGREEN 5 em 1: Vale a Pena Comprar?

Pontos Positivos

  • Possui portas variadas;
  • Grande compatibilidade de dispositivos;
  • Compacto e leve;
  • É resistente, por ser de liga de alumínio;
  • Tem certificação EMI para evitar interferências;
  • Conta com acabamento ionizado;
  • Não precisa de drivers para usar nem energia;
  • Tem entrada para internet cabeada;
  • Pode ter suas portas todas usadas simultaneamente;
  • Recarrega rápido os dispositivos, pois tem 100 W.

Pontos Negativos

  • Porta USB-C é feita para carregamento, não transmite dados;
  • Alguns dispositivos sem fio de 2,4 GHz, MIDI e com USB 3.0 podem não ser compatíveis, porém o fabricante não especifica quais;
  • Esquenta consideravelmente após utilizar o aparelho por algumas horas.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário