Início / Foto e Vídeo / Câmeras / Review IMILAB C20 Pro

Review IMILAB C20 Pro

Há muitos motivos pelos quais você pode desejar ter uma das melhores câmeras de segurança na sua residência, então confira a nossa review da IMILAB C20 Pro, uma câmera de segurança entrada.

A segurança é algo cada vez mais importante para qualquer pessoa, e as câmeras ajudam bastante a manter a vigilância sobre os mais variados ambientes.

A IMILAB C20 Pro Home Security é uma câmera IP moderna e cheia de recursos, contando com resolução de imagem 2K e controle por meio de aplicativo.

Graças à tecnologia remota e um custo mais acessível em relação a outros produtos, este é o item certo para a maioria dos usuários que estão buscando uma “primeira câmera de segurança” para começar a monitorar seus ambientes.

Continue lendo as próximas linhas para conferir nossa review completa da IMILAB C20 Pro!

Especificações Técnicas da IMILAB C20 Pro

Review IMILAB C20 Pro
Imilab C20 Pro
Resolução 2K (2304×1296 pixels)
Rotação 360º
Zoom 4x
Visão Noturna Sim, em preto e branco
Sensor/rastreamento Movimento, som e detecção humana
Conectividade Wi-Fi de 2.4 GHz
Armazenamento Nuvem (plano pago) ou MicroSD
Suporte a Alexa/Google Home Não
Aplicativo Imilab Home App (para iOS e Android)
Peso 273g
Preço R$ 198,62
Onde Comprar Ver no AliExpress

O que vem na caixa da IMILAB C20 Pro?

O que vem na caixa da IMILAB C20 Pro

Hoje em dia, as empresas se preocupam cada vez mais com a experiência que os seus clientes terão ao abrir a embalagem do produto.

No caso da IMILAB C20 Pro, o unboxing é tranquilo, sendo que a caixa é simples, na cor branca e com uma foto do produto em evidência.

Dentro da caixa, encontramos:

  • A câmera IMILAB C20 Pro
  • Os acessórios para instalação na parede (o disco para prender a câmera, 2 parafusos e 2 buchas)
  • Cabo de carregamento USB-A para micro-USB com 2 metros de comprimento
  • Adaptador de parede USB padrão
  • Manual do usuário com código QR para instalação do aplicativo no smartphone.

Ao pegar a câmera na mão, é possível perceber que ela é feita de um plástico relativamente macio, mas que ao mesmo tempo dá a sensação de solidez.

Conheça a IMILAB

Estabelecida na China, a Imilab é uma empresa especializada na fabricação de itens voltados especificamente para a vigilância.

A marca ainda não é muito conhecida na maior parte do mundo, mas está começando a ganhar mais reconhecimento e visibilidade por fazer parte do ecossistema da Xiaomi.

E como a Xiaomi e suas subsidiárias estão ganhando bastante espaço em vários locais do mundo, o mesmo vem acontecendo com essa sua vertente.

Vale salientar ainda que a IMILAB não é somente mais um fabricante que surgiu na China e tenta se destacar no mercado.

Ela é uma empresa que procura realmente se destacar no segmento de câmeras de segurança internas e externas

Design e Construção

Construção da IMILAB C20 Pro

A IMILAB C20 Pro tem um design bem simples, mas funcional, que parece ter sido desenhado pensando nas principais exigências dos usuários por ser uma câmera discreta.

A câmera já vem montada, bastando ligar ela na tomada para estar funcionando corretamente. É possível utilizar a câmera tanto presa no teto (de cabeça para baixo) quanto apenas deixando ela de pé em um local estratégico para que tenha uma boa visão do ambiente.

IMILAB C20 Pro instalação invertida

A câmera é giratória, entretanto, o giro não completa 360° graus, sendo que a rotação dela é 180º para o lado esquerdo e outros 180º para o lado direito.

Comprimento do cabo da IMILAB C20 Pro

A alimentação da câmera se dá por uma mini porta USB, e o carregador e o cabo vêm na caixa da câmera, sendo que o cabo apesar de relativamente longo com seus 2 metros, pode não ser o suficiente dependendo do local que você vai instalar a câmera.

Carregamento da IMILAB C20 Pro

Na parte de trás da IMILAB C20 Pro também encontramos um alto-falante, onde a qualidade do som não é excelente, mas é suficiente para se compreender o que a pessoa está dizendo.

Instalação e Configuração da IMILAB C20 Pro

App IMILAB HOME no Android - IMILAB C20 Pro

Primeiramente, antes de começar a utilizar a câmera, será necessário baixar o aplicativo IMILAB Home no seu smartphone.

Após baixado, é necessário criar uma conta no aplicativo, escolhendo o seu país de origem e preencher o cadastro confirmando seu número através de um código enviado no SMS ou email.

Encontrei vários comentários de pessoas que não conseguiram finalizar esse cadastro mas por aqui não tivemos problemas, basta lembrar de inserir o código do país e o DDD corretamente.

O próximo passo é emparelhar a sua câmera com o celular, onde em geral basta ter o celular conectado a uma rede Wi-Fi 2.4 GHz que a detecção ocorre rapidamente seguindo o passo a passo do aplicativo.

A partir daí, você já tem acesso a câmera diretamente do seu smartphone e já pode começar a utilizar ela. Caso queira instalar ela no teto, basta utilizar o disco, as buchas e parafusos que acompanham o produto para fixá-la na posição desejada.

Aplicativo IMILAB Home

Apesar do aplicativo IMILAB Home permitir a instalação de várias câmeras, evitando a necessidade de ter vários apps, ele permite que apenas um único dispositivo seja emparelhado com a câmera.

Ou seja, apenas um celular da sua casa terá a capacidade de utilizar, movimentar e visualizar as câmeras, não mais que isso.

Logo na tela principal, é possível visualizar todos as câmeras conectadas ao seu dispositivo e, assim, acessar todos eles de forma simples e rápida.

Usando as opções presentes na tela principal, dá para se conectar à câmera, adquirir armazenamento em nuvem e visualizar eventos gerados pelo equipamento de segurança.

Também na tela principal do dispositivo, é possível controlar a câmera por meio de um botão central, girando-a para a direita, esquerda, para cima ou para baixo.

Dependendo da situação e do seu smartphone, pode acontecer um pequeno atraso antes da seleção e a execução do movimento.

Ainda por essa tela, é possível escolher entre a qualidade de imagem 2K ou 360p, além de ativar e desativar o som, tirar fotos, começar a gravar ou ainda colocar a imagem em tela cheia.

Também é nessa tela que encontramos a opção de ativar o microfone para conseguir se comunicar com quem está do outro lado da câmera.

Para ter uma transmissão nítida e sem interrupções, é necessário ter uma boa conexão e mesmo assim ainda dá para notar um pequeno delay de 1 ou 2 segundos na hora de movimentar a câmera e observar as coisas acontecendo.

Vale comentar também que o aplicativo apesar de funcionar bem, ele não está completamente traduzido para o português, estando com a maioria das funcionalidades em inglês, o que pode ser um ponto negativo se você não tem muita afinidade com a língua inglesa.

Qualidade da Imagem da IMILAB C20 Pro

Qualidade-da-Imagem-da-IMILAB-C20-Pro

Durante o dia, a IMILAB C20 Pro consegue gravar vídeos com resolução até 2K, com 2304×1296 pixels, entregando uma imagem de qualidade surpreendente para câmeras de segurança desse preço.

Mas outro ponto forte deste produto é a câmera com visão noturna, que é boa o suficiente para que você enxergue bem a uma distância de até 10 metros.

Abaixo você confere uma imagem comparando a qualidade de imagem da câmera durante a noite com a visão noturna desativada na direita e ativada na esquerda.

Com e sem visão noturna - IMILAB C20 Pro

Considerando que a câmera de segurança custa cerca de R$200, o nível de detalhamento das imagens geradas é realmente impressionante.

O microfone também é muito bom, tendo uma boa capacidade de captação sonora, independentemente de as frequências serem altas ou baixas.

Sensores e Detecção de Sons e Movimento na IMILAB C10 Pro

A IMILAB C10 Pro é uma câmera com recursos incríveis, que vale a pena exaltar no produto. O áudio bidirecional, por exemplo, é algo bem interessante.

Sobretudo se você deseja se comunicar com quem está do outro lado. Se você tiver uma criança ou animal de estimação que fique em casa enquanto você trabalha, isso pode ser especialmente útil.

A presença de áudio também serve para você ouvir o que está acontecendo no local monitorado.

Além disso, é possível configurar a câmera para detecção de movimentos de pessoas e animais de estimação.

É um recurso muito bom porque te possibilita saber sobre qualquer movimentação estranha que acontecer na área, tornando a segurança mais eficiente.

A mesma ação de movimentação também pode acontecer sempre que a câmera detectar um som alto como uma voz falando alto ou um vidro quebrando por exemplo.

E para tornar esse equipamento ainda mais eficiente e útil, você pode inserir um cartão de memória onde seja possível armazenar as filmagens que a câmera inicia a fazer depois que um barulho ou som são detectados.

Tudo isso com uma excelente responsividade da câmera e uma qualidade de imagem surpreendente, sobretudo considerando o preço deste produto.

Para evitar ter várias notificações a toa no seu celular, na aba “Home monitoring” no aplicativo é possível alterar o nível de sensibilidade dos alertas de movimentação bem como a frequência de envio de notificações.

Armazenamento na IMILAB C20 Pro

Em algumas situações, é preciso consultar as gravações feitas pela câmera de segurança, algo que a IMILAB C20 Pro te possibilita fazer pelo aplicativo.

É possível armazenar os arquivos de duas maneiras diferentes, conforme as suas necessidades.

A primeira delas é através do armazenamento na própria câmera, já que ela conta com um slot para cartão Micro SD, no qual é possível armazenar os vídeos localmente.

Entrada para cartão SD na IMILAB C20 Pro

Mas caso você prefira ter mais praticidade no armazenamento, pode ser que prefira usar o serviço em nuvem da IMILAB, onde os preços partem de $1,99 e pode ser uma boa opção para se ter mais versatilidade no armazenamento de vídeos de várias câmeras por exemplo.

Além disso, caso queira, você ainda consegue salvar imagens estáticas diretamente no seu smartphone de maneira simples e rápida.

Pontos positivos e negativos da IMILAB C20 Pro

Prós

  • Excelente qualidade de imagem
  • Visão noturna detalhada
  • Bom custo benefício
  • Boa qualidade de construção
  • Câmera discreta e bonita
  • Permite utilizar ela no teto
  • Bom ângulo de visão

Contras

  • Faltou suporte a WI-FI 5 GHz
  • Sem suporte a Google Home/Alexa
  • Poderia permitir vincular a câmera a mais de um dispositivo
  • Aplicativo poderia ser em português

Conclusão

Cada vez mais é importante manter a segurança dos ambientes, e a IMILAB C20 Pro é uma câmera que permite fazer isso de forma bastante eficiente investindo bem pouco.

Ela possui recursos incríveis que facilitam bastante o monitoramento dos ambientes, independentemente da situação.

De dia ou de noite, a câmera tem um ótimo desempenho, e ainda conta com recursos de áudio e salvamento das filmagens, que a tornam ainda mais funcional.

Além disso, como a câmera possui alto-falantes, isso permite a transmissão bidirecional de áudio, possibilitando que a pessoa que estiver no espaço monitorado poderá ser ouvida por quem estiver assistindo às imagens.

É possível também usar a câmera para a comunicação com os animais de estimação mesmo que você esteja longe, além de servir muito bem como suporte no cuidado com as crianças, atuando como uma babá eletrônica.

IMILAB-C20-Pro

Câmera de Segurança Imilab C20 Pro

  • Resolução: 2K (2304×1296 pixels)
  • Rotação: 360º
  • Visão Noturna: Sim, em preto e branco
  • Sensor/rastreamento: Movimento, som e detecção humana
  • Conectividade: Wi-Fi de 2.4 GHz
  • Armazenamento: Nuvem (plano pago) ou MicroSD
  • Suporte a Alexa/Google Home: Não
  • Aplicativo: Imilab Home App (para iOS e Android)

R$ 212,52

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário