Início / Computador / Impressoras e Scanners / Review Impressora 3D Creality HALOT ONE [+Guia de Uso]

Review Impressora 3D Creality HALOT ONE [+Guia de Uso]

Hoje você vai conhecer a nossa review da Creality Halot One, uma impressora 3D de resina de última geração.

Esse é um modelo de alto desempenho e precisão recomendado especialmente para iniciantes, devido à sua facilidade de uso.

Inclusive, ela faz impressão multicênica, ideal para projetos arquitetônicos, campos odontológicos, joias ou ainda miniaturas e estatuetas para jogos de tabuleiro e exposição por exemplo.

Nas próximas linhas você poderá conferir em detalhes essa novidade e descobrir se ela é ideal para as suas necessidades. Boa leitura!

Especificações Técnicas da Creality Halot One

Review Creality Halot One
Halot One
Tecnologia LCD
Tipo de impressão Resina
Volume de impressão 127 x 80 x 160 mm
Nivelamento da mesa Nivelamento manual
Display Colorido e Touchscreen com 5 polegadas
Resolução 2560 x 1620 pixels
Conectividade Wifi e Porta USB
Softwares compatíveis Halot Box e Lychee
Peso 7,1 Kg
Preço R$ 1.898,70
Onde Comprar Compre na Amazon Ver na Creality

O Que Vem na Caixa da Impressora Halot One?

Caixa-da-Creality-Halot-One

A impressora veio em uma embalagem grande amarronzada com a logo da Creality estampada no centro.

Apesar de ter vindo bem segura, com uma grande quantia de espuma dentro da impressora com a finalidade de proteger as partes móveis da impressora, ela veio quase que completamente montada e pronta para uso.

O-que-vem-na-Caixa-da-Halot-One

Na caixa da impressora, além do equipamento e do cabo de energia, ainda encontramos alguns acessórios úteis para se trabalhar com a impressora, sendo eles:

  • 1x Espátula de metal para retirar o objeto da placa de impressão.
  • 1x Pincel para auxiliar na hora de limpar a peça com álcool isopropílico
  • 1x Pen-drive de 16GB para enviar modelos para imprimir através da conexão USB
  • 1x Manual de informações sobre o produto
  • 1x Filme extra para o FEP (reservatório da resina)
  • 4x Filtros de papel para filtrar a resina ao depositá-la novamente no pote.
  • 3x Chaves Allen para nivelar a placa de impressão e trocar o filme do FEP.

Design e Construção da Creality Halot One

Impressora-Creality-Halot-One-Montada

Começando pelo seu tamanho, a Creality Halot One tem 22,1 x, 22,1 x 40 cm de máquina e área de impressão de 12,7 x 8 x 16 cm, sendo um equipamento compacto e que não necessita muito espaço na sua bancada de trabalho.

O dispositivo pesa 7,1 kg no total e possui nivelamento manual, ruído de motor de < 60dB e velocidade de impressão de até 60 mm/h.

Vale saber também que a impressora 3D Creality HALOT ONE é bivolt com saída de energia 24V e fonte de 100W.

A primeira vista, a impressora já vem basicamente montada e com uma pouca quantia de componentes, sendo basicamente:

  • O corpo da impressora
  • A mesa de impressão
  • A cuba onde é depositada a resina
  • Uma tampa vermelha protetora

Esses são os 4 componentes básicos que compõe a Creality Halot One e a seguir falaramos sobre os materiais e a qualidade de construção de cada um deles.

Corpo da Impressora

Corpo-da-Halot-One

O corpo da impressora é construído em metal na cor preta e apesar de pequena e bem compacta, é relativamente pesada, pesando cerca de 7Kg.

Nas laterais do corpo da impressora encontramos saídas de ar e na parte frontal, a impressora tem um monitor de LCD colorido de 5,96 polegadas. É nessa tela touch que o usuário irá configurar as características de impressão.

Permitir que o usuário configure as coisas diretamente na impressora é um ponto bem positivo e evita você a ter que ficar indo no computador toda hora para alterar alguns parâmetros de impressão.

Sistema-Operacional-da-Creality-Halot-One

Ela segue a exibição de conteúdo em grade e tem interface simples e intuitiva, facilitando o uso.

Além disso, é integrada ao sistema operacional Creality de nova geração, com atualização OTA online.

Assim, a experiência do usuário está em constante melhoria e novas funções são adicionadas de tempos em tempos. Tudo gratuitamente.

É importante comentar também que ao atualizar a impressora para a versão mais recente, o sistema operacional fica ainda mais intuitivo que a versão que vem de fábrica.

O-sistema-da-Halot-One-em-portugues

Além disso, nessa nova versão também conta com a possibilidade de se utilizar ele no idioma português, que é um diferencial bem bacana implementado pela Creality, já que muitas fabricantes apenas se contentam com o idioma Inglês.

E por fim, na parte superior do corpo da Halot One, encontramos uma tela LCD onde a cuba da resina ficará posicionada.

É através dessa tela que será emitida a luz UV que reagirá com a resina, solidificando-a.

Cuba da Resina (ou VAT)

VAT-da-Halot-One

A cuba onde a resina é depositada já vem parafusada em seu lugar e também dispensa o uso de ferramentas para colocar e tirar ela do lugar, bastando rodar os parafusos e encaixar ela no local adequado.

Cuba-da-resina-Creality-Halot-One-Review

Ela é confeccionada em metal também e no fundo dessa cuba onde fica a resina, é encontrado um papel filme semelhante a um plástico transparente e é através dele que a luz ultravioleta emitida pelos LEDs entram em contato com a resina.

Esse filme é extremamente sensível e é muito facilmente danificado, seja com riscos rasos ou profundos ou ainda a perfurações.

Conforme você for utilizando a impressora notará que ele deixará de estar bem transparente e começará a se tornar mais opaco ou danificado e é aí que entra o filme reserva que acompanha na caixa.

Quando-trocar-o-filme-do-VAT-da-Halot-One

Conforme você notar que ele está ficando muito danificado ou opaco, é de suma importância fazer a troca dele por um novo, basta seguir as orientações no manual, é um procedimento um pouco trabalhoso mas relativamente simples.

Mesa/Plataforma de Impressão

Mesa-de-Impressao-da-Creality-Halot-One

A mesa de impressão (ou placa de impressão) é outro item com boa qualidade de construção, sendo consideravelmente pesada e espessa, passando boa segurança.

É nesse local onde estarão fixadas as peças durante a impressão então é aqui que você utilizará a espátula de metal que acompanha a impressora.

Thanos-impresso-na-Creality-Halot-One

Com o tempo é natural que essa plataforma comece a apresentar riscos e isso é normal até certo ponto. O importante é se atentar a eventuais danificações mais profundas nessa peça (e isso pode ocorrer sim, principalmente ao retirar peças maiores ou mais bem presas a placa).

Essas danificações podem prejudicar o funcionamento da impressora, prejudicando as peças e tornando mais difícil sua fixação na placa e ficando mais suscetíveis a quedas durante a impressão.

Caso isso venha a acontecer com você, é importante considerar trocar essa plataforma de impressão por completa.

Capa Protetora/Cobertura UV

Capa-protetora-Review-Halot-One-

A impressora Halot One, assim como a grande maioria das impressoras 3D de resina, tambem conta com uma capa de proteção.

No caso da Halot One, a capa transparente tem um tom vermelho-alaranjado que permite não só ver a área de trabalho com facilidade como também impedir a entrada de luz UV, evitando assim que ela reaja e solidifique a resina presente na cuba.

Filtro-de-carvao-ativado-Creality-Halot-One

Essa capa protetora também tem um papel importante que atua em conjunto com um sistema de filtragem de ar com carvão ativado para conter uma parte dos gases tóxicos emanados pela resina dentro dessa capa.

Por isso é especialmente importante ressaltar que mesmo se o seu ambiente for bem ventilado, sempre que possível faça uso de máscara e óculos de proteção ao manipular a resina, que pode causar queimaduras químicas complicadas caso entre em contato com a pele.

Guia de Uso: Como Usar a Impressora Creality Halot One?

Agora que já tivemos um panorama geral sobre a impressora, vamos nos aprofundar agora em como utilizar a Halot One para conseguir extrair ao máximo dela

Tomando como ponto de partida o cenário mais comum: a impressora chegou para você agora e você quer saber o que precisa fazer para poder utilizá-la e começar a imprimir suas peças, como fazer isso?

A única coisa que é necessário fazer antes de utilizar a impressora propriamente é parafusar a mesa de impressão em seu lugar, o que é feito de forma muito fácil e simples, sem precisar de nenhuma ferramenta adicional.

Para fixar a base na impressora basta girar a roda e encaixar a mesa de impressão.

Parafusos-de-facil-utilizacao-na-Halot-One-da-Creality

Como comentei antes, a cuba onde a resina é depositada já vem posicionada adequadamente em seu lugar e assim como a mesa de impressão, dispensa o uso de ferramentas para colocar e tirar ela do lugar, bastando rodar os parafusos e encaixar ela no local adequado.

Parafusos-Review-Halot-One

Essa facilidade para colocar e retirar os componentes é extremamente bem vinda, considerando que após algumas impressões tudo ao redor começa a ficar “coberto de resina”, assim facilitando – e muito – manusear o equipamento mesmo utilizando as luvas nitrílicas que são recomendadas para se manipular a resina.

Parafusos-2-Review-Halot-One

Após ter tudo montado e fixado em seu determinado lugar, basta despejar a resina na cuba (ou VAT) e a impressora está toda pronta, basta escolher os modelos que deseja imprimir.

Se você não tem muito conhecimento no ramo de modelagem ou simplesmente não pretende “modelar” seus próprios protótipos, pode fazer uso de alguns sites como:

Nesses sites você terá acesso a uma infinidade de modelos 3D gratuitos para poder começar a utilizar a sua Halot One.

Software da Halot One: Halot Box e SO

E após ter escolhido o modelo que quer imprimir, entraremos em dois pontos importantes: o software da impressora chamado Halot Box e o sistema operacional da impressora onde abordaremos as principais configurações necessárias para imprimir seu modelo corretamente.

Assim como as impressoras 3D FDM, as impressoras de resina como a Halot One acabam exigindo o mesmo “processo antes da impressão”.

Esse processo começa com a obtenção de um modelo 3D no formato .STL e pode ser feito em alguns dos sites citados no tópico anterior.

Com esse arquivo em mãos, será necessário utilizar um “slicer” ou em tradução literal, um “programa de divisão” que terá como objetivo fatiar o modelo em várias camadas para que a impressora consiga interpretar o arquivo gerado e imprimir as camadas uma a uma individualmente.

No caso da Halot One, a Creality desenvolveu um programa próprio que faz esse processo. O software é chamado Halot Box e o arquivo de instalação vem junto no Pendrive que a empresa envia junto na caixa da impressora ou ainda, você pode baixá-lo clicando aqui.

O software já vem pré-configurado, bastando seguir o passo a passo abaixo e adicionar a Halot One que ele já puxará todas as configurações necessárias para utilizar ela.

Como-adicionar-impressora-no-Halot-Box

Após isso basta carregar o modelo escolhido no software seguindo a imagem abaixo e então já terá seu modelo carregado e pronto.

Não iremos nos aprofundar em cada uma das funções do programa, mas elaboramos uma imagem que descreve basicamente qual o papel de cada funcionalidade disponível no software para te ajudar a se orientar melhor.

Interface-do-Creality-Halot-Box

Além disso, como recomendação alternativa, você também pode utilizar o Lychee Slicer, um fatiador mais completo que o Halot Box, mas esse por sua vez possui apenas as funções mais básicas em sua versão gratuita.

Caso queira utilizar recursos mais avançados como diferentes tipos de suporte, obter estimativas de tempo e quantia de resina, além de muitas outras coisas, você pode optar por utilizar a versão paga também. Clique aqui para conferir valores e funcionalidades no site oficial do Lychee Slicer.

Detalhes Técnicos

Um outro ponto que gostaríamos de comentar ainda em nossa review é quanto a alguns diferenciais e especificações técnicas da Halot One.

Um ponto que apreciamos bastante o aprofundamento da Creality foi quanto a precisão de eixos XY que varia de 0,01 a 0,2 mm efetivamente, o que permite obter impressões bem detalhadas e tem funcionado super bem pelos nossos testes.

Fonte de Luz

Luz-UV-da-Creality-Halot-One

Quanto a fonte de luz ultravioleta da Halot One, o dispositivo apresenta as seguintes características:

  • Fonte de luz integral auto-desenvolvida e com alta precisão, usando o princípio de reflexão e refração. Assim, faz a distribuição da intensidade de maneira uniforme;
  • Uniformidade acima de 80%, de acordo com a Creality Lab;
  • 3800 uw/cm² de iluminação, também segundo o fabricante;
  • Fonte de luz matricial, com o objetivo de reduzir erros causados pelo cruzamento de grânulos da lâmpada e irregularidades na intensidade da luz.

Esse conjunto de especificações mais técnicas tem o objetivo geral de deixar a iluminação ultravioleta da impressora (que tem o principal objetivo de solidificar a resina) mais uniforme e menos irregular, colaborando para que os modelos impressos tenham detalhes mais precisos.

CPU

Além da tecnologia presente nas fontes e controles de luz, também fazem parte da impressora 3D Creality HALOT One diversas inovações de performance.

Em primeiro lugar, sua placa-mãe tem alto desempenho, graças ao recurso de processo de imagem de Big Data.

Seu chip de controle conta com o processador ARMCortex™-M4 com 4 núcleos de 64 bits que é mais do que suficiente para controlar a impressora como um todo.

Assim, o dispositivo tem uma nova geração de CPU com alta capacidade de computação e processamento de dados.

Também vale a pena destacar o sistema de resfriamento, que é duplo, com liberação rápida de calor e dissipador personalizado.

Compatibilidade com Diferentes Resinas

Além disso, nas especificações da impressora, temos que o comprimento de onda é de 405 nm, o que torna a impressora compatível com uma ampla gama de resinas, dentre elas:

  • Resinas básicas/standart de cores variadas
  • Resinas dentais ou resinas odontológicas
  • Resinas flexíveis ou emborrachadas
  • Resinas compatíveis com água

Vale comentar também que sugerimos que você adquira resinas caracterizadas como baixo odor caso trabalhe em ambientes pouco ventilados pois o cheiro forte da resina pode impregnar no ambiente facilmente.

Temos muitas marcas de resinas disponíveis no mercado, mas gostaríamos de dar uma recomendação especial para as resinas das seguintes marcas:

  • Creality: Nada melhor que obter resinas da própria fabricante da impressora, não é mesmo? O complicado é encontrar elas aqui no Brasil, então é necessário na maioria dos casos importar elas, mas tem várias disponíveis em sites internacionais como o AliExpress.
  • 3D Cure: Possui boa variedade de resinas disponíveis no mercado brasileiro e com excelente custo benefício, além de funcionarem bem com a impressora e resultarem em impressões de qualidade bem detalhadas.
  • 3D Fila: Outra marca com bom custo benefício no mercado brasileiro, uma pena que possuem poucas cores disponíveis, esperamos ver mais modelos coloridos com a nova formulação disponíveis em breve.

Lembrete importante: Ao adquirir novas resinas, não deixe de olhar no site da fabricante da resina quais são os parâmetros adequados para utilizar ela e então configurar direto no SO da Halot One (clicando em Definições quando estiver na tela de impressão do modelo), pois esquecer isso pode acarretar em peças com problemas de impressão e desperdício de resina.

Conectividade da Halot One

Conectividade-da-Creailty-Halot-One-

Dentre as opções de conectividade da impressora, temos 3 possíveis formas de enviar peças e modelos para impressão, sendo elas através das portas:

  • USB Tipo A
  • USB Tipo B
  • Wi-Fi

Para fazer a conexão através da porta USB tipo A, é necessário plugar a impressora no seu computador e então enviar o arquivo através dessa conexão.

Já na conexão USB tipo B as coisas já ficam um pouco mais fáceis e acessíveis, bastando utilizar um pendrive (pode até ser o que a Craelity manda junto na caixa) e colocar seus modelos nele e então plugar o mesmo na impressora.

Um detalhe interessante é que lá no painel após você definir qual modelo quer imprimir, a Halot One irá baixar uma cópia do projeto para sua memória interna e assim, mesmo que ocorram problemas com o pendrive durante a impressão (como alguém remover ele por exemplo), a impressão continuará sem problemas.

E por fim, através do Wi-Fi e conexão através do aplicativo (Creality Cloud para Android e iOS) é possível encaminhar objetos para impressão de forma remota, o que é uma mão na roda se você não trabalha no mesmo ambiente onde sua impressora fica funcionando.

Todas as conexões funcionam pela interface simples e intuitiva do SO da imperssora, o que facilita a utilização por quem não tem tanta experiência. Mais um ponto que a torna interessante para iniciantes.

Preço

E para fechar, gostaríamos de comparar o preço médio da Creality Halot One com outras impressoras semelhantes a fim de avaliar se o investimento vale mesmo a pena considerando os fatores avaliados nesse artigo e preço das impressoras.

Para isso, consideraremos que o preço médio da Halot One no mercado brasileiro fica na faixa dos R$2100.

Dentre as concorrentes disponíveis no mercado, gostaríamos de citar:

  • Creality LD-002H: R$2100
  • Anycubic Photon S: R$ 2400
  • Anycubic Photon Mono: R$ 2200
  • Elegoo Mars 2 Pro: R$ 2500
  • Creality Halot Sky: R$ 6600

Com esse comparativo, temos que realmente a Halot One é um equipamento que oferece excelente custo-benefício no mercado, comparado a outros modelos de impressoras 3D.

A impressora mais semelhante em termos de preço que temos no mercado hoje é a Creality LD-002H, que nada mais é que a antecessora da Halot One. Ou seja, a Halot One que avaliamos é uma versão superior a LD-002H que trouxe inúmeros aprimoramentos e ainda conseguiu se manter na mesma faixa de preço.

De todo modo, temos aqui que a Halot One é uma impressora 3D de última geração com recursos avançados, boa facilidade de uso e um preço extremamente convidativo, tanto para novos usuários quanto para aqueles que já tem experiência com impressão 3D de resina.

Resultados e Curva de Aprendizado ao Usar a Creality Halot One

Ao todo, em nossos testes foram impressos vários modelos, com diferentes tamanhos, níveis de detalhes e com configurações diferentes utilizadas na impressora, a fim de testar a Halot One em diferentes cenários.

Apesar do manual ser consideravelmente confuso em vários aspectos, a curva de aprendizado ao manipular a impressora foi bem suave e será tranquila de se utilizar, mesmo por usuários completamente iniciantes no ramo da impressão 3D de resina.

A dica que deixamos é: entenda os parâmetros de configuração. Uma simples pesquisa no Google sobre eles já ajudará muito a entender o que você está fazendo de certo – ou errado – na hora de imprimir seus próprios modelos.

Assim como muitos usuários, o principal motivo para entrar de cabeça nas impressões 3D de resina ao invés das tradicionais impressoras FDM tem a ver com a qualidade de impressão e os detalhes que você consegue obter com elas.

Mesmo os mais milimétricos detalhes foram muito bem representados em nossas impressões de teste.

Apesar da pós produção das impressões em resina darem muito mais trabalho do que as impressoras de filamento, claramente a recompensa vale a pena.

A Creality Halot One é uma excelente impressora de resina e vale muito o seu preço, principalmente por já contar com tecnologias de ponta como o LCD e também a conectividade Wi-Fi. Diferenciais esses que compensam o seu investimento quando comparada a outros modelos concorrentes.

Abaixo você pode conferir alguns dos modelos impressos por nós:

Dica Extra: Acessórios para Trabalhar com Impressão 3D de Resina

Kit-de-acessorios-para-Impressao-3D-de-Resina

Gostaríamos novamente de ressaltar a importância de se utilizar equipamentos de segurança adequados ao se trabalhar com impressoras de resina.

A resina utilizada na impressão, quando em estado líquido é tóxica e pode causar complicadas queimaduras químicas se entrar em contato com a pele, ou pior, os olhos, então é de suma importância fazer uso de EPI’s corretos para evitar qualquer tipo de acidente.

Aqui em nosso setup, ao utilizar a impressora optamos por utilizar os seguintes EPIs:

  • Óculos de proteção
  • Máscara facial filtrante (PFF2)
  • Luvas nitrílicas

Além disso, também adquirimos um kit de utensílios para manipular, limpar e curar os modelos impressos. Se estiver montando o seu próprio kit, recomendamos que inclua itens como:

  • Espátula de silicone
  • Copo/potes de silicone (para armazenar álcool isopropílico)
  • Pote hermético com cesto (para limpar a peça)
  • Funil de silicone
  • Deskpad de silicone para não sujar a mesa e o ambiente com resina
  • Filtro de metal para coar a resina utilizada

Certamente existem mais acessórios que podem ser utilizados para facilitar o processo de pós produção dos seus modelos, mas esses são alguns itens básicos e não muito caros que valeriam a pena de você adquirir.

Prós e Contras da Impressora 3D Creality Halot One

Agora que você já conhece melhor a impressora 3D Creality HALOT ONE, é hora de conferir um resumo dos nossos principais prós e contras do dispositivo.

Dê só uma olhada e descubra se esse equipamento atende suas necessidades!

Pontos Positivos da Creality Halot One

  • Excelente relação custo-benefício.
  • É um modelo fácil de usar, mesmo para quem não tem experiência;
  • Conta com atualizações gratuitas e novas funcionalidades;
  • Tem boa precisão de eixos;
  • Impressora compacta, não ocupa muito espaço;
  • É relativamente leve, comparada a outras impressoras 3D;
  • Fontes de luz integral e matricial para evitar distorções e erros;
  • Sistema de resfriamento aprimorado;
  • Tem wi-fi embutido;
  • Processador de nova geração com alta capacidade de processamento;
  • Redução de emissão de odor com o filtro de carvão ativado;
  • Conta com software para computador, além de aplicativos móveis;

Pontos Negativos da Creality Halot One

  • Nivelamento da mesa de impressão é somente manual;
  • Impressora apresentou erros no prazo de impressão (sempre passando do tempo apresentado)
  • É preciso adquirir separadamente alguns acessórios básicos para impressão (como luvas e máscaras por exemplo);
  • Manual de instrução não é muito útil;
  • Software Halot Box ainda precisa ser refinado, principalmente no quesito da adição de suportes
Creality Halot-One Resina Impressora 3D CL-60

  • Tecnologia: LCD
  • Tipo de impressão: Resina
  • Volume de impressão: 127 x 80 x 160 mm
  • Nivelamento da mesa: Nivelamento manual
  • Display: Colorido e Touchscreen com 5 polegadas
  • Resolução: 2560 x 1620 pixels
  • Conectividade: Wifi e Porta USB
  • Softwares compatíveis: Halot Box e Lychee
  • Peso: 7,1 Kg

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário