Início / Áudio / Microfones / Review Maono WM820 Interface com USB-C

Review Maono WM820 Interface com USB-C

A qualidade sonora vem ganhando cada vez mais importância, e hoje vamos te apresentar a nossa review completa do Maono WM820, que chega como um microfone de qualidade portátil.

Muitas vezes você tem um celular com câmera boa, mas mesmo assim o som deixa a desejar.

Sendo assim, é preciso buscar por alternativas viáveis, como por exemplo um microfone sem fio que se integre ao smartphone.

Esse é o caso da versão com interface USB-C do Maono WM820, que vem em um kit que inclui dois transmissores, um receptor, cabo de carregamento, dois microfone de lapela e alguns protetores de vento para o microfone embutido no transmissor.

Tudo isso em um produto prático, intuitivo e muito fácil de se configurar. E o melhor de tudo é que o preço também pode ser bastante atrativo.

Se tudo isso te interessou, veja a seguir um review completo do Maono WM820.

Especificações Técnicas do Maono WM820

Review Maono WM820-C2
Maono WM820
Tipo de microfone Omnidirecional
Frequência do microfone embutido 80Hz – 16kHz
Frequência do microfone externo 50Hz – 18KHz
Tipo de transmissão 2,4 GHz
Distância de operação Até 35 metros
Duração de bateria Até 6 horas

O que vem na caixa do Maono WM820?

Ao adquirir esse produto, pode ser que você se surpreenda na hora de abrir a embalagem, uma vez que o Maono WM820 vem com diversos acessórios.

Antes de comentar o que vem efetivamente no kit, gostaríamos de ressaltar que a organização dos itens na caixa e a experiência de unboxing como um todo foi algo invejável nesse produto.

Todos os itens vieram em caixas separadas e devidamente organizadas dentro de uma embalagem maior, reforçando a preocupação da marca não só com a segurança do produto mas também tentando garantir que o primeiro contato entre o cliente e o produto seja experiência agradável e que resulte uma boa primeira impressão.

No kit do Maono WM820, encontramos os seguintes itens:

  • 2x Transmissores TX
  • 1x Receptor RX
  • 2x Microfones de lapela
  • 1x Cabo USB-A para 2 USB-C
  • 3x Protetor de vento
  • 1x Manual de instrução
  • 1x Bolsa para transporte

Todos esses itens são de extrema importância para que você possa aproveitar ao máximo o equipamento e explorar todo o potencial dele.

Primeiras Impressões

Uma coisa é certa: a primeira impressão é a que fica e nesse sentido a Maono acertou em cheio.

O WM820 vem em uma embalagem bonita, resistente e muito bem apresentada.

Primeira-impressao-caixa externa

Logo ao abrir a caixa encontramos os dois transmissores bem como o receptor USB-C para conectar no seu celular ou no computador.

O transmissor com microfone integrado e receptor se destacam logo a primeira vista, pois possuem um visual agradável, compacto e minimalista.

O transmissor é bem leve e conta com um microfone incluso, mas se você quiser, pode usar o microfone de lapela.

Primeira-impressao-caixa interna

Retirando essa primeira camada de espuma, temos duas caixas com os cabos.

E o melhor de tudo é que esses cabos vêm todos bem discriminados, de modo que não haja problemas de você confundi-los.

Sendo cabo para carregar os dispositivos na esquerda e os microfones de lapela bem como os protetores de vento na direita.

Primeira-impressao-caixa- com os cabos

E por fim, logo abaixo na última camada da da caixa temos a bolsa para transportar com segurança e praticidade todos os itens e acessórios do Maono WM820.

Primeira impressao - caixa 4

Visão geral do Maono WM820

Antes de adquirir qualquer produto, é muito importante ter uma visão detalhada sobre ele. Sendo assim, veja a seguir as principais características dele:

  • Microfone embutido no transmissor: omnidirecional
  • Tipo de transmissão: 2,4GHz
  • Taxa de Frequência do microfone embutido: 80Hz – 16kHz
  • Taxa de Frequência do Microfone Externo: 50Hz – 18KHz
  • Distância de operação: até 35 metros
  • Duração da bateria: até 6 horas

Depois de conhecer essas características, você deve ter percebido que esse é realmente um produto bastante interessante, que pode ser bem útil no seu dia a dia.

Mas continue lendo os próximos tópicos para visualizar mais detalhes e para se certificar de que este seja realmente o item mais adequado para as suas necessidades.

Design e Aparência

Para tratar de avaliar o Maono WM820, vamos focar primeiramente nos seus 2 transmissores, então no receptor e por fim nos acessórios que acompanham o kit.

Transmissores

Na parte frontal do transmissor, encontramos a logo estampada bem como dois indicadores LED no topo:

  • O primeiro mostra quando o dispositivo está em funcionamento (ficará azul) e quando o microfone está mutado (ficará vermelho).
  • E o segundo ficará desligado quando o transmissor estiver com mais de 20% da bateria, piscará em vermelho quando estiver abaixo de 20% e ficará estático em vermelho quando o dispositivo estiver carregando. Quando estiver completamente carregado, desligará novamente.

Encontramos ainda um círculo dourado na parte da frente e que apesar de ser bonito, pode causar reflexos se for utilizado em locais muito visíveis então tome cuidado com isso.

Na parte traseira temos um clip para fixar o receptor na roupa como um microfone lapela e temos novamente a logo.

No segmento de áudio, apresentar a logo várias vezes em diferentes localizações num mesmo produto é algo que tem se popularizado bastante nos últimos anos.

Várias outras marcas como RODE já aderiram a essa tendência também.

O equipamento é bastante simples de se utilizar e conta com três botões na parte lateral, sendo que:

  • O primeiro é usado para ligar e desligar o transmissor;
  • O segundo tem a função de mutar e desmutar o microfone;
  • E o terceiro botão é utilizado para parear o transmissor com o receptor.
Botoes-maono-WM820

Na parte superior do aparelho encontramos uma entrada para cabo auxiliar de 3,5 mm e o microfone embutido no transmissor.

Note que ao lado do microfone embutido, temos também duas entradas, que servem para fixar o windshield (ou protetor contra vento/gato morto).

Já na parte inferior, temos apenas uma entrada USB-C usada para carregamento do dispositivo.

Corpo-maono-WM820-3

E para o transmissor, é isso que temos: um dispositivo minimalista com o básico para funcionar adequadamente.

Receptor

O receptor também é muito leve e tem um design muito compacto, tendo apenas uma conexão USB-C para conectar no celular, tablet ou notebook.

A logo vem novamente sendo apresentada, dessa vez tanto na parte frontal quanto traseira do dispositivo. A única coisa que diferencia as duas partes é a presença de um LED azul bem pequeno.

Ele fica piscando quando está procurando o transmissor e quando consegue parear com o dispositivo, fica estático.

Receptor-Maono-WM820-C2-1

Já na parte inferior do receptor do Maono WM820, é encontrado um buraco para fazer o reset do aparelho pressionando o botão lá dentro por 2 segundos.

Lembrando que é necessário fazer esse reset apenas se você estiver tendo problemas em sincronizar seus transmissores com o receptor.

Receptor-Maono-WM820-C2-2

Acessórios

Tratando dos acessórios, gostaríamos de avaliar três pontos em especial, sendo o primeiro deles os microfones de lapela e protetores de vento que acompanham o kit e depois a bolsa de transporte.

Microfone de Lapela e Protetores de Vento

A começar novamente exaltando a organização do produto como um todo, no kit do Maono WM820 acompanham 2 microfones de lapela e 3 protetores de vento (windshield).

Microfones-de-Lapela-WM820-C2

Avaliando primeiramente a qualidade de construção do microfone de lapela, ele é bem construído e com um cabo relativamente fino demais.

Apesar da proposta ligeiramente minimalista, a cápsula do microfone ainda é um pouco “grande demais” tornando quase impossível fazer com que ela passe totalmente despercebida.

De uma forma ou outra ela acabará chamando a atenção, mas o prendedor funciona bem e tem uma boa fixação.

Microfone-de-Lapela-do-MAONO-WM820

Sem segredos para instalar e oferecendo uma boa camada de proteção, os protetores de vento funcionam bem no microfone embutido do Maono WM820.

O ponto que nos incomoda um pouco é seu o tamanho. A proposta do sistema como um todo é adotar uma estética minimalista, mas que acaba sendo consideravelmente comprometida ao utilizar esse acessório.

Protetor-de-vento-do-Maono-WM820-C2

Bolsa de Transporte

Já a bolsa de transporte merece um destaque a parte.

É de um material durável, parece ser bem construída e tem um bom encaixe para todos os itens que acompanham o WM820.

Como uma dica de melhoria para o pessoal da Maono, acreditamos que se ambos os lados da bolsa fossem confeccionados utilizando a mesma rede do lado esquerdo da foto, a usabilidade dela seria ainda melhor.

Bolsa-de-transporte-do-Maono-WM820-C2

Qualidade de Construção

A qualidade de construção do produto de forma geral é boa, mas o produto é bem leve e ainda passa um pouco a sensação de ser um plástico um pouco “frágil demais”.

No fundo isso acaba se justificando pelo preço do produto, que é bem abaixo do esperado por tudo que entrega.

Review Maono WM820 C2

O ponto de maior atenção acaba sendo o clipe que é a parte móvel mais utilizada de todo o produto.

Apesar dele ser bem sólido, ainda parece um pouco curto demais, poderia ser alguns centímetros mais comprido para se fixar sem problemas tanto em câmeras quanto em roupas mais grossas.

Qualidade de Áudio

Qualidade-de-Audio-Maono-WM820

A qualidade do áudio obtido por qualquer microfone é realmente algo difícil de avaliar devido a grande quantia de fatores que tem relação direta com esse quesito, seja seus equipamentos, o ambiente ao seu redor e até a forma de uso do aparelho.

Em nossos testes, o microfone omnidirecional embutido não apresentou um resultado ruim.

Certamente não é perfeito, mas me sinto seguro a ponto de dizer que fica no mesmo nível ou muito perto do RODE Wireless Go II, um produto referência nesse segmento de microfones de lapela sem fio.

É uma boa aquisição para pessoas que buscam utilizar o microfone para apresentações, chamadas de vídeo e até para produzir conteúdo.

Em resumo, o Maono WM820 atende bem qualquer aplicação onde você precise de um áudio bom e nítido, mas que não precise ser perfeito no nível de um estúdio de gravação por exemplo.

Microfone Embutido vs Microfone Externo

Microfones-do-Maono-WM820

Para ficar mais clara a comparação entre os dois microfones do Maono WM820, abaixo você pode ver um vídeo onde comparamos a qualidade do áudio obtido com os dois microfones com o áudio obtido de um iPhone 13, um dos celulares mais utilizados por criadores de conteúdo.

A ideia aqui é mostrar a diferença e te ajudar a decidir se você realmente precisa adquirir um sistema externo desse tipo.

Adicione um microfone externo melhor ainda se necessário

Como já dissemos, o Maono WM820 conta com uma entrada de 3,5 mm onde é possível adicionar um microfone externo.

Você pode escolher esse item conforme as suas necessidades. Apesar de o microfone de lapela estar incluso, é possível usar um shotgun com terminação em 3,5 mm ou qualquer outro modelo de melhor qualidade.

Dessa forma você consegue controlar de maneira mais eficiente a qualidade do seu equipamento e obter resultados ainda melhores.

Áudio obtido com o Maono WM820

Apesar da qualidade de áudio do Maono WM820 ser boa, tem um ponto que não temos como deixar passar, que tem relação com as faixas de saída do microfone.

Infelizmente apesar do microfone ser projetado para ser utilizado por duas pessoas de forma simultânea, o áudio de saída dos dois transmissores é combinado.

Dessa forma, no final das contas ao invés de você obter dois áudios separados, você acaba obtendo uma única faixa da áudio e acaba não conseguindo trabalhar com elas individualmente.

Esse é um ponto negativo em nossa visão e gostaríamos de ver no futuro uma versão do WM820 onde as faixa de saída fossem tratadas individualmente.

Conectividade

É interessante comentar aqui que o Maono WM820 utiliza banda de 2,4GHz para o seu funcionamento.

A usabilidade do Maono WM820 é certamente um dos seus itens de maior destaque.

Isso porque é muito fácil parear os dispositivos. Tudo ocorre de forma rápida e automática, sem maiores problemas.

A partir do primeiro pareamento, basta ligar o equipamento que ele já conecta automaticamente e já funciona diretamente, de maneira prática e bastante funcional.

Por outro lado, uma simplicidade tão grande acaba trazendo junto alguns pontos negativos, como a falta de informação e personalização.

Como o sistema não possui nenhuma tela nem aplicativo, acaba não tendo controles nem alterações adicionais para se fazer no áudio obtido do dispositivo.

Seria interessante se ao menos conseguíssemos monitorar a bateria do dispositivo de alguma outra forma além do LED.

Bateria e autonomia

Carregando-o-Maono-WM820

Transmissor e receptor precisam de baterias do tipo Li-po de 350 mAh / 3.7 V para o seu funcionamento.

Essas já estão inclusas no kit e podem ser recarregadas sempre que necessário por meio da porta USB-C do dispositivo.

O carregador cabo USB-A para 2 USB-C que vem no kit é uma mão na roda e facilita muito o processo de carregar o dispositivo, já que você pode carregar as duas unidades TX simultaneamente.

No que diz respeito à durabilidade da bateria, a Maono cita um período de 6 horas de autonomia.

Pelos nossos testes isso pode variar entre 5 e 6 horas dependendo do tipo de uso, mas no geral a estimativa deles é bem precisa.

Esse é um tempo muito bom que atende às necessidades da maioria dos usuários, já que dificilmente você trabalhará gravando vídeos tão longos.

Latência no Maono WM820

Se você conhece um pouquinho sobre equipamentos eletrônicos deve saber que a maior desvantagem dos sistemas sem fio é que podem ocorrer atrasos e interferências com certa frequência.

No entanto, as tecnologias estão se tornando cada vez mais eficientes e, por isso, os produtos sem fio hoje em dia conseguem proporcionar um alto nível de eficiência.

E caso haja qualquer problema, é muito simples fazer uma pequena correção durante o processo de edição.

Sendo assim, lembrando que esse é um produto com preço bem mais baixo em relação a outros equipamentos semelhantes, pode-se dizer que o desempenho é excelente.

Alcance

A fabricante Maono ainda passa a estimativa de que o WM820 funciona até 35m de distância.

Apesar da especificação ser um pouco mais modesta que alguns outros modelos como o RODE Wireless GO 2, que promete funcionar a até 200m de distância, acreditamos que 35 metros é uma quantia bem considerável e que atende a maioria dos usuários.

Claro que essa distância é bem variável e depende muito tanto do ambiente onde você está (se tem muitos obstáculos, etc) e também se tem dispositivos que podem causar interferência no local.

Mas de todo modo, em nossos testes, conseguimos utilizar o dispositivo a até 25m de distância tranquilamente sem notar oscilações no áudio.

Conclusão

É cada vez mais comum que as pessoas criem materiais em vídeo. No entanto, por mais que os smartphones estejam com câmeras cada vez melhores, muitas vezes o áudio deixa a desejar.

Sendo assim, é preciso buscar soluções para isso. Hoje em dia existem muitos equipamentos de qualidade, mas na sua maioria eles custam muito caro.

Então o Maono WM820 é uma ótima solução para quem busca um equipamento com bom custo-benefício e que ainda seja bem completo, com a maioria dos itens necessários inclusos em um único kit.

Se gostou desse review e quer conhecer mais produtos da Maono, clique aqui: https://www.maono.com/.

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário