Início / Computador / Mouses / Review Mouse Trust QUDOS GXT 900

Review Mouse Trust QUDOS GXT 900

Os mouses gamer foram grandes pilares na popularização de periféricos para jogadores amadores e profissionais. A cada ano que passa, eles contam com mais botões, luzes e possibilidades de personalização. Hoje você confere a nossa review completa do Trust Qudos GXT900.

Especificações Técnicas do Mouse QUDOS GXT900

Review Mouse Qudos GXT900
Trust QUDOS GXT 900
Botões 7 botões programáveis
Sensor Óptico Pixart PMW3360
DPI Máximo Até 15.000 dpi
Iluminação RGB com 16.8 milhões de cores
Ideal para Jogos FPS, MOBA, RTS e RPG
Conexão Cabo USB 2.0 de 1.8m
Peso 105g
Garantia 3 anos
Preço R$ 239,00
Onde Comprar Ver na Amazon

Review em Vídeo

O Que Vem na Caixa?

O Que vem na caixa do Trust QUDOS GXT900

O mouse gamer veio em uma embalagem discreta na cor grafite, com o mouse e seus recursos. Na caixa encontramos:

  • 1x Mouse gamer Trust GXT900
  • 1x Manual de informações legais sobre o produto
  • 1x Adesivo da marca

Sobre o QUDOS GXT 900

O mouse QUDOS é mais um dos lançamentos da marca Trust aqui no Brasil. Fundada em 1983, a Trust é uma empresa Holandesa que já é referência no mercado Europeu e agora está trabalhando duro para consolidar seus produtos em nosso país também.

Com um portfólio de mais de 800 produtos com vários periféricos premiados, o mouse GXT900 é um dos modelos vendidos pela marca que possui uma das melhores relações custo x benefício.

É um mouse gamer bem versátil que se sai bem na maioria dos usos, mas que tem um brilho especial para jogadores de FPS por ter um design anatômico e botões projetados para utilizar macros em jogos de tipo.

Design e Aparência

Formato e Dimensões

Design e Construção do Trust GXT 900 QUDOS

Com uma aparência bem “padronizada”, em certo ponto se assemelhando aos mouses gamer da linha Razer Deathadder.

Com 13 cm de comprimento, 4,3 cm de altura e 6,7 cm de largura, é um mouse para jogos relativamente grande e comprido.

Assim, ao utilizar o periférico, a sua mão fica quase completamente deitada sobre ele.

Com suas 105g, é um mouse que é cerca de 5 a 10g mais pesado que a maioria dos seus concorrentes nessa faixa de preço dentre os “mouses mais baratinhos”.

Por ser um mouse mais robusto e grandão, acaba não encaixando muito bem para pessoas que tem mãos menores ou mais finas.

Qualidade de Construção

A primeira impressão do design do mouse é boa, parece ser construído de um material de qualidade e relativamente resistente.

O mouse QUDOS vem na cor preto fosco com os botões laterais e superiores em um preto brilhante. Apesar de uma aparência mais discreta, com alguns minutos de uso você já nota que o mouse deixa as marcas suadas dos dedos na carcaça.

Cabo

Cabo do Mouse Trust QUDOS

O cabo do mouse é fixo, ou seja, não pode ser retirado. E ele faz a conexão do mouse com o seu dispositivo através de uma porta USB 2.0.

Ele possui 1.8m de comprimento e é totalmente trançado, mas poderia ser mais flexível pois é rígido demais e dependendo da forma que for armazenado, o cabo ficará com várias marcações nas dobras.

Botões

Botões do mouse GXT900

O mouse conta com 7 botões programáveis, sendo eles:

  • 2x botões principais (esquerdo e direito)
  • 2x botões no topo do mouse (para ajustar a sensibilidade/DPI)
  • 2x botões programáveis na lateral esquerda
  • 1x botão na roda de rolagem

Apesar dos botões principais (esquerdo e direito) possuírem um clique suave, a roda de rolagem/scroll mesmo com uma camada central emborrachada aparenta ser frágil.

Além disso, o clique nela é seco, meio duro e requer mais pressão do que deveria, deixando seu uso um pouco desconfortável.

Cabe aqui um destaque especial para os botões da lateral do mouse, que são bem confortáveis e muito bem posicionados.

Ainda nessa barra lateral, seria um diferencial interessante se ela viesse com uma parte emborrachada para evitar que a mão fique escorregando após longos períodos de uso.

Iluminação

Iluminação do mouse QUDOS

Seu grande destaque sem dúvidas é sua iluminação e o mouse tem suporte a cerca de 16.8 milhões de cores diferentes. As peças iluminadas do mouse podem dividida em duas partes, sendo elas:

  • Parte superior: Que consiste na iluminação da logo da marca e da roda de rolagem.
  • Parte inferior: Que consiste na linha que corta a parte debaixo do mouse.

A iluminação da parte superior é definida pela taxa de DPI do mouse e você pode alterar as cores no software, porém são apenas cores estáticas que ficam piscando a cada 4 segundos.

Já a parte inferior é onde o mouse literalmente brilha. A iluminação é controlada através do software que trataremos mais adiante nesse artigo.

Desempenho

O mouse conta com o sensor ótico Pixart PMW3360 que é um sensor bem preciso e que tem suporte a até 15.000 DPI’s.

Além disso, o mouse promete funcionar com um tempo de resposta de 1 milissegundo, o que é uma excelente marca para um mouse na faixa dos 150-200 reais.

O mouse Trust Qudos ainda conta com uma memória interna integrada voltada para armazenar os ajustes e configuração dos perfis de iluminação e macros definidas através do software.

Software e customização

Quem é gamer sabe bem que não basta um bom mouse apenas, é necessário um software intuitivo e completo para ajudar a personalizar o seu periférico.

O Trust GXT900 QUDOS Gaming Mouse é o nome do software que é necessário baixar para fazer a configuração do mouse. Para baixá-lo, você pode acessar este link e rolar até o fim da página.

Software do Trust QUDOS GXT900
Software do Trust QUDOS GXT900

O software apesar de não ser tão bonito quanto outros de marcas mais renomadas, é tão funcional quanto – senão mais. As informações são de fácil acesso e entendimento, o que o torna um software simples e de fácil utilização.

Através do software, é possível fazer a personalização de todos os 7 botões programáveis através de MACROS ou configurações pré-programadas.

Dentre as possíveis de se aplicar nos botões, temos: controles de mídia, combinação de teclas, macros, ajuste de DPI, click triplo, combinação de teclas, entre outras mais.

Já nos efeitos de iluminação encontramos uma variedade de efeitos similar a de outros softwares como encontrados em mouses mais renomados no mercado como Razer, Corsair ou mesmo Logitech.

Ao todo são 7 efeitos de iluminação diferentes para você personalizar nas cores, direção e velocidade de transição dos efeitos.

No quesito das configurações de DPI, o mouse gamer GXT900 da Trust te permite configurar até 6 perfis diferentes identificados por cores no mouse, tendo cada um uma taxa de DPI diferente.

Além disso, também é possível alterar a parâmetros como a taxa de Polling Rate e outros parâmetros do mouse como sensibilidade, velocidade do scroll e velocidade de cliques duplos.

O software possibilita a criação de até 12 perfis diferentes (variando a iluminação, macros e demais configurações), que ficaram armazenados em sua memória interna.

Pontos Positivos e Negativos

Pontos Positivos

  • Boa relação custo-benefício
  • Excelente sensor óptico
  • Botões duráveis
  • Design comprido, mas confortável
  • Software fácil de utilizar
  • Bom acabamento
  • Iluminação na parte inferior causa um efeito interessante
  • 3 anos de garantia

Pontos Negativos

  • Mouse grande, não indicado para quem tem mãos pequenas
  • Não é possível aplicar efeitos de iluminação na parte superior do mouse
  • Cabo poderia ser mais flexível
  • Software em inglês

Avaliação Final: O QUDOS GXT 900 Geração Vale a Pena?

Considerando que o preço dos periféricos gamer subiu bastante nos últimos meses por conta dessa grande “onda” de migração para o home office, encontrar periféricos bons e baratos é sempre um achado valioso.

O mouse gamer QUDOS é um desses achados e ele é um modelo bom para se apostar na faixa dos 150-200 reais por ser um modelo com boa qualidade de construção, bons recursos e principalmente: um bom desempenho em jogos.

Se você tem mãos médias ou grandes e está em busca de um mouse gamer para aproveitar os seus jogos com mais conforto e qualidade, sem dúvida deve cogitar adquirir esse modelo também.

A simplicidade de utilização do seu software e o seu preço em conta, o tornam um dos mouses da marca Trust mais viáveis disponíveis para comprar aqui no Brasil.

Deixamos aqui o nosso agradecimento especial a todo o pessoal da Trust, que nos enviou o mouse e prestou o suporte e esclarecimentos necessários para produção desta review.

Onde Comprar o Mouse Gamer Trust QUDOS?

Mouse Gamer RGB TRUST GXT 900 Qudos Sensor Pixart PMW3360 15.000dpi Memória interna 7 botões programáveis

Especificações do Mouse Gamer QUDOS

  • Botões: 7 botões programáveis
  • Sensor Óptico: Pixart PMW3360
  • DPI: Ajustável, variando de 100 até 15.000
  • Iluminação: RGB com 16.8 milhões de cores
  • Ideal para Jogar: FPS, MOBA, RTS e RPG
  • Conexão: Cabo USB 2.0 de 1.8m
  • Garantia: 3 anos
  • Peso: 105g

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário