Início / Áudio / Review Podcast Mixer Maonocaster E2

Review Podcast Mixer Maonocaster E2

Esteja você começando o seu próprio podcast ou fazendo suas primeiras streams, encontrar uma interface de áudio é uma tarefa difícil e complicada. Hoje você vai conhecer a nossa review completa do Maonocaster E2, o sucessor do Maonocaster Lite AM200 que fez grande sucesso.

O Maonocaster E2 é uma placa de som com alguns recursos muito interessantes para fazer mixagens e personalizar a sua experiência fazendo lives ou mesmo utilizando ela em reuniões e chamadas online.

Confira nos próximos parágrafos tudo que achamos sobre o produto, nossos testes e dicas de como você pode obter uma experiência mais completa e satisfatória utilizando o novo dispositivo da Maono.

Especificações Técnicas do Maonocaster E2/HD300 TikMic

Review Kit Maonocaster E2 e Maono HD300 TikMic
Kit Maonocaster E2 e Maono HD300 TikMic
Interface de Áudio Maonocaster E2
Conectividade USB-C, P2, XLR, TRS e TRSS
Microfones conectados 2 simultâneos
Botões 11 botões programáveis
Duração de bateria Até 8 horas
Microfone Maono HD300
Tipo Dinâmico
Perfil Cardioide
Conectividade USB-C e XLR
Acessórios Shock mount com altura regulável
Pop filter
Monitoramento em tempo real Sim, usando a conexão USB-C
Preço do Kit $189,99 (aprox. R$1000,00)
Onde Comprar Ver no Site Oficial da Maono

O que vem na caixa?

O que vem na caixa do Maonocaster E2

Dentro da caixa do Maonocaster encontramos:

  • A interface de áudio em si
  • Manual do usuário
  • 2x cabos P2-P2 TRRS
  • Cabo USB-A para USB-C
O que vem na caixa do Maono HD300 TikMic

Já no caso do microfone Maono HD300, temos dentro da caixa:

  • Microfone
  • Cabo XLR
  • Shock mount
  • Coluna ajustável para regular a altura do microfone
  • Pop filter
  • Cabo USB-C para USB-A
  • Pedestal/base
  • Ferro para prender o pop filter

Design e Aparência

Design e Aparência do Maonocaster E2 e Maono HD300

Como o kit consiste tanto da interface de áudio Maonocaster E2 quanto do microfone HD300 TikMic, trataremos da avaliação individual dos dispositivos nessa seção.

Maonocaster E2

Design e Aparência do Maonocaster E2

Com uma proposta extremamente compacta pesando 553g e medindo apenas 24,5 cm x 15,7 cm x 5,5 cm, a interface de áudio Maonocaster E2 possui um bom acabamento e qualidade de construção.

Confeccionada quase que inteiramente em um plástico fosco na cor grafite onde a metade superior do dispositivo é confeccionada em um material com acabamento acrílico dando uma aparência brilhante ao equipamento.

A base em si passa uma boa primeira impressão, se apresentando como um produto durável e bem estável graças aos seus pés emborrachados na parte inferior, que ajudam o produto a não deslizar pela mesa.

Os botões giratórios que regulam os volumes não são removíveis e vem na cor preto fosco com detalhes em amarelo enquanto que os botões de clique são feitos em um material semelhante a silicone e tem um toque emborrachado que tem um clique um pouco “duro demais”.

De forma geral, a aparência da interface de áudio nos agradou bastante e quando comparamos a aparência do Maonocaster E2 com sua versão anterior, o Maonocaster Lite AM200, notamos uma grata melhoria principalmente no quesito usabilidade, já que agora mais informações sobre os botões e suas regulagens descritos na própria mesa.

Além disso, o Maonocaster E2 ainda conta com 11 portas de conexão que descreveremos detalhadamente nas próximas seções dessa review.

Microfone Maono HD300 TikMic

Design e Aparência do Maono HD300 TikMic

O Maono HD300 TikMic é um microfone do tipo dinâmico com perfil cardioide e interface dupla, suportando conexão tanto USB quanto XLR com monitoramento em tempo real de áudio.

O conjunto que acompanha o microfone como um todo tem uma boa qualidade, com uma base bem sólida e pesada para manter o microfone no lugar, um pedestal com altura regulável e um shock mount com pop filter embutido.

A começar pela base, que é de ferro e pesa 334g, cumprindo bem o seu papel de manter o microfone firme na mesa sem sofrer muitas oscilações.

O microfone é feito inteiramente de metal, e conta com apenas 2 botões para aumentar ou diminuir o volume e um switch para ligar/desligar o microfone.

Montar o shock mount e encaixar o pop filter é um processo relativamente simples mas daremos detalhes sobre esse processo nos próximos parágrafos.

Cabos

Cabos que acompanham o Kit Maonocaster E2 + HD300 TikMic

Todos os cabos que acompanham tanto o microfone quanto a interface de áudio Maonocaster E2 são de alta qualidade, sendo bem grossos e resistentes, além de muito bem revestidos com uma camada de borracha.

Esse sem dúvida é um ponto muito importante de se considerar ao utilizar esse tipo de equipamentos, pois é extremamente necessário contar com cabos duráveis e de qualidade para melhor funcionamento do dispositivo.

Montagem do Setup

Review Maonocaster E2

Enquanto a interface de áudio Maonocaster E2 já vem completamente montada e pronta para ser utilizada dentro da caixa, o microfone HD300 Tikmic da Maono vem desmontado e é necessário alguns passos para se ter o dispositivo completamente pronto para uso.

Montando o Microfone HD300 TikMic da Maono

Montando o Microfone HD300 Tikmic

Primeiramente precisamos pegar o pedestal (ou base) do microfone e encaixar nela a coluna regulável que permite ajustar a altura que você utilizará o microfone.

Montando o Microfone HD300 Tikmic

Após isso é necessário instalar o Shock Mount e colocar o microfone por dentro da grade de borracha. Assim, o microfone ficará parcialmente suspenso para assim evitar que ele seja afetado por batidas/oscilações que ocorram na mesa onde está posicionado.

Montando o Microfone HD300 Tikmic

Por fim, basta colocar o ferro para prender o pop filter e manter ele fixo no lugar apertando o pino dourado e pronto, o microfone estará completamente montado e pronto para ser utilizado.

Montando o Microfone HD300 Tikmic

Portas de Entrada e Saída

O Maonocaster E2 é um produto muito versátil e para que tudo funcione corretamente, é necessário antes conhecer todas as suas amplas formas de conexão e utilização.

Veja a seguir quais são as portas desse aparelho e como utilizá-las:

Maonocaster E2

No Maonocaster E2 temos dois botões principais que são essenciais para utilização do aparelho, onde o primeiro é responsável por ligar/desligar o dispositivo em si e o outro tem o papel de ligar/desligar a iluminação LED da interface de áudio.

Além destes, também temos 9 outras:

  • Porta USB-C de 5V para carregamento
  • Porta USB-C para entrada/saída de áudio
  • 2 portas de saída P2 para dispositivos mobile
  • Porta de saída P2 para caixas de som e alto falantes
  • Porta P2/auxiliar para input de áudio (como músicas)
  • Porta XLR (com ajuste de ganho) para o microfone principal
  • Porta P2 para adicionar um microfone secundário
  • Porta de entrada para conectar instrumentos musicais
  • 2 portas para monitorar o áudio da interface

É realmente um conjunto bem completo de portas de entrada e saída de áudio e através delas você conseguirá montar alguns setups bem interessantes, como vamos ver adiante.

Maono HD300 TikMic

Portas de Entrada e Saída_2

O microfone HD300 da Maono possui duas portas para conexão, sendo através da porta XLR ou utilizando a porta USB-C.

Como um complemento adicional interessante, esse modelo de microfone suporta o monitoramento em tempo real do áudio através de uma porta P2, mas que apenas fica disponível quando se utiliza a conexão USB.

Conectando os Cabos

Conectando os Cabos no Maonocaster E2

Para que tudo funcione adequadamente, é necessário que tanto o microfone quanto a interface estejam conectados corretamente com o seu dispositivo final.

O manual é realmente bem útil nesse ponto, apresentando alguns cenários para você utilizar o kit e indicando quais as portas devem ser utilizadas e o que deve ser conectado em cada lugar.

De forma geral não é um processo muito difícil mas para servir de exemplo aqui, vou explicar a forma que configuramos para que o Maonocaster E2 atendesse as nossas necessidades:

Colocar as Mic Settings adequadas ao seu microfone

Essa primeira etapa é simples, mas super importante para não danificar nem o seu microfone nem a interface de áudio.

Aqui ajustaremos o ganho e o tipo do seu microfone, portanto verifique antes de conectar ele e mova a chave para a configuração correta.

Conectar o cabo XLR no microfone e na interface

Aqui conectamos o cabo XLR tanto na porta do microfone quanto da interface de áudio Maonocaster E2.

Conectar o Maonocaster E2 no seu dispositivo final

E por fim, antes de ligar o dispositivo, conecte ele ao seu dispositivo final, ou seja, para onde você quer que seja enviado o áudio da interface.

No nosso caso, foi um MacBook Pro, então conectamos a porta USB-C do Maonocaster E2 no Mac e então pronto, podemos passar a captar o áudio gravado diretamente em nosso computador.

Só atenção para qual das portas USB-C do Maonocaster utilizar nesse processo, pois uma delas é apenas para carregamento da mesa.

Com tudo conectado, basta ligar a mesa, o microfone e começar a utilizar o equipamento.

Abaixo damos duas dicas de setups que podem ser úteis para você montar caso esteja começando o seu podcast:

  • Setup para Podcast Solo: Basta conectar um microfone principal XLR, conectar a saída de áudio no seu computador e começar a gravar o áudio para montar o seu próprio podcast sozinho;
  • Setup para Podcast com Co-host ou convidado: Para se ter um podcast com co-host ou com algum convidado, pode-se utilizar tanto a porta XLR para conectar o microfone principal quanto a porta P2 para conectar um microfone secundário. Ainda é possível também utilizar dois headsets para cada um dos membros do podcast monitorar seu áudio.

As possibilidades são bem grandes com o Maonocaster E2 e vai muito de você utilizar a sua criatividade para montar o setup ideal para você.

Botões do Maonocaster E2

Foto do Maonocaster E2_1

Quanto aos botões, tanto os de toque quanto os no estilo de potenciômetro (ou botões giratórios), vamos nos aprofundar agora acerca do papel de cada um deles no uso do Maonocaster E2, bem como nossas recomendações e dicas de como obter o melhor do seu equipamento.

Parte superior

Botões e teclas Maonocaster E2

Começando pelo botão giratório grande do lado esquerdo do aparelho, temos que o seu papel é o de regular o volume das mídias tocadas como “plano de fundo”.

Essas mídias podem tanto ser tanto colocadas através do Bluetooth quanto das entradas P2 e USB-C do dispositivo.

Botões e teclas Maonocaster E2

Já do lado oposto da parte superior, o outro botão giratório serve para controlar o ganho do microfone na saída. Em outras palavras, se esse botão estiver com um valor baixo, sua voz estará baixa na saída.

Logo acima dele também temos um indicador Bluetooth que ficará ligado na cor azul caso o Bluetooth esteja conectado e também 4 LEDs verdes para indicar a porcentagem de bateria do Maonocaster E2, bem como um LED extra para indicar quando o dispositivo está carregando.

E para finalizar a parte superior, vamos comentar sobre os 6 botões giratórios na parte central, bem como o display LED que tem logo abaixo deles.

Botões e teclas Maonocaster E2

Os 3 primeiros botões (LOW, MID e HIGH) servem para equalizar o som nas regiões de baixa, média e alta frequência respectivamente.

Recomendamos que deixe esses 3 sempre um pouco abaixo da linha do meio, para evitar distorções no áudio final.

O próximo botão denominado INST é utilizado para controlar o volume do instrumento conectado a interface de áudio.

E por fim, o botão MONITOR, onde é possível fazer o ajuste do áudio que você estará ouvindo no seu headset conectado a porta P2 de monitoramento de áudio.

No display LED logo abaixo destes botões é utilizado para acompanhar o volume/intensidade de cada um dos modificadores que esses botões manipulam.

Parte Inferior

Parte inferior Botões e teclas Maonocaster E2

Os dois sliders tem servem para controlar o volume de cada um dos microfones conectados individualmente, enquanto que o botão “48V” serve para alimentar o microfone XLR que necessitar do Phantom Power de 48V. Para entender se o seu microfone precisa disso ativado, veja esse artigo.

Ao manter pressionado o botão “BT” é possível ligar/desligar a função Bluetooth da interface. Vale comentar que se você não estiver utilizando, vale a pena desativar essa opção pois ela consome bastante bateria.

Parte inferior Botões e teclas Maonocaster E2

Na seção do Soundpad, temos 11 botões completamente programáveis para que você possa gravar seus áudios customizados neles e utilizá-los quando bem entender.

Esse ponto é outra grata evolução com relação a versão anterior, que tinha 8 botões com áudios pré-programados e apenas 4 botões customizáveis.

Para gravar áudios nos seus botões, basta mantê-los pressionados por 3 segundos e soltar quando eles começarem a piscar lentamente e então gravar o que quiser.

Para excluir algo de um botão com conteúdo gravado, basta manter-lo pressionado até terminar de piscar rapidamente, que seu conteúdo será excluído e você poderá gravar outras coisas nele.

E para utilizar o que já tiver gravado em um botão, basta dar um simples toque.

Os botões com a descrição A, B e C suportam a gravação de até 1 minuto de áudio enquanto os demais permitem até 20 segundos de gravação.

O botão com o símbolo de duas flechas circulares pode ser apertado logo após os botões A, B ou C para reproduzir seu conteúdo em loop.

Efeitos do Maonocaster E2

E como última seção do Maonocaster E2, temos a parte dos efeitos, onde temos 3 botões giratórios no topo e mais 6 botões de toque logo abaixo.

Começando pelos botões giratórios: o primeiro deles serve para regular o volume dos áudios reproduzidos no soundpad, enquanto o segundo e o terceiro servem para regular a profundidade e o tempo de decaimento dos eventos do tipo Reverb que veremos a seguir.

Efeitos do Maonocaster E2

Pitch

Manipulando o botão giratório PITCH é possível ajustar o tom da voz em tempo real, deixando ela com um aspecto mais baixo (masculino) ou em um tom mais alto simulando uma voz mais feminina.

Reverb Presets

Começando pelos Reverb Presets, que são configurações de mixagem que permitem adicionar um senso de espaço e profundidade para o seu áudio, simulando as ondas sonoras ecoando em um ambiente.

O Maonocaster E2 já vem com algumas reverberações pré-definidas, sendo eles:

  • Estúdio (original)
  • Karaokê
  • Igreja (church)
  • Hall
  • Vale (valley)
  • Quarto (room)

Como comentamos acima, você pode utilizar os botões giratórios DEPTH e DECAY TIME para regular a profundidade e o tempo que as ondas sonoras ficam ecoando no ambiente selecionado.

Side Chain e Loop Back

Também conhecido como “Efeito Dodge” em outras interfaces de áudio, esse efeito faz com que uma música que esteja tocando de fundo fique com volume bem baixo quando você for falar no microfone.

Isso é excelente para quem faz stream/lives na Twitch jogando e quer curtir uma música de fundo com seus viewers mas não quer que a música atrapalhe quando for dar algum comentário sobre o jogo ou interagir com o pessoal.

A função loopback te permite gravar áudios vindo diretamente do seu computador como os sons de um jogo por exemplo e adicionar eles a interface de áudio.

Music Only

Emula a função Karaokê, eliminando os vocais de uma música que estiver tocando, permitindo assim que você cante ela ou apenas curta a parte instrumental da música.

Não funciona perfeitamente eliminando totalmente os vocais mas realmente entrega uma experiência bem interessante para quem quer tentar a sorte no karaokê.

Dry Wet

Quando essa função está desativada, o Maonocaster E2 está em um mix Mode, onde na saída do áudio é aplicado todo tipo de efeitos e executado todas as suas amostras todas no soundpad.

Mas quando ativada, o dispositivo entra no direct mode onde a saída do áudio não contará com nenhum tipo de efeitos aplicados nem executará nenhuma amostra do soundpad.

Denoise

A função Denoise age como um cancelamento de ruído, eliminando os sons de fundo e dando um foco a mais na sua voz.

Essa função é super interessante para quem faz podcasts, lives ou coisas do tipo, pois deixa o aspecto da sua transmissão muito mais profissional.

Auto-Tune

A função Auto-Tune é geralmente utilizada para canto, onde é possível alterar o tom do vocal para corresponder a nota escolhida.

Usabilidade do Produto

Usando a placa de som Maonocaster E2

Testamos o Maonocaster E2 e o Maono HD300 TikMic nos últimos dias em nosso dia-a-dia em nosso fluxo de criação de conteúdo e a seguir você confere alguns trechos de áudios que gravamos utilizando o kit.

Os seguintes trechos de áudio foram utilizados na produção de alguns Reels lá para o nosso Instagram.

Assim como a maioria dos equipamentos hoje em dia, o Maonocaster também tem uma curva de aprendizado até você se habituar tanto com o posicionamento quanto com as funcionalidades de cada um dos botões do dispositivo.

Mas ainda que se tenha essa curva de aprendizagem, o equipamento é super fácil de se utilizar e o recomendamos para todo tipo de pessoas que estejam criando o seu podcast, começando a fazer streams ou ainda que precisem de uma interface de áudio para ajudar no seu fluxo de produção de conteúdo, seja para Instagram, Youtube, entre outros.

Prós e Contas

Pontos positivosPontos negativos
Dispositivo bom boa qualidade de construçãoPop filter do microfone HD300 TikMic poderia ser de metal
Intuitivo e fácil de se utilizarÉ um equipamento de entrada, portanto não é possível conectar mais de 2 microfones simultaneamente
Bateria duradouraUm dos pés emborrachados é um pouco menor, o que faz o dispositivo ficar bambo na mesa
Ampla variedade de conexões
Excelente custo benefício

Vale a Pena comprar o Kit Maonocaster E2 + Mic HD300 da Maono?

Kit Maonocaster E2 Vale a Pena?

Nos dias de hoje, dispositivos como o Maonocaster E2 Podcast Mixer e o Microfone Dinâmico Maono HD300 são essenciais para a produção de conteúdo e esse kit se encaixa perfeitamente como um excelente equipamento custo benefício para quem está começando um podcast ou criando seu canal no Youtube ou na Twitch.

É considerado um dispositivo de entrada tanto em preço quanto em recursos, já que não suporta mais de 2 microfones, mas que pelo preço, entrega uma excelente qualidade de áudio, com algumas customizações que mesmo modelos mais avançados não possuem.

Se você estiver em busca de uma estação de podcast (podcast station) compacta, confiável e barata, pode apostar sem medo no Maonocaster E2.

Kit Maonocaster E2 e Maono HD300 TikMic

Maono Estação para Podcast Maonocaster E2

  • Várias portas para utilizar
  • Produto extremamente versátil
  • Excelente relação custo x benefício
  • Acompanha microfone dinâmico
  • Compacto e portátil
  • Produto com boa duração de bateria

$189,90 (aprox. R$1000,00)

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário