Android vs iOS: Qual o Melhor Afinal? [Guia Definitivo]

Escrito por | Atualizado em

Se você mesmo já se questionou ou até mesmo entrou em alguma discussão sobre quais as reais diferenças entre os 2 maiores sistemas operacionais atualmente: Android e iOS, esse artigo é para você. E para tentar eleger o nosso campeão nessa categoria, nesse comparativo avaliaremos uma grande quantia de pontos individualmente, analisando os pontos positivos e negativos de cada S.O em cada um deles.

Deixando de lado nossas preferências pessoais e fazendo uma análise imparcial, hoje definiremos de uma vez por todas qual o grande campeão na acirrada disputa Android ou iOS?.

Qual é Melhor: Android ou iOS?

Após cerca de 10 meses do lançamento oficial do Android 9 Pie e do iOS 12 e de intermináveis testes, feedbacks coletados e updates para correção de bugs, os dois sistemas operacionais estão mais perto do que nunca de uma versão completamente estável e sem problemas graves.

Como ambos os sistemas passaram por muitos e muitos testes focados unicamente em otimização de recursos e desempenho, acreditamos que estejam em um patamar muito semelhante e justamente por isso, eles foram os S.Os selecionados para avaliação, em busca de tentar eleger o melhor dentre esses dois fortes candidatos.

Abaixo iremos avaliar diversos tópicos com o intuito de abranger as parcelas mais relevantes desses dois sistemas operacionais, sempre escolhendo um vencedor dentro de cada categoria, a fim de tornar a disputa mais justa e sem “meios termos”.

Interface

E como primeiro parâmetro de análise, vamos comparar as interfaces dos dois rivais de modo geral, avaliando quesitos como organização, inovação e design.

Vamos começar com o Android Pie, que possui uma interface como a da imagem abaixo.

interface do android e do ios

Com uma suposta “repaginada geral” da interface e dos aplicativos em geral, o Android Pie ganhou bastante em marketing com isso, gerando muitas discussões e especulações em fóruns sobre o que ia mudar com relação as versões anteriores.

Partindo da sua tela inicial, que apresenta basicamente a mesma estrutura da grande maioria das versões anteriores com um retoque aqui e ali nos ícones e pequenas mudanças na barra superior (onde ficam expostas informações como a bateria, sinal WiFi e hora atual).

O grande diferencial nesse ponto está na introdução de um modo de gesto onde os tradicionais 3 botões na barra inferior são substituídos por uma única barra e as funções que esses botões realizavam são feitas agora com gestos na tela.

O tal modo de gesto foi muito comparado com o iOS, que já possui tal recurso a algumas versões e nesse quesito ele leva vantagem por estar mais aprimorado já que vem sido testado, melhorado e otimizado constantemente em vários updates passados.

Por outro lado, analisando a aba de notificações dos dois sistemas, quem leva a melhor é o Android, que já possui a um bom tempo o agrupamento das notificações para simplificar a visualização delas, portanto, ponto positivo pro robôzinho verde também.

Deixando de lado a possibilidade de customização dos ícones, o Android sai na frente novamente por possuir ícones “mais compatíveis” com sua versão atual, mantendo um padrão mais agradável e bonito de se ver que os famosos quadrados arredondados do iOS que por vezes não se enquadram em ícones como o do Google Chrome que é um círculo.

Se tratando de aproveitamento de tela e disposição dos elementos no sistema, acreditamos que tanto o Android e o iOS ofereçam uma boa organização e divisão de suas funções, sendo uma tarefa difícil a de determinar qual a melhor, visto que essa parte vai muito do gosto de cada um.

Partindo da nossa análise, optamos pelo sistema mais minimalista: o iOS, que como já faz uso do modo de gestos e acaba ficando na frente nesse aspecto, consegue otimizar mais seus aplicativos, evitando o uso de botões e fazendo uma melhor utilização da área útil da tela como um todo.

Vencedor: iOS

Customização

Sinceramente, esse é um tópico quase desnecessário dado o abismo de diferença entre os dois sistemas nesse ponto.

Sabemos que o iOS é um sistema famoso por proporcionar um sistema parrudo e estável porém bem menos customizável, limitando-se a apenas algumas alterações simples no tamanho da fonte e design geral do sistema.

Bem o oposto do Android, que conta com Custom ROMs, launchers e ícones customizáveis para alterar o seu celular para que ele esteja de acordo com suas necessidades e gostos pessoais, permitindo alterar praticamente tudo no aparelho, desde o layout da tela inicial, permitir adicionar widgets, atalhos personalizados e até alterar toda a interface do seu celular.

O fato é que o Android é infinitamente mais customizável que o iOS e com isso, carrega a medalha de ouro nesse ponto, deixando o seu adversário literalmente “no chinelo”.

Vencedor: Android

Facilidade de Uso e Acessibilidade

Apesar de toda a customização que o Android possibilita favorecer (e muito) ele no quesito acessibilidade, porém as muitas versões e variações dele fazem com que no fim das contas ele saia perdendo nesse quesito já que essa com essas pequenas diferenças de uma versão para a outra, ocasione mudanças na interface e perca uns pontinhos na facilidade de uso de maneira geral.

De maneira bem direta, o iOS é sim um sistema operacional de mais fácil utilização, tendo como simplicidade um de seus fundamentos, o que o torna um sistema com uma curva de aprendizado relativamente curta visto que seus comandos são intuitivos e fáceis de se aprender. Mas o ponto principal que o determina vencedor dessa categoria é o fato de ele ser uniforme (ou seja, manter “quase” as mesmas interfaces) mesmo em outros dispositivos como os tablets (iPads) e notebooks (Macbooks).

O S.O da Google em contrapartida possui menus mais completos, ajustes mais variados sendo muito mais rico em recursos e oferecendo maior customização como comentamos no tópico acima, porém o custo de toda essa personalização é a facilidade de uso, que acaba prejudicada devido as muitas configurações disponíveis no aparelho.

Vencedor: iOS

Duração de Bateria

Ao comprar um novo celular, é quase certo que a duração da bateria é um dos fatores que você vai querer saber logo de cara.

Isso é completamente compreensível já que a cada dia que passa, queremos passar menos tempo carregando e mais tempo usando os nossos dispositivos.

Por muitos anos, os celulares com Android ficaram disparado na frente nesse tópico fazendo uso dos “carregadores turbo” e “carregadores wireless”, porém com o lançamento do iPhone X isso mudou já que esse modelo chegou ao mercado compatível com tais recursos também.

Porém, mesmo com tal recurso incluído no ecossistema da Apple, seus smartphones em geral possuem uma taxa de mAh muito abaixo se comparado aos celulares com Android, que trabalham com taxas mais altas.

Para estabelecer o nosso vencedor nessa categoria, comparamos modelos de mesma faixa de preço e avaliando a duração de bateria deles, chegamos a nossa conclusão: a bateria do Android dura mais na grande maioria dos casos.

Vencedor: Android

Gama de Aplicativos

Como aqui gostamos de trabalhar com dados, vamos avaliar a quantia de aplicativos que o Android e que o iOS tem.

Na PlayStore da Google, segundo dados de Março de 2019 providos pelo site Statista, o Android possui 2.6 milhões de aplicativos cadastrados em sua loja.

Já a App Store do iOS, em Fevereiro de 2019, alcançou a marca dos 2.2 milhões de apps segundo o Lifewire.

A App Store tem uma forte tendência a atrair primeiro os aplicativos se comparar a Play Store pelo fato de maiores taxas de conversão nos dispositivos da Apple, o que é um prato cheio para os desenvolvedores portarem primeiro seus aplicativos a loja da maçã.

Enquanto isso, a loja da Google proporciona maior alcance a novos apps, já que o processo de aprovação é muito mais rápido e acabe trazendo mais usuários para seu novo aplicativo.

Apesar do Google estar tentando mudar isso, eles ainda aprovam novos apps muito facilmente (se comparado a App Store), o que acaba fazendo com que a loja tenha muitos aplicativos de baixa qualidade e até alguns com tipos de vírus e malwares que possam danificar seus celulares.

Quanto a esse problema, a App Store acaba não ficando pra trás, verificando rigorosamente novos aplicativos antes de aprovar eles em suas plataforma, fazendo com que dessa forma, uma maior porcentagem dos apps seja de bom e de melhor qualidade.

Como para esse quesito qualidade vence quantidade, temos o nosso vencedor já definido.

Vencedor: iOS

Privacidade e Segurança

Tanto o Android quanto o iOS fazem uso de inúmeras medidas de segurança, visando manter os seus dados seguros e longe de hackers, porém apesar de tudo, nenhum dos dois é completamente seguro.

Tanto no quesito segurança quanto privacidade (proteção dos seus dados e documentos pessoais), o sistema da Apple é a nossa indicação, por alguns motivos que citaremos abaixo.

Com tantos updates (ou atualizações) que o Android recebe, é muito maior a chance de que algum deles possua alguma brecha que possa ser invadida do que no sistema da Apple por exemplo, que recebe atualizações com menos frequência.

Apesar de ambos os sistemas afirmarem que protegem a sua privacidade não acessando os seus dados, a sensação que se passa é que “o Google sabe das coisas” e por isso queremos dizer que sua privacidade no Android muito provavelmente é “no mínimo, levemente violada” e alguns dados são usados pelo Google para melhorar o sistema e até para sugerir produtos/serviços por meio de anúncios para você.

Se você preza por privacidade e segurança acima de tudo, opte por um iPhone.

Vencedor: iOS

Qual a Melhor Assistente Pessoal: Siri ou Google Assistente?

E claro que não deixaríamos de tocar no assunto das famosas assistentes pessoais que os dois sistemas operacionais possuem.

De um lado, temos a Siri do iOS, que apesar de ser uma boa assistente pessoal, ainda é muito limitada a ser uma “mera ajudante”, facilitando e te ajudando com a marcar datas, lembretes e tarefas no calendário e até interagir com alguns aplicativos, mas nada muito complexo que mereça um grande destaque.

E como sua rival, a Google Assistant (como é chamada) vem sendo uma das melhores e mais promissoras assistentes pessoais dos últimos tempos, fazendo literalmente tudo que a Siri faz e muito mais ainda, como analisar o uso do seu smartphone e sugerir recomendações para melhorar a sua experiência com ele. Além do mais ela é mais “humanizada”, não dando respostas “tão robóticas” e dessa forma, sendo mais versátil e inteligente que sua concorrente.

Apesar da Siri ter dado “um passo a mais” nessas últimas atualizações do iOS, ajudando a automatizar tarefas, ela ainda fica muito atrás da assistente pessoal do Google, que já possui integração com inúmeros gadgets e aplicativos.

Vencedor: Android

Atualizações

A melhor maneira de atualizar como os dois sistemas operacionais se saem com suas atualizações, é por meio da comparação de alguns (simples) dados que o site Digital Trends coletou e compartilhou nesse artigo.

Começando pelo SEO do Google, abaixo você confere a versão do Android e a porcentagem de aparelhos que a utilizam ao redor do globo.

  • Android 8.1 Oreo: 7,5%
  • Android 8.0 Oreo: 14%
  • Android 7.1 Nougat: 10.1%
  • Android 7.0 Nougat: 18.1%
  • Android 6.0 Marshmallow: 21.3%
  • Android 5.1 Lollipop: 14.4%
  • Android 5.0 Lollipop: 3.5%
  • Android 4.4 KitKat: 7.6%
  • Versões mais Antigas: 3.5%

Ainda não sabemos a porcentagem de pessoas que estão utilizando o recém lançado Android Pie por ser um S.O novo que ainda não tem muitos dados de mercado divulgados.

Agora, avaliando os dados do iOS da Apple.

  • iOS 12: 78%
  • iOS 11: 17%
  • Versões Mais Recentes (Beta Testers, por exemplo): 5%

A quantia de atualizações é o primeiro ponto que notamos de diferença entre os dois sistemas, que convenhamos, é absurda.

E o segundo ponto é a distribuição (porcentagem) de pessoas nessas versões atuais dos S.Os.

Dada essa análise, fica bem claro que se você busca um sistema operacional com updates mais “regulados”, com menos bugs e erros e que te proporcione os os recursos e funções das últimas atualizações mesmo com aparelhos mais antigos, a escolha certa para você é o iOS.

Vencedor: iOS

Preço

A Apple tem muito reconhecimento e juntamente com isso, preços abusivos, extremamente elevados e supervalorizados.

Se tratando de variedade, NENHUM sistema operacional consegue competir com o Android.

Isso se deve ao fato de encontrarmos milhares e milhares de variações do Android, com as mais diferentes configurações e faixas de preço, agradando a maioria dos usuários por preços mais razoáveis e acessíveis no geral, se saindo super bem com uma excelente relação custo benefício.

Vencedor: Android

Veredito Final: iOS ou Android, Qual o Melhor?

E quanto ao nosso veredito final, chegamos a algumas conclusões interessantes e específicas que definem qual o melhor sistema operacional de celular para você dado o seu uso.

Se o seu uso for utilizar e testar mais aplicativos, não se importando se alguns deles podem pecar no quesito otimização, vá com Android, já que ele possui em geral uma loja mais completa e recheada de aplicativos.

Se você tem outros equipamentos com iOS como o Macbook ou iPad, vá com o iOS por possibilitar uma excelente compatibilidade entre todos os seus dispositivos.

Se privacidade e segurança, tanto dos seus dados quanto contra malwares são pontos extremamente relevantes para você, vá com iOS pela sua maior segurança contra tais ataques já que os aplicativos da AppStore são mais otimizados de maneira geral.

EXTRA: Se você for um programador ou desenvolvedor, deve estar se perguntando se vale mais a pena investir em apps para iOS ou Android e a resposta para você é simples.
Se quer maior conversão por usuário, vá com iOS.
Se quer alcançar mais audiência (mais pessoas usando o seu aplicativo), opte pelo Android.

Não há como negar que ambos os sistemas operacionais possuem seus pontos fortes e fracos e isso cria uma rivalidade muito grande entre eles, gerando muitas e muitas discussões em fóruns, comentários de blogs e vídeos no Youtube, na incessante e inalcançável tentativa de descobrir por fim, qual é melhor: iOS ou Android.

Como abordamos muitos tópicos aqui em nosso artigo, acreditamos que de maneira geral, o vencedor é o iOS por (simplesmente) fazer mais pontos que o seu adversário segundo nossas análises, mas de forma alguma isso desmerece um ou outro sistema e acreditamos que todos deviam aceitar as diferenças e aproveitar o melhor dos dois lados, evitando haters, brigas e discussões desnecessárias sobre isso.

Agora Queremos Ouvir de Você

E agora conta pra gente, o que achou de nossa análise? Tem alguma sugestão do que devia ser incluído em nossa análise ou revisado para garantir uma “batalha mais justa”?

Esperamos que tenham gostado do artigo.

Um abraço e até a próxima!

3 comentários em “Android vs iOS: Qual o Melhor Afinal? [Guia Definitivo]”

  1. Baseado na minha experiência particular com os dois sistemas prefiro o Android pelo motivo de de proporcionar uma maior abertura para compartilhamentos e rendimento. o Android Pie vem melhorando nos aspectos em que leva desvantagem nessa análise além de promover uma ampla integração com ambientes da Google. Claro que o IOS é um baita sistema mas essa filosofia da Apple, vinda dos tempos de Jobs, de fechar seus sistemas e produtos ainda traz alguns impecilhos.

    Responder
    • Olá Sidney!
      Ficamos muito gratos pelo seu comentário aqui no blog, é sempre bom saber sobre a experiência das pessoas, principalmente de pessoas que assim como você já utilizaram e testaram ambos os sistemas.
      Certamente o seu comentário vai ser muito útil para quem está buscando se aprofundar mais no assunto e conhecer a opinião de outras pessoas.
      Abraços!

      Responder
Deixe um comentário