fbpx

Como Ganhar Dinheiro com uma Impressora 3D

Última atualização: . Preços e disponibilidade dos produtos sujeitos a alterações.

As impressoras 3D vem dominando cada vez mais o mercado nesses últimos anos e não deve demorar muito para que elas se tornem um acessório comum até mesmo em nossas casas e ambientes de trabalho. Inicialmente, as impressões 3D começaram a ter um papel crucial em alguns setores industriais e com o passar do tempo foram conquistando seu lugar em muitas outras áreas que vão desde a parte de automação com robôs em indústrias até a parte de confeitaria e decoração imprimindo formas de doces e biscoitos.

Não é novidade que as impressoras 3D abriram inúmeras portas para o surgimento de novos setores que podem ser benefíciados e focados totalmente na produção de modelos tridimensionais para venda e afins. E o potencial de se ganhar dinheiro utilizando essas máquinas é o foco deste artigo, dando dicas e mostrando as várias formas de se ganhar dinheiro com uma impressora 3D.

Motivos para Investir em uma Impressora 3D

Antes de começarmos a pensar e planejar como podemos ganhar dinheiro com uma impressora 3D, vamos conferir alguns bons motivos para realizar um investimento nesses equipamentos e entrar com tudo nessa área mais que promissora.

Mercado em expansão

Como são aparelhos relativamente novos e possuem um potencial enorme, a cada dia surgem novas milhares de ideias para utilizar sua impressora 3D, que vão desde objetos decorativos, protótipos de projetos e construções, peças industriais, acessórios (como capinhas para celular e afins) e até mesmo a impressão de próteses e equipamentos utilizados nas áreas da medicina e engenharia.

Indepentende do caso, é necessário ter no mínimo um conhecimento razoável com modelagem 3D, que consiste basicamente em tornar um projeto real em um modelo tridimensional para ser impresso. A ideia de produzir objetos quaisquer para venda é muito boa, mas precisa ter um bom modelo de negócios pens…ando no que vai oferecer ao seus clientes e claro, escolher um nicho de mercado viável e rentável para você.

Não ocupam muito espaço

Primeiramente: este quesito depende do modelo escolhido. Não pense que vai conseguir escolher qualquer modelo disponível no mercado que uma mesinha no canto de casa servirá de espaço suficiente para cuidar dos modelos produzidos. Assim como temos modelos muito grandes (utilizadas por grandes fábricas e indústrias), temos modelos pequenos e compactos.

Mesmo que alguns modelos impressos já saiam com um bom acabamento no geral, a maioria dos casos ainda requer um certo refinamento que pode ser feito com lixas, espátulas, pincéis, cola e outros utensílios de trabalho manual como tesouras e estiletes. A ideia é: crie um ambiente agradável para você trabalhar com os equipamentos que você achar necessário.

Agilidade e qualidade na produção

No quesito agilidade, temos apenas que deixar bem claro que não importa o modelo de impressora 3D que você escolha, o tempo de impressão dos seus objetos irá variar com a complexidade dos mesmos, portanto, quanto mais simples, mais rápido e quanto mais complexo, mais tempo levará.

Um dos motivos que mais atraem pessoas para este modelo de negócio é a possibilidade de produzir objetos em baixa escala, ou seja, você não precisa necessariamente imprimir várias e várias cópias de um mesmo objeto para que o custo do mesmo se torne mais em conta ou algo do tipo, assim, você pode modelar e imprimir somente o que irá vender/utilizar.

Ideias de Produtos para vender utilizando uma Impressora 3D

E antes de lhes mostrar alguns outros meios de ganhar dinheiro com sua impressora 3D, fizemos uma lista de produtos que têm aparecido com frequência no mercado sendo fabricados e vendidos por esses equipamentos. Não temos como saber por quanto tempo continuaram se destacando no mercado nem se são viáveis na região onde mora, mas é um bom começo para fazer suas próprias analises de mercado quanto ao que começar produzindo.

Melhores Ideias para Ganhar Dinheiro com uma Impressora 3D

Pensando em te ajudar com o seu negócio, a nossa equipe já fez um artigo das Melhores Impressoras 3D, que você pode conferir clicando aqui. Agora, confira nossas recomendações acerca das melhores maneiras de ganhar dinheiro com uma impressora 3D.

Acessórios para Nerf

Impressora 3D Nerf
O que gostamos

Negócio fácil de começar e se estruturar, já que muitos modelos você acaba encontrando de graça na internet, bastando apenas imprimir eles.

O que não gostamos

A concorrência é bem forte e já está bem estruturada no mercado.

Sabe aquelas armas de brinquedo que você brincava quando criança? Pois então, a NERF é uma das empresas fabricantes dessas armas, porém acessórios para essas armas como silenciador e e miras viraram uma grande tendência no mercado.

Chega a ser estranho, mas um modelo completo impresso em 3D de uma dessas belezinhas pode sair por até R$300,00, o que dá uma boa margem de lucro. E o melhor, para começar, você já pode encontrar milhares de modelos prontos para baixar em sites como o Thingverse e similares.

Protótipos de Arquitetura e Engenharia

Impressora 3D Protótipos
O que gostamos

Área em expansão, com a possibilidade de manter clientes fixos, constantemente sendo requisitado para imprimir protótipos para engenheiros e arquitetos conhecidos.

O que não gostamos

É necessário ter algum conhecimento de design e dependendo do projeto pode precisar de uma impressora 3D mais precisa (e mais cara).

É um modelo de negócio que chama muita a atenção por ser inovador e, como muitos arquitetos e engenheiros estão adotando a impressão desses modelos para apresentarem seus projetos com algo mais “físico e palpável”, clientes não faltaram para você. Nossa dica é: invista em uma boa divulgação do seu negócio e claro, não deixe de fazer a boa e velha divulgação “boca a boca”. Aos poucos você começará a chamar a atenção e seus clientes virão até você.

Action Figures

Impressora 3D Action Figure
O que gostamos

Negócio muito rentável com grandes vendas e ainda com o bônus de ter um “aspecto viral” nas redes sociais, fazendo com que o seu negócio cresca muito rapidamente.

O que não gostamos

Além de todo o trabalho manual a ser feito em cima da criação de modelos de action figure, você também provavelmente enfrentará problemas com copyrights e licenças.

Sem dúvida um dos negócios que mais recomendamos nesse artigo, pois como tem o fator “viral”, acaba abrangindo um grande público. Novamente, modelos prontos disponíveis para download na internet é o que não faltarão.

Nosso único adendo é para ter um pouco de cuidado e evitar problemas com a lei a respeito de copyrigths para vender seus produtos.

Jóias e Objetos Decorativos

Impressora 3D Jewels
O que gostamos

Bom potencial de lucro e de crescer e se destacar nesse nicho de mercado.

O que não gostamos

É necessário ter uma boa criatividade e inovação na criação dos seus próprios modelos e é um investimento caro a ser feito, visto que dependendo do material que deseja utilizar em seus produtos, terá que comprar impressoras específicas para utilizá-los.

Este é mais um negócio com grande potencial de lucro e de crescer no mercado, já que nessa área temos vários “influencers”, ou seja, várias pessoas que são influência nesse mercado, podendo recomendar seus produtos e popularizar os mesmos.

Por outro lado, é um mercado que acaba exigindo um grande investimento já que para imprimir produtos de qualidade em materiais “não muito comuns”, acaba sendo necessário investir em impressoras mais específicas e nesses materiais, que, como um todo acabam requerindo um bom capital inicial.

Peças para Montagem de Robôs

Impressora 3D Robot
O que gostamos

Novamente, é uma área com um bom potencial de inovação especialmente com as ideias de IOT estarem cada vez mais presente em nossas vidas.

O que não gostamos

Devido a ser uma área relativamente específica, certo conhecimento técnico acaba sendo necessário para desenhar e implementar os seus modelos.

É um negócio com propósito de inovação, portanto, novamente sua criatividade se faz necessária na criação de modelos e peças novas para robôs já existentes ou até mesmo para suas próprias criações.

Como uma sugestão nossa, está cada vez mais comum de encontrarmos escolas (de educação infantil até o ensino médio) adotando matérias de robótica para ensinar seus alunos então, por que não tornar isso em algo lucrativo e produzir você mesmo alguns modelos para vender para essas escolas (ou até mesmo para os alunos).

Tenha suas Próprias Ideias

Ideias Impressora 3D
O que gostamos

Se você tiver uma ideia inovadora ou conseguir conquistar o seu público com algum produto novo e que acompanha as “febres das redes sociais” o potêncial é ENORME.

O que não gostamos

Tem curta vida útil, portanto, é necessário que você seja rápido e esteja acompanhando canais de notícias e as novidades no geral, seja em seriados, músicas, notícias e até mesmo redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter.

Não é novidade que o mercado acaba sendo influênciado por algumas febres momentâneas que temos na internet, seja por causa de seriados, filmes e até mesmo o lançamento de novos jogos e produtos. Em geral, são produtos bem simples e que não tem “segredo nenhum”.

A grande maioria desses produtos começa a viralizar em sites como o Kickstarter, Indiegogo e similares, que são sites que de certa forma “apresentam” os produtos para o público em geral que já pode “dar um apoio” aos mesmos, investindo algum dinheiro em cima, para que seu produto seja lançado oficialmente.

Acessórios para Drones e Aeromodelos

Impressora 3D Drones
O que gostamos
Nicho de mercado em expansão com muitos modelos prontos disponíveis para download na internet, possuindo boas margens de lucro.
O que não gostamos
Acaba sendo necessário ter algum conhecimento na área, seja para projetar seus próprios modelos ou até mesmo para montar os que você encontrar prontos na internet.

Uma outra ideia que vem dando certo para muita gente é a de imprimir acessórios para drones e aeromodelos como hélices, rodas e demais peças que podem precisar de reposição. Como alternativa, pode aproveitar essas peças impressas por você mesmo e construir seus próprios modelos e assim, vende-los como um todo, o que aumenta a margem de lucro, mas também aumenta a mão de obra e o trabalho que você terá para montá-lo e deixa-lo pronto para seus clientes.

Cursos

Curso Impressora 3D

De qualquer forma, para projetar ou apenas imprimir seus modelos 3D, você terá que ter algum conhecimento que servirá de base no seu trabalho. E já que você tem esse conhecimento, por que não repassa-lo para outras pessoas e ainda ganhar um pouco em cima disso?

Devido ao crescimento da área de impressoras 3D em muitos ramos do mercado, cursos de capacitação nessa área acabam sendo muito requisitados, seja por aqueles que estão entrando no mercado de trabalho agora, ou até mesmo para quem já está nesse ramo a um tempo e quer apenas “se atualizar” um pouco com as novidades.

Vendendo Seus Modelos na Internet

Vender Modelos 3d

Assim como é possível que você mesmo divulgue e promova os seus modelos, também é possível (e bem viável) de fazer isso através da internet. A seguir vamos citar alguns sites onde você pode vender seus próprios modelos 3D e ganhar uma boa grana com isso.

Sites como Turbosquid, Shapeways, CGTrader, 3DOcean e similares, trabalham da mesma forma: com um vasto portfólio de modelos tridimensionais feitos por diferentes pessoas ao redor do globo, cada um com seu preço (alguns até mesmo de graça). A ideia é bem simples, unificar todos estes modelos em um só lugar, para facilitar a busca e a venda desses modelos, podendo encontrar uma infinidade deles juntos.

E para Finalizar

Em resumo, podemos dizer que se você se considera uma pessoa criativa, tem gosto por aprender coisas novas e está sempre querendo criar coisas novas, o negócio das impressoras 3D é com você, use e abuse da suas ideias. Imprima testes, divulgue seus produtos e ainda se divirta com o processo como um todo. Esperamos que esse artigo tenha sido útil de alguma forma e caso tenha alguma outra ideia ou experiência com venda de modelos 3D, deixe seu comentário abaixo.

Abraços e até a próxima.

Facebook
Google+
Twitter
WhatsApp
Pinterest

3 comentários em “Como Ganhar Dinheiro com uma Impressora 3D”

  1. De um programador para outro, ótimo artigo, cansando dos Bits e buscando algo mais divertido para pagar as contas.
    ABS.

  2. Bom dia!! Gostaria de saber como funciona uma impressora de 3D ? O que priciso ter de materiais? Quanto custa uma impressora 3D? Quanto seria o retorno em dinheiro varia?

    • Olá Claudio!
      Bom, se está interessado mais nas questões de funcionamento e custos de uma impressora 3D, recomendo a você dar uma lida nesse artigo onde abordamos mais esses assuntos aí.
      Já quanto ao retorno em dinheiro, é muito variado, depende muito da qualidade dos modelos impressos por você e da sua criatividade também, mas vale a pena dar uma olhada nas dicas de mercados em expansão que citamos acima e ver qual você teria maior interesse a a partir daí começar a trabalhar em cima desse mercado.
      Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário