Início / Dicas / Efeitos na Fotografia

Efeitos na Fotografia

É verdade que um dos atributos mais importantes que um fotógrafo ideal precisa ter é a aparência precisa, mas isso não é tudo. Você precisa aprender um pouco a teoria para conhecê-la e ser capaz de usar alguns dentre os diferentes efeitos na fotografia que as tornam mais preciosas e especializadas.

A iniciativa de novos efeitos e poses para fotos é constantemente bem-vinda. Embora atualmente seja subjetivamente simples colocar vários efeitos na fotografia, ser capaz de manipular seu próprio escopo para obter o resultado esperado é algo muito mais particular.

Principais efeitos para aplicar nas suas fotos

Conheça alguns dos efeitos mais utilizados em fotos e deixe elas ainda melhores.

Efeito Exposição dupla

Às vezes, estamos com imagens bastante inovadoras, que parecem ter sido editadas no Photoshop, no entanto, elas foram realmente capturadas exatamente nesse sentido. Esta é a situação com o impacto da dupla exposição.

A imagem final da dupla exposição é exatamente o que seu nome diz: a sobreposição de 2 ou mais fotos em uma.

Esta é uma técnica antiga que foi amplamente utilizada na era das câmeras analógicas. Durante um período, eles pararam de tocar porque as câmeras digitais não permitiram que esse efeito fosse criado.

Efeito Manipulação de cores

Na maioria dos casos, a manipulação de cores na fotografia é feita através de filtros de cores ou através de um programa como o Photoshop. Os filtros de cor têm a possibilidade de colocar lentes e flashes.

Como você deve ter notado, é viável manipular as cores de suas fotografias das mais diferentes maneiras e, assim, obter efeitos especiais de manipulação de cores na fotografia.

Outras técnicas profissionais de fotografia que você também pode usar para manipulação de cores é usar processamento inadequado, como um balanço de branco deliberadamente inadequado.

O uso de um filtro infravermelho, exemplificando, torna possível manipular imagens que nos transportam para locais surreais e dignos de sonhos, porque todo o verde na fotografia fica em branco.

Efeito Zoom

A iniciativa por trás desse impacto é que você capture a foto à medida que amplia sua lente, ou enquanto caminha perto ou longe.

Para isso, isso exigirá uma velocidade mais lenta do obturador, e isso pode mudar a partir da magnitude do deslocamento que você faz.

É sugerido algo cerca de meio segundo, 1 quarto de segundo ou muito mais de um segundo, além disso, dependendo do impacto desejado.

Ao ajustar essa velocidade mais lenta do obturador, seu sensor será exposto por mais tempo, o que fará com que ele capture todo esse deslocamento.

Efeito Bokeh

O termo “efeito Bokeh” nasce do termo original “Boke”, que, em japonês, faz sentido perto de “fazer um desenho”.

Esse impacto tem uma definição bastante extensa e é facilmente reconhecível, mas é constantemente confundido com macrofotografia.

Embora sejam efeitos quase complementares, eles não são exatamente a mesma técnica.

O Bokeh é identificado principalmente pelo borrão como um disco causado pelas luzes ou superfícies no fundo da imagem, que geralmente se parecem com bolas.

Certos fotógrafos colocam filtros na frente da lente de maneiras especiais, como uma estrela ou um coração, para que os borrões Bokeh pareçam assim.

Efeito Silhuetas

Quando bem feito, esse tipo de foto é realmente ótimo!

A iniciativa aqui é que você oculte detalhes da sua foto capturando apenas a silhueta das coisas, o contorno, sua forma.

Geralmente, essas sombras tendem a ser mais escuras perto de algo destacado, seja o céu ou qualquer outra coisa.

Tenha em mente também que esse impacto aqui também acaba construindo automaticamente tal iniciativa-quadro, porque os próprios contornos certamente descreverão algo que, a propósito, se comportará como quadros.

Efeito Foco Suave

Existe uma técnica bastante fácil para imitar um cenário de sonho, no entanto, é muito pouco explorada e baseada no sopro. Isso mesmo!

Fazer um murmúrio nas margens dianteiras da lente cria um impacto chamado foco suave. A foto tirada na sucessão parece neblina, tornando-se um cenário que se refere ao sono.

Conhecendo técnicas avançadas de fotografia e até mesmo o básico, é viável tirar fotos incríveis.

No entanto, há realmente uma maneira de ajudá-lo a gerar uma identidade em suas fotografias. Você precisa desenvolver uma linguagem que seja apenas sua, quebre as regras e seja original!

Implementando as dicas que fornecemos neste artigo e usando sua imaginação, você pode criar sua própria interferência para suas fotos. Crie um toque pessoal para sua fotografia!

Conclusão

Estes são apenas alguns exemplos do uso de técnicas fotográficas e você não precisa segui-las literalmente.

O fundamental é conhecer a teoria e as regras, para que você possa quebrá-las e experimentar novos efeitos, sabendo como alcançar a aparência desejada.

Procure continuamente boas lentes para sua câmera fotográfica, ajudando na construção de efeitos mais reais e preciosos.

Você gostou do post? Você tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário