A tecnologia de impressão 3D vem sendo cada vez mais utilizada nos dias atuais e, com isso, muita gente se pergunta se um filamento ou resina 3D Fila é bom mesmo.
Juntamente com isso, surgem outros questionamentos, como sobre como funciona esse tipo de tecnologia e como escolher o filamento/resina adequada ao seu uso.
Isso faz sentido, uma vez que existem muitos tipos de filamentos e resinas, cada um com as suas diferenças e orientações de utilização.
O tipo de tecnologia utilizado influencia diretamente no tipo de aplicação, sendo fundamental para um bom aproveitamento da tecnologia.
Diante disso, se você quer saber se os materiais que a 3D Fila produzem são bons, continue lendo este review.
Filamento 3D Fila é bom? E quanto as suas resinas? Conheça o fabricante
Antes de começar a analisar os produtos da marca, é importante saber um pouco mais sobre a empresa que o fabrica.
Estabelecida desde 2013, a 3D Fila foi fundada por engenheiros em uma época em que a tecnologia de impressão 3D estava chegando ao Brasil.
Após diversos testes, a empresa desenvolveu um tipo de ABS Premium, que foi disponibilizado aos compradores apenas em meados de 2014.
No final do mesmo ano, a empresa desenvolveu uma linha de PLA especial, do tipo premium, que foi pioneira no território nacional.
Esse recebeu o nome de Easyfill e, depois dele, surgiram diversos outros materiais, com colorações diversas, como 3D PETG XT, Tritan HT, Flexível, Semi-flexível, HIPS, FRP 193 e muitos outros.
A sede da empresa se localiza em uma área estratégica da capital mineira, Belo Horizonte, no bairro da Pampulha.
No ano de 2019, a empresa passou por mais uma grande mudança, vindo a fornecer resinas para Impressoras 3D DLP, LCD e SLA.
Ademais, passa a atuar de maneira intensa na comercialização de Impressoras 3D FDM e de resinas.
Com isso, pode-se dizer que essa é uma empresa relevante, o que é um dos primeiros indícios que nos fazem crer que o filamento 3D Fila é bom.
Linhas de filamentos Fila 3D
Os filamentos são extremamente importantes para as impressoras 3D, uma vez que funcionam como matéria-prima para as impressões.
Sendo assim, pode-se dizer que eles equivalem ao cartucho de tinta usado nas impressoras comuns.
Dessa forma, para que a impressora 3D consiga cumprir com o seu objetivo de realizar impressões tridimensionais, é necessário que se tenha um material de boa qualidade.
Por isso, conheça a seguir alguns dos principais materiais desses itens.
ABS
- Temperatura do hotend: 225-260°C
- Temperatura da mesa: 110°C
O acrilonitrila butadieno estireno (do inglês, acrylonitrile butadiene styrene), ou ABS, é um material com características bastante desejáveis, uma vez que ele é resistente, durável, forte, e que possui uma boa vida útil.
Assim como cada um dos materiais usados na impressão 3D, este também conta com algumas exigências para uso, dentre as quais pode-se citar:
- A mesa precisa estar em uma temperatura entre 95 °C e 120 °C;
- O extrusor, por sua vez, deve atingir temperaturas entre 225 °C e 240 °C.
Algo bastante relevante nesse tipo de material diz respeito ao cheiro característico, como de plástico queimado, que o material deixa quando derrete.
Algumas pessoas alegam que se sentem incomodadas ao utilizarem esse tipo de filamento. No entanto, o cheiro só é incomodo na hora, sendo que depois ele desaparece completamente da peça.
Entre as indicações de uso dessas peças, pode-se citar modelos que precisem de uma maior resistência e durabilidade, como as que vão sofrer impactos mecânicos por algum motivo.
Em relação a esse tipo de material, existem diversas cores disponíveis e, geralmente, a técnica usada é a FDM de impressão.
O material e a tecnologia podem ser usados na fabricação de peças de plástico para carro, cozinha, brinquedos e instrumentos musicais.
PLA
- Temperatura do hotend: 180-230°C
- Temperatura da mesa: 25-60°C
O ácido polilático (do inglês, polylactic acid) é uma substância tido como segura, sobretudo em relação ao meio ambiente, uma vez que tem como característica ser biodegradável.
Derivado de materiais naturais, este não precisa de temperaturas tão elevadas para ser moldado, ou seja, nem a mesa e nem a extrusão precisam estar tão quentes.
Outra vantagem deste tipo de material diz respeito aos gases eliminados durante a moldagem. Isso porque eles não são perigosos e nem tem cheiro desagradável.
Ademais, a substância pode ser utilizado na fabricação de materiais mais complexos ou modelos que sejam maiores. E o melhor é que não há necessidade de uma plataforma aquecida e fechada para isso.
O material tem uma característica interessante de ser mais flexível e de permitir que se produza um modelo mais brilhante e vívido. As peças podem ter um nível de detalhamento superior.
Assim como ocorre com o ABS, o PLA também é usado com a técnica FDM, mas este não deve ser usado para a produção de itens que entrarão em contato com alimentos.
PETG XT
- Temperatura do hotend: 225-255°C
- Temperatura da mesa: 80-90°C
O Filamento do tipo PETG XT é um material proveniente da copolimerização do poliéster PET. Por conter uma boa quantidade de glicol, este material se mostra mais versátil e durável.
Resistente, tenaz e flexível, este possui características específicas, além de um odor neutro durante a produção das peças.
Sendo assim, este é um excelente material para a fabricação de peças que devam passar por fadiga e esforços de flexão, tração ou que sofram com um pouco de impacto.
Ademais, por não emitir gases tóxicos, o modelo pode ser usado em impressoras abertas sem maiores problemas.
No que diz respeito às temperaturas ideais para uso do material, pode-se falar em valores entre 225°C a 260 °C na temperatura de impressão do extrusor, e de 80 °C a 90 °C na temperatura da mesa, sendo que em velocidades maiores é necessário obter temperaturas superiores.
Outra característica interessante nesse caso é a resistência química, visto que o material suporta bem as soluções ácidas, alcalinas e a umidade. Isso sem falar na aderência entre camadas que é excelente.
Nylon
O Nylon é um material muito usado na indústria, que vem sendo cada vez mais usado em impressões 3D por ser resistente, flexível e durável.
Os filamentos desse tipo são práticos porque podem ser tingidos tanto antes quanto após o processo de impressão 3D.
Por outro lado, o uso não é tão bom se o material absorver umidade, pois isso torna a qualidade da peça inferior.
TPE, TPU e TPC
Esses materiais são conhecidos como elastômeros termoplásticos, que são materiais que possuem algumas semelhanças e qualidades da borracha.
Com isso, esses materiais são bastante flexíveis e duráveis, o que é bastante vantajoso para esses materiais usados na fabricação de objetos diversos.
O TPE é um polímero proveniente da junção entre TPU, que é rígido, e TPC, que é um material que suporta bem a exposição a agentes químicos.
Antichamas FRP 193
- Temperatura do hotend: 225-260°C
- Temperatura da mesa: 90°C
O Filamento Antichamas FRP 193, é um material bastante usado na fabricação profissional de protótipos que sejam, ao mesmo tempo, funcionais e complexos.
Este é adequado para itens mais sofisticados, que tenham um alto nível de detalhamento, que necessitem de resistência ao impacto.
E quando você se perguntar se o filamento 3D Fila é bom, saiba que este material é uma exclusividade dessa empresa.
Ele pode ser utilizado em impressoras abertas e temperatura de mesa mediana (85 °C – 90 °C), tendo sido pensado justamente para facilitar esse tipo de uso.
Mas é importante saber que esse filamento é específico para impressoras abertas. Se por acaso o aparelho for fechado, a velocidade deve se manter abaixo dos 70 mm/s.
Por conta da característica de proteção às chamas, esse é o melhor material para uso em produtos elétricos, de aviação e automobilística.
Apesar de ser um filamento interessante de trabalhar por ter essa propriedade antichamas, achamos que o filamento tem um cheiro bem forte, então recomendo usar ele em uma impressora fechada.
Antiviral Protect PAA01
- Temperatura do hotend: 230-240°C
- Temperatura da mesa: 60-110°C
PAA01 é um filamento Antiviral altamente versátil, seguro e fácil de utilizar em equipamentos de impressão, que se assemelha bastante ao PLA Basic.
Este tipo de fio é capaz de realizar impressões precisas, com um acabamento de superfície de alta qualidade.
Este tipo de filamento é proveniente do PLA, que por sua vez, se origina a partir de fontes orgânicas e renováveis.
As propriedades do material fazem com que ele seja ideal para a fabricação de objetos que sejam de uso coletivo.
Isso inclui itens como puxadores, maçanetas, brinquedos, utensílios domésticos, modelos arquitetônicos, entre outros.
Segundo a fabricante, ele é capaz de eliminar 99% dos vírus em até 30 minutos após o contato inicial.
Tritan HT
- Temperatura do hotend: 250-275°C
- Temperatura da mesa: 110-120°C
O Filamento Tritan HT é um tipo de copoliéster bastante durável, de modo que entre todas as opções disponíveis no mercado, essa é a que apresenta melhor resistência térmica e mecânica.
Outra vantagem interessante aqui é que esse é um tipo de material pensado para todos os tipos de impressoras 3D, sendo elas fechadas ou abertas.
Como já foi dito, a resistência do material é elevada, de modo que ele consegue suportar bem temperaturas mais elevadas, assim como a presença de produtos químicos e de umidade.
Mais resistente em relação a outros materiais como o ABS, o Tritan HT se destaca também pela sua excelente aderência entre as camadas e resistência à tração.
O filamento Tritan HT pode ser utilizado na elaboração de peças que devam passar pelo processo de autoclave, bem como para peças e engrenagens que devam resistir à tração.
HIPS Solúvel
- Temperatura do hotend: 230-240°C
- Temperatura da mesa: 60-110°C
O Filamento HIPS Solúvel é um poliestireno de alto impacto, além de ser um copolímero bastante rígido, resistente e durável.
Além disso, o material não é tóxico e ainda pode ser facilmente reciclado, sendo considerado, ecologicamente correto.
Uma característica desse material é a capacidade de criar um apoio sempre que isso for necessário para o processo de impressão.
Posteriormente, até mesmo as peças mais complexas podem ser removidas sem provocar danos e nem arranhões.
O filamento HIPS é conhecido também por poder ser facilmente diluído em D-Limoneno, sendo essa uma excelente alternativa para a elaboração de suportes que possam ser removidos.
O material é compatível com outros, como o filamento ABS e o filamento PLA. Contudo, é necessário que a mesa não ultrapasse 115 °C.
O filamento pode ser dissolvido em um período que varia entre 30 minutos e dois dias, dependendo do tipo de peça, tamanho, espessura, e da quantidade de solvente usada.
Condutor
O filamento 3D condutor, como o próprio nome sugere, é o tipo que permite que ocorra a condução de eletricidade.
Isso serve tanto para a peça como um todo, quanto para pequenos componentes, melhorando assim a possibilidade de se produzir circuitos elétricos.
Fibra de carbono
Este é um material frequentemente usado como forma de reforçar as peças de outros materiais, como o PLA, ABS, PETG e, até mesmo, o Nylon.
A desvantagem desse modelo é o desgaste do bocal da impressora, mas ainda assim este é um tipo de filamento bastante relevante na elaboração de peças diversas.
ASA
- Temperatura do hotend: 245-260°C
- Temperatura da mesa: 110°C
Ao se perguntar qual filamento 3D Fila é bom, considere a existência do material ASA, que é uma alternativa bastante interessante ao ABS.
Esse material foi desenvolvido para resistir a várias intempéries, sobretudo por ser rígido e forte, de maneira geral.
Fácil de imprimir, este material proporciona um bom nível de resistência ao calor e a produtos químicos de maneira geral.
Linhas de resinas Fila 3D
Para saber se uma resina 3D Fila é boa, você precisa conhecer a linha de resinas que eles possuem aqui no Brasil. Então, vamos a elas:
3D Odorless
- Tempo de exposição (s): 10s ou 1,9s para monocromáticas
- Tempo de exposição da base (s): 35s ou 12s para monocromáticas
O filamento 3D fila de resina odorless é um material que proporciona excelentes características às peças.
Entre elas, a principal é a qualidade elevada de detalhamento durante a impressão, sem aqueles odores desagradáveis tipos de alguns materiais.
Além disso, as peças confeccionadas com esse tipo de material possuem uma excelente resistência mecânica de maneira geral.
Ademais, o material possui uma contração mínima e ainda tem a vantagem de não ser tóxico para as pessoas e nem nocivo ao meio ambiente.
3D (opaca) 1 kg
- Tempo de exposição (s): 10s ou 1,9s para monocromáticas
- Tempo de exposição da base (s): 35s ou 12s para monocromáticas
A Resina 3D Amarela é um material específico para a utilização em modelos de impressoras com processamento digital da luz SLA, DLP e LCD.
O produto busca proporcionar bons resultados ao final da impressão e, com isso, pode ser usado em modelos odontológicos e demais peças que exijam qualidade extremamente elevada.
A resina é um material de uso profissional, que garante um nível elevadíssimo de detalhes na hora de imprimir as peças. O acabamento pode ser excelente quando esse material é usado.
3D Cristal Transparente 1 kg
- Tempo de exposição (s): 10s ou 1,9s para monocromáticas
- Tempo de exposição da base (s): 35s ou 12s para monocromáticas
A Resina 3D Cristal Transparente é mais um material desenvolvido especificamente para impressoras que utilizam a tecnologia de processamento digital da luz SLA, DLP e LCD.
Ademais, assim como a resina citada anteriormente, essa também é voltada ao uso profissional e permite que se alcance um nível elevado de detalhamento dos protótipos.
Além da alta qualidade, o material se polimeriza rapidamente, mas sem que isso comprometa de nenhuma maneira a qualidade alcançada ao final da impressão.
Conclusão
Se você estava se perguntando se os filamentos e resinas da 3D Fila são realmente bons, agora já sabe que sim, uma vez que a empresa é bastante reconhecida no ramo.
Ademais, existe uma ampla linha de produtos, todos elaborados a partir de alta tecnologia para proporcionar bons resultados na elaboração de peças sofisticadas e bem acabadas.
Para conhecer mais sobre a empresa e seus produtos, conheça o site oficial da 3D Fila.