Início » Acessórios » As 3 Melhores Caneta 3D para Comprar em 2020

As 3 Melhores Caneta 3D para Comprar em 2020

As canetas 3D têm sido uma ferramenta bastante procurada para quem deseja criar objetos em 3D. A melhor caneta 3D é uma ferramenta barata e de fácil uso, e por isso sua utilização tem se tornado comum principalmente no meio artístico.

Melhores Canetas 3D de 2020

ImagemModeloDescriçãoMelhor Preço
Caneta-3D-FACILTECCaneta 3D FACILTECMelhor Caneta 3DCompre na Amazon
Multilaser-GA158Multilaser GA 158Melhor Caneta 3D Custo BenefícioCompre na Amazon
3D-Drawing-Pen3D Drawing PenCaneta 3D Barata de Boa QualidadeR$ 235,90 na Amazon

Faz pouco mais de 5 anos que a primeira versão das canetas 3Ds foram lançadas. Na época, elas eram classificadas junto das impressoras 3D. Hoje, elas são conhecidas como canetas 3D e estão disponíveis no mercado nas mais diversas opções e qualidade. 

Como Funciona uma Caneca 3D? 

A caneta 3D, de longe, pode lembrar uma pistola de cola quente. De fato, seu funcionamento interno é um pouco parecido.

Trata-se de uma tecnologia simples em que um filamento de plástico que alimenta a caneta é puxado para o interior de uma câmara aquecida.

Dentro da câmera, o material se derrete e aguarda que a caneta seja ativada.

Ativando a caneta, o plástico derretido sai pela ponta da caneta e é depositado em uma superfície.

Dali em diante, a partir do manuseamento, posicionamento e criatividade é criado uma desenho em 3D com a caneta 3D. 

É importante que existe uma superfície de suporte para o desenho. A superfície pode ser plana ou mesmo um objeto que servirá como molde.

Quando o plástico derretido sai da caneta e se resfria, ele volta a ser rígido e assim dá o formato pensado pelo artista.

Guia de Compra: Como Escolher a Melhor Caneta 3D?

Devido a alta do mercado, o número de modelos de canetas 3D disponíveis têm aumentado substancialmente. Por isso, escolher o modelo ideal pode não ser tão fácil.

Para não errar dê uma olhada nas principais características necessárias para uma boa escolha:

Velocidade de Funcionamento

Uma característica importante que deve ser levada em consideração no momento da compra da sua caneta 3D é a velocidade de funcionamento dela.

Isso porque para que as esculturas sejam criadas de maneira precisa, é necessário que a cor saia da caneta da maneira mais fluida e constante possível.

Para isso, a velocidade de funcionamento da caneta deve ser muito bem ajustada.

É a alta temperatura que derrete o plástico, mas é ela também que pode acabar fazendo com que o plástico grude e as cores das tintas saiam de maneira diferente do que o esperado.

Algumas canetas 3D dão ao usuário a possibilidade de controlar a velocidade de saída da tinta. Dessa forma, o usuário possui muito mais controle do que ele está fazendo.

Tempo de Resfriamento

Outro ponto que exige atenção no momento da escolha da melhor caneta 3D é o tempo de resfriamento da caneta.

Por ser um equipamento que necessariamente trabalha com calor, as canetas 3D podem demorar um pouco para esfriar, já que seu material é aquecido bastante para fazer o derretimento do plástico.

Com esse tempo para resfriar, será necessário fazer uma pausa nos trabalhos, o que de fato pode ser incômodo.

Por isso, quanto mais rápido for o resfriamento da caneta, melhor para o artista.

Desentupimento

As canetas 3D tem um detalhe bastante particular: elas podem entupir após seu funcionamento.

Isso porque após o uso a caneta esfria e, consequentemente, entope o interior da caneta.

Caso isso aconteça frequentemente, é bastante provável que a caneta dê mais dores de cabeça do que de fato seja útil.

Além de que, no caso de entupimento recorrente pode ser necessário substituir o filamento da caneta com muita frequência. 

Algumas canetas possuem sistemas de desentupimento próprias. Dessa forma, o problema de possíveis entupimentos são minimizados.

Assim, quando for escolher a sua caneta 3D fique atento a possibilidade de escolher um modelo com um sistema de desentupimento suficientemente funcional. 

Temperatura e Aquecimento Externo

Como essa é uma tecnologia que opera a partir do calor, a temperatura externa pode impactar significativamente a performance da caneta. É interessante considerar se a caneta vai ser usada em locais muito quentes – ou muito frios – para descobrir como o modelo de interesse atua em ambientes do tipo. Considere se você vai usar o gadget em locais muito quentes ou frios e descubra como atua o equipamento de seu interesse em ambientes com diferentes temperaturas.

Tipos de Filamento

Uma das características mais importantes das canetas 3D é o seu filamento.

Os filamentos são os materiais utilizados para fazer as esculturas e trabalhos com a caneta.

Hoje já é possível encontrar canetas em que se pode usar os mais diversos tipos de plásticos nas mais diversas cores. Porém, é preciso estar atento pois não são todos. 

Conheça abaixo alguns dos tipos de filamento encontrados no mercado:

Acrilonitrilo Butadieno Estireno (ABS)

O ABS é o mais popular e também o mais barato dentre os filamentos para caneta 3D.

Ele é facilmente encontrado em lojas físicas ou mesmo na internet. 

Trata-se de um plástico já conhecido pela maioria de nós: é o plástico utilizado nas peças de lego, em algumas peças de bicicletas e alguns outros objetos usados em nosso cotidiano, exatamente em razão do seu baixo custo.

O ABS é um plástico que se funde entre 210 graus e 250 graus.

Exatamente a faixa em que a maioria das canetas 3D chegam sem grandes problemas.

Só é preciso estar atento com os vapores que o plástico emite ao ser derretido. Esses gases, ao serem inalados, podem causar irritações no nariz. 

É possível encontrar esse filamento em diversas variações como as translúcidas, as condutoras, as de aspectos metalizados e as amadeiradas.

Poli Ácido Láctico (PLA)

PLA é a opção recomendada para cuidar principalmente do meio ambiente. Também se trata de um filamento bastante comum no mercado.

Por ser um tipo de plástico biodegradável, seu descarte é muito mais fácil e mais sustentável.

Sua composição é de origem vegetal, alguns dos vegetais usados para fabricar o PLA são o milho, a batata e a cana de açúcar.

A temperatura de fusão do PLA é bem mais baixo do que o de outros filamentos.

Além disso, ele possui a vantagem de não emitir vapores prejudiciais à saúde do usuário.

Porém, ele tem um pequeno detalhe que pode ser um problema.

O tempo de resfriamento do PLA após sair da caneta é um pouco mais alto do que o dos outros filamentos e também um pouco mais frágil. Nesse sentido, a depender do uso, o PLA pode não ser o filamento ideal. 

Poliuretano Termoplástico (TPU)

Já o TPU é um excelente filamento para quem busca fazer trabalhos utilizando papel ou vidro.

Sua aderência nesse materiais é bastante boa o que contribui para uma liberdade de criação maior.

Também é um plástico bastante flexível, o que auxilia em seu uso, aumentando as possibilidades criativas em que ele será usado. Sua durabilidade é alta.

O único detalhe para estarmos atentos é que o TPU não é um tipo de plástico que se adere aos metais, ou seja, se a ideia é usar metais na sua criação, busque por outro filamento.

Policaprolactona (PCL)

O PCL é um plástico usado como filamento para a caneta 3D que agrada bastante os usuários.

Sua temperatura de fusão também é baixa, o que faz com que ele possa ser utilizado em quase todos os modelos de caneta 3D.

Algumas características fazem do PCL um filamento bastante interessante para uso, o principal deles é a possibilidade de ser remoldado com o uso de água quente.

É claro que essa característica pode acabar sendo um problema no que diz respeito a fragilidade da peça.

Outro fator interessante é que o PCL pode demorar um pouco para se solidificar. Por um lado, essa é uma boa notícia já que facilita possíveis correções.

Por outro lado, é preciso estar atento para não estragar a criação enquanto espera a solidificação.

Nylon

O Nylon também velho conhecido da maioria das pessoas pode ser usado como filamento de canetas 3D também.

As suas principais vantagens são a flexibilidade grande que o material proporciona, o fato de ser extremamente durável e o fato de ser de baixa fricção.

É possível encontrar filamentos de nylon em diversas lojas tanto físicas quanto online. Ele está disponível em várias cores translúcidas, o que dá bastante liberdade de criação para o usuário.

Policarbonato (PC)

O PC é um material extremamente forte e resistente, tanto a impactos quanto a estilhaçamentos. Sendo assim, é o filamento ideal para quem busca criar pessoas que sobrevivam ao tempo.

Uma característica interessante do PC é que depois de solidificado seu aspecto fica bastante bonito, algo próximo ao gelo ou vidro.

Ranking: Qual a Melhor Caneta 3D de 2020?

Sabendo quais são as principais características para estar atento ao comprar a melhor caneta 3D para você, fica muito mais fácil escolher o modelo ideal para você.

Ainda assim, para te ajudar nessa missão nós separamos os 4 melhores modelos de caneta 3D do mercado para você conhecer. Confira nossa lista:

Caneta-3D-FACILTEC

1. Caneta 3D FACILTEC

Melhor Caneta 3D

A melhor caneta 3D do mercado atualmente com certeza é a caneta 3D faciltec.

Trata-se de uma caneta bastante leve, projetada para trazer conforto durante o uso. Inclusive, seu design é 10% ergonomico e se ajusta perfeitamente as mãos.

Para maior controle, a caneta 3D faciltec vem com um controle de velocidade muito útil para quem faz trabalhos detalhados e precisos.

Outro ajuste interessante diz respeito a sua temperatura de aquecimento. É possível ajustar o aquecimento dentro de um intervalo entre 160 e 230 graus. Dessa forma, é possível utilizar diversos tipos de filamentos sem perder a qualidade do material.

Compre na Amazon
Multilaser-GA-158

2. Multilaser GA 158

Melhor Caneta 3D Custo Benefício

A Multilaser tem se tornado ao longo dos anos mais uma das gigantes da tecnologia. A caneta 3D que ela colocou no mercado a GA 158 é definitivamente a melhor caneta 3D em custo benefício que você irá encontrar.

Ela possui 9 níveis de velocidade, o que garante mais controle e mais possibilidades criativas para o usuário.

É compatível com filamentos de PLA e de ABS, ambos de preço baixo e facilmente encontrados no mercado.

Com ela é possível criar verdadeiras obras de arte sem gastar muito.

Com 1,75 milímetros de diâmetro o desenho fica ainda mais preciso.

Além disso, os desenhos são feitos em temperaturas entre 200 graus e 220 graus, e o material de seu filamento costuma esfriar rapidamente, evitando acidentes.

Um ponto interessante da caneta 3D da Multilaser é que ela possui a retração automática, excelente para evitar o entupimento da ponta.

Assim, você não precisa se preocupar com a possibilidade de precisar substituir a caneta por causa de entupimentos.

Trata-se de uma das melhores canetas 3D do mercado, principalmente para quem busca um equipamento de qualidade sem precisar gastar muito por isso.

Compre na Amazon
3D-Drawing-Pen

3. 3D Drawing Pen

Caneta 3D Barata de Boa Qualidade

A 3D Drawing Pen é uma excelente caneta 3D que está no mercado por um preço relativamente baixo quando comparada a outras com as mesmas qualidades.

Trata-se de uma caneta 3D que trabalha com temperaturas entre 160 graus e 210 graus. Essa temperatura é a ideal tanto para PLA quanto para ABS.

Além disso, para se certificar da temperatura, a caneta 3D possui um Display LCD com o controle da temperatura.

Junto da caneta 3D, 3 filamentos coloridos estão no pacote. Ou seja, assim que receber já é possível começar a criar com a caneta. 

R$ 235,90 na Amazon

Conclusão

As canetas 3D são uma verdadeira revolução principalmente no mundo dos trabalhos manuais.

Assim, se você está pensando em comprar uma, saiba que não irá se arrepender.

Porém, é importante que você fique sempre atento aos itens que citamos nesse artigo, para que consiga comprar a melhor caneta 3D .

Não deixe também de conhecer as canetas que trouxemos na lista exclusiva acima. Certamente uma delas poderá ser a melhor caneta 3D para você.

Sobre o Autor: Jessica Maciel

Deixe um comentário