Início » Acessórios » Mochilas » Melhores Mochilas para Fotógrafos em 2020: Sua Câmera em Segurança

Melhores Mochilas para Fotógrafos em 2020: Sua Câmera em Segurança

Para quem trabalha com fotografia ou tem como hobby a fotografia, transportar o equipamento com o máximo de segurança possível. Nesse sentido, uma das melhores maneiras de transportar e guardar câmeras e equipamentos fotográficos é usar uma mochila para câmera.

Essas mochilas não são mochilas comuns, elas são pensadas de modo a transportar com a maior segurança possível o equipamento. Isso porque não é nenhuma novidade que mesmo os equipamentos mais simples não são baratos.  Além de que, dificilmente você usará apenas a câmera. É preciso estar com baterias extra, flash, lente entre outros itens.

Melhores Mochilas para Fotógrafos em 2020

ImagemModeloDescriçãoOnde Comprar
Mochila Thule EnrouteMochila Thule EnrouteMelhor Mochila para FotógrafosCompre na Amazon
Case Logic SLRC206Case Logic SLRC206Melhor Mochila para Câmera Custo BenefícioR$ 658,00 na Amazon
Lowepro Flipside 400 AW IILowepro Flipside 400 AW IMochila para Fotógrafos VersátilCompre na Amazon
Lowepro Whistler BP 450 AWLowepro Whistler BP 450 AWMelhor Mochila para Fotógrafos da Vida SelvagemCompre na Amazon
LowePro Streetline SL 140LowePro Streetline SL 140Mochila para Fotógrafos UrbanosR$ 843,34 na Amazon
Lowepro Adventura SH 160 IILowepro Adventura SH 160 IIMelhor Mochila para Fotógrafo de OmbroCompre na Amazon
Case Logic TBC 406Case Logic TBC-406Melhor Bolsa para Câmeras Fotográficas DSLRCompre na Amazon

Por isso, seu interior costuma ser muito bem dividido em nichos onde a câmera, flash e lentes são protegidos individualmente para que os impactos entre as peças se reduzam. 

Nesse artigo, trouxemos para vocês algumas informações para que você entenda como escolher a melhor mochila para câmera.

  • Se você gosta de aventura com muita ação ou simplesmente é um aventureiro dos finais de semana, uma das Melhores Câmeras de Ação que indicamos pode ser muito útil.
  • Agora se você gosta de tirar fotos e imprimir instantaneamente, não perca nossas recomendações das Melhores Câmeras Instantâneas.
  • Outra boa opção que sugerimos são as Câmeras Fotográficas, que além de tirar fotos com uma nitidez incrível você ainda pode gravar filmes incríveis com resolução 4K.

Também separamos uma lista exclusiva com as melhores mochilas para câmeras do mercado. Confira com a gente!

Guia de Compra: Como Escolher a Melhor Mochila para Câmera 

O mercado de mochilas para câmera está em grande expansão desde que as câmeras têm sido lançadas a preços mais acessíveis.

Com o aumento do mercado, mais marcas têm trazidos diferentes modelos, de diferentes tamanho, diferentes materiais e diferentes estilos. Dessa forma, fica cada vez mais complexo escolher o modelo ideal para você.

Listamos algumas das características mais importantes das mochilas para câmera para você conhecer melhor. 

Material

Uma das características mais importantes a se estar atento no momento de escolher a sua mochila para câmera é o material em que ela é feita.

Atualmente, já é possível encontrar mochilas em diversos materiais que vão desde os mais frágeis até os mais resistentes. 

Algodão

Mochilas feitas em algodão costumam ser as mais baratas do mercado. Isso se traduz de certa maneira em qualidade inferior. Esse tipo de material costuma ser um pouco mais frágil do que outros como couro. Costumam também rasgar com mais frequência.

Ainda assim, para quem não pode gastar muito, ou procura uma mochila para carregar por poucos metros, ou dentro do carro, essa pode ser uma escolha interessante. 

Couro

As mochilas de couro feitas para câmeras, são bastante resistentes e costumam agradar muito os consumidores. Isso porque o couro sintético costuma ter alta durabilidade e ser menos permeável do que outros materiais.

Assim, necessariamente, em caso de pequenas chuvas seu equipamento estará muito mais protegido do que em mochilas feitas em materiais permeáveis.

Só fique atento: mochilas de couro não necessariamente são mochilas à prova de água. Para ser a prova de água é preciso que essa característica esteja descrita na etiqueta da mochila.

Poliéster

As mochilas de poliéster são as mais comuns. Elas são indicadas principalmente pela boa durabilidade e boa resistência.

Ambas características são importantes quando falamos em mochilas para câmeras, portanto, o poliéster é um bom material a se escolher. 

O maior problema está nas variações do tipo do tecido de poliéster. Isso porque cada tipo é diretamente relacionado à qualidade do fio, a espessura do fio e a quantidade de tramas do tecido.

Os tipos mais utilizados são os 600D, 1200D e 1680. Esses tipos possuem fios mais espessos e que garantem mais força e resistência as mochilas para câmeras.

Nylon

As mochilas de nylon são mochilas extremamente resistentes. Por isso, também se tratam de mochilas que costumam ter o preço um pouco mais elevado.

O nylon é um material tão resistente que mochilas de trekking costumam ser feitas nesse material.

A depender do uso da sua mochila para câmera, é possível que uma mochila feita em nylon seja um exagero em termos de resistência.

Ao escolher um material, lembre-se de levar em consideração a resistência e a durabilidade dele.

Nylon por exemplo, costuma ser um material que atende bem o uso por quem precisa estar com o material fotográfico sempre por perto.

Já o couro, embora mais resistente ao peso pode ser um material menos resistente ao tempo. 

Por isso, lembre-se também de ficar atento para que você acerte nos cuidados que cada material exige. 

Acabamento

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma mochila para câmera é o acabamento dela.

Isso porque costuras mal feitas ou soltas podem ser fator suficiente para que a mochila simplesmente desmonte.

Caso isso aconteça enquanto ela está nas suas costas e com o equipamento as chances de danificar a câmera, lentes e flashes é bastante grande. 

Acabamentos melhores também levam em consideração a qualidade do zíper. Um zíper frágil pode estragar rápido e causar a necessidade de trocar a mochila.

Zíperes de melhores qualidade além de proteger mais o seu equipamento fotográfico evitando a dor de cabeça de precisar trocar a sua mochila para câmera com frequência. 

Tamanho

O Tamanho da mochila também é um ponto de que deve ser levado em consideração.

Em primeiro lugar por causa do conforto e da segurança das suas costas. Mochilas para câmeras tendem a estar sempre carregando bastante peso.

Dessa forma, uma mochila grande demais pode acabar concentrando o peso ou distribuindo da maneira errada e machucando as costas.

Em segundo lugar, levar em consideração o peso da mochila é importante para se certificar de que todo seu equipamento caberá dentro dela.

Precisar levar mais bolsas além da mochila pode ser um verdadeiro incômodo, assim, evitar a situação é sempre a melhor saída. 

Compartimentos

Para quem leva material fotográfico, os compartimentos são fundamentais. Primeiro porque um interior compartimentado evita que os materiais sobre colisões entre si, o que diminui drasticamente a possibilidade de danos.

Além disso, outros compartimentos ajudam a carregar notebooks, baterias, cabos e até mesmo tripés na parte de fora da mochila. 

Portanto, analise com cuidado todos esses bolsos, principalmente para se certificar de que nenhum equipamento importante ficará sem proteção e sem compartimento. 

Conforto

E para fechar a sua escolha, é importante estar atento ao conforto que a mochila vai proporcionar a você.

Principalmente para quem precisa estar com a mochilas nas costas durante muito tempo, evitar dores nas costas e incômodos desnecessário é importante.

Para escolher uma mochila para câmera que seja realmente confortável, além de analisar o material no qual a mochila foi construída, é importante estar atento ao design da bolsa.

Muito mais do que estilo e beleza, o design da bolsa pode ser um indicativo do conforto dela. 

Por exemplo, alças acolchoadas são um fator essencial na hora de escolher a mochila.

Se você já utilizou uma mochila com alças ruins sabe do que estamos falando. O incômodo nos ombros pode até mesmo chegar a abrir feridas. 

Um bom ajuste da mochila para câmera nas costas também é fundamental para o conforto. Além do próprio formato da mochila, algumas mochilas trazem a possibilidade de ajustes no tamanho das alças e no contato com as costas. 

Em relação a esse contato, também é importante ficar de olho. Um mochila para câmera confortável precisa trazer o acolchoamento necessário para as costas. Além disso, também é importante que o tecido que fica em contato com o corpo seja um tecido respirável. 

Ranking: Qual a Melhor Mochila para Fotógrafos em 2020?

Pensando em ajudar você a escolher a melhor mochila para sua câmera, nós trouxemos essa lista exclusiva.

Nela estão o que nós consideramos as melhores mochilas para câmeras do mercado. Não deixe de conferir!

Mochila Thule Enroute

1. Mochila Thule Enroute

Melhor Mochila para Fotógrafo

O que gostamos
  • Bolso para câmera DSLR, Lentes e equipamentos
  • Espaço para Notebook e Tablet
  • Compartimentos ajustáveis
  • Alças almofadadas
  • Cinto de quadril
O que não gostamos
  • O Compartimento da câmera pode ser pequeno para alguns modelos

A Thule é um empresa que dentre outras coisas, possui grande destaque na produção de mochilas.

Sendo assim, seu modelo Enroute não poderia estar em outra posição se não a de melhor mochila para fotógrafos. 

Seu armazenamento é personalizado principalmente para quem possui uma câmera DSLR ou mirrorless.

Os divisores internos do compartimento para a câmera são  almofadados, o que evita arranhões entre os acessórios. 

Para melhorar o acesso, a Thule fez com que a abertura para o compartimento da câmera acontecesse de forma lateral. Dessa forma, não é preciso retirar outros pertences da mochila ou se preocupar de outros pesos sobrecarregarem o equipamento.

Outro importante detalhe da melhor mochila para fotógrafos é que a bolsa de proteção da câmera pode ser removido. Ou seja, você pode colocá-lo em outra bolsa ou até mesmo colocar outros pertences naquele local.

Para além do local de armazenamento da câmera, é possível também armazenar um tablet ou laptop de até 13 polegadas em um bolso especial. Ele ficará nas costas, separadamente dos outros produtos para evitar arranhões.

Por fim, seu tamanho é de 25L com alças ajustáveis e almofadadas para o conforto do usuário. Com bolso lateral zip away e outros diferentes compartilhamentos para separar os pertences.

Compre na Amazon
Case Logic SLRC206

2. Case Logic SLRC206

Melhor Mochila para Câmera Custo Benefício

O que gostamos
  • Divisórias personalizáveis
  • Redes de proteção
  • Base de EVA
  • Armazenamento acolchoado
  • Fundo Emborrachado
  • À prova d’água
O que não gostamos
  • Sem espaço para objetos pessoais

Quando se trata de melhor custo benefício a Case Logic SLRC206 consegue atender com excelência os fotógrafos, com um preço mais acessível.

Essa mochila acomoda de forma confortável uma câmera SLR com lente super zoom conectada.

Além disso, existem espaços específicos para um notebook de até 16 polegadas, espaços para outros acessórios como lentes, carregadores e cartões de memória.

O tripé é carregado lateralmente de forma separada por alças “hook and loop” tipo industrial. 

Um grande diferencial da Case Logic é que além dos compartimentos almofadados e removíveis, ela possui um sistema de redes.

Essas redes suspensas permitem que você não perca seus pertences dentro da bolsa. Assim como não permite que sua SLR se choque com outros equipamentos, uma vez que estará suspensa na parte superior da mochila.

Essas divisórias removíveis permitem também que você personalize de maneira a encaixar todos os seus pertences perfeitamente, sem precisar colocar objetos em contato.

Por fim, sua base feita de EVA à prova d’água permite que a mochila fique em pé por conta própria, sem necessidade de apoios.

R$ 658,00 na Amazon
LLowepro Flipside 400 AW II

3. Lowepro Flipside 400 AW II

Melhor Mochila para Fotógrafo Versátil

O que gostamos
  • Material impermeável
  • Área para outros equipamentos
  • Muito Espaço interno
  • Durabilidade
  • Confortável para usar
O que não gostamos
  • Preço

Se a sua intenção é adquirir uma mochila versátil onde seja possível levar diferentes objetos, conheça a Flipside 400 AW.

Ao todo ela possui compatibilidade para câmera digital SLR profissional com objetiva f/2,8 de 300 mm montada, mais 4 a 6 lentes objetivas  adicionais ou flash, 3 cartões de memória, baterias, cabos e também acessórios. 

Todos esses equipamentos ficam em contato com as costas na parte traseira. Essa separação evita que o peso dos equipamentos possa machucar ou trazer problemas para a saúde.

Seu suporte externo para concentrar os acessórios permitem o acesso com facilidade. Assim como seu suporte para tripés compactos ou monopé compacto.

Por fim, outra característica dessa mochila é de material externo de poliéster e nylon que juntamente com uma capa de chuva que envolve a mochila internamente evitam que chuvas cheguem até o material.

Compre na Amazon
Lowepro Whistler BP 450 AW

4. Lowepro Whistler BP 450 AW

Melhor Mochila para Fotógrafo da Vida Selvagem

O que gostamos
  • Muitos compartimentos
  • Material de extrema qualidade
  • Alças confortáveis
  • Proteção interna almofadada
O que não gostamos
  • Mais indicado para profissionais
  • Pode não ser útil para poucos equipamentos

Para quem é um aventureiro e gosta de fotografar em meio a natureza sabe que nenhum cuidado é pouco com os equipamentos.

Feita em material extremamente durável, seu interior é coberto com uma camada de espuma que protege todo o equipamento contra choques tanto externos quanto entre as próprias peças. 

Seu interior é totalmente dividido em pelo menos 10 compartimentos onde podem ser encaixados lentes, câmeras, baterias, flashes, peças para limpeza ou reposição entre outros itens. 

A qualidade da mochila é tão alta que ela foi pensada não só pela empresa mas também pelo excelente fotógrafo de aventura Lowe Paul Morrison.

Dessa forma, a mochila consegue atender perfeitamente os profissionais da fotografia em todas as suas necessidades.

Extremamente confortável, seu design foi feito de forma a se encaixar perfeitamente nas costas do usuário trazendo conforto e segurança para você.

Além disso, as costas da mochila é feita em material respirável e almofadado para melhorar ainda mais o conforto e a proteção.

Na região da cintura, uma terceira alça se ajusta para estabilizar a região inferior da mochila. Quanto mais rente e bem fixada às costas, menor as chances de surgirem dores e incômodos.

Compre na Amazon
LowePro Streetline SL 140

5. LowePro Streetline SL 140

Melhor Mochila para Fotógrafo Urbano

O que gostamos
  • Tecido resistente à água
  • Vários bolsos para pequenos objetos
  • Alça ajustável
O que não gostamos
  • Somente uma opção de cor (cinza)
  • Caro pelo seu estilo
  • As alças de ombro não são muito confortáveis

Já os fotógrafos urbanos que preferem uma bolsa compacta, onde será levado somente o necessário, a LowePro Streetline SL 140 cumpre bem o seu papel.

Para facilitar no momento de transporte, a LowePro optou por uma bolsa almofadada com alça transversal que se adequa ao corpo. 

Além disso, caso você carregue-a juntamente com uma bolsa de rodinhas, é possível encaixá-la no puxador. Dessa forma, você evitar carregar diferentes pesos e também que acidentes aconteçam com a sua câmera.

Feita para transportar com segurança uma câmera, a mochila também tem espaço suficiente para para um laptop de 11”.

Seu interior é totalmente revestido por espuma que auxilia na proteção contra impactos. Além disso, no exterior toda a mochila é revestida com material que repele a umidade e auxilia na proteção contra água e respingos. 

Além disso, essa mochila tem tamanho suficiente para carregar mais itens como óculos escuros, celular, fones de ouvidos entre outros. 

R$ 843,34 na Amazon
Lowepro Adventura SH 160 II

6. Lowepro Adventura SH 160 II

Melhor Mochila para Fotógrafo de Ombro

O que gostamos
  • Compartimentos
  • Bastante proteção interna e externa
  • Fácil de usar
  • Qualidade da construção
O que não gostamos
  • Pode ser desconfortável por longos períodos
  • Volumoso

A Lower Pro Aventura é uma excelente mochila de ombro pensada para câmeras DSLR. Trata-se de uma mochila com tamanho suficiente para a câmera, kit de lentes e até mesmo flash.

Seu interior com sistema de divisor ajustável, faz com que a mochila seja excelente para transportar os mais diversos itens sem colocar em risco a proteção deles. 

Na sua base, um molde de proteção auxilia no sistema de proteção da mochila. Assim, impactos na região da base não afetam o interior da mochila, evitando causar danos ao equipamento.

Na parte de fora, a mochila é revestida com material que protege contra água e respingos, o que também conta quando o assunto é proteção. 

Quanto ao conforto essa mochila é medianamente confortável. Para longas caminhadas ela não é a mais recomendada.

Isso porque seu sistema de apenas uma alça, que pode ser usada transversalmente ou no ombro pode ser incômoda.

Agora, se você for usar para pequenas caminhadas ou transportes em pequenas distâncias a bolsa é extremamente confortável. 

Compre na Amazon
Case Logic TBC 406

7. Case Logic TBC-406

Melhor Bolsa para Câmeras Fotográficas DSLR

O que gostamos
  • Material resistente
  • Proteção completa para a câmera
  • Compartimentos para objetos pequenos como cartão SD
O que não gostamos
  • Tamanho pequeno
  • Não é possível carregar o flash, lentes ou baterias extras

Se você é um fotógrafo que utiliza de câmeras DSLR, uma ótima mochila para câmeras para você é a case Logic TBC-406.

Embora não seja muito grande, estamos falando de uma mochila que tem espaço suficiente para transportar exatamente aquilo que você precisa. E o melhor, todo o material estará perfeitamente protegido nessa mochila. 

Ela é construída em nylon duplo. Assim, estamos falando de uma mochila de alta resistência, o que é uma ótima notícia uma vez que a chance de que ela arrebente ou mesmo desmonte enquanto transporta sua DSLR é muito pequena.

Outra vantagem do nylon é que se trata de um material leve e bastante fácil de cuidar. 

A bolsa é compatível com câmeras de até 15.2 x 10.9 x 15.7 cm o que engloba grande parte das DSLR do mercado.

Além disso, a mochila ainda conta com um bolso frontal para guardar as tampas das lentes e um bolso interno com zíper para armazenar os cartões SD em segurança. 

Por fim, uma alça removível auxilia no transporte. 

Compre na Amazon

Conclusão

Agora que você já entendeu mais sobre como escolher a melhor mochila para fotógrafo ideal para você é hora de ir às compras.

Não se esqueça de levar em consideração as características que citamos nesse artigo. Assim, fica muito mais difícil errar.

Não se esqueça também de conhecer as mochilas para câmeras que sugerimos na nossa lista exclusiva. Certamente alguma delas pode ser a mochila ideal para você. 

Sobre o Autor: Jessica Maciel

Deixe um comentário