Melhores Celulares para Crianças

Hoje em dia, as pessoas estão todas conectadas pela tecnologia, e isso inclui também as crianças. Pensando nisso, preparamos uma seleção com os melhores celulares para crianças.

Cada vez mais os pequeninos desejam ganhar esses dispositivos de presente, seja no aniversário, Natal ou dia das crianças.

E mesmo que alguns pais relutem um pouco em relação a essa ideia, é inegável que uma hora ou outra as crianças acabam vencendo e conseguindo conquistar o tão sonhado smartphone.

Sendo assim, é sempre bom conhecer as características desses dispositivos, para escolher um que seja mais adequado para a idade dos pequeninos.

Então continue lendo este guia de compras que vai te mostrar quais são as principais características que se deve considerar na hora de comprar um dos melhores celulares para crianças e também mostraremos quais são os modelos mais apropriados.

Melhores Celulares para Crianças de 2024

Celulares para Crianças mais Potentes
Poco X4 Pro 5G+Poco X4 Pro 5G+Melhor Celular para as Crianças JogaremVerificar disponibilidade
Apple iPhone SE (3ª geração)Apple iPhone SE (3ª geração) 128gbMelhor Celular da Apple para CriançasVerificar disponibilidade
Samsung Galaxy A32 5GSamsung Galaxy A32 5GBom Celular para Crianças Que Jogam Free Fire e FortniteVerificar disponibilidade
Celulares para Crianças com Bom Custo-Benefício
Xiaomi Redmi Note 11Xiaomi Redmi Note 11Melhor Custo Benefício: Ideal para Jogos e para o Dia a DiaR$ 1.390,00 na Amazon
Motorola Moto G52Motorola Moto G52Celular com Boa Duração de Bateria34% OFFR$ 789,00 na Amazon
Realme C35Realme C35Bom, Barato e BonitoVerificar disponibilidade
Celulares para Crianças mais Baratos
Redmi 10CRedmi 10CCelular Barato com Tela GrandeVerificar disponibilidade

Como devem ser os melhores celulares para crianças?

Não tem jeito, os smartphones dominaram mesmo o mundo. Hoje é cada vez mais comum ver crianças pequenas com celulares nas mãos.

Para eles, o dispositivo serve para tirar fotos, ter aplicativos de jogos, e também para falar com os amigos.

Mas para os pais, essa é uma segurança, uma vez que é possível acompanhar com quem o jovem se relaciona e também dá para acompanhar a rotina da criança e saber onde ela está sempre que necessário.

De qualquer forma, é interessante ter alguns critérios na hora de buscar por um dispositivo. Para as crianças maiores, por exemplo, compensa investir em um smartphone que tenha mais funcionalidades.

Mas para os mais jovens, um aparelho com funcionalidades básicas já basta. Mas sempre deve-se considerar um processador razoável e uma boa memória, de modo que o aparelho consiga rodar jogos infantis e aplicativos de vídeos e desenhos, por exemplo.

É claro que a análise dos dispositivos vai além apenas dessas questões superficiais. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Como escolher um dos melhores celulares para crianças hoje?

É normal ficar em dúvida na hora de comprar um smartphone. Afinal de contas, são tantos os modelos que é fácil se perder entre características e tipos de tecnologias.

Para conseguir escolher o produto perfeito, existem várias questões que você precisa conhecer. Veja a seguir quais são as principais.

Idade da criança influencia na escolha

Uma das primeiras questões que você precisa considerar na hora de adquirir um dos melhores celulares para crianças, é a idade.

Isso porque em cada fase da vida existem demandas diferentes, e isso acaba se refletindo no dispositivo que se deseja adquirir.

Para crianças que tenham menos de três anos, modelos maiores são mais adequados. Isso vale para a tela, teclas e bordas.

Um produto mais resistente também é bem-vindo, uma vez que nessa fase é mais fácil ocorrerem quedas, por exemplo.

Por outro lado, os melhores celulares para crianças maiores são aqueles que possuem mais espaço de armazenamento e um bom processador.

Até mesmo uma boa câmera é interessante, pois eles costumam gostar de tirar fotos com os seus amigos e pets.

Escolha um dos melhores celulares para crianças que seja resistente

Quando se deseja escolher um dos melhores celulares para crianças, outra questão que deve ser considerada é a resistência do modelo.

Isso é ainda mais importante se a criança for pequena, já que costumam deixar os aparelhos caírem mais facilmente.

De maneira geral, os modelos com bordas arredondadas são mais resistentes. Mas dê uma olhadinha no tipo de material usado.

E é claro, invista também em uma capinha protetora que seja resistente, além de uma película adequada.

Além disso, os melhores celulares para crianças são aqueles modelos à prova de água. Isso deve ser observado por meio da classificação IP.

A sigla IP vem acompanhada por dois números, que vão de 1 a 6 e 1 a 8. Quanto maiores forem os números, melhor é a proteção. Os modelos à prova d’água e poeira, são os celulares com proteção IP68.

Sistema operacional dos celulares para crianças

Antes de comprar um dos melhores celulares para crianças, lembre-se de verificar qual é o sistema operacional mais indicado.

Essa é uma característica que influencia diretamente no layout do dispositivo, bem como no seu funcionamento e facilidade na hora de usar.

Sobretudo para crianças menores, é melhor que os dispositivos sejam mais intuitivos e tenham menus mais simples de se usar.

Os modelos mais populares são os celulares com Android, que possuem a vantagem do aplicativo Family Link.

Essa é uma funcionalidade que possibilita aos cuidadores acompanharem o uso de aplicativos e games, além de verificar a localização e bloquear o dispositivo quando necessário.

É possível ainda colocar o dispositivo no modo Kids Space e, dessa forma, o próprio dispositivo passa a sugerir atividades e temas relacionados às demandas das crianças.

O sistema operacional iOS, por sua vez, é exclusivo de dispositivos Apple e, nesse caso, é possível fazer um compartilhamento familiar.

Lembrando que apenas maiores de 16 anos podem criar um Apple ID sozinhos. E para maior segurança, os pais podem gerenciar qualquer tipo de compra feita pelo aplicativo, de modo que as crianças não podem usar métodos de pagamento sem prévia autorização.

Prefira celulares para crianças com maior autonomia da bateria

Com cada vez mais recursos, vem se tornando essencial que os dispositivos tenham também melhor autonomia de bateria.

Sendo assim, antes de escolher um dos melhores celulares para crianças, certifique-se de que a bateria dele consiga aguentar um dia inteiro de uso.

Com uma bateria de boa capacidade, a criança vai poder jogar e assistir muito, sem que você perca a possibilidade de se comunicar com ela.

Fique de olho também em quanto tempo o modelo demora para ficar com a bateria completamente carregada.

Segurança nos melhores celulares para crianças

Ao adquirir um celular para crianças, considere que ele deverá ser seguro, suportando diversos downloads.

Sendo assim, o primeiro passo é instalar um bom antivírus. Prefira uma versão paga, pois essas são mais completas.

Além disso, verifique se o modelo escolhido conta com a opção de controle parental, que permite a restrição de acesso a conteúdos impróprios para os pequeninos.

Fique de olho no design

Por mais que pareça ser apenas um detalhe, pode ser que a criança se importe com o design do dispositivo.

Sendo assim, na hora de procurar um modelo para comprar, busque por um que seja do gosto da criança. Isso inclui cor e formato, por exemplo.

É claro que sempre dá para personalizar o modelo com uma capinha bonita e moderna.

Qualidade da câmera nos melhores celulares para crianças

Sobretudo as crianças um pouco maiores costumam gostar bastante de fotografar a família, os animais de estimação e os amigos.

Diante disso, na hora de escolher um dispositivo, fique de olho na qualidade e resolução da câmera.

A principal característica para ficar de olho são os megapixels, pois quanto maior for o número, mais nítidas serão as imagens.

Fique de olho tanto na câmera principal, quanto na frontal. E também verifique qual é a qualidade de exibição de vídeos.

Memória RAM e de armazenamento

Para manter vários arquivos, como fotos, vídeos ou aplicativos, o celular precisa de uma boa memória de armazenamento.

Sendo assim, prefira aqueles que tenham pelo menos 32GB, além de verificar a possibilidade de expandir esse número usando um cartão de memória.

E para que o uso do dispositivo seja fluido, os melhores celulares para crianças devem ter uma memória RAM adequada.

Essa é responsável por processar as informações que são usadas na hora pelo dispositivo. Sendo assim, prefira modelos que tenham pelo menos 4GB de RAM.

Mas se a criança já for maiorzinha e gostar de games sofisticados, é melhor escolher um modelo que tenha pelo menos 8GB, para evitar travamentos.

Quais são os melhores celulares para crianças?

Escolher um dos melhores celulares para crianças demanda um pouco de paciência para que o modelo atenda as necessidades do pequeno.

Como você viu, o dispositivo deve ser adequado para a faixa etária. Mas também é preciso ficar de olho na qualidade e nas tecnologias.

Então, se você ainda está em dúvidas sobre qual modelo adquirir, veja a seguir uma lista de sugestões que deve te ajudar.

Comparativo dos Melhores Celulares para Crianças

Imagem
Apple iPhone SE (3ª geração) 128 GB - Estelar
Smartphone Redmi Note 11 4GB RAM 128GB ROM Star Blue
Smartphone Motorola Moto G52 128GB 4GB RAM Azul
Smartphone Realme C35"4/128GB" Verde
Tela
4.7” Retina IPS LCD com Proteção Scratch-resistant glass 750 x 1334 pixel 326 ppi 60Hz
6.43” AMOLED com proteção Gorilla Glass 3 e 1080 x 2400 pixel 409 ppi 90Hz
6.6” P-OLED 1080 x 2400 pixel 399 ppi 90Hz
6.6” IPS LCD 1080 x 2408 pixel 400 ppi 60Hz
Sistema operacional
iOS 15
Android 11 MIUI 13
Android 12
Android 11 Realme UI R
Processador
Apple A15 Bionic
Snapdragon 680 4G Qualcomm SM6225
Snapdragon 680 4G Qualcomm SM6225
Tiger T616 da Unisoc
RAM
4GB
4GB
4GB
4GB
Armazenamento
128GB
128GB (Expansível MicroSDXC até 1024GB)
128GB (Expansível Slot híbrido SIM/MicroSD MicroSDXC até 1024GB
128GB (Expansível MicroSDXC até 1024GB)
Bateria
2018 mAh
5000 mAh
5000 mAh
5000 mAh
Preço
-
R$ 1.390,00
R$ 789,00
-

Celulares para Crianças Mais Potentes

Entre os melhores celulares para crianças, existem aqueles que possuem configurações mais avançadas e que são bem mais potentes.

Se você busca por um produto assim, que atenda até mesmo às maiores exigências dos pequenos, veja a seguir algumas sugestões.

1. Poco X4 Pro 5G+

Melhor Celular para Crianças Jogarem

Produto Indisponível

A linha Poco chega ao mercado com um design diferenciado, sobretudo na sua parte traseira, mesmo que a frente fique dentro dos padrões.

O dispositivo é ótimo para crianças maiores, que gostem de fotografar, uma vez que as câmeras estão em um bloco grande e vistoso. O módulo é composto por uma 108MP, ultra-wide de 8MP e macro com 2MP.

Neste modelo, a tela conta ainda com uma excelente proteção, por conta do Gorilla Glass 5. E as demais partes também são resistentes, por conta da construção do smartphone.

Há ainda certificação IP53, o que significa que o dispositivo tolera bem alguns respingos de água e um pouco de poeira.

Falando mais especificamente das características técnicas do dispositivo, este é um smartphone com tela de 6.67 polegadas.

A resolução é Full HD+, e a tela possui uma taxa de atualização de 120Hz, que é perfeita para games e cenas de ação.

Ademais, este é um dos melhores celulares para crianças que gostam de games para celular, porque a resposta ao toque chega a 360Hz.

O som possui uma excelente qualidade, sendo este dispositivo ótimo para ouvir música ou assistir a vídeos.

Em relação à duração da bateria, o celular surpreende. Isso porque além de ela ter 5.000 mAh, a fabricante conseguiu promover um excelente aproveitamento. E ainda é possível carregar 100% em menos de uma hora com um carregador rápido.

Pros

  • Tela AMOLED com proteção Gorilla Glass 5;
  • Ótimo desempenho;
  • Boa duração da Bateria.

Contras

  • Não tem suporte a HDR10.

2. Apple iPhone SE (3ª geração)

Melhor Celular da Apple para Crianças

Apple iPhone SE (3ª geração) 128 GB – Estelar
  • Tela: 4.7” Retina IPS LCD com Proteção Scratch-resistant glass 750 x 1334 pixel 326 ppi 60Hz
  • Sistema operacional: iOS 15
  • Processador: Apple A15 Bionic
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 128GB
  • Bateria: 2018 mAh

Entre os melhores celulares para crianças, encontra-se este modelo Apple, ou seja, um smartphone com sistema operacional iOS.

O design não foge muito ao padrão da marca e, apesar do visual mais simples, as placas de vidro são resistentes. E para ajudar ainda mais nisso, as bordas são curvas, assim como as laterais.

Leve e compacto, este aparelho pode ser manuseado facilmente. Além disso, ele possui certificação IP67, que garante proteção até mesmo submerso.

Este é um aparelho bem completo, que possui suporte a redes 5G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC. Ademais, o funcionamento dele geralmente é bem fluido.

A tela não é das maiores, uma vez que o dispositivo é dotado de painel IPS LCD de 4.7 polegadas. Entretanto, o destaque fica por conta da resolução HD e taxa de atualização de 60Hz.

O brilho é muito bom, permitindo uma boa visibilidade até mesmo em luz solar. Ademais, as cores e a calibração da tela são pontos fortes nos dispositivos Apple.

Para os fãs dos serviços de streaming, este produto tem suporte a HDR10 e Dolby Vision, que garante compatibilidade com qualquer serviço desse tipo.

O som potente e de qualidade com bom equilíbrio entre graves, médios e agudos chama a atenção aqui, assim como a fluidez proporcionada pelo A15 Bionic.

A bateria tem desempenho satisfatório, e as câmeras agradam apesar de parecerem um pouco defasadas. O conjunto fotográfico conta com uma câmera traseira de 12MP e uma frontal de 7MP.

Pros

  • Compacto;
  • Plataforma A15 Bionic da Apple realmente rápida;
  • Há suporte a HDR10 e Dolby Vision.

Contras

  • Bordas muito largas

3. Samsung Galaxy A32 5G

Bom Celular para Crianças Que Jogam Free Fire e Fortnite

Produto Indisponível

Para quem gosta de smartphones Samsung, este é um modelo da linha Galaxy, que se mostra adequado para crianças.

A sua tela é de LCD e tem 6.5 polegadas, sendo que a resolução atinge 1.600 por 720 pixels, para 270 pixels por polegada. As cores são muito bonitas e vivas também.

Para oferecer um bom desempenho geral, o Galaxy A 32 possui um chipset MediaTek Dimensity 720 5G junto com 4GB de RAM. Isso é suficiente para as atividades do dia a dia.

O armazenamento também é bom, sendo de 64GB no total. Tirando o que é ocupado pelo sistema, ainda existem mais ou menos 46GB livres.

Mas uma das maiores vantagens deste dispositivo é justamente a possibilidade de expandir o armazenamento com um cartão USB de até 1TB.

A bateria também possui uma boa autonomia, sendo suficiente para mais do que um dia inteiro de uso.

As câmeras são boas para o dia a dia, sobretudo para fotos em condições de boa luminosidade.

Os sensores possuem as seguintes configurações: 48MP com abertura f/1.8, uma lente ultrawide de 8MP com abertura f/2.2, uma lente macro de 5MP com abertura f/2.4 e um sensor de profundidade de 2MP. Há também uma câmera frontal de 13MP com abertura f/2.2.

Pros

  • Design bonito e Grande;
  • Ecrã durável Gorilla Glass 5;
  • Bateria de longa duração.

Contras

  • Devido a seu tamanho, o controle de volume é difícil de alcançar para as mãos das crianças

Celulares para Crianças com Bom Custo-Benefício

Agora entraremos em uma outra categoria, onde os dispositivos são bastante satisfatórios e ainda possuem um preço mais acessível em relação à maioria.

4. Xiaomi Redmi Note 11

Melhor Custo-Benefício: Ideal para Jogos e para o Dia a Dia

Smartphone Redmi Note 11 4GB RAM 128GB ROM Star Blue
  • Tela: 6.43” AMOLED com proteção Gorilla Glass 3 e 1080 x 2400 pixel 409 ppi 90Hz
  • Sistema Operacional: Android 11 MIUI 13
  • Processador: Snapdragon 680 4G Qualcomm SM6225
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 128GB (Expansível MicroSDXC até 1024GB)
  • Bateria: 5000 mAh

Este modelo da Xiaomi é um dos melhores celulares para crianças, a começar pela estrutura geral do aparelho, que é construído em plástico.

Além disso, o nível de proteção dele é IP53, sendo que ele suporta muito bem alguns respingos de água na sua estrutura sem maiores danos.

Falando sobre as especificações técnicas, a tela é bem grande, de 6.43 polegadas, além de ter uma resolução Full HD+ e ser do tipo AMOLED.

Ademais, ela tem um bom brilho e uma taxa de atualização de 90Hz, para deixar a navegação ainda mais suave.

A tela conta ainda com proteção do tipo Gorilla Glass 3, que garante uma dose extra de proteção ao produto.

No que diz respeito ao ao sistema operacional, no Redmi Note 11, o destaque fica para o MIUI 13, que é parecido com o Android em muitas questões. Por isso, não devem existir maiores dificuldades no uso.

As câmeras também agradam bastante aos aspirantes a fotógrafos, uma vez que o sensor principal conta com 50 megapixels.

Além disso, estão presentes uma ultra-wide de 8 megapixels com ângulo de visão de 118° graus, macro de 2MP e um sensor de profundidade de 2MP.

Pros

  • Visor AMOLED brilhante;
  • Grande duração da bateria;
  • Preço acessível.

Contras

  • Sistema operacional ainda é o Android 11.

5. Motorola Moto G52

Celular com Boa Duração de Bateria

Smartphone Motorola Moto G52 128GB 4GB RAM Azul
  • Tela: 6.6” P-OLED 1080 x 2400 pixel 399 ppi 90Hz
  • Sistema operacional: Android 12
  • Processador: Snapdragon 680 4G Qualcomm SM6225
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 128GB (Expansível Slot híbrido SIM/MicroSD MicroSDXC até 1024GB
  • Bateria: 5000 mAh

O Motorola Moto G52 é um modelo considerado intermediário da marca, que basicamente possui o corpo elaborado em plástico.

Mesmo que o G52 não seja um celular 5G, ele possui Wi-Fi AC para redes de 5GHz, Bluetooth 5.0 e NFC.

Em relação à tela, ela conta com 6.6 polegadas de tamanho e possui resolução Full HD. O painel é OLED, o que o deixa mais preciso e confere excelente brilho.

A taxa de atualização nesse caso é de 90Hz. Apesar de essa não ser a mais alta possível, é bastante satisfatória.

O padrão de cores DCI-P3 é o mesmo usado em filmes no cinema. Isso garante uma ótima experiência multimídia e, com um som excelente, este dispositivo é ótimo para mídias em vídeo e games.

O desempenho geral do aparelho também é muito bom, e isso se deve sobretudo à combinação do sistema operacional Snapdragon 680 e 4GB de RAM.

E para melhorar ainda mais a fluidez do sistema, ele conta com o sistema de RAM Virtual, que permite ao dispositivo pegar 1GB de armazenamento para melhorar o desempenho.

As câmeras também são muito boas, uma vez que o sensor principal é de 50MP, além de outro de 8MP com lente ultra-wide e outra de 2MP para macros.

Pros

  • Ótimo sistema de som estéreo;
  • Memória expansível;
  • Opção de aumento de memória através da opção de RAM Virtual.

Contras

  • Não é 5G.

6. Realme C35

Bom, Barato e Bonito

Smartphone Realme C35″4/128GB” Verde
  • Tela: 6.6” IPS LCD 1080 x 2408 pixel 400 ppi 60Hz
  • Sistema operacional: Android 11 Realme UI R
  • Processador: Tiger T616 da Unisoc
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 128GB (Expansível MicroSDXC até 1024GB)
  • Bateria: 5000 mAh

O C35 é um modelo bastante interessante a começar pelo seu visual brilhante na parte traseira.

A pintura é feita de uma maneira que quando a luz incide, o corpo do dispositivo a reflete, na forma de raios difusos.

O acabamento geral do dispositivo é de plástico, mas o modelo conta com tela protegida pelo Panda Glass.

Para segurança, o dispositivo conta com leitura por biometria. E em relação à conectividade, este é um modelo que possui conectividade Wi-Fi no padrão AC para redes 5GHz e Bluetooth 5.0.

A tela é bastante satisfatória, seja pelo tamanho, seja pela qualidade. Com 6.6 polegadas, este é um dispositivo que possui resolução Full HD+, além de um painel IPS LCD de excelente brilho.

Além de um display com cores bonitas e fortes, este é um dispositivo excelente para games por conta da plataforma Tiger T616 da Unisoc, que apresenta um excelente desempenho.

Para acompanhar os jovenzinhos que estão sempre conectados, este dispositivo conta com bateria de 5000 mAh e carregamento rápido.

Por fim, as câmeras apresentam um desempenho satisfatório, sendo que os sensores são:  um principal de 50MP, macro de 2MP e um de desfoque apenas VGA.

A câmera frontal, por sua vez, possui 8MP. E de maneira geral, esses sensores se saem bem em condições de boa luminosidade.

Pros

  • Bonito design;
  • Bom desempenho para jogos;
  • Boa duração da bateria.

Contras

  • Desempenho fotográfico não é tão bom.

Celulares para Crianças mais Baratos

Mesmo que você esteja pensando em investir pouco em um dos melhores celulares para crianças, saiba que é possível fazer uma boa compra. Veja a seguir a nossa sugestão:

7. Redmi 10C

Celular Barato com Tela Grande

Produto Indisponível

O Redmi 10C é um dos melhores celulares para crianças, sendo especialmente interessante para quem procura por um modelo mais simples e acessível.

Apesar de ser um smartphone mais barato, este produto conta com boas configurações. A começar pela tela de 6.71 polegadas, com resolução HD de 1650 x 720 pixels.

Isso, juntamente com a taxa de atualização de 60Hz, contribui para um bom desempenho com games e vídeos.

Além disso, vale salientar que este celular possui painel LCD IPS, que apresenta uma melhor qualidade em relação ao LCD comum.

O bom desempenho geral do aparelho se deve à presença do chip Snapdragon 680, juntamente com 4GB de RAM.

Ademais, este modelo conta com o sistema de RAM virtual, que oferece mais 2GB de memória. Com isso, o dispositivo consegue processar boas quantidades de informações simultaneamente.

O aparelho vem equipado com um chip gráfico Adreno 610 da Qualcomm, e a memória de armazenamento interno é de 128GB.

A bateria é de 5000 mAh, o que é bastante interessante, uma vez que a autonomia acompanha a criança nas suas atividades.

No módulo de câmeras, estão presentes dois sensores na parte de trás, sendo um de 50MP e outro para desfoque. O sensor frontal é de 5MP e serve para selfies simples.

Pros

  • Tela grande;
  • Bonito design;
  • Boa velocidade para jogos e apps.

Contras

  • Sistema de som limitante.

Confira Mais Opções de Celulares para Crianças

No link abaixo você confere outros modelos de celular que possuem boas avaliação e preços variados.

Conclusão

Os melhores celulares para crianças são dispositivos adequados para o dia a dia delas. Por isso, devem ter recursos que se adequem perfeitamente.

Sendo assim, tenha bastante cuidado na hora de escolher, levando em consideração todas as características sobre as quais comentamos.

Então, sabendo quais são os melhores celulares para crianças hoje, você está preparado para comprar o modelo mais adequado.

Tiago Dantas de Medeiros
Redator especialista
Especialista em:
Itens de escritório
Acessórios
Gadgets
Formação acadêmica:
Engenheiro de Produção pela UNIVESP
Redator especializado em tecnologia, lazer e jogos, com formação em Engenharia de Produção pela UNIVESP e Administração pela UNIP. Certificado como Lean Six Sigma Black Belt, ele tem experiência em consultoria e gerenciamento de projetos. Tiago adota uma abordagem centrada no leitor, comprometendo-se com a qualidade e autenticidade do conteúdo. Além de escrever, ele é ativo em consultoria e treinamento de equipes, e tem uma variedade de hobbies que vão desde jogos a música e arte. Ele aspira a continuar impactando a indústria da tecnologia e jogos.
Deixe um comentário