Início » Notebooks » Melhores Notebooks para Trabalho

Melhores Notebooks para Trabalho

Procurando um notebook para trabalhar com bom desempenho e preços que cabem no seu bolso? Então vem com a gente, que preparamos um artigo especial com os melhores notebooks para trabalho.

Um notebook cuja finalidade é suprir suas necessidades no trabalho, seja trabalhando em uma empresa ou em casa, deve preencher alguns requisitos básicos, que variam de usuário para usuário. Leia mais sobre essas características nas recomendações nesse artigo.

Melhores Notebooks para Trabalhar em 2020

Notebook Microsoft Surface Book 2Microsoft Surface Book 2Melhor Notebook para TrabalhoCompre na Amazon
Lenovo-Ideapad-330-i7Lenovo Ideapad 330 (i7)Melhor Notebook para Trabalho Custo BenefícioCompre na Amazon
Notebook Samsung Odyssey NP800G5MSamsung Odyssey NP800G5MProcessamento Gráfico De Última GeraçãoCompre na Amazon
Macbook-Pro-Retina-AppleMacbook Pro Retina AppleMelhor Macbook para TrabalharR$ 20.999,00 na Amazon
Lenovo Ideapad C340Melhor Notebook 2 em 1 para TrabalhoCompre na Amazon
Xiaomi-Mi-Notebook-ProXiaomi Mi Notebook ProMelhor Notebook Importado para TrabalhoR$ 5.499,95 na GearBest

Notebook para Trabalho: Qual o Melhor para Você?

Tela

Sabendo que você passará muito tempo na frente da tela do computador, este pode ser um dos aspectos mais importantes, portanto, o melhor é encontrar a tela que mais se adapta a sua rotina. Dessa forma, dividimos os notebooks em 3 categorias conforme suas dimensões:

  • Pequena (13’’): Altamente recomendado para pessoas cuja mobilidade seja um fator importante, ou seja, pretendem estar com o notebook sempre consigo. Modelos com este tamanho são extremamente finos e leves, e podem ficar várias horas longe de uma tomada.
  • Média(14’’): São os tamanhos mais comuns atualmente, e é uma boa opção para a maioria dos usuários, desde estudantes, que passam horas assistindo vídeo-aulas, até empresários que trabalham com planilhas e números, por conta do teclado numérico.
  • Grande (15,6’’ ou mais): São voltadas para um público mais específico, que visa utilizar o notebook para meios de entretenimento, como jogos e filmes, ou até mesmo softwares de edição de vídeo e imagem.

Podemos ainda ressaltar que, atualmente, conseguimos encontrar dois tipos de telas para notebook no mercado, as telas LCD e as telas LED. Bom, mas qual a diferença entre elas? Quais são suas vantagens e desvantagens? Como saber qual comprar? Veja a seguir:

Tela LED

  • Vantagens: Por possuírem imagens mais nítidas com cores mais vivas e brilhantes, é altamente recomendada para entretenimento em geral e trabalhos que necessitem visualizar uma ampla gama de cores, além de consumirem aproximadamente 25% menos energia. Também não há a oscilação das cores nem do brilho durante a transmissão de imagens, e nem o uso de mercúrio em sua produção.
  • Desvantagens: São um pouco mais caras, porém quase não chega a ser uma desvantagem, visto que, com o passar do tempo, a economia de energia acaba compensando essa diferença de valor.

Tela LCD

  • Vantagens: Por emitir menos luz, torna-se uma boa opção para leitura e produção de textos longos, evitando o cansaço dos olhos. Preço mais acessível.
  • Desvantagens: Imagem opaca e translúcida, o que dá menos brilho á imagem. Tanto as cores, quanto o brilho oscilam durante a transmissão, o que os torna instáveis durante toda a transmissão. Além do uso de mercúrio em sua produção, possuem um gasto maior de energia.

Armazenamento

Quanto ao armazenamento, devemos levar em conta os diferentes tipos de usuários, pois cada usuário tem um comportamento diferente, no quesito de armazenar seus dados, tanto pessoais, quanto empresariais.

A grande maioria dos notebooks, usa o tradicional HD (disco rígido) como dispositivo de armazenamento, porém, nos últimos anos, tem se popularizado também, o uso do SSD (disco em estado sólido, na tradução literal).

Enquanto que o HD, tem o melhor custo benefício para quem precisa de muito espaço para armazenar seus arquivos/programas, o SSD tem menor espaço de armazenamento, por outro lado, deixa o computador mais ágil, lendo dados até 3x mais rápido que o HD tradicional, além de esquentar menos e possuir maior resistência a choques e quedas.

Mas, com todos esses benefícios, o valor de um notebook com SSD acaba por ser muito maior, se comparado ao de um HD. Para te ajudar a entender melhor, fizemos uma lista com os dispositivos de armazenamento mais encontrados nos notebooks atualmente. Confira:

  • SSD 128GB: Maior velocidade na transferência de arquivos, ideal para usuários que desejam armazenar apenas arquivos e programas importantes. Indicado também para usuários que fazem uso de outros meios para armazenarem seus arquivos, como pen drives, HD externos e armazenamento em nuvem.
  • SSD 256GB: Modelo com o dobro da capacidade do citado anteriormente, possibilitando assim, um pouco mais de espaço na hora de armazenar seus arquivos. Recomendado para pessoas que buscam um equilíbrio entre velocidade e espaço de armazenamento de dados.
  • HD 500GB: Espaço suficiente para armazenar vídeos mais pesados, programas que ocupam mais memória e até mesmo alguns jogos atuais. Indicado para usuários que possuem uma quantidade mediana de arquivos para serem armazenados.
  • HD 1TB: Altamente recomendado para usuários que preferem manter todos os seus arquivos e programas em um lugar só. É o tamanho mais comum atualmente e é suficiente para a grande maioria dos usuários que trabalha com programas pesados e armazena grandes quantidades de arquivos.

Memória RAM

Seguindo a mesma linha dos itens anteriores, a memória RAM está diretamente ligada com suas tarefas diárias, bem como os softwares/aplicativos usados para realiza-las.

Para que você tenha uma noção mais abrangente das opções disponíveis no mercado, preparamos uma lista com os tipos mais encontrados nos notebooks mais atuais, juntamente com nossas recomendações para cada caso:

  • 2GB: Não recomendamos memórias abaixo de 4GB, porém, pensando da maneira mais econômica o possível, um notebook dedicado totalmente para a produção de textos, artigos e navegação na web, pode tranquilamente ter apenas 2GB de RAM.
  • 4GB: Opção mais encontrada no mercado, e é a recomendada para as funções mais simples, por conta de garantir uma experiência mais satisfatória com múltiplas tarefas e até alguns programas um pouco mais pesados.
  • 6GB: A mais recomendada por seu custo-benefício, porém, são poucos os notebooks que vem com essa configuração. Lida tranquilamente com as tarefas do dia-a-dia, programas de edição de vídeo e imagem e até mesmo alguns jogos.
  • 8GB: A mais vista nos notebooks mais recentes, por conta de lidar seguramente com aplicações pesadas, como os jogos atuais e modelagem tridimensional em programas como AutoCAD, Blender, Sketchup, etc.
  • 16GB ou mais: Para aqueles que desejam ter uma máquina “Top de linha”, é a melhor opção, porém alternativas com 32gb ou mais, atualmente são um investimento “salgado” em nosso país, e podem não trazer tantos benefícios.

Bateria

Se tratando das baterias, temos de ficar atentos aos dois principais fatores que influenciam, tanto na sua duração, quanto na sua vida útil.

O primeiro deles a ser analisado é a quantidade de carga que sua bateria pode armazenar, o qual é dado em mAh, ou miliampere/hora. Quanto maior este valor, maior será a duração de sua bateria.

Quanto ao segundo fator, estamos falando da quantidade de células que sua bateria possui, que pode variar de 3 a 12 células. Essas células realizam reações químicas internas (dentro da bateria) e são as responsáveis por dar energia ao seu aparelho. A quantidade de células é diretamente proporcional á capacidade de energia que pode ser armazenada na bateria e também ao tamanho e peso da mesma.

Portanto, quanto maior o número de células, maior será a capacidade de armazenamento de energia, mas em contrapartida, ela terá o seu tamanho e peso, aumentados proporcionalmente.

Tendo em vista que são muitas opções diferentes de baterias para cada notebook, separamos e dividimos em 3 grupos, conforme sua duração, ajudando assim, os usuários a encontrarem o tipo que mais os agrada.

  • Baixa duração: : São as mais encontradas no mercado e possuem em média de 3 a 6 células e a taxa de mAh varia de 2000 até 5200 mAh, com duração aproximada de 3 horas para telas LED, e 2 horas para telas LCD. Recomendadas para os usuários que não necessitam muita mobilidade, ou seja, tem preferência por um lugar fixo de utilização do notebook.
  • Média duração: Opção intermediaria, que tem em média de 6 a 9 células, com uma taxa de mAh variando de 5200 até 6000 mAh, dessa forma, possuindo duração aproximada de 5 horas para telas LED e 3 horas para telas LCD. Ideal para usuários que preferem uma opção intermediária, pois geralmente tem melhor custo-benefício. Voltada para o público que necessita de um pouco de mobilidade, porém, nada muito exagerado.
  • Longa duração: Baterias nessa categoria, possuem em média de 9 a 12 células, e sua taxa de miliamperes varia de 6000 até 8800 mAh, e possuem autonomia aproximada de 7 horas para telas LED, e 4 horas para telas LCD. Focada para o público cuja mobilidade seja um dos principais aspectos na hora da compra do notebook, muito utilizado por pessoas que viajam muito ou realizam muitas palestras/apresentações.

Processador

O processador é uma das partes mais importantes de qualquer computador. Ele é como cérebro do seu dispositivo, precisa ser rápido para realizar farias tarefas simultâneas e precisa ser eficaz em consumo de energia, para não esgotar com a bateria do seu notebook rapidamente.

Mas afinal, como escolher o processador certo para você?
Para responder essa pergunta, primeiramente você deve saber que, se tratando do processador, atualmente temos duas grandes empresas que dominam esse mercado, a Intel e a AMD.

Porém, nesse artigo, focaremos apenas nos processadores da Intel, por seu alto desempenho. Podemos encontrar três tipos de processadores Intel, que foram desenvolvidos para três perfis de usuários diferentes. Veja a seguir:

  • Core i3: É a opção mais barata, voltada para o público que busca um notebook para uso mais simples. Ideal para usuários que farão uso de programas mais simples, como editores de textos e planilhas, assistir filmes e ouvir músicas, além de navegação na web, de maneira geral. Vale lembrar também, que o Core i3 foi projetado para economizar energia ao máximo, assim, para usuários cuja mobilidade seja um fator importante, vale a pena considerar este aspecto.
  • Core i5: A melhor escolha para quem busca custo-benefício, são voltados para usuários intermediários, os quais não se satisfazem com a simplicidade de um Core i3. Desenvolvido para o público que busca um bom desempenho sem grandes investimentos.
  • Core i7: Dentre os processadores citados, são os mais caros, mais rápidos e mais potentes da linha Intel, portanto, não foram projetados para usuários domésticos, mas sim, focados em um público mais específico, que faz uso de programas pesados, como editores de vídeo e imagem e programas de engenharia e arquitetura, como AutoCAD e similares.

Dessa forma, podemos dizer que a melhor escolha está ligada diretamente ao perfil de cada usuário e as necessidades do mesmo. Se você trabalha com programas que não exijam muito do processador, como navegação na web, edição de textos e planilhas, um Core i3 supre tranquilamente suas necessidades. Mas, se você busca mais desempenho e não utiliza programas muito pesados, a melhor opção seria um i5. No entanto, caso você precise de uma capacidade de processamento maior, o investimento em um Core i7 será muito mais proveitoso.

Transporte

Muitas pessoas que trabalham a partir de seus notebooks precisam levar ele de um lado para o outro. Se você é uma dessas pessoas também, escolha uma das melhores mochilas para notebook e não se esquente mais ao transportar seu instrumento de trabalho de um lado para o outro.

Qual o Melhor Notebook para Trabalhar?

Como última dica antes de partirmos para os modelos indicados por nós, recomendamos que leia esse artigo com algumas dicas e cuidados simples para garantir que o seu notebook seja mais durável e apresente menos problemas.

Visando agradar os vários perfis de usuários, fizemos uma lista, com os melhores notebooks para trabalho. Além da tabela, você pode conferir a avaliação de cada um mais abaixo.

Microsoft Surface Book 2

1. Microsoft Surface Book 2

Melhor Notebook para Trabalho

O Microsoft Surface Book 2 é um Ultrabook 2 em 1, pois pode ser usado tanto como notebook quanto como tablet. Sua tela touch de 13 polegadas UHD tem resolução de 3000×2000 pixels e anti-glare de 4 KHz.

Ele é fácil de carregar, pois por ser fino pesa apenas 1,5 kg. Seu processador é de 8ª geração, sendo um Intel i7-8650U de quatro núcleos e 4.2 GHz.

Com a ajuda da placa gráfica Nvidia GTX 1050 com 2 GB dedicados, ele permite que você use-o tanto para o trabalho quanto para o lazer, pois tem excelente qualidade de imagem e resposta às ações.

A memória interna é de 256 GB com até 3300 Mbps de velocidade. Já a memória RAM é de 8 GB, mas pode ser expandida com 8 GB extras, através de mais um slot.

O modelo conta ainda com três portas USB (uma Tipo-C e duas Tipo-A), um leitor de cartões e webcam HD.

Compre na Amazon
ideapad-330-(i7)

2. Lenovo Ideapad 330 (i7)

Melhor Notebook para Trabalho Custo Benefício

Pesando cerca de 2 kg, o Lenovo Ideapad 330 (i7) é um notebook versátil que tem em sua tela o seu principal diferencial. São 15.6 polegadas com resolução de 1920×1080 (Full HD) e tecnologia antirreflexo.

Além disso, ela pode ser aberta em até 180º, dando mais flexibilidade ao usuário e maior conforto visual.

A sua placa de vídeo é uma Nvidia GeForce MX150 com 2 GB dedicados, garantindo nitidez e alta definição de imagens.

O processador é um Intel Core i7 8550U, são 8 GB de memória RAM (expansível até 20 GB) e interna de 1 TB. Ou seja, espaço para armazenar documentos, fotos e vídeos não faltará!

Quanto à conectividade ele oferece apenas USB tipo-C (duas portas) e Wi-Fi do tipo A/C, que é até 2,5x mais rápida, além de sofrer menos interferência e garantir boa velocidade de navegação.

Compre na Amazon

3. Samsung Odyssey NP800G5M

Processamento Gráfico De Última Geração

Antes de tudo, você deve estar se perguntando, Por que tem um notebook gamer sendo recomendado como um notebook para trabalho? E a resposta meu caro, é pelo seu desempenho.

Notebooks gamer em geral, são projetados com hardware top de linha para proporcionar a melhor qualidade tanto de imagem, quanto de processamento para que os gamers possam aproveitar seus jogos com perfeição.

E este é o principal motivo de citarmos o Samsung Odyssey neste artigo.

O Samsung Odyssey NP800G5M foi anunciado no começo de 2017 e recebeu inúmeros prêmios por sua proposta inovadora trazendo um design focado no público gamer e alta performance graças a sua placa de vídeo dedicada GeForce da série 10.

Com uma boa qualidade de construção e uma tela de 15.6″ com resolução Full HD (1920 x 1080), que, devido ao seu tamanho, possibilitou a fabricante inserir um teclado numérico junto neste modelo.

O Odyssey, da Samsung vem com um design inteiro na cor preta em um tom fosco, que evita riscos no aparelho e passa um visual de certa forma mais “sóbrio”.

Como dito anteriormente, este é originalmente um notebook para gamers, então em sua composição, encontramos alguns detalhes que para gamers são legais, mas já para uso corporativo, podem ser um pouco “chamativos demais”, mas isso varia do gosto de cada usuário.

Dentre esses detalhes, estamos citando coisas do tipo: o logo da série Odyssey estampado em tamanho grande que brilha com LEDs vermelhos encontrado na tampa do notebook, um touchpad com design diferenciado e bordas avermelhadas e as teclas W, A, S e D sendo destacadas possuindo bordas brancas.

Esses detalhes podem não agradar todos os usuários que utilizariam este notebook para trabalho, porém, não foi por conta destes detalhes que nossa equipe decidiu incluir este modelo nesta lista, e sim por sua excelente configuração.

Agora voltando as suas configurações, o Samsung Odyssey possui um hardware bem robusto, contendo um Intel Core i7-7700HQ que garante alto poder de processamento para suas tarefas e 8 GB de memória RAM DDR4, garantindo boa performance mesmo executando multitarefas.

E por fim, vamos falar do trunfo deste modelo, o diferencial que fez ele aparecer aqui: sua placa de vídeo.

O Samsung Odyssey NP800G5M possui uma GeForce GTX 1050 e, por conta da mesma o recomendamos como um dos melhores notebooks para designers gráficos, arquitetos e engenheiros.

Essa placa de vídeo conta com 4 GB de memória dedicada GDDR5 e é um dos modelos top de linha do mercado atualmente.

Compre na Amazon
Macbook-Pro-Retina-Apple

4. Macbook Pro Retina Apple

Melhor Macbook para Trabalhar

“Leve, fino e elegante” é assim que a Apple apresenta o Macbook Pro Retina. Afinal, ele tem apenas 1,8 cm de espessura e pesa somente 1,37 kg.

Por ter chip gráfico avançado e processador Intel Core i5 com seis núcleos e 2.4 GHz, ele garante rapidez nas ações e imagens brilhantes de alta qualidade.

A tela tem 13,3 polegadas com resolução máxima de 2560×1600 com 227 pixels por polegada, característica exclusiva da Retina.

Ele ainda conta com Touch Bar e Touch ID, que facilitam o uso e o desbloqueio de tela através da impressão digital. Compras também podem ser realizadas rapidamente pelo leitor.

As tradicionais teclas de função dos notebooks convencionais podem ser personalizadas no Macbook Pro Retina.

Quanto a memórias, a RAM é de 8 GB de 2133 MHz integrada e a interna de 256 GB. O aparelho tem o sistema operacional macOS High Sierra.

R$ 20.999,00 na Amazon
Ideapad-C340

5. Lenovo Ideapad C340

Melhor Notebook 2 em 1 para Trabalho

A tela do Lenovo Ideapad C340 é o grande destaque do modelo. Além de ter a tecnologia antirreflexo, ela possui 14 polegadas de extensão e tem abertura de 360 graus, se transformando em um verdadeiro tablet, já que é multitouch.

O visor é Full HD IPS, com resolução de 1920 x 1080 pixels. Essa tecnologia permite máxima cor e visibilidade, independente da luz ambiente.

O processador é o Intel Core i7 com SSD, sendo até 10x mais rápido do que um HDD 2.5” SATA.

Ao todo, são 8 GB de memória RAM e 256 GB de memória interna. Ele possui ainda entrada USB-Tipo C, conexão Wi-Fi AC (mais rápida) e teclado numérico independente.

Esse notebook tem carregamento rápido e sistema de privacidade para a webcam, já que ela pode ser facilmente desativada quando não estiver em uso, direto na tela.

Compre na Amazon
Xiaomi-Mi-Notebook-Pro

6. Xiaomi Mi Notebook Pro

Melhor Notebook Importado para Trabalho

A Xiaomi tem sido uma marca reconhecida mundialmente por oferecer produtos de qualidade com um custo mais acessível. O Mi Notebook Pro reforça esse posicionamento.

Ele possui memória RAM de 16 GB e interna de 512 GB, sendo excelente para diversos usos, além do trabalho, como para jogos online e reprodução de vídeos.

O processador é um Intel Core i7 8550 U Quad Core 1.8 GHz até 4.0 GHz, com placa de vídeo Nvidia GeForce MX250, garantindo rapidez e qualidade de imagem.

Falando em imagem, a tela tem 15,6 polegadas, é Full HD e conta com resolução de 1920×1080 pixels. O modelo ainda tem:

• Uma webcam de 1.0 MP;
• Microfone;
• Alto-falantes duplos embutidos;
• Entrada para cartão SD de até 128 GB;
• Capacidade de expansão de memória RAM até 32 GB;
• Wi-Fi;
• Duas portas USB-Tipo C;
• Teclado retroiluminado;
• Dupla refrigeração, evitando superaquecimento.

R$ 5.499,95 na GearBest

Concluindo

Esperamos que esse artigo tenha sanado todas as possíveis dúvidas que possam surgir ao escolher o melhor notebook para você trabalhar.

Se trabalho não é o seu foco e você precisa de um notebook para navegar na internet ou fazer outras tarefas do dia a dia, você pode economizar um pouco escolhendo um dos melhores notebooks baratos do mercado ou ainda os famosos notebooks gamer.

Espero que você tenha gostado e não deixe de comentar abaixo caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão do que quer ver aqui no blog.

Abraços e até a próxima.

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

2 comentários em “Melhores Notebooks para Trabalho”

    • Olá Lucas!
      O Lenovo Ideapad S145 é uma excelente escolha pois é um notebook muito potente e que está com um preço bem acessível visto tudo que oferece. O seu processador é um i7 da oitava geração que em conjunto com sua placa de vídeo MX110 consegue proporcionar bom desempenho em suas tarefas diárias, sejam elas navegar e utilizar a internet e também realizar edições de vídeos e imagens.
      É um notebook muito bom pensando a longo prazo, certamente não irá precisar trocar ele tão cedo.
      Abraços!

      Responder
Deixe um comentário