Início / Tablets / Melhores Tablets para Jogos

Melhores Tablets para Jogos

Os melhores tablets para jogos são ótimas alternativas para quem gosta de jogos de celular, mas que se incomoda com uma tela pequena. Além disso, são dispositivos práticos que, assim como os celulares, estão cada vez mais poderosos.

É possível levar o dispositivo para qualquer local e, ao mesmo tempo, ele tem a tela bem maior do que a de um smartphone.

Atualmente existem equipamentos com desempenho excelente, tanto quanto o de um PC, inclusive para games mais pesados.

Mas para conseguir bons resultados, você deve comparar adequadamente os produtos e selecionar aquele que possui as especificações de que você mais precisa para o seu dia a dia.

Para te ajudar, elaboramos um guia de compras completo, que vai mostrar como comparar os produtos e apresentar os melhores tablets para jogos do ano.

Então, continue lendo este artigo, que está super completo!

Melhores Tablets para Jogos de 2022

Apple iPad ProApple iPad ProMelhor Tablet para JogosR$ 8.049,00 na Amazon
Samsung Galaxy Tab S7+ com Caneta S PenSamsung Galaxy Tab S7+Melhor Tablet Android para Jogos14% OFFR$ 4.349,00 na Amazon
Apple iPad Mini 6Apple iPad Mini 6Melhor Tablet para Jogos PequenoCompre na Amazon
Microsoft Surface Pro 7 PlatinumMicrosoft Surface Pro 7Melhor Tablet para Jogos Top de LinhaCompre na Amazon
iPad 9 geracaoiPad 9ª GeraçãoTablet para Jogos com Melhor Custo BenefícioCompre na Amazon

Como escolher entre os melhores tablets para jogos

Assim como os celulares gamer, os tablets para jogos são produtos com características avançadas, que permitem uma experiência incrível até mesmo com os games mais avançados e pesados.

No entanto, é sempre importante avaliar características como resolução da tela, desempenho do processador, memória, autonomia de bateria, tipos de conexões, entre outros detalhes.

Sendo assim, veja nos próximos tópicos como fazer essas comparações.

Tamanho da tela e resolução

Sobretudo quando se fala em tablet para jogos, a experiência visual é algo fundamental. Por isso, a tela do dispositivo é um dos primeiros pontos a se observar antes de fazer a compra.

Primeiramente, confira o tamanho da tela, levando em consideração que as maiores te dão uma visualização das imagens bem mais confortáveis.

Telas de 10” ou 11” são as mais adequadas nesse caso, pois fornecem um nível de detalhamento das imagens muito bom.

Sobre os modelos disponíveis, o iPad é conhecido por oferecer imagens mais nítidas, bonitas e extremamente brilhantes. Os pretos também são bem mais profundos.

No caso da Samsung, as telas com tecnologia Super AMOLED também proporcionam excelente resolução e cores muito mais fiéis.

Mas você também pode observar a resolução da tela, levando em consideração a quantidade de pixels presentes em cada modelo.

Nos modelos mais simples essa característica é de mais ou menos 1280 x 800, enquanto nos mais complexos, a resolução chega a 2560 x 1600.

Para uma experiência ainda melhor, escolha modelos de tablets que tenham tecnologia IPS.

Frequência de atualização da tela

Assim como acontece nos televisores, no tablet para jogos é fundamental se observar a frequência de atualização da tela, ou seja, a quantidade de vezes que uma imagem se atualiza a cada segundo.

Dessa forma, quanto maior for esse número, menos você terá problemas com sombras e borrões que surgem nas imagens nas cenas mais rápidas.

Nos modelos mais básicos, a taxa de atualização costuma ser de 60Hz, mas os modelos mais avançados chegam a 120Hz, o que é excelente para evitar atrasos ou borrões nas cenas.

Tablets para jogos com sistema operacional Android ou iOS?

Independentemente do sistema operacional escolhido, você sempre terá várias opções de jogos para baixar.

Entretanto, é preciso ter cuidado com outras questões na escolha porque existem diferenças elementares entre os sistemas operacionais.

O sistema iOS é conhecido por ser seguro, extremamente fluido, e por ter uma loja própria, com aplicativos e jogos bem variados.

Nas outras marcas, o sistema operacional utilizado é o Android, que tem um estilo característico e por ser mais flexível quanto ao compartilhamento de dados.

A maior vantagem desse sistema operacional é que, de maneira geral, é bem mais fácil encontrar jogos diversificados na Play Store.

Escolha um bom processador para jogos pesados

Se você costuma rodar games pesados no seu tablet, é extremamente importante observar o processador do tablet.

Primeiramente, descubra se o modelo escolhido é Octa-core, ou seja, se tem oito núcleos. Esses costumam ter ótimo desempenho e fluidez, até mesmo em aplicativos mais complexos.

A versão Quad-Core também é uma boa opção. Mas como esse só tem quatro núcleos, é mais indicado para jogos mais simples.

Nos melhores iPad da Apple, comumente são utilizados processadores A13, A14 e A15 Bionic, no caso da Apple.

No entanto, nos tablets com Android, os melhores modelos contam com um processador Snapdragon 860 ou 865. Há ainda o MediaTek Helio G90T, que é suficiente para atividades que não demandam um desempenho tão elevado.

Mesmo que você não saiba qual é o processador, pode comparar os modelos levando pela frequência em gigahertz (GHz).

Para evitar travamentos, o melhor é adquirir modelos que tenham entre 2.0 e 3.0GHz, que estão presentes em tablets Android e iPads.

Memória RAM e memória de armazenamento

Ao buscar um dispositivo com alto desempenho, observar a memória RAM e memória interna é essencial.

A memória RAM é muito importante para que o dispositivo consiga manter os aplicativos abertos.

Em dispositivos com memória RAM inferior, é comum ter problemas para manter abas abertas, além de ser comum lentidão ao abrir os aplicativos.

Assim, para se conseguir um desempenho adequado, recomendamos que você priorize modelos de tablet que tenham pelo menos 4GB de RAM.

Por outro lado, a memória de armazenamento é muito importante para quem gosta de ter vários aplicativos instalados ao mesmo tempo.

Em geral, os tablets para jogos possuem memória de armazenamento variando entre 32 e 256GB. Lembre-se de observar ainda se o modelo escolhido aceita a expansão da memória com cartão SD.

Autonomia de bateria e conexão

Se você realmente adora jogar, é provável que passe muitas horas com o dispositivo e o leve com você para todo lugar.

Se esse for o seu caso, é fundamental observar a durabilidade da bateria, bem como o tipo de conexão com a internet.

Modelos com autonomia da bateria mais elevada são indicados para quem quer passar horas jogando sem precisar conectar o dispositivo a uma tomada.

Os tablets para jogos que possuem entre 5.000 e 8.720 mAh são os mais indicados. Não se esqueça de que processadores mais robustos e telas com resolução superior consomem mais energia.

Além disso, para não se preocupar em ter que parar de jogar quando estiver fora de casa, prefira modelos de tablets para jogos que tenham conexão 4G. Assim você poderá continuar com as suas atividades até mesmo quando não houver uma conexão Wi-Fi disponível.

Resolução da câmera nos tablets para jogos

Se você também pretende usar o tablet para tirar fotos e fazer vídeoconferências, precisa analisar detalhadamente a qualidade das câmeras.

Hoje em dia existem modelos com câmeras mais básicas, mas também há aqueles modelos que possuem câmeras avançadas.

A escolha deve considerar o seu orçamento e, também, as suas necessidades de uso da câmera. Entretanto, a maioria dos modelos atuais conta com resolução variável entre 2 e 13MP para a câmera frontal.

Além da resolução para as imagens, é importante observar também a qualidade de filmagem, que pode ser HD (720p), Full HD (1080p) ou Ultra HD 4K (2160p).

E se você quiser algo realmente bom para vídeos, observe a estabilidade de gravação, ou seja, a quantidade de frames por segundo. Esse valor geralmente varia entre 30 ou 60, podendo chegar até 90 frames por segundo.

Opções de desbloqueio nos tablets para jogos

A segurança do dispositivo também é um ponto fundamental quando se fala em tablets para jogos.

Os modelos mais simples e mais baratos, em geral, apresentam apenas desbloqueio por senha. Esse não é um sistema seguro, sobretudo se você utilizar o tablet em locais públicos.

Por isso, se você quer ter um dispositivo mais seguro, prefira um modelo com outras opções de desbloqueio, como impressão digital e reconhecimento facial.

Quais são os melhores tablets para jogos?

Depois de conhecer as características mais importantes que você deve buscar em um tablet para jogos, você já está preparado para fazer a sua escolha.

Mas para não errar, dê uma olhada na nossa lista de melhores tablets para jogos de 2022. Assim você com certeza vai fazer a compra certa e não vai se arrepender.

1. Apple iPad Pro

Melhor Tablet para Jogos

Apple iPad Pro Wi-Fi de 11 polegadas (Wi-Fi, 128 GB) - Cinzento sideral

  • Tela: 11″ polegadas e resolução de 2388 x 1668 pixels
  • Frequência de Atualização: 120Hz
  • Sistema Operacional: iPadOS 14
  • Processador: Chip M1
  • Memória: 8GB (RAM) e 128GB (interna)
  • Câmeras: Fotos = 12MP + 10MP (traseiras), 12MP (frontal) Filmagens = 4K 60 FPS

Para quem busca por um dispositivo de alto desempenho, um iPad pode ser a melhor escolha. Nesse caso o iPad Pro é a melhor aposta, visto que possui taxa de atualização elevada, de 120Hz, além de uma ótima resolução para jogos.

A tela também é grande, proporcionando ao usuário uma excelente área de visualização, sendo ideal para quem curte games.

Além disso, o desempenho do processador neste modelo é impressionante, de modo que ele não apresenta travamentos nem com os aplicativos mais pesados.

Sendo assim, se você estiver disposto a investir realmente em um aparelho completo e de alta performance, este é a melhor opção.

2. Samsung Galaxy Tab S7+ com Caneta S Pen

Melhor Tablet Android para Jogos

SM-T875NZKQZTO TABLET SAMSUNG T875N GALAXY TAB S7 GRAFITE MAN

  • Tamanho da tela: 11” Polegadas de alta resolução em 120Hz
  • Sistema operacional: Android 10
  • Capacidade de armazenamento da memória: 256GB
  • Câmeras traseiras duplas de 13MP e ultra largas de 5MP e frontal de 8MP
  • Porta USB-C de carregamento rápido
  • 4 alto-falantes sintonizados por AKG com som surround Dolby Atmos

Para quem busca por um modelo de tablet Android com bom desempenho, este modelo Samsung é o ideal.

O Galaxy Tab S7 é uma excelente opção para qualquer tipo de tarefa, seja de trabalho, estudos ou para jogar.

Começando pela tela, este é um dos melhores dispositivos do mercado, com um display de 11 polegadas em resolução elevada e frequência de atualização de 120Hz.

Com essa frequência o display consegue reagir instantaneamente a qualquer imagem na tela. Além disso, a taxa de atualização se ajusta automaticamente conforme aplicação em execução, ajudando na economia de bateria.

A caneta S Pen também é muito legal e tem a vantagem de ter latência reduzida, proporcionando uma excelente experiência de escrita.

E se você pretende usar o dispositivo para imagens e vídeos, a câmera traseira dupla e a frontal com os megapixels vão te proporcionar uma experiência excelente nesse sentido.

Com um processador Octa-Core trabalhando em conjunto com 8GB de RAM, este tablet apresenta um ótimo desempenho em qualquer situação.

O dispositivo conta com memória interna de 256GB, mas permite expansão até 1TB por meio de cartão MicroSD.

Com as tecnologias de conexão Wi-Fi e 4G, você fica conectado o tempo todo e não perde nenhum momento de entretenimento.

Ademais, o sistema operacional Android também permite a execução de uma série de funções de uso de maneira simplificada.

3. Apple iPad Mini 6

Melhor Tablet para Jogos Pequeno

Apple iPad Mini 6 WI-Fi 64gb Cinza Espacial MK7M3LL/A

  • Tela: 8.3” polegadas Liquid Retina True Tone de 2266 x 1488 pixels
  • Processador: A15 Bionic com Neural Engine
  • Sistema Operacional: iPadOS 15
  • Compatível com a internet 5G
  • Câmera traseira grande-angular de 12MP, câmera frontal ultra-angular de 12 MP com Palco Central

O iPad Mini 6ª geração é mais um entre os melhores tablets para jogos, sendo ideal para quem busca por um aparelho mais compacto, mas sem perder a boa performance.

Este modelo já traz o processador A15 Bionic, que consegue apresentar um desempenho muito bom até mesmo com os games mais pesados.

E nos 64GB de memória interna disponível dá para salvar muitos jogos para se divertir quando você quiser.

Na tela, são 8.3 polegadas de display tecnológico de Liquid Retina, True Tone. Isso sem falar na resolução elevada de 2266 x 1488 pixels.

Além disso, com este modelo poderoso você ainda consegue fazer gravação em 4K e utilizar a tecnologia de conexão 5G.

A bateria te dá uma autonomia de até 9 horas de uso, o que é suficiente para longas sessões sem interrupções.

4. Microsoft Surface Pro 7 Platinum

Melhor Tablet para Jogos Top de Linha

Nova Microsoft Surface Pro 7 – tela sensível ao toque de 12,3 polegadas – Intel Core i7 – memória de 16 GB – Unidade de estado sólido de 512 GB (modelo mais recente), Platinum, 8 GB Ram, 128GB

  • Tela: 12.3″ polegadas Full HD de 2736 x 1824 pixels
  • Sistema operacional: Windows 10
  • RAM: 8GB
  • Memória Interna: 128GB
  • Processador: Quad-Core Intel Core i5-1035G4 de 3.7GHz
  • Peso: 775g

Este é um excelente modelo de tablet, que serve para qualquer atividade que você imaginar, seja para editar fotos, documentos, navegar na internet e muito mais.

O design é compacto e fino, permitindo que você leve o dispositivo para onde quiser sem maiores dificuldades.

Este modelo é a combinação perfeita entre versatilidade e um excelente desempenho. E as conexões Bluetooth, Wi-Fi, USB-A, USB-C, Surface Connect e Surface Type Cover Conector permitem fazer sincronizações em todos os seus dispositivos sem problemas.

Além disso, para quem precisa de câmeras de bom desempenho, na parte frontal há uma de 5MP e, na parte traseira do dispositivo, existe uma de 8MP.

Assim é possível obter facilmente imagens e vídeos com excelente nitidez, brilho e cores super vibrantes, que se assemelham em muito às imagens reais.

5. iPad 9ª Geração MK2K3LL/A

Tablet para Jogos com Melhor Custo-Benefício

Apple iPad 9 Geração 10.2" Wi-Fi 64gb Cinza Espacial MK2K3LL/A

  • Tela: Retina de 10.2” polegadas Multi-Touch retroiluminada por LED, com tecnologia IPS e Resolução de 2160 x 1620 pixels a 264 ppp 500 nits de brilho
  • Sistema operacional: iPadOS 14
  • Processador: A13 Bionic
  • Bateria: Polímero de lítio com capacidade de 32,4W
  • RAM: 3GB
  • Memória Interna: 64GB

Se você busca por um modelo de tablet para jogos que tenha um bom custo-benefício, dê uma olhada neste modelo.

Este novo iPad pode ser usado como caderno digital, escritório, estúdio de fotografia e, até mesmo, como uma sala de cinema que você pode levar para qualquer lugar.

Ele vem equipado com o chip A13 Bionic, que apesar de não ser o mais tecnológico atualmente, tem bom desempenho para aplicativos e jogos.

Edição de documentos, buscas na internet e ligações por voz ou vídeo ficam bem mais simples com este dispositivo.

E a Apple Pencil deixa as suas tarefas ainda mais simples, permitindo que você faça anotações de maneira simples e rápida.

Além disso, a bateria de longa duração te acompanha o dia todo nas suas tarefas sem te deixar na mão.

Conclusão

Se você está em busca dos melhores tablets para jogos, precisa avaliar com cuidado as características dos diferentes modelos para fazer a escolha certa conforme as suas necessidades.

Neste artigo você conferiu uma série de dicas extremamente úteis sobre como comparar os modelos disponíveis no mercado.

Sendo assim, agora que você chegou até aqui, já está preparado para fazer a compra de um dos melhores tablets para jogos que se ajuste às suas necessidades.

Dica: Gostou da nossa seleção de tablets? Então não deixe de conferir também a nossa seleção com os Melhores Celulares para jogos clicando aqui.

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário