Início / Celulares / POCO F4 GT: Especificações, Preço, Lançamento e Review

POCO F4 GT: Especificações, Preço, Lançamento e Review

O POCO F4 GT já chegou ao mercado trazendo configurações poderosas e provando ser extremamente poderoso. Confira todos os detalhes neste review das especificações do POCO F4 GT.

Com sistema de carregamento ultrarrápido, esse modelo vem também com gatilhos para games e com uma configuração de alto-falante com quatro drivers.

Apesar de o modelo não surpreender tanto assim em termos de novos recursos, ainda assim tem características bem legais, mesmo que não seja intitulado como sendo um smartphone gamer.

A parte mais importante do dispositivo é o seu processador, um Snapdragon 8 Gen 1, que é capaz de executar qualquer atividade, inclusive tendo sistema de refrigeração avançado.

Mas o sistema de carregamento ainda é o aspecto que mais chama a atenção neste dispositivo. Com 120W, é possível dar uma carga completa em apenas 17 minutos. Além de tudo isso, a Poco garante o reparo do dispositivo durante seis meses após a compra.

Mas para saber mais sobre esse smartphone, você terá que explorar os próximos tópicos deste artigo. Então, vamos lá.

Especificações Técnicas do POCO F4 GT

Review POCO F4 GT
POCO F4 GT
Sistema Operacional Android 12 (MIUI 13)
Processador Snapdragon 8 Gen1
Tela AMOLED de 6.28 polegadas e freq. de 120Hz
Resolução FHD+ (1080 x 2400 px)
Memória RAM 8 ou 12GB
Armazenamento 128GB ou 256GB
Câmeras Traseiras: 50 Mp + 13 Mp + 5 Mp
Frontal: 32 Mp
Bateria 4500 mAh
Preço A partir de R$ 2645,14
Onde Comprar Ver no Aliexpress

O que vem na embalagem do POCO F4 GT

Primeiramente, é interessante falar sobre a apresentação do F4 GT, que vem em uma caixa de papelão de duas peças nas cores amarelo e preto.

Logo de início, o dispositivo já passa uma ideia de ser moderno, mas além disso, a fabricante também se esforçou para criar bons acessórios.

O cabo de 1,5 metros é adaptável para o carregador HyperCharge de 120W, tendo um plugue metálico de qualidade.

O formato do plugue em “L”, é pensado de modo que o fio não atrapalhe durante o uso enquanto o dispositivo estiver sendo recarregado.

Na caixa também vem um adaptador USB-C de 3,5 mm na caixa, que é algo que surpreende. Além disso, o smartphone vem com uma capa de silicone transparente.

Mesmo que essa não seja a melhor opção para proteger o celular, ainda assim é uma adição que agrada e surpreende, já que ultimamente os dispositivos não têm vindo com muitos adicionais.

Design, qualidade de construção e manuseio

Review POCO F4 GT

O POCO F4 GT chama a atenção pelo seu design, que é muito bonito e resistente. A moldura de alumínio chama a atenção e é eficiente para manter as folhas de vidro juntas.

A frente é Gorilla Glass Victus, que é um material bastante resistente e adequado para esse tipo de dispositivo.

O dispositivo conta com gatilhos pop up, mas que ficam bem nivelados com o restante do quadro quando não são usados.

Existem travas que prendem esses controles, e para utilizá-los é preciso soltá-las. E quando os gatilhos estiverem acionados, os pontos vermelhos indicarão isso para você.

O botão Liga/Desliga e leitor de impressão digital possui um bom posicionamento, que permite o seu uso com o polegar direito ou indicador esquerdo sem maiores dificuldades. Aliás, a leitura biométrica tem uma resposta satisfatória, sendo rápida e efetiva.

Falando ainda sobre os botões, o controle de volume se localiza do lado esquerdo do telefone, na parte superior.

Ao lado do botão de volume há uma saída de microfone. Apesar de essa não ser uma posição comum, funciona bem, uma vez que é difícil obstruí-lo.

Do mesmo lado se localiza o slot SIM, que fica em uma posição bem alta. Existem aberturas de alto-falante na parte superior e inferior e os slots duplos seguem o mesmo tema de design dos demais componentes.

Ademais, existem microfones em cada extremidade do telefone, e a parte superior também abriga um IR blaster, enquanto a parte inferior abriga a porta USB-C.

Mesmo que esse dispositivo não venha com fones de ouvido, ainda assim possui um adaptador, o que já é uma grande coisa.

Design da parte traseira

O POCO F4 GT, de maneira geral, é muito bonito e atraente, e a sua parte traseira também segue essa premissa de ter muita personalidade.

Uma característica bem bacana diz respeito ao desenho, uma vez que o painel de vidro fosco é dividido por uma faixa brilhante.

O entalhe da câmera é bastante interessante, assemelhando-se a flechas que cortam o vidro com as palavras ‘Freezing’ e ‘Speediest ‘.

Além disso, o smartphone traz tiras finas de LED RGB que podem iluminar em cores diferentes para mostrar notificações, chamadas ou status da bateria ou carregamento.

Externamente ao encaixe da câmera, se localiza o flash LED duplo, que vem com um recorte que imita um relâmpago. Esse é um detalhe bastante interessante do design desse modelo.

Em relação ao tamanho, o POCO F4 GT tem 162,5 mm x 76,7 mm x 8,5 mm e pesa 210 g. Com isso ele tem dimensões ideais para uma boa visualização do conteúdo, ao mesmo tempo em que pode ser manuseado e transportado sem maiores problemas.

Tela

O POCO F4 GT vem equipado com uma tela OLED de 6,67” polegadas com resolução de 1080 x 2400 pixels.

Sendo assim, a área de visualização é muito boa, assim como a qualidade e nitidez das imagens. No que diz respeito à proporção da tela, é de 20:9 (densidade de pixels de 395 ppi).

Outra característica que contribui com a boa performance desse display é a taxa de atualização de até 120Hz e a taxa de amostragem de toque de até 480Hz.

Além disso, ela tem suporte para HDR10+, sendo esse conjunto de características surpreendente para o preço que esse smartphone custa.

Bateria e Carregamento do POCO F4 GT

Antes de mais nada, é interessante falar sobre a bateria do POCO F4 GT, que conta com duas células com circuitos de carregamento independentes.

No total ela conta com 4.700 mAh, o que é bastante, apesar de essa ser uma característica presente em muitos dispositivos atuais.

De qualquer maneira, essa capacidade de carga é mais que suficiente para permitir o uso do dispositivo durante o dia todo, sem que haja falta de energia.

Se por um lado a bateria tem uma carga comum, a velocidade de carregamento é surpreendente.

Isso porque o smartphone vem com um carregador de 120W, que consegue fazer o dispositivo atingir a sua carga máxima em apenas 17 minutos. Isso é realmente muito mais do que o que se observa para a maioria dos dispositivos.

Sistema de Som

O F4 GT conta com um sistema excelente, composto por quatro alto-falantes estéreo, sendo um ‘woofer’ e um tweeter em cada um dos lados do smartphone.

Como já foi dito, os alto-falantes ficam posicionados de uma maneira que as suas mãos não os encubram enquanto você estiver utilizando o smartphone no dia a dia.

A interface do POCO F4 GT

O F4 GT é o primeiro dispositivo da família POCO que executa o MIUI 13 no Android 12. No entanto, alguns recursos, como a interface de widgets e o painel de privacidade ainda não estão presentes aqui.

Falando sobre os adicionais deste smartphone, deve-se falar sobre o que não se encontra em outros dispositivos, o que é o caso dos gatilhos pop up, por exemplo.

Pelas configurações é possível inserir efeitos sonoros e de iluminação. O smartphone dá algumas opções de cada um dos tipos.

Os gatilhos servem não apenas para games, mas é possível também configurá-los para executar algumas funções diferentes.

As luzes RGB de LED presentes na parte traseira avisam quando há notificações não visualizadas ou chamadas não atendidas no seu celular.

No que diz respeito à interface, o restante do que se encontra nesse smartphone são as funcionalidades básicas do MIUI padrão.

O desbloqueio facial também é um ponto interessante desse dispositivo, apesar de ele ser menos seguro em relação ao sistema de biometria.

Em relação à usabilidade do aparelho, é possível criar atalhos, pastas e adicionar widgets nas telas iniciais.

O painel do lado esquerdo pode ativar o Discover do Google. Além disso, os aplicativos ficam organizados em categorias, permitindo habilitar e desabilitar como você quiser.

O sistema de alternar entre tarefas é bastante semelhante ao sistema comum dos dispositivos XIAOMI.

Ademais, o MIUI 13 traz uma série de temas, que estão disponíveis também para a versão POCO do MIUI 13.

Assim, é possível utilizar a loja para fazer a personalização detalhada do seu dispositivo conforme as suas preferências e necessidades.

Desempenho do POCO F4 GT

O POCO F4 GT vem equipado com o Snapdragon 8 Gen 1, que é atualmente o chipset mais poderoso da Qualcomm.

Sendo assim, esse é um ponto forte desse dispositivo, sendo a característica que mais define o slogan do modelo: “Apex of power” ou “Ápice do poder”.

Para acompanhar esse processador, o dispositivo vem com uma memória de armazenamento de 8GB / 128GB, ou de 12GB / 256GB. Lembrando que a RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1, então essa combinação tem tudo para dar certo.

Um dos chamarizes desse modelo é o sistema de resfriamento do F4 GT, que consegue abaixar eficientemente a temperatura do circuito de carregamento e a placa principal conforme as necessidades.

Câmeras possuem bom desempenho no POCO F4 GT

O enfoque principal do POCO F4 GT não é definitivamente o seu módulo de câmeras, mas de qualquer forma ele tem um bom desempenho considerando o seu valor.

A configuração é decente, sendo o ponto principal o módulo de câmera tripla, que inclui uma unidade principal de 64MP, acompanhada por uma ultrawide de 8MP, e também há uma câmera macro básica de 2MP.

A câmera principal usa o sensor IMX686 da Sony, um gerador de imagens de 1 / 1,7″ com pixels de 0,8 µm e uma matriz de filtros de cores Quad Bayer.

Com tais configurações é possível obter imagens incríveis, de alta qualidade e boa resolução.

Na parte frontal, o POCO F4 GT traz um sensor Sony IMX596 de 20MP Quad Bayer de 1/2,8 “. A abertura da lente é f / 2,2 e o foco neste também é fixo.

Para imagens em locais com bons níveis de iluminação, o POCO F4 GT consegue proporcionar imagens muito boas com o seu módulo traseiro.

Nesse caso, os detalhes possuem bom nível de definição e as texturas são relativamente boas.

Em situações normais, as imagens do Poco F4 GT possuem níveis baixos de ruídos. E mesmo em modo noturno, o aparelho possui processamento automático. O interessante é que o uso do modo não influencia negativamente na velocidade de uso do dispositivo.

No que diz respeito à gravação de vídeos, o POCO F4 GT oferece arquivos com resolução de até 4K com sua câmera principal. Por outro lado, o ultrawide se limita a 1080p a 30 fps. A estabilização está sempre ativa.

Conclusão

Não há dúvidas de que o POCO F4 GT é um smartphone que possui um excelente custo-benefício, uma vez que ele possui configurações muito boas e custa menos em relação a outros dispositivos semelhantes.

Por isso, essa é uma excelente opção para quem procura um dispositivo de bom desempenho, mas que não quer investir tanto em um smartphone topo de linha das marcas mais conhecidas.

E aí, o que você achou do POCO F4 GT? Você acha que esse pode ser o seu próximo smartphone?

POCO-F4-GT

Xiaomi POCO F4 GT

  • Tela: 6,67” polegadas, AMOLED, 10-bit, Full HD, 120Hz de taxa de atualização e 480Hz de taxa de atualização do touch;
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 1;
  • Memória RAM: 8GB ou 12GB;
  • Armazenamento interno: 128GB ou 256GB;
  • Câmeras traseiras: 64MP + 8MP ultrawide + 2MP macro;
  • Câmera frontal: 20MP
  • Bateria: 4.700 mAh com carregamento turbo de 120W
  • Sistema operacional: Android 12 com MIUI 13
  • Conexões: Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Cores: Preto, cinza e Amarelo
  • Dimensões: 162,5 x 76,7 x 8,5 mm
  • Peso: 210 gramas
  • Extras: quatro alto-falantes, gatilhos magnéticos pop-up, resfriamento líquido, NFC, leitor biométrico na lateral

R$ 2645,14

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário