Os novos dispositivos, POCO X5 5G e POCO X5 Pro 5G, foram lançados oficialmente para o mercado global no dia 6 de fevereiro.
Como já era esperado, os dispositivos possuem um design bem chamativo, como os demais da mesma marca.
Mas o que mais chama a atenção nos aparelhos da empresa é a ótima relação custo-benefício dos produtos.
E pra melhorar ainda mais, a POCO está com uma promoção especial nos próximos dias dando ainda mais desconto nos seus lançamentos.
Sendo assim, o modelo Pro é destaque como um dos principais e mais baratos dispositivos com Snapdragon 778G.
Por outro lado, o dispositivo X5 atrai a atenção dos usuários por conta da tela do tipo AMOLED e da taxa de atualização de 120Hz.
Nos dois produtos o conjunto de câmeras é satisfatório, enquanto que a bateria de 5000 mAh surpreende. Ademais, há um carregador bastante eficiente presente na caixa deste smartphone.
Mas é claro que existe muito mais o que se dizer sobre esses dois dispositivos. Então, continue com essa leitura para saber mais sobre o POCO X5 5G e POCO X5 Pro 5G.
Qual a diferença entre o POCO X5 5G e POCO X5 Pro 5G e o que Esperar dos modelos?
A nova linha X5 da Poco é uma linha de produtos que chama a atenção, e isso inclui o lançamento dos dispositivos POCO X5 e POCO X5 Pro, ambos com 5G.
Os dois modelos são ótimos, mas você deverá comparar eles calmamente para escolher entre o mais simples e mais barato ou se vale a pena investir um pouco mais e adquirir o mais repleto de recursos.
Especificações do POCO X5 5G
POCO X5 5G
- Tela: AMOLED de 6,67” com resolução FHD+
- Taxa de atualização: 120Hz
- Processador: Snapdragon 695
- RAM: 6GB ou 8GB
- Armazenamento interno: 128GB ou 256GB
- Câmera frontal: 13MP
- Câmeras traseiras: 48MP (principal) + 8MP (ultrawide) + 2MP (macro)
- Conectividade: 5G, Bluetooth 5.1, IP53, Wi-Fi, NFC e porta P2
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 33W
- Sistema operacional: Android 12 rodando sob a MIUI 13
R$ 1.183,67
Se você deseja adquirir um modelo que se destaca muito em custo-benefício e não tem muitas exigências específicas, esse pode ser o mais indicado entre os dois apresentados neste texto.
Especificações do POCO X5 Pro 5G
POCO X5 Pro 5G
- Tela: AMOLED de 6,67 polegadas com resolução FHD+
- Taxa de atualização: 120Hz
- Processador: Snapdragon 778G
- RAM: 6GB ou 8GB
- Armazenamento interno: 128GB ou 256GB
- Câmera frontal: 16MP
- Câmeras traseiras: 108MP (principal) + 8MP (ultrawide) + 2MP (macro)
- Conectividade: 5G, Bluetooth 5.2, IP53, Wi-Fi, NFC e porta P2
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 67W
- Sistema operacional: Android 13 rodando sob a MIUI 14
R$ 1.399,87
Nesse caso, é possível perceber que este é o produto mais indicado para quem busca por um smartphone com custo-benefício bastante interessante, mas sem perder nada em termos de tecnologia.
Projeto do POCO X5 5G e POCO X5 Pro 5G
Ao visualizar a parte traseira dos dois dispositivos inicialmente, tem-se uma ideia bem clara de que ambos são de uma mesma linha.
Os dois possuem uma imagem retangular perfeitamente reconhecível que estampa a parte traseira do dispositivo. É lá que se encontra a chamativa câmera tripla, bem como o logo da marca Poco bem visível.
Na parte superior do dispositivo, está presente uma entrada para fones de ouvido de 3,5 mm, enquanto na lateral existe sensor de digital.
A construção dos aparelhos é parecida. No entanto, apesar de ambos aparelhos terem plástico nas laterais e vidro na frente, a qualidade do vidro é diferente entre eles.
O Poco X5 Pro 5G conta com um vidro do tipo Gorilla Glass 5, que é um tipo mais avançado e moderno.
Por outro lado, o Poco X5 5G tem apenas Gorilla Glass 3. Isso leva a crer que a tela do modelo mais avançado seja mais resistente.
Em geral, os aparelhos são parecidos, mas de qualquer maneira, com a diferença no design traseiro deles, a sensação é bem diferente.
Enquanto o X5 na versão Pro tem a parte de trás reta com bordas mais retas, o X5 possui bordas curvas, que fazem com que ele pareça ser mais confortável em contato com as mãos.
O X5 também tem uma altura um pouco maior, e a variação de cores também muda um pouco entre eles.
Os dois estão disponíveis em azul e preto, além de verde. Mas o Pro está disponível ainda na tradicional cor amarela e preta da Poco.
Exibição, mídia e software
Nos dois dispositivos estão presentes telas de tipos e formatos bem diferentes, mas existem pequenas diferenças entre eles.
Ambos vêm com tela AMOLED de 6,67 polegadas e ambos apresentam resolução FullHD + (2400 x 1080 pixels), além de terem taxas de atualização de até 120Hz.
Por outro lado, a qualidade e a quantidade de cores e o contraste das telas não são os mesmos. No caso do Pro, há suporte para profundidade de cor de 10 bits, até 1 bilhão de cores.
Além disso, o X5 Pro tem taxa de contraste mais elevada, apesar de o brilho máximo não ser muito melhor em relação aos 1200 nits encontrados no X5.
Em relação à mídia também é possível observar mudanças, uma vez que o X5 Pro conta com alto-falante duplo com configuração para som estéreo.
Ademais, o Poco X5 Pro conta com dois alto-falantes, sendo um presente na parte superior e outro na parte inferior. Por sua vez, o X5 comum possui apenas um, na parte inferior.
A esse ponto, a ideia que se tem é de que os dois modelos teriam exatamente o mesmo software, não é mesmo?
No entanto, isso não acontece de forma alguma nesse caso. O modelo Pro executa a versão mais recente da MIUI: MIUI 14 construída no Android 13, enquanto o POCO X5 está executando o software do ano anterior: MIUI 13 baseado no Android 12.
Desempenho e bateria
Como você viu até aqui, existem muitas semelhanças e diferenças entre os dois dispositivos Poco.
Sendo assim, era mesmo de se esperar que ambos tivessem diferenças em questão de desempenho, uma vez que o hardware interno também é distinto.
Como você deve estar imaginando e, como é comum de vermos no mercado, o modelo Pro costuma ter um processador mais poderoso.
Nesse caso, observa-se o Snapdragon 778G no X5 Pro e o Snapdragon 695 no X5. De qualquer maneira, os dois são bons processadores, que entregam ótimos desempenhos.
Em relação às configurações de memória, existem duas opções para os dois modelos, sendo elas: 6GB de RAM e 128GB de armazenamento ou 8GB de RAM e 256GB de armazenamento.
Além disso, os dois contam com uma memória de 3GB destinados ao chamado Dynamic RAM, que aumenta consideravelmente o potencial do dispositivo em processar as informações.
No que diz respeito à memória de armazenamento em geral, o POCO X5 possibilita uma expansão por meio de um cartão de memória Micro SD, que suporta um dispositivo de memória adicional de até 1TB.
A bateria é mais uma das semelhanças observadas entre eles, uma vez que em ambos a capacidade é de 5000 mAh.
Nesse caso, a diferença entre os dois é que o POCO X5 Pro 5G possui suporte para carregamento extra rápido, de modo que é possível alcançar a carga total em menos do que 40 minutos.
O X5 mais básico possui um carregador de 33W, o que ainda é bastante rápido, apesar de ficar um pouco atrás do modelo mais avançado da nova linha.
Câmeras do POCO X5 e POCO X5 Pro
Na comparação entre as câmeras, não há muito o que destacar, uma vez que ambos os modelos são parecidos.
No entanto, na câmera principal é preciso analisar cada um deles separadamente. Enquanto no modelo Pro o sensor é maior, e conta com 108 megapixels, o regular conta com um sensor primário de 48 megapixels.
É claro que os dois são ótimos, mas ainda assim, em algumas situações, ter um POCO X5 Pro vale muito a pena.
As duas outras câmeras são iguais nos dois dispositivos, sendo que em ambos o que se tem é uma ultrawide de 8 megapixels e uma macro de 2 megapixels de baixa resolução.
Mesmo que em ambos os casos o desempenho não seja tão incrível, ainda assim, existem recursos que podem ser úteis vez ou outra, em situações específicas.
Por fim, as câmeras de selfie são satisfatórias, sendo que o POCO X5 Pro 5G traz um sensor de 16 megapixels, enquanto o POCO X5 5G tem um sensor de 13 megapixels.
Conclusão
Como você pode perceber, o POCO X5 Pro 5G e o POCO X5 5G são dispositivos excelentes, que chegam ao mercado com uma relação custo-benefício incrível.
É claro que na hora de decidir qual deles comprar, existe a questão do orçamento, que deve ser considerada.
Mas a princípio, quem deseja um dispositivo mais simples, porém com bons recursos, o POCO X5 na versão básica deve ser suficiente.
Por outro lado, usuários mais exigentes, que precisam de uma velocidade de processamento maior ou de uma câmera mais potente, podem investir na versão Pro.
De qualquer forma, ambos são aparelhos com tecnologias modernas e úteis para o dia a dia, contam com uma boa capacidade de processamento, memória e também uma bateria de boa duração.
E já que estamos no clima de lançamentos, a Redmi também lançou a sua nova pulseira, a Redmi Smart Band 2, que vem ao mercado com uma proposta interessante considerando que é um dispositivo bem baratinho!