Início / Celulares / Review Celular TCL 30 SE

Review Celular TCL 30 SE

A TCL acaba de lançar o seu mais novo smartphone: o TCL 30 SE. Nas próximas linhas você confere um review completo do TCL 30SE, apresentando todos os detalhes desse modelo de entrada.

Por mais que esse modelo faça parte de uma linha mais básica, o dispositivo chega ao mercado com uma incrível câmera tripla de 50MP que jamais foi vista em nenhum modelo de categoria similar, então as expectativas já começam bem altas.

Além disso, a bateria de longa duração é mais uma característica que chama bastante a atenção nesse produto.

O design minimalista se assemelha ao de modelos intermediários da fabricante Motorola, sendo parecido em muitos aspectos com o Moto G e Moto E.

O módulo retangular da câmera principal e a localização do sensor de impressão digital na região traseira do dispositivo são algumas dessas características em comum.

Especificações Técnicas do TCL 30 SE

Review TCL 30 SE
TCL 30 SE
Processador Helio G25 MediaTek
Tela IPS LCD de 6.52 polegadas e freq. de 60Hz
Resolução HD+ (720×1600 px)
Memória RAM 4GB
Armazenamento 64GB ou 128GB
Câmeras Traseiras: 50 Mp + 2 Mp + 2Mp
Frontal: 8Mp
Bateria 5000 mAh
Preço R$ 741,63
Onde Comprar Ver no Aliexpress

Principais Diferenciais do TCL 30 SE

Se você está procurando por um smartphone básico, mas que tenha configurações interessantes, o TCL 30 SE é uma das opções a se considerar.

O dispositivo chega ao mercado com 4GB de memória RAM e com armazenamento interno de 64GB ou 128GB. Há ainda a possibilidade de utilizar um cartão micro SD para expandir essa capacidade até 512GB.

O que mais chama a atenção nesse modelo é que apesar de se enquadrar como um dispositivo mais básico, ele conta com uma câmera tripla com sensor principal de 50MP.

A tecnologia ISOCELL 2.0 contribui para a obtenção de imagens de qualidade, com um maior índice de fidelidade nas cores.

Os sensores auxiliares de 2MP contribuem com as funções de profundidade e macro do dispositivo.

Além disso, o TCL 30 SE vem com diversos recursos que incluem o reconhecimento facial para desbloquear o dispositivo, conexão 4G, Bluetooth 5.0, conexão P2 para fone de ouvido e uma porta USB-A.

Outro ponto que chama a atenção é a bateria de 5.000 mAh com carregamento de 15W e que confere ao dispositivo uma excelente autonomia, que realmente acompanhe os usuários nas suas atividades do dia a dia.

Caixa e primeiras impressões

O TCL 30 SE vem originalmente em uma caixa de papelão simples, que tem a gravação do nome da marca e do modelo do dispositivo presentes na parte frontal e nas laterais.

Logo nesse aspecto o dispositivo já se mostra bastante minimalista, com um design simples, sem estampas, brilhos e nada que chame muita a atenção.

Apenas o anel holográfico na tampa fica responsável por atrair a atenção do consumidor e proporcionar o primeiro impacto em relação ao dispositivo.

Mas é claro que o mais importante é o conteúdo. Então temos que tratar dele aqui. Ao abrir a embalagem, o consumidor encontra o smartphone, uma proteção de silicone transparente, um carregador com cabo, além do manual e uma ferramenta de ejeção de SIM.

O que mais impressiona no conteúdo da embalagem é a presença de fones de ouvido, visto que atualmente a maioria dos fabricantes não oferece esse item.

 Mesmo que os fones sejam de um modelo bem simples, ainda é uma surpresa bem agradável dar de cara com eles ao explorar a embalagem.

A capa de proteção de silicone também é muito útil e pode ser utilizada de maneira eficiente no dia a dia.

O único problema é que com o tempo o silicone transparente tende a ficar amarelado. Apesar disso, não há dúvidas de que esse é um adicional bastante útil.

O projeto e design do TCL 30 SE

Design e Cores do TCL 30SE

O TCL 30 SE foi pensado para ser um modelo de custo benefício elevado, que chegou para competir no mercado de dispositivos mais simples.

Desde a caixinha, ele já se mostra minimalista, mas de qualquer forma, esse é um celular de muito bom gosto na maioria dos aspectos.

Em relação ao design, a fabricante criou um dispositivo com características bem interessantes, que se assemelha de certa maneira a uma pedra preciosa.

As cores principais são o cinza e o azul, sendo que tons mais claros e mais escuros se alternam criando um efeito legal. E a parte traseira é brilhante, o que dá uma aparência ainda mais bonita para o dispositivo.

Na luz ela fica muito bonita. Em contrapartida, o material da tampa fica marcado com impressões digitais muito facilmente.

Ainda falando sobre a parte traseira, no canto superior esquerdo observa-se o jogo principal de câmera, que vem equipado com flash.

O módulo se localiza em um pedestal de plástico fosco. Logo ao lado encontra-se o dispositivo de leitura de impressão digital.

Além desses itens, no canto inferior direito há um logotipo da marca. No canto esquerdo há uma marcação, mas que é praticamente imperceptível dependendo da posição de que você olha.

As bordas são bem agradáveis ao toque e permitem uma boa aderência das mãos, uma vez que são fabricadas em plástico fosco.

Na parte da frente esse dispositivo apresenta molduras robustas, e a tela representa apenas 82,5% da área frontal do celular.

O queixo é bem maciço e a câmera frontal é posicionada delicadamente em um entalhe em formato de lágrima, assim como acontece em outros modelos de smartphones modernos.

Dimensões e peso

As dimensões do TCL 30 SE são bem parecidas com as de muitos outros smartphones que existem no mercado hoje em dia.

Com 165,2 x 75,5 x 8,9 mm e 190 gramas, o dispositivo abriga uma tela de 6,52″ e se encaixa bem nas mãos, ficando bem fixo graças às bordas foscas.

No entanto, esse é um dispositivo bem grande, o que de certa forma dificulta o manuseio e com apenas uma mão. A digitação, por exemplo, pode ser um pouco difícil.

De qualquer forma, os botões de controle e scanner de impressão digital ficam em locais estratégicos, de modo que podem ser acessados facilmente.

Outros itens da estrutura do dispositivo

Armazenamento expansível do TCL 30 SE

No TCL 30 SE observa-se que os controles e conectores ficam em locais usuais e de fácil acesso, facilitando a utilização do aparelho.

Na lateral esquerda, por exemplo, se localiza um slot para três lugares, que tem capacidade para dois chips de padrão Nano-SIM e um cartão de memória micro SD.

Já do lado direito, encontram-se os botões de volume do dispositivo, bem como o botão usado para ligar e desligar o aparelho.

Na parte de cima da tela encontra-se o conector para fones de ouvido de 3,5 mm e também o microfone da câmera.

Na parte de baixo encontra-se o slot de carregamento USB-C, além dos orifícios do microfone e saída do alto-falante.

Mas deve-se dizer que o alto-falante se localiza na porção direita da entrada de carregamento, sendo a grade do lado esquerdo voltada para a exibição.

Desempenho do sistema e conexões sem fio

O TCL 30 SE é um modelo de smartphone básico, que conta com um processador Helio G25 de 8 núcleos, dos quais 4 núcleos são Cortex-A53 com uma velocidade máxima de 2.0GHz e o mesmo número de Cortex-A53 energeticamente eficientes com uma frequência de 1.5GHz.

Com isso, o desempenho do aparelho é bom para as atividades mais simples do dia a dia. Nesse caso você não terá grandes problemas com travamentos.

As versões do dispositivo são 4 / 64GB e 4 / 128GB, mas ainda há a possibilidade de expandir até 512GB usando um microSD.

No que diz respeito à conectividade do aparelho, ele apresenta interfaces compatíveis com Wi-Fi (2.4GHz), Bluetooth 5.0, NFC e serviços de geolocalização (GPS, A-GPS, GLONASS, Beidou).

Além de funcionar bem com as tarefas básicas do dia a dia, esse é um dispositivo que lida bem com a função de multitarefas.

Mesmo com a execução paralela de algumas aplicações, o smartphone ainda consegue funcionar bem.

Apesar disso, esse não é o melhor dispositivo para quem utiliza recursos avançados e costuma jogar com games modernos e pesados.

Características da tela do TCL 30 SE

Tela do TCL 30 SE

O aparelho está equipado com uma tela de 6,52” polegadas e resolução de 720 x 1600 pixels.

Em relação às demais especificações, a densidade de pixels é de 269 ppi, o brilho de 400 nits, e a taxa de atualização padrão é de 60Hz.

Com essas características a tela consegue entregar uma boa qualidade, ainda mais quando se considera o padrão do dispositivo.

Com tecnologia IPS, a tela consegue reproduzir cores excelentes, bem próximas do natural. E mesmo que o brilho não seja tão bom, os ângulos de visão conseguem satisfazer.

Apesar disso, mesmo ao ar livre em um dia de sol, ainda é possível visualizar bem as informações na tela. A densidade de pixels é baixa, mas nada que atrapalhe muito na qualidade das imagens.

Para melhorar ainda mais o aproveitamento da tela, você pode utilizar as configurações do smartphone.

E esse dispositivo oferece ainda um utilitário NXTVISION, que permite algumas configurações extra, como a possibilidade de otimizar a exibição de fotos, vídeos e jogos.

Há ainda uma opção que otimiza o brilho e as configurações da tela em ambiente externo ensolarado.

Aplicativos e programas

O TCL 30 SE tem sistema operacional baseado no Android 12 e tem uma interface de se utilizar, mesmo que não haja nenhuma exclusividade nela.

No menu principal encontram-se os aplicativos, que ficam muito bem organizados em categorias. Isso torna o uso bem mais simples e prático no dia a dia.

Além disso, o dispositivo tem a função de painel lateral, possibilitando organizar os aplicativos mais utilizados para acessá-los mais rapidamente quando necessário.

Opções para desbloquear a tela

O TCL 30 SE conta com os sistemas de segurança de bloqueio e desbloqueio por meio de scanner de rosto e de impressão digital.

O dispositivo de desbloqueio por digital se localiza na parte traseira do dispositivo e tem uma boa capacidade de leitura e resposta rápida.

O desbloqueio facial também é bom e tem resposta rápida. Funciona até mesmo em condições de menor luminosidade, mas nesse caso podem ocorrer falhas mais facilmente.

Câmeras com boas funcionalidades

Câmeras do TCL 30SE

Como dissemos anteriormente, o conjunto de câmeras do TCL 30 SE não decepciona.

No módulo principal, encontram-se um sensor Samsung de 50MP com abertura de f/1.85, uma câmera macro de 2MP (f/2.4, 1/5″) e um sensor de profundidade com os mesmos parâmetros (2MP (f/2.4, 1/5″).

Em relação a vídeos, a gravação pode ser feita em qualidade Full HD a 30 fps. Essa mesma qualidade pode ser obtida também com o uso da câmera frontal.

Com essas configurações e câmeras, é possível obter boas imagens, com qualidade e luminosidade satisfatórias.

O nível de detalhamento das imagens também é muito bom e há uma boa reprodução de cores naturais,

No entanto, à noite os resultados não são tão bons. Dependendo da situação as imagens aparecem borradas e com pouca clareza e sensação de profundidade.

O dispositivo conta com modo noturno, mas mesmo quando esse está ativo o resultado ainda deixa um pouco a desejar.

Na parte frontal, encontra-se a câmera selfie aqui é de 8MP com uma abertura de f/2.0. Por mais que essa não seja uma configuração impressionante, pela faixa de preço do TCL 30 SE, é satisfatória.

Como é o som no TCL 30 SE?

Mais uma vez é preciso dizer que o TCL 30 SE se encontra em uma categoria mais simples de smartphones.

Por isso, deve-se esperar que ele tenha um bom desempenho em funções mais simples. Justamente por isso, não se deve esperar muito do sistema de som do dispositivo.

O smartphone conta com apenas um alto-falante, que apesar de ter uma capacidade de som relativamente alta, mas que não é adequada para atividades que demandem um desempenho superior, como filmes e músicas em volume mais elevado.

Se você quer ter bons resultados, é melhor usar fones de ouvido de qualidade para essas atividades.

Bateria e carregamento

Bateria de longa duração no TCL 30 SE

O TCL 30 SE surpreende com a bateria excelente de 5.000 mAh, que promete uma vida útil longa, que te acompanha o dia todo nas suas atividades.

Quanto ao carregamento, o dispositivo suporta carregadores de até 15W. No entanto, na caixa do dispositivo encontra-se um carregador de apenas 10W.

O tempo necessário para carregar completamente a bateria pode chegar a até 3 horas, mas é possível utilizá-lo o dia todo com essa carga.

Bateria com boa conservação no TCL 30SE

Um outro destaque desse aparelho se dá também no quesito da conservação da bateria, que mesmo após 18 meses promete perder apenas 10% da sua capacidade máxima, marca que em outros aparelhos pode chegar a até 30% de redução.

Celulares Concorrentes Diretos

Dentre os modelos que podem ser considerados concorrentes diretos do TCL 30SE, temos os seguintes:

  • TCL 20SE: Com uma configuração bem semelhante e um processador Snapdragon, esse modelo acaba ficando pra trás no quesito das câmeras e do preço, sendo um pouco mais caro e com configurações pouco inferiores.
  • Samsung A03S: Custando um pouco a mais, o Samsung A03S seria uma opção interessante a se considerar caso consiga encontrar uma promoção bacana, mas novamente, fica atrás nas câmeras (tanto na frontal quanto na traseira).
  • Redmi 10: E aqui temos um modelo que acaba ganhando em alguns quesitos como poder de processamento e câmera, além de ter uma tela de 90Hz, que é mais indicada para jogos. Essa é uma opção interessante caso consiga encontrar ele com um generoso desconto.

Conclusão: Vale a Pena comprar o Celular TCL 30 SE?

Se você está em busca de um smartphone que não seja muito caro e que apresente uma boa relação custo-benefício, o TCL 30 SE é sim uma ótima opção.

Como vimos comparando o modelo da TCL com alguns de seus concorrentes, o smartphone atende bem para usuários que busquem um dispositivo para executar tarefas mais simples por um preço bem chamativo.

Agora que você conhece as principais características desse aparelho, avalie se ele consegue suprir as suas necessidades!

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário