Review Microfone Fifine K688

Se você trabalha com criação de conteúdo e como todo bom brasileiro, também curte produtos com bom custo benefício, vem comigo que hoje você vou te apresentar a review do microfone Fifine K688!

Ele é um microfone do tipo dinâmico que é bem versátil e indicado para gravar vídeos, fazer streaming e até pode ser usado para podcasts também.

O modelo é bem resistente, tem construção em metal e é bem fácil de usar, mesmo pra quem não tem muita experiência com microfones e equipamentos de áudio.

Review Microfone Fifine Amplitank K688

Nota: 4,5/5
Fifine K688

Fifine K688

R$ 439,95

Compre na Amazon

Pontos Positivos

  • Acompanha um shock mount
  • Construção em metal
  • Microfone versátil graças a dupla conectividade USB/XLR
  • Bom custo benefício
  • Áudio nítido e com bom detalhamento
  • Boa opção para quem está começando um podcast ou fazendo stream

Pontos Negativos

  • Distância de captação poderia ser um pouco maior
  • Não acompanha suporte de mesa nem cabo XLR, sendo necessário adquirir eles separadamente
  • Ter um software com mais ajustes seria um diferencial interessante

Veredito Final: Microfone bom e barato para podcasts e streaming

Se você está em busca de um microfone bom e barato para utilizar em suas transmissões na Twitch, podcasts ou qualquer outro tipo de produção de conteúdo, certamente deve levar em conta o Fifine Amplitank K688. A qualidade de construção é boa, o áudio captado é nítido e detalhado e o melhor de tudo, o microfone é bem versátil já que tem entrada XLR e USB-C.

O que Vem na Caixa?

O-que-vem-na-caixa-do-Fifine-K688

Abrindo a caixa encontramos o microfone Fifine K688 com suporte shock mount e um cabo USB para USB-C.

O cabo tem 0,3 mm de espessura e 2,5 metros de comprimento, o que é uma boa medida mas ainda assim é mais fino que outros cabos que já tivemos contato..

Além disso, como o microfone não tem um suporte de mesa, é necessário adquirir separadamente um suporte de microfone.

Um ponto que me incomodou um pouco foi o microfone não vir acompanhado de um cabo XLR, então se você não tem um, vai ter que comprar separado também.

Para garantir que o suporte vai ser compatível com o K688, dentro da caixa ainda temos um adaptador 5/8″ para 3/8″ e um manual do usuário.

Design e Construção do K688

Fifine-K688-Construcao-e-design.jpg

A construção do microfone é um ponto forte, já que é todo em metal e além de garantir uma maior durabilidade ao produto, também deixa ele com uma aparência muito mais premium.

Sua estrutura metalizada da base e do corpo do microfone é na cor preto fosco com detalhes em cinza na espuma do microfone.

Capsula-do-microfone-K688-da-Fifine

Essa espuma é removível, facilitando a sua higienização. Ao retirá-la, você encontra a cápsula do microfone, que também é toda em metal vazado.

Como o acabamento é em preto fosco, isso acaba evitando um pouco aquelas marcas de dedo indesejadas. Além disso, como o design do microfone é liso, ajuda a evitar o acúmulo de sujeiras nas dobrinhas da carcaça.

Na lateral do microfone temos um botão touch para mutar e desmutar o microfone de uma forma rápida e fácil enquanto que na parte traseira temos alguns botões de controle e portas de conexão.

Botao-de-mutar-do-microfone-FIfine-K688

Mesmo com sua estrutura mais reforçada, ele acaba sendo um microfone relativamente leve, batendo a marca das 320g somente em sua carcaça e com isso, ele acaba sendo compatível com a grande maioria de suportes disponíveis no mercado.

Conectividade do Microfone

Conectividade-do-Fifine-K688

Quando o assunto é conexão e compatibilidade, o microfone Fifine K688 chama atenção, pois mesmo sendo um microfone mais em conta, ele já conta com porta XLR e USB-C, além de entrada para fone de ouvido também para monitoramento em tempo real.

O ponto mais positivo aqui fica no quesito da versatilidade do produto como um todo.

A porta XLR proporciona um uso mais profissionale, possibilitando conectar o microfone a mesas de som e equipamentos de mixagem, deixando o áudio mais detalhado, com mais qualidade e menos ruídos.

Já a porta USB-C amplia a conectividade do produto, te possibilitando conectar ele diretamente no seu PC, Notebook, Consoles de Videogame e até smartphones. Isso aumenta consideravelmente as suas possibilidades de uso para o seu microfone.

A entrada para fone de ouvido tem um importante papel no monitoramento do áudio, já que é possível ouvir o áudio sem atrasos em tempo real.

Outro fator que tem pontos positivos e negativos é no quesito software.

Esse microfone não tem um software complementar, o que é um ponto positivo já que basta você plugar o microfone no seu dispositivo e sair usando ele, mas também é um ponto negativo, já que o produto fica devendo mais recursos e ajustes personalizados, coisa que outras marcas já adotam como padrão em seus microfones.

Usando o Microfone Amplitank Fifine K688

Usando-o-microfone-Fifine-K688

Como o microfone funciona sem softwares nem configurações iniciais necessárias, ele é estritamente plug&play, bastando conectar o microfone usando a porta USB-C ou a porta XLR e então começar a usar ele.

Nos botões de controle na parte traseira temos dois botões rotativos para ajuste, sendo um para controlar o ganho do microfone e outro para ajustar o volume do headset/fone de ouvido conectado.

Os botões são bem construídos e fáceis de usar, mas vale comentar que eles só ficam disponíveis para uso quando o microfone está conectado através da porta USB-C.

O botão de mudo também é fácil de visualizar já que fica bem posicionado e conta com iluminação em LED que muda de vermelho para verde indicando quando o microfone está ou não mutado.

Apesar de eu ser a favor de substituir botões físicos por outros com controle de toque via touchscreen, confesso que eu frequentemente começo a gravar conteúdos com o microfone e vejo algum tempo depois que estava mutado pois apesar do botão estar bem posicionado, ainda ocorrem alguns toques ocasionais quando vamos ajustar a posição do microfone que acabam mutando o microfone sem querer.

Precisei adaptar um pouco a minha estrutura aqui para gravar os conteúdos com o microfone pois a distância de captação dele é relativamente curta, sendo indicado pela própria fabricante que você fique de 5 a 15 centímetros longe do microfone.

Qualidade de Áudio do Fifine K688

Qualidade-do-audio-e-da-captacao-do-K688-Fifine

A qualidade do áudio do K688 da Fifine realmente é boa e o microfone entrega um som limpo e rico em detalhes.

Como é do tipo dinâmico, é necessário falar bem direcionado ao microfone, mas confesso que esperava que a captação fosse um pouco melhor.

O som para ficar com boa qualidade deve ser captado de 5 a 15 cm de distância do microfone e pela faixa de preço do microfone, esperava que fosse possível aumentar um pouco essa distância pois se você fica um pouco longe do microfone, isso acaba sendo um problema.

Então, é bom conseguir ficar mais próximo do microfone, pois assim você conseguirá usufruir do máximo de qualidade que esse modelo tem a oferecer.

O shock mount realmente funciona e consegue reduzir bem as vibrações e ruídos causados na mesa.

Abaixo você confere algumas gravações que fizemos utilizando o microfone Fifine K688.

Usando o Porta USB-C

Usando a Porta XLR

E por fim, abaixo você confere a leitura de um roteiro para um vídeo utilizado lá no nosso Instagram.

A qualidade do áudio realmente é bem nítida e apresenta um som rico em detalhes, deixando a voz bem nítida e clara de ser escutada. Definitivamente é um bom microfone para criadores de conteúdo.

Veredito Final: Vale a Pena Comprar o Fifine Amplitank K688?

Vale-a-pena-comprar-o-Amplitank-K688-da-marca-Fifine

Definitivamente sim.

Se você está procurando um microfone bom na faixa dos R$400 – 500 reais, certamente deve levar em conta o K688.

A fabricante realmente ouviu a comunidade e aprimorou bastante o K688 com relação a sua versão anterior: o K658.

Agora temos um produto bem melhor acabado e com um design bem mais profissional e bonito, adotando uma aparência mais minimalista que vai agradar a maioria das pessoas.

Acredito que o único ponto que poderia ser melhorado para uma próxima versão desse microfone é no quesito captação de áudio, que poderia ser um pouco melhor.

Deixando de lado esse quesito (que é facilmente resolvido ficando mais próximo do microfone), o K688 tem boa qualidade de construção, conexão XLR e USB-C e acompanhamento em tempo real do áudio usando um Headset/fone de ouvido.

A Fifine cobra um preço justo para quem precisa de um mic. dinâmico e não quer gastar bem mais comprando outros microfones de marcas mais conhecidas.

Giordano Berwanger
Criador de Conteúdo
Especialista em:
Tecnologia em geral
Notebooks
Celulares
Formação acadêmica:
Engenheiro de Computação pela UTFPR
Engenheiro de computação apaixonado por tecnologia e especialista em gadgets. Além de criar conteúdo informativo, ele também faz reviews de produtos em diversas plataformas como Instagram, YouTube e TikTok. Com um amor genuíno pelo que faz, Giordano se destaca não apenas em sua expertise técnica, mas também em sua vontade de ajudar os outros. Fora do âmbito profissional, ele é um entusiasta de tênis de mesa e jogos de tabuleiro. Sua abordagem engajada e apaixonada o faz um comunicador eficaz no mundo tech.
Deixe um comentário