Início / Celulares / Review Philco Hit P13

Review Philco Hit P13

Hoje você conhece a nossa review completa do Philco Hit P13, o mais novo celular de entrada da fabricante que promete ter alguns diferenciais interessantes como o fone de ouvido TWS incluído na caixa.

E para saber se realmente vale a pena comprar o Hit P13 ao invés de apostar nos modelos de suas concorrentes, continue lendo a nossa avaliação nos próximos parágrafos.

Especificações Técnicas do Philco Hit P13

Philco Hit P13 é anunciado
Philco Hit P13
Sistema Operacional Android 11
Processador T610 Unisoc
Tela LCD IPS de 6,55 polegadas e freq. de 60Hz
Resolução HD (720 x 1600 px)
Memória RAM 4GB
Armazenamento 128GB
Câmeras Traseiras: 16 Mp + 5 Mp + 2 Mp + 2 Mp
Frontal: 16 Mp
Bateria 5000 mAh
Preço R$ 1999,90
Onde Comprar Ver na Magazine Luiza

O que vem na caixa?

Review-Philco-Hit-P13_2

Dentro da caixa do Philco Hit P13, encontramos:

  • Celular Philco Hit P13
  • Fone de ouvido TWS Philco
  • Capinha para o celular
  • Carregador
  • Cabo USB-C para USB
  • Manuais do usuário

Design e Qualidade de construção

Review-Philco-Hit-P13_14

A Philco fez grandes alterações pontuais no design do Hit P13 quando o comparamos ao seu antecessor direto, o Hit P12.

O modelo novo ficou ligeiramente maior, agora contando com suas 6.55 polegadas e com um acabamento em plástico, não escondendo nem um pouco as suas origens, se mostrando como “um celular de entrada em todos os quesitos”.

O acabamento traseiro é em plástico brilhante, o que apesar de deixar mais bonito, acumula mais marcas de dedos enquanto suas laterais são feitas em um plástico fosco que tem uma boa pegada e aparência.

A capinha que acompanha o aparelho resolve o problema das marcas de dedos, porém ela poderia ser um pouco mais reforçada para aumentar sua durabilidade.

Review-Philco-Hit-P13_5

O celular ainda conta com um entrada para fone de ouvido na parte superior, mas que não faz muito sentido, já que o fone de ouvido que acompanha o aparelho é bluetooth.

Na lateral direita do aparelho encontramos 3 botões, sendo os 2 primeiros para controlar o volume do aparelho e o último para ligar a tela. Já no lado esquerdo, ficamos apenas com a porta para chip e cartão de memória.

Review-Philco-Hit-P13_8

Em sua parte traseira, no centro, encontramos a logo da Philco estampada e logo sobre ela temos o leitor biométrico, que apesar de estar em uma boa posição, já poderia estar posicionado na lateral junto com o botão de ligar, assim como outras fabricantes começaram a utilizar nos últimos tempos.

Sobre o leitor, temos um conjunto quádruplo de câmeras que ficam um pouco saltadas e que podem riscar quando em contato com uma mesa, piso ou algo mais áspero por exemplo.

Na parte inferior do dispositivo encontramos o acesso a porta USB-C para carregar o celular e também temos os auto-falantes localizados ali.

Review-Philco-Hit-P13_9

Diferente do Hit P12, na parte frontal do Hit P13 temos um notch circular na lateral esquerda, que apesar de ser bonito e dar um acabamento mais premium pro dispositivo, acaba atrapalhando em alguns jogos e aplicativos.

Tela do Philco Hit P13

Review-Philco-Hit-P13_16

Inicialmente o que já chama atenção no Philco Hit P13 são as bordas do celular, onde a sua borda inferior mais grossa já deixa claro que estamos lidando com um aparelho de entrada, já que esse design com bordas maiores na parte debaixo tem ficado basicamente restrito aos modelos mais baratos do mercado.

Sua tela utiliza um painel IPS LCD com uma resolução HD de 720 x 1600px que apesar de não ter uma grande fidelidade ás cores, vai atender bem usuários que apenas querem um celular para utilizar para o básico no dia a dia.

O brilho da tela é bom, mas não cumpre muito bem o seu papel em dias com muito sol, o que dificulta a identificação das coisas na tela do aparelho, que tende a parecer “escura demais” ao se utilizar em dias mais ensolarados.

Além disso, devido a essa baixa fidelidade de cores e devido a resolução mais modesta, o aparelho não tem grandes diferenciais para assistir streamings e vídeos no YouTube, sendo um modelo mais modesto, justamente para o pessoal que utiliza o celular para tarefas simples que não exigem nada muito específico.

Adotando uma postura mais “conservadora”, a Philco ao contrário de concorrentes como Motorola e Samsung, ainda opta por não utilizar telas de melhor qualidade em seus aparelhos, se mantendo ainda em telas com 60Hz de atualização e com uma taxa de PPI (pixels por polegada) relativamente baixa, com apenas 268ppi.

Desempenho e Armazenamento

No quesito desempenho, o celular não surpreende e não desaponta, mas de forma geral, a Philco deixou a desejar por utilizar um chip tão antigo com tantos modelos mais novos e eficientes disponíveis no mercado.

O processador utilizado no Hit P13 é o Unisoc T610, que foi lançado em 2019 e que entrega um desempenho bem mediano de forma geral, obtendo apenas 815 pontos no Vulkan Score do Geekbench 5.

Além disso, acima temos o resultado do Antutu Benchmark para o Philco Hit P13 alcançando uma marca bem baixa, colocando-o frente a frente com outros dispositivos como o X por exemplo, que foi lançado a Y anos atrás.

Sem dúvida, os resultados obtidos nos testes acima provam que o Hit P13 serve razoavelmente para tarefas intermediárias e definitivamente não é uma opção para quem precisa de mais desempenho no seu próximo celular.

O aparelho conta com 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno e tais valores já atendem a necessidade da maioria das pessoas que não buscam um smartphone para tarefas pesadas.

É um celular básico e seu público alvo ideal são usuários que vão basicamente utilizar um pouco as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter..), monitorar seus emails e utilizar Apps de bate papo (Messenger, Telegrama, WhatsApp) entre outros aplicativos mais leves.

Apesar do desempenho não ser top de linha, ainda assim com esse aparelho você conseguirá jogar alguns jogos mais modernos como por exemplo: Asphalt 9, Call of Duty entre outros.

Sistema Operacional

O sistema operacional do Philco Hit P13 é o Android 11 e o sistema roda relativamente bem, salvo algumas exceções onde notamos alguns travamentos do aparelho quando o mesmo estava rodando vários programas simultaneamente.

Apesar desses pequenos contratempos, no geral a utilização do sistema flui bem e a usabilidade pensando o usuário é boa também, sendo um sistema fácil de usar e com vários recursos.

O ponto em que o celular peca é no quesito customização, já que utilizando o launcher da Philco não é possível alterar os ícones nem tirar a barra do Google da parte inferior do celular na tela inicial.

Mas esse não é um problema grave, uma vez que é possível baixar launchers alternativos para utilizar no lugar do padrão que acompanha o celular. Deixamos como sugestão aqui a utilização do POCO launcher 2.0, um launcher leve e que vai te permitir ter mais customização da parte visual do sistema.

Outro ponto que vale comentar é no quesito de atualizações, visto que mesmo que o celular tenha sido lançado com o Android 11, é pouco provável que receba alguma atualização para o Android 12, considerando o histórico da Philco que peca em atualizar os seus dispositivos.

Qualidade Sonora

Partindo agora para a qualidade sonora do dispositivo, assim como vemos na maioria dos celulares de entrada, o Philco Hit P13 tem apenas uma saída de som, deixando seu som bem “sem graça”.

Ok, a qualidade do som não é a pior do mundo e você vai conseguir escutar seus áudios do WhatsApp com tranquilidade, mas se você curte escutar algumas músicas com uma qualidade um pouco melhor, esse ponto vai te decepcionar.

Passando dos 60-70% do volume, o aparelho já começa a apresentar uma perca considerável na nitidez e qualidade do áudio, deixando os graves quase inexistentes e os médios bem pouco definidos.

Câmeras

Review-Philco-Hit-P13_10

A moldura retangular que serve de base para as 4 câmeras é um dos principais pontos estéticos que diferencia esse modelo com relação as suas versões anteriores.

Essa foi uma mudança muito bem vinda e que deixou o celular com uma aparência “mais moderna”. Ao contrário da câmera frontal em formato de gota em um notch centralizado no Hit P12, aqui temos que a câmera frontal fica posicionada do lado esquerdo do celular, no canto da tela.

A qualidade das câmeras é bem mediana e apesar de ter conseguido captar um nível de detalhamento razoável nas fotos, fica nítido que as cores captadas não são nada vivas.

Pelos nossos testes, mesmo fotografando em ambientes diferentes, tanto internos quanto externos, notamos que o aparelho dá uma escurecida nas tonalidades das cores, deixando a imagem menos vívida do que ela realmente é.

Abaixo você pode conferir algumas das fotos que tiramos durante nossos testes.

Qualidade das Fotos

Confira abaixo algumas fotos tiradas com o Philco Hit P13 e a qualidade das imagem obtidas.

Bateria e Carregamento

Outro incremento com relação a suas versões anteriores do Philco Hit, está na bateria, que antes tinha em média 4000 mAh e agora conta com 5000 mAh.

Essa capacidade de carga nos permite no melhor dos casos alcançar até no máximo 2 dias de bateria longe da tomada. Mas em geral, pelos nossos testes, finalizamos o dia com cerca de 30% da bateria restante.

Sensor Biométrico e Leitor Facial

O sensor biométrico do Philco Hit P13 fica localizado na parte central traseira do aparelho e apesar de estar em uma posição confortável de se utilizar, a sua precisão deixa a desejar.

Em vários momentos durante os nossos testes o leitor simplesmente não reconhecia o dedo e era necessário alterar um pouco a posição do dedo para que ele reconhecesse a nossa digital e liberasse o acesso ao dispositivo.

Para quem quer evitar esse tipo de problema, pode-se utilizar o leitor facial, que apesar de ter um bom tempo de resposta, é simplesmente inseguro e falho: é possível facilmente acessar o dispositivo apenas usando uma foto da pessoa.

Nesse ponto apesar do recurso ser bacana, ele está em um estágio muito inicial de desenvolvimento pela Philco e qualquer pessoa que preze pela privacidade de seus dados armazenados no celular, não deveria utilizar o desbloqueio facial desse aparelho de jeito nenhum.

Acessórios

Como comentamos anteriormente, a qualidade sonora do Philco Hit P13 não é lá um de seus pontos mais fortes e indo totalmente contra o posicionamento das outras empresas, a Philco nesse celular optou por fazer uma jogada interessante, oferecendo junto na caixa do aparelho um fone de ouvido TWS.

O fone batizado como Hit TWS é construído inteiramente em plástico com um detalhe prateado na parte inferior. Seu design é basicamente uma cópia barata dos AirPods da Apple.

O dispositivo possui carregamento USB-C e como é confeccionado de plástico, ele não é muito confortável nem possui uma qualidade sonora memorável.

É um fone com qualidade “Ok, sem grandes diferenciais” e que ainda te permite utilizar alguns comandos de toque no fone para controlar as músicas.

A duração de bateria varia entre 3 a 4 horas dependendo do volume que você utilizar o fone no ouvido e levando em conta que o fone veio de brinde na caixa, é um passo na direção certa para proporcionar aos consumidores uma experiência mais completa ao adquirir seus smartphones.

Além disso, gostaríamos de registrar aqui que ao utilizar o fone de ouvido com o celular, tivemos vários problemas de quedas na conexão bluetooth, o que acabava “cortando” trechos as músicas que estavam rodando.

Preço e Celulares Concorrentes

Levando em conta que o preço do Philco Hit P13 aqui no Brasil está entre R$ 1.063,00 e R$ 1999,90 e considerando o desempenho do celular, os seus principais concorrentes seriam:

  • Xiaomi Redmi 10 Prime (R$ 1200)
  • Samsung Galaxy A03S (R$ 1100)
  • Samsung Galaxy A03 (R$ 700)
  • Motorola Moto E7 (R$ 920)
  • Samsung Galaxy M12 (R$ 1000)

Prós e Contas

Pontos PositivosPontos negativos
Grata evolução com relação ao modelo anteriorTela poderia ter menos bordas e ter melhor resolução
Desempenho intermediárioPreço alto pelo que o modelo entrega
Boa duração de bateriaQuedas na conexão bluetooth com o fone TWS
Acompanha um fone TWS e capinha
Celular com suporte a dual chip

Conclusão: Vale a Pena Comprar o Philco Hit P13?

Review-Philco-Hit-P13_1

Se você está em busca de um celular barato para realizar tarefas bem básicas como utilizar WhatsApp e navegar nas redes sociais, pode considerar o Philco Hit P13 como uma opção levando em conta alguns pontos importantes como a adição de alguns acessórios como o fone de ouvido TWS na caixa do produto.

A provável falta de atualização do dispositivo é sem dúvida um ponto negativo já que ele possivelmente não vai ter acesso aos novos recursos nas versões mais atuais do Android.

É um dispositivo básico e se estiver dentro do orçamento, vale a pena dar uma olhada, mas como recomendação nossa, seria interessante tentar conseguir o aparelho em alguma promoção onde o preço dele ficasse mais próximo dos R$800 reais.

Esperamos que tenham gostado dessa review e quaisquer dúvidas, estamos a disposição para ajudar!

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário