Início » Blog » 10 Dicas para Fazer Vídeos Profissionais Usando seu Celular

10 Dicas para Fazer Vídeos Profissionais Usando seu Celular

Atualizado em 15/09/2020 por Giordano Berwanger

E para os nossos leitores que gostam de fazer vídeos usando o celular, o nosso parceiro Guilherme fez um vídeo incrível com as 10 dicas sobre como gravar vídeos profissionais com seu celular, te ajudando a melhorar o conteúdo produzido por você e fazer você se destacar no ramo escolhido.

É claro que para gravar um bom vídeo com seu celular, o ideal é fazer a melhor escolha e comprar um celular com uma boa câmera e até um bom microfone usb. E agora, confira o vídeo aí abaixo e não deixe de comentar sobre sua experiência gravando vídeos com seu celular.

Produtos Comentados no Vídeo

ImagemProduto RecomendadoDescriçãoMelhor Preço
Kit Iluminação Estúdio Softbox E27Kit Iluminação Estúdio Softbox E27Iluminação para vídeosR$ 151,95 na Magazine
Rode Videomic MeRode Videomic MeMicrofone para SmartphoneR$ 675,51 na Amazon
JOBY GorillapodJOBY GorillapodGorillapod para smartphoneCompre na Amazon
Manfrotto Pixi Evo com ExtensorManfrotto Pixi Evo com ExtensorPau de selfie/tripé manfrotto$ 89,99 na Manfrotto

10 Dicas para Gravar com seu Smartphone

Muita gente diz que A melhor câmera é aquela que sempre está com você. E se tem um objeto que o mundo inteiro carrega pra qualquer lugar hoje é o smartphone. Então seria a câmera do seu smartphone a melhor câmera do mundo?

Não é hora de entrar em detalhes sobre isso, mas eu não tenho dúvida nenhuma de que você não precisa de nada além do seu smartphone para começar a fazer vídeos.

Com alguns ajustes e algumas dicas você pode melhorar muito a qualidade dos vídeos do seu smartphone. E é exatamente sobre isso que eu quero falar nesse vídeo, que são: 10 dicas para você fazer vídeos profissionais com o seu smartphone.

Essas dicas servem para gravar vários tipos de vídeos, como vídeos mais cinemáticos, vlogs, stories pro seu instagram, ou até mesmo propaganda de um produto.

Então sem mais enrolações, bora lá:

1 – Utilize a câmera traseira

A câmera traseira do smartphone sempre é melhor, então use ela. Geralmente ela tem uma resolução melhor, tem estabilização, e outras funcionalidades que a câmera frontal não tem. Em algumas situações você vai precisar utilizar a câmera frontal, principalmente quando quiser se ver na tela, mas uma dica nesse caso é utilizar um espelho para ver se tudo está nos conformes e clicar no botão de gravar

2 – Grave em ambientes com boa iluminação

O maior problema das câmeras dos smartphones é que elas são horríveis em ambientes com pouca iluminação, Então sempre tente gravar de dia, em áreas externas, ou em ambientes que tenham janelas que entram bastante claridade.

E outra opção pra quem vai gravar a noite ou gravar em uma sala muito escura é ter uma fonte de luz como uma luminária ou até mesmo um softbox de estúdio. Você pode comprar um modelo básico na internet por algo em torno de 150 reais, ou você pode fazer um caseiro, como esse meu aqui, que foi feito com caixa de papelão, papel laminado, uma lâmpada que é ligada na tomada e papel manteiga para deixar a difusão da luz melhor.

3 – Nunca Grave contra sua fonte de luz

Lembre-se de que você nunca deve posicionar a câmera contra a fonte de luz, sempre se posicione a favor dela, por que a câmera de um smartphone não lida muito bem com uma iluminação extremamente forte, como um raio de sol por exemplo.

4 – Compre um Microfone

Eu não queria falar sobre produtos externos, que você talvez não tenha e teria que gastar dinheiro pra poder comprar, mas existem dois produtos que na minha opinião são extremamente essenciais para deixar qualquer vídeo melhor, tanto do smartphone quanto de uma câmera profissional

Se você pretende publicar conteúdo como vlogs, stories para o instagram ou outro tipo de conteúdo que você fala com a câmera, você precisa ter um Áudio bom, ele precisa ser até mesmo melhor que a qualidade de imagem, já que o foco é o que você está falando.

A melhor forma de fazer isso é investir alguns reais em um microfone externo para o seu smartphone. Existem diversas opções no mercado, e como exemplo eu tenho aqui um Rode Videomic Pro! Ele é um microfone para câmeras, mas com o cabo certo, um TRS PARA TTRS eu consigo utilizar ele no meu smartphone também

5 – Compre um Tripé

Mas não qualquer tripé! Pessoalmente eu utilizo um gorillapod, Por que com ele eu também posso utilizar como um Grip, como se fosse um cabo para eu segurar enquanto gravo, e assim o meu vídeo fica muito mais estabilizado. Já que o grip vai absorver bastante das pequenas tremidas que nós damos com a mão, como você pode observar nesse vídeo, que eu tento focar no objeto X

E como ele é um tripé, você pode posicionar o seu smartphone em qualquer lugar pra poder gravar as cenas que você quiser, e assim pode deixar o seu vídeo muito melhor utilizando vários ângulos diferentes, do que fazer todo o vídeo segurando o smartphone por exemplo.

Outra opção seria um pau de selfie que tenha um tripé, como esse que eu tenho aqui da Manfrotto.

Se você não pretende andar e gravar, e tem intenção de fazer vídeos com cenas mais fixas, como eu aqui sentado por exemplo, aí sim um tripé comum serve muito bem.

6 – Grave em Câmera Lenta

Isso é algo bem clichê, mas vídeos em câmera lenta nunca vão deixar de parecer mais cinemáticos, ainda mais com uma boa música por cima. A maioria dos smartphones já tem a opção para gravar vídeos em câmera lenta, então nem vou falar muito sobre isso.

7 – Faça Timelapses

isso é outra função que muitos smartphones já tem de fábrica, e vídeos em timelapses são ótimos para diversos tipos de situações, como demonstrar uma mudança de local, o tempo passando, a construção de alguma coisa, dentro muitas outras coisas! É só posicionar a câmera e clicar no botão de timelapse.

Se seu celular não tem uma opção dessas, você pode gravar como vídeo normal e depois acelerar o vídeo na edição, e vai ficar como qualquer outro timelapse, ou até mesmo baixar algum app que grave timelapses, eu não conheço nenhum mas tenho certeza que existem vários.

8 – Use um Aplicativo de Gravação profissional

Muitos smartphones, principalmente iphones, não te dão muitas opções de configurações da câmera, como uma câmera profissional te dá. E pra conseguirmos várias dessas configurações adicionais é bem simples: só baixar um app. Eu utilizo o Filmic Pro, que me dá muitas opções,

Na minha opinião, a coisa mais útil que um app desses pode dar é o estilo de cores personalizado. Com o Filmic pro eu posso, por exemplo, gravar um vídeo com um estilo de cor “Log” e depois na edição aplicar correção de cores, e assim o vídeo fica com um visual mais único, e eu posso várias de diversas formas, como por exemplo deixar o vídeo com uma cara “moody”, ou então utilizar o famoso esquema de cores “teal and orange” muito popular na internet. As possibilidades são infinitas!

E já que entramos no assunto de edição, a proxima dica é:

9 – Edite seus Vídeos

Uma boa edição faz qualquer vídeo ficar muito mais profissional, então pegue todos os arquivos que você fez, jogue para um software de edição, faça alguns cortes, adicione algumas transiçòes e coloque uma música de fundo que o vídeo vai mudar da água pro vinho.

Você pode editar o vídeo em softwares no seu computador como o adobe premiere ou o próprio windows movie maker, e pode também editar em alguns aplicativos para smartphone, como o Adobe Rush, ou o iMovie no iphone.

Você também consegue encontrar bons aplicativos para editar fotos no celular.

10 – E Possivelmente a Dica mais Importante: Vá Fazer Vídeos.

Não é de primeira que seu vídeo vai ficar espetacular, e como dizem por aí, é a prática que leva a perfeição. Nesse ramo não é diferente. Então a coisa mais importante que você deve fazer é começar e continuar a gravar, e conforme você vai pegando a prática os seus vídeos vão ficar cada vez melhor.

Agora é a sua vez! Comece a gravar vídeos e peça feedback dos seus amigos e da sua família. Compartilhe nas suas redes sociais, se comprometa a fazer um número X de vídeos por semana para melhorar cada vez mais!

Conclusão

Esperamos que você faça bons usos dessas valiosas dicas e consiga produzir seus próprios vídeos com qualidade cada vez melhor, indo se aperfeiçoando, melhorando e aprendendo conforme adquire experiência.

Caso queira ver mais vídeos como esse, recomendamos que confira e acompanhe o canal do Guilherme.

Boas gravações, aquele abraço e até a próxima!

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário