Melhor Tripé para Câmera 2020: Segurança e Estabilidade para sua Câmera

Escrito por | Atualizado em

Escolher o melhor tripé para câmera do mercado é uma tarefa de bastante importância para quem quer tirar boas fotos ou fazer boas filmagens. Isso porque a estabilização da câmera ou até mesmo do celular fazem com que as imagens saiam melhores, sem tremores e com menor chance de variação de luz.

Além disso, um bom tripé é capaz de fazer seu trabalho de estabilização sem comprometer a segurança do seu equipamento. Cá entre nós: bem sabemos que um consertar um celular, ou pior, uma câmera após uma queda pode sair muito mais caro do que investir em um bom tripé. 

Melhores Tripés para Câmera em 2020

ImagemNome do JogoDescriçãoMelhor Preço
Manfrotto MK055XPRO3Manfrotto MK055XPRO3Melhor Tripé para CâmeraCompre na Amazon
Manfrotto Mkbfrla4bk bhManfrotto Mkbfrla4bk-bhMelhor Tripé para ViagensCompre na Amazon
MKCOMPACTACN-BKMelhor Tripé para Câmera Custo BenefícioCompre na Amazon
Manfrotto-PixiManfrotto PixiMelhor Tripé para Câmera CompactoCompre na Amazon
GorillaPod 3K Vídeo PROGorillaPod 3K Vídeo PROTripé para Câmera mais VersátilCompre na Amazon

Porém, com a popularização da produção de conteúdo em vídeo, o mercado te tripés tem ficado cada vez mais diverso. Hoje já é possível encontrar tripés de diferentes tamanhos, materiais e até mesmo para diferentes usos. Ou seja, a procura pelo melhor tripé para você pode não ser a tarefa mais simples do mundo.

Exatamente por isso, trouxemos esse artigo em que te contamos todos os detalhes de como escolher um bom tripé para sua câmera. Além disso, trazemos também uma lista exclusiva com o que consideramos ser os melhores tripés do mercado atualmente. Confira!

Por que Investir em um Tripé?

Se você trabalha com algum tipo de produção em foto ou filmagem, um bom tripé é um equipamento fundamental. Embora possa parecer apenas um suporte, o tripé faz mais do que apenas segurar a câmera. Confira alguns motivos do porque investir em um tripé:

Estabilidade

Certamente o ponto principal quando falamos em tripés é a estabilidade da câmera. Uma boa filmagem passa pela estabilidade da câmera, ainda que você tenha o apoio de um operador.

Fotos feitas com longa exposição, por exemplo, precisam que a câmera esteja 100% estabilizada para que a nitidez da imagem seja mantida, para que ela não saia tremida e para que nenhum detalhe da foto seja perdido. 

Quando o assunto é filmagens, a estabilidade traz uma importante contribuição. Cenas em que a câmera treme muito e desordenadamente, podem fazer com que o espectador lembre que a câmera existe. Consequentemente, a imersão na filmagem fica prejudicada.

Segurança

Outro ponto extremamente importante é a segurança do equipamento. Principalmente para quem trabalha com foto e filmagem, os equipamentos costumam não ser equipamentos baratos.

Conjuntos de lentes costumam ser o que mais custa e também costumam ser bastante frágeis. Nesse sentido, quando a câmera é apoiada em locais onde o encaixe não é feito da maneira correta, ou ela está apoiada de maneira improvisada, o risco de queda pode ser um risco gigantesco para o seu bolso.

De modo geral, os tripés possuem excelentes encaixes e são extremamentes estáveis no chão. Assim, as chances de a câmera sofrer algum tipo de queda, por exemplo, são muito minimizadas.

Liberdade de Ângulos

Mais ou dos motivos para apostar em um tripé de qualidade para a sua câmera, é a possibilidade de explorar ângulos. Bons tripés possuem diversos pontos para ajustes. Esses pontos vão desde a altura em que a câmera será estabilizada até mesmo em que direção a lente estará focada.

Assim, é possível investir em tripé que possibilitam filmar de lado, na vertical, de cima para baixo e até mesmo transitar entre todos esses ângulos durante a filmagem.

Toda essa liberdade de movimentação e angulação se traduz principalmente em liberdade de criação. Com isso, é possível usar a criatividade e dar vida a produções únicas.

Guia de Compra: Como Comprar um Tripé?

Embora possa parecer que escolher o melhor tripé seja uma tarefa fácil, estamos falando de um mercado em ascensão, que todos os dias traz novidades e melhorias nos produtos. Sendo assim, escolher se torna cada vez mais difícil.

Para facilitar um pouco essa tarefa é preciso ter em vista alguns aspectos técnicos dos tripés. Entender melhor cada um desses aspectos vai te ajudar a escolher o melhor tripé para o seu uso.

Altura Máxima

Para início de conversa, o melhor tripé sempre será aquele que traz uma altura compatível com a produção que você pretende fazer. Alguns produtores costumam tirar fotos e filmar mais próximos ao chão.

Isso quer dizer que tripés com altura máxima de menos de um metro  já são o suficiente para cumprir com aquilo que os produtores precisam. Existem inclusive, tripés ainda menores, de 30 centímetros, por exemplo. Esses tripés são usados em sua maioria apenas para ajustar o ângulo e estabilizar a câmera.

Já outros produtores podem necessitar de um tripé que alcance a altura de uma pessoa. Esses produtores costumam trabalhar filmando pessoas, eventos, cursos, entre outras produções que tem como foco pessoas. Para esse tipo de trabalho o melhor tripé poderá ser aquele tem como altura máxima cerca de 2 metros.

Porém, também existem produtores que necessitam de tripés que cheguem ainda mais alto. É o caso por exemplo, de produtores que filmam palestras e precisam de um ângulo acima da cabeça das pessoas.

Como você pode notar, a altura ideal vai depender do uso da câmera. O melhor tripé para quem não tem um uso específico, é aquele com o maior intervalo possível de ajuste de altura. Ou seja, aquele em que a diferença entre a altura mínima e a altura máxima é grande.

Material

Outro ponto bastante importante para escolher o melhor tripé para você é o material em que ele é feito. Isso exatamente em razão da segurança que o tripé proporcionará ao seu equipamento.

O melhor tripé nesse sentido, sempre será aquele que é feito em material de confiança e com bom acabamento. Assim você poderá confiar em deixar a sua câmera presa ao tripé.

Também nesse sentido, é importante notar alguns detalhes como as travas. Travas feitas em bons materiais diminuem a possibilidade de um rompimento em meio a uma gravação, o que poderia acarretar danos no equipamento.

Ajustes

Outro ponto bastante importante para se ter em mente no momento de escolher o melhor tripé para o seu uso é a quantidade de ajustes que ele proporciona.

Isso porque, muito embora o tripé possa ser apenas um equipamento para estabilizar a câmera, os ajustes podem ajudar no processo de criação das fotos e vídeos. Quanto mais ajustes o tripé possuir, mais possibilidades ele vai entregar para o usuário.

O ajuste de altura certamente é o mais importante em um tripé. Esse ajuste é o que facilitará o correto posicionamento da câmera. O ideal é que cada um dos três pés tenha um ajuste de altura. Dessa forma é possível deixar os pés em alturas diferentes para que eles se adequem a um piso irregular, por exemplo.

Existem ainda outros ajustes que são bem-vindos. Dentre eles está o ajuste do ângulo da câmera. Esse ajuste possibilita que a câmera seja voltada para cima ou para baixo, bem como que ela seja posicionada em qualquer posição intermediária.

O ajuste lateral da câmera também auxilia bastante nas criações. Estamos falando do ajuste que gira a câmera do modo horizontal para o modo vertical.

Alguns fotógrafos gostam de fazer cliques verticais, mas a grande vantagem desse ajuste é na verdade a possibilidade de colocar a câmera em posições intermediárias, ou seja, na vertical. Sem um  bom tripé, esse posicionamento pode ser bastante difícil de se fazer com perfeição.

Mais um detalhe importante quanto aos ajustes é que quanto mais ajustes o tripé oferecer, melhor, porém existe um detalhe. As variações de ajustes podem fazer com que a câmera fica levemente torta, o que pode acabar estragando a sua produção.

Para proteger o usuário desse incômodo, alguns tripés trazem medidores de nível e marcações. Dessa forma é possível por exemplo, inclinar a câmera em 45 graus e ter certeza que o tripé não está torto. Essa certamente é uma excelente opção que deve ser aproveitada quando possível.

Peso e Tamanho

O peso e o tamanho do tripé também são fatores que devem ser levados em consideração. Principalmente para fotógrafos e videomakers que precisam carregar o equipamento, essas duas características podem ser motivos para não escolher um tripé.

Um exemplo de profissional que pode ser atrapalhado devido ao tamanho e ao peso dos tripés são os fotógrafos de aventura. Esses fotógrafos costumam estar em situações em que o peso interfere muito, por exemplo uma corrida de montanha.

Sendo assim, é importante estar atento. Ainda que você não trabalhe com fotografia de aventura, também é interessante que o tripé seja compacto e leve. Nunca se sabe quando será necessário carregá-lo durante muito tempo, ou mesmo quando será necessário colocá-lo dentro de uma mala comum.

Compatibilidade

Embora a compatibilidade seja uma característica menos importante, também é interessante estar atento a ela. De fato, grande parte dos tripés são compatíveis com as câmeras do mercado. Isso porque a compatibilidade se dá a partir de um encaixe padrão.

Porém, existe a possibilidade de ser necessária a compra de um adaptador. Principalmente para quem gostaria de usar também câmeras como a GoPro, ou mesmo celulares. Não se trata de um problema difícil de ser resolvido, porém, se for possível não precisar lidar com ele, melhor.

Ranking: Qual o Melhor Tripé para Câmera de 2020?

Sabendo quais são as principais características para ficar atento ao escolher o melhor tripé, é possível escolher dentre as mais distintas opções. Para quem ainda assim precisa de ajuda, nós separamos uma lista com o que entendemos ser os melhores tripés do mercado, a depender do uso. Confira nossa lista exclusiva:

Manfrotto MK055XPRO3

1. Manfrotto MK055XPRO3

Melhor Tripé para Câmera

O que gostamos
  • Diversos ajustes
  • Construído em material de qualidade
  • Possui bolhas de nivelamento
  • Suporta elevadas cargas
O que não gostamos
  • Pesado

Se o que você procura é nada menos do que o melhor tripé para câmera do mercado, a Manfrotto tem uma excelente opção: o modelo MK055XPRO3, Trata-se de um excelente tripé feito em alumínio de alta resistência e capaz de suportar uma câmera de até 8 quilos com extrema segurança.

O alcance máximo desse tripé também é bastante interessante: 1,83 metros. O suficiente para fazer grande parte dos trabalhos. Em suas pernas, os ajustes são feitos com Quick Power Locks, um sistema exclusivo de fechamentos de flip que são altamente resistentes e conseguem aumentar a rigidez desse tripé em cerca de 50%.

Dentre as possibilidades de ajuste que esse tripé possibilita estão um disco giratório no suporte da câmera, os ajustes de altura e também um ajuste da coluna central que pode ser posicionada na horizontal para que a câmera faça fotos bem de perto.

Para se certificar que o tripé está corretamente posicionado, um nível de bolha na parte superior do tripé foi incluído de modo que o usuário sempre possa verificá-lo.

Mais outras três bolhas de nivelamento estão distribuídas neste tripé. Dessa forma, o posicionamento dele é garantido.

Com 3,5 quilos de peso e cerca de 74 centímetros dobrado, esse tripé é fácil de carregado.

Compre na Amazon
Manfrotto Mkbfrla4bk bh

2. Manfrotto Mkbfrla4bk-bh

Melhor Tripé para Viagens

O que gostamos
  • Leve
  • Compacto
  • Seguro
  • Construído em material de qualidade
O que não gostamos
  • Pode ser baixo para alguns usos

Para quem está sempre viajando e precisa de um tripé de qualidade porém compacto, a Manfrotto apresenta o Mkbfrla4bk-bh.

Esse tripé, excelente para ser levado dentro de bolsas, malas e até mesmo mochilas, se destaca principalmente pelo seu tamanho compacto. São apenas 40 centímetros de comprimento quando fechado e 1,6 quilos. Certamente um tripé para se ter sempre por perto.

Sua altura máxima chega a 151 centímetros de comprimento, enquanto sua altura mínima é de 40 centímetros.

Quanto a segurança, esse tripé é construído em material de qualidade e seu acabamento é bastante forte. Tanto que sua capacidade máxima de carga é de até 8 quilos, mais do que o suficiente para grande parte dos usuários.

Para melhorar ainda mais o aspecto da segurança, os ajustes desse tripé são todos muito firmes e de qualidade para suportar até mesmo as câmeras mais pesadas.

Nele é possível ajustar além da altura, o posicionamento da câmera para cima ou para baixo e também para os lados.

Compre na Amazon
MKCOMPACTACN-BK

3. MKCOMPACTACN-BK

Melhor Tripé para Câmera Custo Benefício

O que gostamos
  • Leve
  • Qualidade da contração
  • Diversos ajustes
O que não gostamos
  • Pode ser pesado
  • Altura máxima baixa

Quem busca um bom tripé mas não quer ou não pode fazer altos investimentos, esse é o tripé ideal. Feito em alumínio de excelente qualidade, ele traz estabilidade e segurança para a câmera, além de possibilitar diversos ajustes. 

Dentre esses ajustes, estão a altura do tripé, a direção horizontal e vertical da câmera, além do posicionamento que permite fotos e filmagens para cima ou para baixo. Sua altura máxima de 1,55 metros é o suficiente para grande parte dos usos.

Para quem precisa estar com o tripé sempre por perto, seu peso de cerca de 2 quilos não é um grande problema.

Quem busca um bom tripé com o melhor custo benefício do mercado vai acertar ao escolher o MKCOMPACTACN-BK.

Compre na Amazon
Manfrotto-Pixi

4. Manfrotto Pixi

Melhor Tripé para Câmera Compacto

O que gostamos
  • Super leve
  • Extremamente compacto
  • Construído em material de qualidade
O que não gostamos
  • Baixo
  • Poucos ajustes
  • Baixa capacidade máxima

Para quem procura um tripé extremamente compacto, o Manfrotto Pixi é o melhor tripé do mercado. Estamos falando de um tripé de excelente qualidade e de ótimo acabamento que tem como principal objetivo atender quem precisa de estabilidade e segurança.

Fechado ele possui apenas 19 centímetros enquanto que aberto chega aos 14 centímetros. Nesse quesito, o Pixi é considerado um tripé de mesa, dessa forma, sua altura pode ser um pouco limitada, bem como os ajustes possíveis.

Pesando apenas 191 gramas ele definitivamente é o tripé ideal para quem busca uma equipamento para estar sempre na mochila. Sua capacidade máxima de carga é de 1 quilo, o suficiente para celulares, GoPros e até mesmo alguns conjuntos câmera e lente.

Compre na Amazon
GorillaPod 3K Vídeo PRO

5. GorillaPod 3K Vídeo PRO

Tripé para Câmera mais Versátil

O que gostamos
  • construído em material de excelente qualidade
  • Dobrável
  • Diversos ajustes
O que não gostamos
  • Baixo

Quem precisa de um tripé versátil certamente vai adorar o GorillaPod 3K Vídeo PRO. Pensado para auxiliar criadores com as suas mais malucas ideias, esse tripé possibilita uma série de ajustes únicos.

Para começar, é possível utilizar câmeras, celulares e GoPro nele (desde que com o suporte adequado, vendido separadamente). Além disso, é possível utilizá-lo das mais diferentes formas. Isso porque seus pés são dobráveis.

Dessa forma, é possível prendê-los lateralmente ou mesmo suspendê-los de ponta cabeça, por exemplo. Com isso, a liberdade de criação do usuário poderá ser bastante explorada. Super compacto, pesa cerca de 600 gramas e pode ser carregado dentro de uma mochila sem incômodos.

Ele é construído em material de boa qualidade: um alumínio resistente, e é fixado ao equipamento de maneira bastante segura. Sendo assim, não há com o que se preocupar, desde que seja respeitada a carga máxima de 3 quilos.

Possui também ajustes que permitem a mudança de foco da câmera durante a gravação, graças a sua base giratória.

Além disso possui um segundo encaixe em um braço lateral. Nesse encaixe é possível, por exemplo, incluir uma iluminação suporte ou mesmo um microfone externo. 

Certamente o melhor tripé para quem está em busca de liberdade de criação e versatilidade. 

Compre na Amazon

Conclusão

Agora que você já entendeu a importância de um bom tripé para a sua câmera, é hora de ir em busca do melhor tripé para o seu uso. No momento da escolha não se esqueça de levar em consideração cada uma das características que citamos aqui.

Elas serão responsáveis não só pela estabilidade mas também pela segurança que ele proporcionará para seu equipamento.

Não deixe de levar em consideração as sugestões de compra que trouxemos neste artigo, certamente um deles vai ser o melhor tripé para a sua câmera.


Sobre o Autor: Jessica Maciel

Deixe um comentário