Início / Dicas / Como Limpar o Notebook

Como Limpar o Notebook

Saber como limpar o notebook é algo essencial para a manutenção do equipamento, uma vez que o acúmulo de sujeira pode ocasionar danos sérios ao equipamento.

A poeira pode riscar diversos componentes, além de provocar o bloqueio das saídas de ar, o que pode levar ao superaquecimento da máquina.

Além de evitar problemas com o computador, essa é também uma questão de higiene. As mãos carregam muitos microrganismos, e o manuseio frequente do computador o contamina.

Além disso, na própria poeira e no ar existem microrganismos, então é preciso fazer a higienização adequada do equipamento.

Para quem tem animais de estimação também é mais difícil manter o notebook longe dos pelos, não é mesmo?

Mas a verdade é que é muito fácil limpar o notebook externamente. Então, para saber como fazer isso, continue acompanhando este artigo.

Dicas Interessantes de como Limpar o seu Notebook

Como limpar o notebook por fora
1. Consulte o manual para saber como limpar o notebook
2. Desligue o equipamento antes de começar a limpeza
3. Como limpar a tela e o teclado do notebook
4. Como limpar saídas de ar e entradas
5. Evite o acúmulo de poeira
Como limpar o notebook por dentro?
1. Abrir a máquina
2. Concentre-se em remover a poeira
3. Desconecte a bateria da placa
4. Removendo a poeira
5. Se muito sujas, remova as ventoinhas
6. Monte o notebook novamente

Como limpar o notebook da maneira correta?

É comum que as pessoas se preocupem com atualizações de sistema e otimizações, mas se esqueçam de como limpar o notebook é importante.

Assim, pequenas sujidades se acumulam no meio das teclas, o que pode prejudicar o funcionamento e até causar danos ao equipamento.

Felizmente, isso é algo simples de resolver. Mas se deve realizar a ação de maneira correta e com bastante cuidado para evitar danos e prejuízos.

Sendo assim, acompanhe a seguir o passo a passo para higienização do laptop.

Materiais necessários

Materiais necessários para a limpeza do notebook

Antes de pensar em como limpar o notebook, você precisa ter em mãos todos os materiais que vai usar nessa tarefa.

Os itens mais importantes para a limpeza externa são uma flanela de microfibra e uma solução específica para a limpeza de itens eletrônicos.

Caso não tenha a solução especial, pode utilizar também um pouquinho de água. Mas lembre-se de que não deve encharcar o pano, certo?

Se você pretende também limpar a parte de dentro do seu notebook, vai precisar de uma chave de fenda para abrir o equipamento, um pouco de álcool isopropílico, uma flanela e uma pulseira ou luva antiestática.

Certifique-se de deixar todos os itens separados quando for limpar o notebook para evitar muita demora e, até mesmo, danos ao equipamento.

O que não usar

Além de saber como limpar o notebook e o que usar para essa tarefa, é essencial pensar naquilo que você não deve utilizar de maneira alguma.

O mais importante é evitar produtos de limpeza comuns. Esses produtos multiuso, por exemplo, são abrasivos e, por isso, você deve mantê-los distante do seu computador.

Além disso, jamais use esponjas duras ou panos com fibras rígidas, uma vez que esses itens tendem a riscar as superfícies. Panos que soltam fiapos também são inadequados.

Além disso, mesmo que você utilize limpadores próprios para eletrônicos, evite aplicar diretamente sobre o computador, pois isso pode danificar o equipamento. Sendo assim, coloque o líquido antes no pano para então aplicar.

Como limpar o notebook por fora

Saber como limpar o notebook é essencial para ter bons resultados e evitar danos. Veja a seguir como fazer isso.

1. Consulte o manual para saber como limpar o notebook

Mesmo que este guia tenha o intuito de te mostrar como limpar o notebook, é sempre bom consultar o manual de instruções do produto.

Como há uma grande variedade de materiais usados na fabricação dos eletrônicos, é importante observar quais são os tipos de produtos que se pode usar em cada um deles.

Em todos os manuais há ainda várias dicas interessantes que vão te ajudar a limpar o equipamento de maneira mais prática.

2. Desligue o equipamento antes de começar a limpeza

Um dos pontos essenciais sobre como limpar o notebook é se atentar para jamais iniciar o processo quando o equipamento estiver ligado.

Para a sua segurança, certifique-se de que o aparelho está fora da tomada. E se o seu laptop tiver bateria removível, você deve retirá-la para fazer a higiene.

Isso serve tanto para evitar choques elétricos quanto para que você não aperte nenhum botão acidentalmente, ocasionando assim problemas ao aparelho.

Além disso, ao limpar o computador pode acontecer de você dar comandos indesejados e, até mesmo, acabar causando problemas.

Ao limpar o teclado e touchpad se certifique também de que o seu computador está sobre uma superfície mais estável para evitar quedas e quebras. Coloque a máquina sobre uma mesa ou bancada para antes de iniciar o processo.

3. Como limpar a tela e o teclado do notebook

Limpando o teclado do notebook

É muito importante saber como limpar a tela e o teclado do notebook para evitar danos ao teclado.

Higienizar essas partes incorretamente pode riscar e remover os símbolos das teclas ou até mesmo provocar corrosões.

O ideal é utilizar apenas água para umedecer levemente um pano macio, pincel ou, até mesmo um cotonete.

Para limpar adequadamente as teclas de um teclado, você pode optar por um mini aspirador, que consegue sugar de maneira eficiente a poeira que se prende em locais menos acessíveis.

Para limpar a tela, por sua vez, o melhor é utilizar produtos específicos para eletrônicos. Você pode encontrar isso em lojas específicas.

Se você colocar pequenas quantidades, pode utilizar um pouquinho de álcool comum ou isopropílico.

Independentemente do produto que você escolher para higienizar o seu notebook, jamais espirre nada direto na tela. Sempre coloque antes no pano para depois aplicar.

A tela do computador é muito sensível, uma vez que geralmente tem revestimento de plástico e risca com facilidade.

Por isso, utilize apenas tecidos bem macios, como é o caso da microfibra, por exemplo. Se precisar, pressione um pouco mais para remover sujeiras mais difíceis. Mas lembre-se de que o notebook é bem delicado, então você não deve fazer muita força.

4. Como limpar saídas de ar e entradas

É muito importante remover completamente a sujeira que se acumula nas entradas do notebook e nas saídas de ar.

Saber como limpar o notebook de maneira específica nessas regiões é bem importante para evitar danos, sobretudo o superaquecimento.

Para remover toda a sujeira de maneira eficiente, você deve usar cotonetes ou pincéis finos. Nessa etapa é preciso ter um pouco de paciência.

Evite utilizar ar comprimido com essa finalidade, já que isso pode empurrar a poeira para dentro do equipamento ocasionando danos.

5. Evite o acúmulo de poeira

Mais importante do que saber como limpar o notebook é prevenir que o acúmulo de sujeira aconteça novamente.

Sendo assim, sempre que você não estiver utilizando o computador, procure usar uma capa protetora.

E mesmo por períodos mais curtos, se você for deixar o computador sobre a mesa ou bancada, é melhor deixar a tampa fechada.

E também, sempre que possível, recomendamos a você utilizar uma base cooler enquanto usa seu notebook.

Como limpar o notebook por dentro?

Abrindo o notebook

Essa segunda parte do nosso tutorial sobre como limpar o notebook é um pouco mais complexa e requer um nível maior de conhecimento.

Por isso, se você achar muito difícil ou ficar com receio de executar o melhor é delegar a tarefa para alguém que realmente entenda de informática e possa te ajudar com isso.

Isso porque a probabilidade de alguma ação danificar o seu equipamento é bem maior aqui, e a responsabilidade sobre isso é sua.

Então, veja a seguir o passo a passo de como limpar o notebook por dentro.

1. Abrir a máquina

Antes de pensar em como limpar o notebook por dentro, você deve ver se consegue abrir a máquina sem provocar nenhum dano.

Para isso, é preciso utilizar uma chave philips com o mesmo encaixe dos parafusos do equipamento.

Após remover todos eles, você precisa soltar os encaixes que mantêm a tampa presa ao restante do computador.

Se tiver dúvidas, recorra ao “manual de serviços”, onde há muitas informações sobre como fazer a manutenção do equipamento, inclusive como abrir a tampa.

2. Concentre-se em remover a poeira

Com a tampa do notebook removida, procure por áreas onde haja acúmulo de poeira. Normalmente o acúmulo é maior em áreas como as saídas de ar e nas ventoinhas.

Nessa área use pincéis e cotonetes secos para remover a poeira acumulada nessas áreas.

3. Desconecte a bateria da placa

Antes mesmo de saber como limpar o notebook na região da placa, você deve desconectar a bateria dela.

Se a bateria for removível isso é bem mais fácil. Caso o contrário, é preciso localizar a conexão. Isso vai evitar que o notebook sofra um curto-circuito ou que a própria placa seja destruída.

4. Removendo a poeira

O local onde mais se acumula poeira geralmente é no entorno da ventoinha. Mas às vezes ela pode se acumular também sobre a placa mãe.

Se isso acontecer, procure assoprar cuidadosamente e depois utilize um pincel seco para remover o restante da sujeira com o máximo de cuidado.

Nesse ponto você já pode utilizar compressores ou garrafas de ar comprimido. Entretanto, não é tão simples encontrar esses produtos para comprar. Então, se você não tiver, não se preocupe.

5. Se muito sujas, remova as ventoinhas

Muitas vezes as ventoinhas acumulam quantidades tão grandes de sujeira que pode ser bem interessante desmontar o conjunto para fazer um bom trabalho.

Afinal, se você está tentando aprender a como limpar o notebook, deve aproveitar e fazer o serviço completo.

Você vai precisar de atenção para fazer isso, uma vez que alguns computadores exigem um pouco mais de técnica.

Nesse caso a ventoinha fica ligada ao dissipador de calor, que nada mais é que um componente de metal que une a placa de vídeo ao processador.

Você deve remover primeiro a ventoinha que está ligada a uma conexão na placa mãe e fixada ao dissipador. Com isso, você poderá limpar a poeira acumulada nela.

Aproveite para trocar a pasta térmica dos componentes. Remova qualquer resíduo de pasta térmica sobre o processador e o chip gráfico e depois aplique uma pequena quantidade de uma nova pasta de melhor qualidade.

Feito isso, é só recolocar o dissipador com a ventoinha no lugar correto e fixá-los novamente. Não se esqueça de religar o conector da ventoinha à placa-mãe.

Nos notebooks que possuem cooler de fácil remoção o processo é bem mais simples, e as chances de ocorrerem danos é bem menor.

6. Monte o notebook novamente

Após chegar ao fim deste tutorial de como limpar o notebook, é importante ter a máxima atenção em fazer todo o processo inverso, remontando todos os componentes.

Qualquer problema nessa etapa pode comprometer definitivamente o funcionamento do seu dispositivo.

Como limpar o notebook se um líquido cair no teclado?

Secando o teclado do notebook

É bem comum que algum líquido caia acidentalmente sobre o teclado do notebook. Apesar do grande susto, quando isso acontece nem tudo está perdido.

Se você souber como limpar o notebook quando um líquido cai no teclado, não terá problemas com isso.

Então, veja a seguir um passo a passo bem simples:

  1. Primeiramente, se um líquido cair sobre o teclado do seu computador, você deve desligar o equipamento e desconectar o adaptador da tomada imediatamente. No caso de baterias removíveis, ela deve ser retirada;
  2. Seque o líquido que caiu usando um pano seco, macio e úmido ou uma toalha de papel. Tente secar o máximo possível, inclusive entre as teclas;
  3. Leve o notebook até próximo de uma pia, virando-o de cabeça para baixo. Ao fazer isso, o restante do líquido deverá cair. Espere até que não esteja pingando mais nada;
  4. Volte o notebook para a sua posição normal e limpe-o novamente usando um pano ou toalha de papel;
  5. Deixe o computador secando por pelo menos 24 horas antes de tentar ligá-lo ou reconectá-lo a uma tomada. É importante não usar secador de cabelo nessa etapa, pois o ar quente pode danificar os componentes;
  6. Quando perceber que o equipamento está completamente seco, tente ligá-lo. Se ele funcionar corretamente, faça um backup completo dos seus arquivos, porque podem ocorrer danos posteriormente;
  7. É importante saber que dependendo do tipo de líquido que cair, pode provocar danos ao notebook e corroer as teclas. Por isso, depois de recuperar os arquivos, entre em contato com a assistência da marca ou técnico de sua confiança para fazer a manutenção do aparelho.

Conclusão

Saber como limpar o notebook é algo muito importante para a manutenção correta do equipamento no dia a dia.

Para uma limpeza mais profunda, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada que possa desmontar o aparelho e remover a sujeira completamente sem o perigo de provocar danos.

Além disso, é interessante saber também como limpar o notebook quando cai algum líquido sobre o teclado, afinal de contas, todo mundo está sujeito a isso.

Então, agora você está preparado para todas essas situações.

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário