Como Tirar Print no PC: 7 Formas de Fazer [Tutorial 2020]

Escrito por | Atualizado em

Uma função bastante útil e rotineira, além de facilitar muito a vida das pessoas, é tirar o print da tela de seu PC.

É muito comum que ao realizar um trabalho em seu computador, você se depare com a necessidade de inserir a imagem de sua tela no documento. Essa é apenas uma das situações em que a função é útil.

A grande vantagem disso é que você pode colar a imagem no documento que está trabalhando e fazer a edição dela de forma simples e rápida para que ela se ajuste às suas necessidades.

Contudo, muitas pessoas possuem algumas dúvidas de como fazer isso em certos teclados ou sistemas operacionais existentes nos PCs.

Ranking: Quais os Melhores Aplicativos e Atalhos para Tirar Print no PC?

Portanto, para usuários de Windows no PC, não faltam opções para a função de print da tela, sem necessitar instalar qualquer tipo de software ou ferramenta por exemplo.

Entretanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como realizar essa tarefa e fazer a captura da imagem existente em seu computador.

Então, se você deseja saber mais dessas maneiras de realizar o print, confira neste artigo as melhores e mais utilizadas opções.

Print-Screen

1. Copiar na Área de Transferência

A mais usual e conhecida das opções, é simplesmente pressionar a tecla  “Prt Sc” (Print Screen) em seu teclado, para se seja tirado o print da tela que você deseja no momento.

Assim, tal imagem capturada, ficará armazenada na área de transferência de seu computador, sobretudo, torna-se necessário colá-la em um local, editá-la se necessário e salvá-la, caso contrário, ela será automaticamente substituída pela próxima tela que você realizar o print Screen.

Portanto, abra alguma ferramenta de edição de imagens que esteja disponível no seu computador como o paint ou photoshop por exemplo.

Para facilitar este processo é possível colar a tela do print pressionando as teclas “Ctrl” + “V”  simultaneamente, dentro da ferramenta de edição de imagens de sua preferência.

Para finalizar, você poderá editar a imagem capturada de acordo com sua necessidade e em seguida, salvá-la.

Print-Screen-+-Windows

2. Teclas Windows + Print Screen

Outra opção bastante simples e rápida, para capturar a tela de seu PC, e salvar de maneira automática a captura de tela é pressionar de maneira simultânea a combinação das teclas Windows + Print Screen.

Repare que a tela do seu PC irá escurecer de maneira breve, indicando com isso que você acabou de realizar uma captura da tela em uso, em seguida a imagem capturada será automaticamente salva na pasta Imagens de seu computador.

Alt-Print-Screen

3. Teclas Alt + Print Screen

Para executar uma captura de maneira rápida da tela de seu PC pressione em seu teclado as teclas Alt + PrtScn simultaneamente.

Tal ação irá tirar um print da tela que esteja ativa e instantaneamente irá copiar a imagem para a área de transferência de seu PC. Sendo assim você irá precisar abrir um ferramenta para edição de imagens, para colar sua imagem.

Snipping-Tool

4. Acionando o Snipping Tool

Podendo ser encontrada no sistema desde a versão Windows Vista, o comando “Snipping Tool” permite que seja selecionado especificamente qual a área da tela em uso você deseja realizar o print.

Contudo, para utilizar tal função não é preciso baixar ou instalar nenhum software, basta realizar a seguinte sequência de comandos “Windows” + “Shift” + “S”.

Repare que sua tela ficará opaca, quase branca, e você será notificado para posicionar o cursor na dimensão a ser recortada e capturada.

Além disso, na sequência, o Windows irá apresentar uma notificação lhe perguntando o que desejará fazer com a imagem printada.

Ferramenta-de-Captura

5. Acionando a Ferramenta de Captura do Windows

Esta é uma interessante opção para tirar prints de telas de seu PC que utiliza o Windows 10. Com isso, para acessá-la, ative a barra de pesquisa do Windows e em seguida digite “Ferramenta de captura”.

Ao clicar na ferramenta, irá abrir o menu de opções de ações, que lhe proporcionará direcionar um retângulo para cortar a tela nas dimensões desejadas e realizar o print, em seguida você poderá realizar anotações em sua imagem ou grifar seus textos antes de salvar no formato desejado, e ainda poderá enviar diretamente via e-mail. Bem útil esta opção.

LightShot

6. Utilizando o Software LightShot

O LightShot se trata de um software inteiramente gratuito que pode ser baixado em computadores com sistema Windows e em computadores Mac.

Com isso, a vantagem desta ferramenta, é que ela disponibiliza alguns recursos a mais que são importantes e práticos, como por exemplo realizar de maneira ´rapida um upload de um print de tela para armazenamento na nuvem.

Além disso, no LightShot você pode contar também com alguns recursos de seleção da área, corte e edição da mesma, e inclusive poderá demarcar as áreas que deseja na imagem, podendo ser de estrema utilidade para demarcar e destacar detalhes na imagem escolhida. Sem dúvida esta ferramenta vale a pena você instalar em seu PC.

Software-Greenshot

7. Utilizando o Software Greenshot

Por fim, para fechar com chave de ouro nossa lista de opções para tirar print de telas, apresentamos outra alternativa de software para facilitar a função de print de telas, sendo também uma ótima opção gratuita.

Semelhante a ferramenta anterior LightShot, o Greenshot permite também que você selecione a área a ser cortada da imagem capturada, e faça demarcações especificas e anotações na imagem antes de salvá-la, e poderá enviar diretamente via e-mail, além de plataformas de imagens, bem como o Pinterest, Picasa, Flickr, dentre outros.

Conclusão

Aprendeu as diversas maneiras de realizar um print instantâneo da tela de seu PC?

Como você pode perceber existem diversas maneiras de realizar essa tarefa e, todas elas possuem um baixo grau de complexidade.

Aproveite esta funcionalidade para agilizar suas pesquisas e trabalhos sem perder a qualidade de suas imagens.

Insira a imagem desejada no documento em que está trabalhando e faça a edição dela para que suas necessidades sejam satisfeitas.

Realmente os prints de tela são muito necessários em diversas situações do dia a dia e, agora você já está preparado para utilizá-lo e não ficará em dúvidas sobre como fazer da próxima vez em que isso for necessário.

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

Deixe um comentário