14 Dicas para Tirar Fotos Incríveis com Drones em 2020

Escrito por | Atualizado em

Nos dias de hoje as tecnologias evoluíram de modo que tirar fotos com drones tem se tornado algo muito comum. Isso porque essa é uma maneira extremante original e versátil de fazer a captura de imagens que tenham uma vista superior da paisagem. Neste post você terá dicas interessantes para tirar fotos com drones.

Assim essa tem se tornado uma opção muito original tanto para os fotógrafos profissionais que tem a necessidade de fazer imagens em maiores altitudes e também para aqueles que desejam oferecer um produto diferenciado aos seus clientes.

Portanto uma foto tirada a partir de um drone é um diferencial que pode ser oferecido, no qual vale muito a pena investir.

Entretanto a versatilidade, praticidade e acessibilidade da utilização dos drones tem feito com que essa tecnologia despertasse interesse também em leigos que sejam gostem de belas fotos.

Mas é claro que para conseguir tirar as melhores fotos com drones é preciso ter muito conhecimento bem como saber utilizar algumas técnicas que permitam uma melhor captura de imagens.

Então se você é profissional ou simplesmente adora tirar fotos diferentes, esse é o artigo certo para você!

Confira as Principais Dicas para Melhorar ainda Mais suas Fotos e Imagens com seu Drone

Aqui estão reunidas diversas dicas de como obter as melhores imagens com o seu equipamento. Acompanhe.

1. Inverter a Perspectiva

Os drones proporcionam um ponto de vista que nenhuma outra câmera comum pode dar, a visão de cima! Portanto, aproveite ao máximo e use essa vista aérea para criar maravilhosas ilusões abaixo.

Deixe sua criatividade a solta, peça a alguém que se deite no chão e faça qualquer pose ou utilize um banco para parecer a borda de um edifício por exemplo. Usufrua da criatividade aérea e surpreenda-se!

2. Verifique a Previsão do UAV

Primeiramente, antes de iniciar seu drone para uma sessão de fotos, você precisa verificar o UAV, que lhe fornecerá informações de suma importância para sua segurança, da aeronave, das pessoas próximas ao local e edifícios e demais barreiras próximas ao local desejado.

O UAV irá informar a limitação da área, previsão do tempo, quantidade de GPS via satélite ativos em uma determinada área, além de outras informações relevantes.

Todos esses cuidados poderão evitar graves acidentes, e lhe proporcionar uma experiência incrível na captura de fotos aéreas com seu drone.

3. Fotografe no Formato RAW

Fotos no Formato RAW

A opção de tirar fotos no formato RAW digital, irá proporcionar maior versatilidade e qualidade para as imagens.

Com isso, você poderá obtém dados das imagens sem ter que comprimi-las. Portanto, a quantia de detalhes, bem como resolução da foto, nitidez e brilho podem ser preservadas, permitindo assim, a realização de ajustes sem parecer que a foto seja artificial como imagens JPEG que possuem baixa resolução.

A maioria dos drones mais modernos possuem câmeras já embutidas que suportam o formato RAW para imagens, no entanto, se você possuir um drone modular que permite a troca da câmera, certifique-se de adquirir uma que lhe permita gravar em formato RAW.

4. Utilize a Sobreposição de Grade

Uma composição é a característica mais importante de uma imagem, pois irá determinar o arranjo de todos os itens no quadro, bem como o equilíbrio entre o espaço positivo e negativo, além do equilíbrio das cores da imagem.

Com isso, é preciso que você tenha bastante treino e habilidade para programar seu drone, pois a maioria dos drones possuem uma média de 25 a 30 minutos de tempo de voo, portanto, se você estiver para realizar uma foto, é primordial que não haja erros, pois o tempo é escasso.

Dessa forma, para que você tenha garantia que suas fotos sejam realizadas corretamente, utilize a sobreposição de grade para enquadrar suas imagens e melhorar suas composições, além de ajuda-lo a acertar na primeira tentativa, reduzindo os erros.

5. ISO Reduzido

Câmeras drone geralmente possuem sensores menores que consequentemente não possuem funcionalidade eficaz com configurações ISO altas.

Sobretudo, caso esteja tirando fotos ou gravando no modo noturno, uma elevada iluminação não deve ser um problema, não sendo necessário a utilização da configuração ISO Alta.

De maneira geral, você deve manter o ISO o mais baixo possível, sendo necessário ajustar manualmente as configurações da câmera do drone.

Ao realizar fotografias com muito vento ou sombra, certifique-se atuar em uma velocidade reduzida, por volta de 1/6 de segundo, para permitir maior iluminação e assim manter o ISO mais baixo, para imagens mais limpas e com maior nitidez.

6. Aproveite o AEB (Auto Exposure Bracketing)

Alguns modelos de drones como o DJI Phantom 3 Professional e outras versões recentes do Phantom, possuem o recurso AEB (Auto Exposure Bracketing) que auxilia na captura de fotos mais realistas com alto alcance dinâmico.

Assim, é possível tirar a mesma foto por várias vezes em diferentes ângulos e configurações. Portanto, você poderá selecionar a foto com os melhores níveis de exposição ou combiná-las em uma única foto e usar as melhores partes de cada foto.

Tal opção é de extrema utilidade para útil quando você desejar economizar tempo e obter fotos expostas corretamente, sem a necessidade de fazer diversas fotos de teste ou criar imagens HDR de alta qualidade.

7. Esteja Preparado para Improvisar

Em certos momentos você poderá se deparar com situações inesperadas, bem como mudança no clima, ou com uma emergência a área poderá ser declarada como fora dos limites, mesmo após uma cuidadosa previsão do UAV e relatórios meteorológicos.

Em casos inesperados, seja criativo e transforme situações desfavoráveis em uma oportunidade fotográfica inusitada. Os resultados podem ser surpreendentes.

8. Crie Imagens de Alta Resolução com Fotos Panorâmicas

Foto panorâmica

As câmeras Drone menos sofisticadas, geralmente são limitadas em termos de resolução de fotos devido ao número relativamente baixo de megapixels.

Clara que isso não se aplica a drones mais avançados. Sobretudo, caso necessite de imagens maiores com maior quantia de pixels para salientar mais detalhes da imagem, você poderá optar pela técnica de panorama.

Alguns drones como por exemplo o DJI Spark possui o modo Panorama já embutido, mas se a câmera do seu drone não tiver esse recurso, você poderá de maneira simples tirar diversas fotos enquanto realiza o movimento panorâmico da câmera.

Assim é possível capturar mais de uma posição da cena e, em seguida, agrupar as fotos utilizando um software de edição como por exemplo o Adobe Lightroom para criar uma imagem exclusiva de alta qualidade.

Portanto, essa técnica utilizada, lhe permitirá capturar imagens com alta resolução e reter detalhes essenciais da imagem, além de capturar uma cena inteira.

9. Experimente as Proporções 16: 9 ou 4: 3

As câmeras drone, sendo utilizadas principalmente para vídeo, geralmente oferecem formatos 16: 9 e 4: 3 melhorando significativamente o foco de uma paisagem ou cena, podendo aumentar ou reduzir os espaços entre dos pontos focais e as laterais do quadro.

No entanto, caso você não saiba qual formato utilizar, o melhor a fazer é testá-los para ver qual se adequa melhor as imagens que deseja. Assim, tire a mesma foto utilizando as duas proporções, depois decida qual é a melhor opção.

10. Utilize Filtros de Lente da Câmera

A utilização de filtros de lente é crucial para trabalhar as condições de iluminação deficientes. Sendo assim, os filtros ajudam a controlar a luz que chega ao sensor, ou seja, reduzem os reflexos e até realçam as cores.

Portanto, os filtros são realmente essenciais para lhe auxiliar a obter resultados melhores em suas fotos.

Contudo, existem diversas opções de filtros, e cada um possui uma finalidade especifica. Assim, antes de adquirir um filtro, avalie os tipos de fotos que geralmente tira ou deseja tirar, além de considerar a hora do dia e o ambiente em que irá realizar as fotos, pois tais fatores são essenciais na decisão de qual filtro comprar.

11. Procure Simetria, Padrões e Linhas

Tirar fotos com um drone lhe permite capturar detalhes que não são comumente visíveis do solo.

Assim, aproveite a experiência de focalizar cenários incríveis do ponto de vista de um passaro e procure padrões e linhas exclusivos para tornar suas fotos únicas.

Incorporar tais elementos de arte e design podem realçar de maneira significativa sua composição geral lhe dando uma identidade.

12. Luzes e Sombras

Luzes e sombras

Como elemento principal presente em fotos, a luz desempenha um papel de suma importancia para determinar a tonalidade, vibração, composição e a mensagem que sua foto transmite.

Portanto, fotografar com um drone, lhe oferece a oportunidade de visualizar as luzes e sombras de uma perspectiva diferente, em especial quando o sol está nascendo ou se pondo, e se impressione com os efeitos apresentados nas fotos.

13. Seja Criativo em Suas Fotos

Fotografar é arte, portanto, o que você vê do céu para baixo, lhe dará uma infinidade de opções e padrões como texturas e cores para criar a sua imagem.

Reinvente a Selfie

Deixe o pau de selfie para sempre! Não importa que tipo de pano de fundo você esteja, porque você ficará será destaque em qualquer lugar.

14. Leve Sempre Baterias Reservas!

Com essas dicas, não há dúvida de que você vai querer ficar voando o dia todo, procurando a imagem no espelho perfeita, as curvas mais estranhas ou o local perfeito para selfie.

Certifique-se de sempre levar baterias extras para não estragar sua experiência. A fotografia por drone pode te fornecer uma perspectiva inovadora do mundo que o cerca.

Conclusão

As fotografias tiradas com o auxílio de drones tem se tornado muito populares não apenas entre os profissionais como também entre aqueles que fotografam por hobbie.

Mas seja lá qual for o seu objetivo, para obter as melhores fotos é preciso saber como aproveitar ao máximo os recursos da câmera e também do drone. Nesse artigo você viu uma série de dicas que te permitirão obter imagens deslumbrantes. Você já está pronto para se divertir fazendo a capturas das melhores fotos com drones da sua vida?

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

1 comentário em “14 Dicas para Tirar Fotos Incríveis com Drones em 2020”

Deixe um comentário