Instagram Hackeado: Como recuperar?

Infelizmente, está cada vez mais comum ter o Instagram hackeado e, por isso, saber como recuperar ele pode te salvar nessas horas.

Frequentemente os usuários de redes sociais percebem que tem gente modificando o perfil, fazendo postagens indevidas ou enviando mensagens aos amigos.

Tudo isso com o intuito de obter vantagens, como conseguir dinheiro fácil por meio de transferências bancárias ou roubar dados.

Um dos principais golpes trata da venda de produtos de diversos tipos por preços bem baixos. E se as pessoas não se atentam a isso, acabam perdendo muito dinheiro.

Ter o Instagram hackeado é algo bem desagradável. Se isso acontecer com você, vai precisar saber como resolver o problema.

Assim, neste texto falaremos sobre algumas opções relativamente simples e eficientes para se conseguir reaver o domínio da conta e expulsar os criminosos.

Instagram hackeado: entenda como os golpes acontecem

Está cada vez mais comum que surjam golpes que deixam as pessoas com o Instagram hackeado com o intuito de atrair vítimas em diversas situações.

Geralmente existe algum tipo de isca que atrai as pessoas a esses perfis e faz com que elas caiam no golpe.

Isso pode estar relacionado a pornografia, promessas de verificação e vendas de produtos por preços mais baixos.

Existem também fraudes que se chamam de scammers, que faz a simulação de perfis reais, que solicitam resgates de valores em dinheiro.

Isso geralmente acontece com usuários que tenham um grande número de seguidores, uma vez que nesse caso a conta é extremamente importante para o dono, portanto vale realmente a pena fazer a recuperação.

O golpe consiste basicamente em levar o usuário a fornecer a sua senha de alguma forma. Para isso, geralmente acontece uma ligação telefônica solicitando informações.

Mesmo que esse seja um golpe antigo, os criminosos ainda conseguem usufruir muito dele e ganhar bastante dinheiro.

Muitas vezes, ao invés de se passar por funcionário do Instagram, o golpista pode tentar oferecer uma série de serviços, até que o usuário passe a senha quase que sem perceber.

Por isso, independentemente do que for oferecido, é fundamental que você evite informar a sua senha para qualquer pessoa que seja.

Principais riscos desses golpes

Por mais que seja mais provável acontecer um golpe com perfis famosos, os golpistas menos experientes invadem perfis menores.

Nesses casos, o objetivo geralmente não é pedir resgate da conta, mas sim se passar pelo próprio usuário e começar a pedir dinheiro para os amigos das vítimas nas redes sociais.

Inclusive, é comum que as negociações ocorram por meio de mensagens privadas, nas quais são passadas muitas informações altamente sigilosas.

Além disso, após conseguir a senha, é provável que o invasor comece a testá-la em vários outros serviços, tentando se apropriar cada vez mais informações, tirando o máximo de proveito possível.

Como identificar um Instagram hackeado?

Nem sempre é fácil identificar um Instagram hackeado e, quando a vítima fica sabendo, os criminosos já conseguiram fazer algumas vítimas.

O mais comum é que as vítimas percebam o ataque quando recebem alertas de login ou alteração de senhas na rede social em questão.

No entanto, a partir do momento em que a senha e o e-mail são alterados, a pessoa não consegue mais entrar na própria conta e nem modificar a senha. O link de redefinição nesse caso vai para o novo e-mail cadastrado.

Em muitos casos o usuário nem percebe que a sua conta foi hackeada até que os próprios amigos avisem que existe algum problema.

Diante disso, é importantíssimo ter em mente que o Instagram não solicita a senha dos usuários por meio de ligações.

Toda a comunicação é realizada via e-mail. Por isso, desconfie de ligações estranhas, nas quais as pessoas ofereçam serviços estranhos ou solicitem informações pessoais.

Além disso, sempre que você receber uma mensagem, deve verificar se o conteúdo é semelhante ao que aparece em “Configurações > Segurança > E-mails do Instagram” do app.

Lá é possível verificar todas as contas de e-mail que a rede social utiliza para se comunicar com os seus usuários.

Portanto, se receber uma mensagem suspeita, saiba que é possível que haja pessoas mal-intencionadas tentando invadir o seu perfil.

Como evitar ter o Instagram hackeado?

Quem tem um perfil do Instagram hackeado não consegue modificar a sua senha sozinho. Mesmo assim, a própria empresa garante que é possível ter o perfil de volta. Para isso, deve-se seguir os seguintes passos:

Se tiver acesso, troque a senha imediatamente!

Dificilmente será possível evitar ter o Instagram hackeado usando essa estratégia. Em todo caso, se você perceber que passou a sua senha para alguém indevidamente, troque a sua senha.

O quanto antes, você deve acessar a sua conta e fazer a mudança de senha. E tenha o cuidado de escolher uma que seja difícil e que impeça que os invasores descubram novamente.

Isso porque combinações simples que utilizam informações pessoais são relativamente simples de se descobrir.

É comum que vazem dados na rede, e os criminosos podem ter acesso a eles e descobrir a sua senha facilmente.

Uma das principais regras para se manter a segurança digital é nunca usar a mesma senha em vários sites.

Além disso, é bom misturar letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais para aumentar o nível de segurança da combinação.

Para manter combinações diferentes para cada conta que possui online, você pode usar um gerenciador de senhas, como o 1Password, LastPass e Bitwarden.

Os aplicativos são bons porque armazenam as suas senhas, indicam quais delas estão fracas e sugerem combinações.

Deixe a autenticação em duas etapas ativada

Mais uma forma de manter a sua conta protegida contra possíveis ataques é manter a autenticação em duas etapas sempre ativada.

Esse recurso funciona como uma camada extra de segurança, visto que além de precisar inserir a sua senha, você também terá que inserir mais um código que contenha seis dígitos.

Esse código será enviado para o seu smartphone por meio de SMS ou ficará armazenado no gerenciador de senha.

Então, para o seu Instagram ser hackeado, o invasor terá que descobrir a sua senha de acesso e ainda digitar o código que, provavelmente, apenas o dono da conta terá.

Justamente por isso, é extremamente importante deixar a autenticação em duas etapas sempre ativa na conta do Instagram e em todas as outras que você usar online que tiverem essa opção.

As duas opções citadas até aqui servem apenas para situações em que os invasores ainda não tenham acessado a conta.

Revise quais são os dispositivos autorizados

Em muitos casos, é possível perceber que existem atividades suspeitas na sua conta. Inclusive, isso pode acontecer mesmo depois da mudança de senha.

Quando isso ocorre, é porque, provavelmente, existem dispositivos que permaneceram conectados na conta mesmo após a troca.

Felizmente, no aplicativo da rede social existe uma opção no menu, que permite a desconexão de todos os dispositivos que estejam com acesso à conta.

Além disso, dá para visualizar em ordem cronológica, quais são os dispositivos que permanecem conectados.

Então, se você perceber que existe um dispositivo desconhecido tentando acessar a sua conta, deve imediatamente revogar o acesso da sua conta.

Experimente ainda dar uma olhadinha naqueles aplicativos que possuem autorização de acesso ao seu perfil do Instagram.

São aqueles que adicionam funcionalidades que originalmente não existem no app. É possível que eles tenham um código malicioso e que consigam o controle da conta.

Nesse caso, é preciso revogar o acesso dos aplicativos. Uma boa ideia é também analisar cada um deles, fazendo uma busca online para saber quais deles são maliciosos.

Como recuperar um Instagram hackeado?

Infelizmente, os invasores são extremamente rápidos e conseguem modificar a senha e e-mail das contas do Instagram muito rapidamente.

Sendo assim, se você já estiver desconectado da rede social, precisará do auxílio do próprio Instagram para conseguir o acesso de volta.

A única coisa de que você vai precisar para reaver o acesso será justamente o e-mail utilizado no cadastro do seu perfil na rede social.

Tendo o endereço em mãos, você deve prosseguir com as seguintes ações:

1. Abrir o aplicativo

Logo na tela inicial de login do aplicativo existe uma opção de “Esqueceu sua senha?”. Clique sobre ela.

Então, insira o e-mail cadastrado na sua rede social e em seguida selecione a opção “Avançar”.

2. Acesse seu e-mail

Você deve então entrar na conta de e-mail informada e verificar o código de acesso enviado para ela.

Pegue o código e digite-o na página exibida no aplicativo do Instagram.

3. Acesso da conta será liberado

Ao inserir o código adequadamente, você poderá reaver o acesso à sua conta. Mesmo assim, em muitos casos o invasor pode ter alterado as suas informações pessoais.

Caso seu nome, foto e informações pessoais tenham sido modificadas, você deverá recorrer ao suporte do Instagram para uma verificação da conta.

4. Solicite mais opções de ajuda para Instagram hackeado

Se você sentir que toda a ajuda recebida até então não foi suficiente para recuperar a sua conta e restabelecer as informações pessoais da sua conta, experimente inserir o seu e-mail no aplicativo clique na opção “Precisa de mais ajuda?“

5. Conte com o auxílio do suporte da rede social

Ao solicitar ainda mais ajuda ao Instagram, a empresa tentará fazer a recuperação da sua conta por meio das suas informações pessoais.

No entanto, como o invasor modificou tudo, o suporte vai ter um pouco mais de trabalho para fazer essa recuperação.

6. Você terá que responder a um formulário

Antes de fazer a verificação por meio de informações pessoais, o Instagram vai querer saber o motivo de você precisar do acesso novamente.

A primeira coisa é que eles vão perguntar o motivo da falta de acesso. Nesse caso, diga “Minha conta foi invadida”.

Depois disso, você terá que informar se a sua conta ainda tem a sua foto ou se não tem mais. No caso de quem tem um Instagram hackeado, provavelmente a foto foi trocada.

Caso você afirme que ainda tem uma foto no perfil, a rede irá solicitar um e-mail por onde a solicitação possa continuar.

Você terá que enviar uma selfie de vídeo mostrando a rosto de frente e também os lados. Somente assim será possível a verificação da identidade.

No entanto, caso a foto na rede social não seja mais sua, será preciso pedir ajuda de outra forma. Nesse caso, a questão passa pela análise da equipe e você deve receber um e-mail de resposta do suporte para prosseguir com o caso.

Conclusão

Ter o Instagram hackeado dá uma grande dor de cabeça. Apesar disso, é possível fazer a recuperação da conta por meio de alguns procedimentos com a empresa.

Entretanto, o melhor mesmo é prevenir que um possível ataque aconteça, protegendo a conta com uma senha forte e não informando seus dados pessoais e de acesso a ninguém.

Tiago Dantas de Medeiros
Redator especialista
Especialista em:
Itens de escritório
Acessórios
Gadgets
Formação acadêmica:
Engenheiro de Produção pela UNIVESP
Redator especializado em tecnologia, lazer e jogos, com formação em Engenharia de Produção pela UNIVESP e Administração pela UNIP. Certificado como Lean Six Sigma Black Belt, ele tem experiência em consultoria e gerenciamento de projetos. Tiago adota uma abordagem centrada no leitor, comprometendo-se com a qualidade e autenticidade do conteúdo. Além de escrever, ele é ativo em consultoria e treinamento de equipes, e tem uma variedade de hobbies que vão desde jogos a música e arte. Ele aspira a continuar impactando a indústria da tecnologia e jogos.
Deixe um comentário